As frações equivalentes são possibilidades de frações que representam uma mesma quantidade. Por exemplo, se eu comprar uma pizza, dividi-la em 4 partes iguais e pegar apenas um pedaço, estarei com da pizza. No entanto, se eu pegar a mesma pizza e dividi-la em 8 partes iguais e pegar dois pedaços, estarei com da pizza.
Na imagem a seguir, é possível perceber que em ambas as situações a quantidade de pizza consumida é a mesma. Nesse caso, significa que é uma fração equivalente de .
ATIVIDADE 1:VER O VÍDEO INDICADO SOBRE AS ESCOLAS LITERÁRIAS BRASILEIRAS.
ATIVIDADE 2:ANOTAR NO CADERNO O QUE VOCÊ COMPREENDEU SOBRE:
-> O QUE É "ESCOLA LITERÁRIA"
-> QUAIS SÃO AS ESCOLAS LITERÁRIAS BRASILEIRAS (QUEM PREFERIR PODE FAZER ESTA ANOTAÇÃO EM FORMA DE MAPA MENTAL, IGUAL FIZEMOS DAS FIGURAS DE LINGUAGEM NA SALA DE AULA.)
Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Revolução Industrial
Dinastia Stuart
Jaime I
Carlos I
Absolutistas
Anglicanos
Burgueses enriquecidos
Câmara dos comuns
Puritanos
República de Cromwell
Atos de navegação
Expansão do comércio externo
Monopólio inglês
Guerra com a Holanda
"Rainha dos mares"
Leis dos cercamentos
A política dos cercamentos de terras foi fruto do contexto comercial do século XVIII, na Inglaterra. Consistia na transformação das terras comuns aos senhores e servos, em pastos para as ovelhas. Os servos transformam–se em uma nova classe, o proletariado.
Contextualização
Artesão
Manufatura
Maquinofatura
Desvalorização da mão de obra
Cartismo
Movimento da classe operária (carta ao povo)
Ludismo
Quebradores de máquinas
Segunda etapa Revolução Industrial
1860 a 1900
Terceira etapa Revolução Industrial
Séculos XX e XXI
Atividades
1- O que foi a Revolução Industrial? Quando e onde aconteceu?
2- Antes da indústria, como o homem produzia aquilo que era necessário para sua sobrevivência e comércio?
3-Quais os fatores que levaram a Inglaterra a ser a pioneira na industrialização?
4- Quais são as principais características da Revolução Industrial?
5- Quais as consequências da Revolução Industrial e como isso afeta nossos dias hoje?
Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
Objetos de Conhecimento:
Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo; Proclamação da República e seus primeiros desdobramentos.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Contextualização histórica
No início da década de 1920, predominavam no Brasil a política do "café com leite" e a hegemonia das oligarquias cafeeiras no poder.
Nesse período, havia a alternância entre São Paulo e Minas Gerais na presidência da República. No entanto, o então presidente Washington Luís (1926-1930) recomendou Júlio Prestes (paulista) para a sua sucessão em vez do mineiro Antônio Carlos de Andrade.
Essa indicação acaba gerando uma crise entre as oligarquias dos dois estados, o que ocasiona a formação da Aliança Liberal, que lançou os candidatos Getúlio Vargas (à presidência) e João Pessoa (à vice-presidência) em oposição a São Paulo. Júlio Prestes sai vitorioso nas eleições, porém, João Pessoa é assassinado.
Com esse acontecimento, articulou-se um movimento político-militar sob a liderança política de Getúlio Vargas, candidato derrotado nas eleições. Esse movimento, chamado de Revolução de 1930 pelos tenentes ou Movimento de 1930, obteve uma rápida vitória em vinte dias, e Washington Luís foi deposto.
Uma Junta Militar foi formada por generais e um almirante, e posteriormente o poder foi transferido a Vargas. Ao assumir a presidência em novembro de 1930, Vargas suspende a Constituição e dissolve o Congresso. As ações já anunciavam um novo modelo de Estado.
Revolução Constitucionalista de 1932
Governo Provisório (1930-1934)
Foi também conhecida como Revolução de 1932 ou Guerra Paulista;
Expressão da insatisfação dos paulistas com a Revolução de 1930;
A morte de estudantes em um confronto criou mártires - Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo - (M.M.D.C.);
Movimento armado;
Movimento com reivindicações da elite paulista teve grande participação da população paulista;
Durante o período de 9 de julho de 1932 a 2 de outubro de 1932;
Objetivos: derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.
Legião Negra
Na Revolução de 1932 existiu um batalhão formado somente por afrodescendentes;
Fundada por Joaquim Guaraná de Santana;
Treinada militarmente pelo capitão Gastão Goulart;
44 anos pós-abolição;
2 mil homens; no final chegou a 10 mil negros lutando;
Grande participação no campo de batalha.
Propaganda de Guerra no Brasil
Apoio da população paulista; os cartazes criados em 1932 trazem mensagens.
Cartaz protestando contra a ditadura de Getúlio Vargas.
Cartaz convocando as mulheres paulistas para a Revolução de 1932
Cartaz da Revolução de 1932
Na sua opinião, qual foi a intenção em se utilizar as imagens dessas pessoas nas fontes analisadas?
Resultados
Os demais estados não apoiaram diretamente os paulistas. Vargas contava com cerca de 38 mil soldados combatendo cerca de 18,5 mil soldados de São Paulo.
Saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas apontem para mais de 2 mil pessoas falecidas.
Na cidade de São Paulo entramos o Obelisco no Parque do Ibirapuera (Mausoléu da Revolução Constitucionalista de 1932).
Guarda as cinzas de 713 ex-combatentes, e os 5 jovens mortos por causa de protestos contra o governo de Vargas em 23 de maio de 1932.
Versões da História:
Quer era motivada por um desejo da elite paulista cafeicultora e industrial para recuperar privilégios perdidos após a Revolução de 1930.
Contava-se que São Paulo fez esse movimento para se separar do resto do Brasil.
Era um movimento antinacional, que São Paulo desprezava o restante do Brasil.
Atividade
1- Elabore em seu caderno um Mapa Mental, relacionando as características do governo apresentadas:
Capacidade de negociação política
Centralização do poder
Política do poder
Política Trabalhista
Propaganda Política
Mapa Mental é um diagrama ou esquema que permite a organização das ideias de forma simples e racional, representando-as visualmente, facilitando o processo de compreensão e sistematização.