sexta-feira, 12 de junho de 2020

Matemática 6º Ano EF B - Frações equivalentes

Atividades 2º Bimestre 

As frações equivalentes são possibilidades de frações que representam uma mesma quantidade. Por exemplo, se eu comprar uma pizza, dividi-la em 4 partes iguais e pegar apenas um pedaço, estarei com da  pizza. No entanto, se eu pegar a mesma pizza e dividi-la em 8 partes iguais e pegar dois pedaços, estarei com  da pizza.




Na imagem a seguir, é possível perceber que em ambas as situações a quantidade de pizza consumida é a mesma. Nesse caso, significa que  é uma fração equivalente de .                                                            


Prof. Ângelo Antonio

Educação Física 3º Ano EM

ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA       Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
ü  Respeite os prazos
ü  Duvidas? Não deixe de perguntar
ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:______________________________ Nº ___ 3ª___ Data __/__/__

Parte l - Revisão
1)    Faça um breve resumo sobre a história do boxe?
2)    Cite os golpes no boxe?
3)    O que é técnicas e táticas? Qual a sua importância para o esporte boxe?
4)    Você sabe a importância do alongamento?

Vamos alongar?
- Cada posição deve ficar no mínimo 10 segundos
- Tomar cuidado com as articulações

Biologia 3º Ano EM

Disciplina: BIOLOGIA       Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
ü  Respeite os prazos
ü  Duvidas? Não deixe de perguntar
ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:______________________________ Nº ___ 3º___ Data __/__/__

Parte 1 – Revisão
1-    Qual a importância da classificação dos seres vivos?
2-    O que é biodiversidade?
3-    Em 1735, Lineu apresentou o sistema de nomenclatura binomial. Quais as regras para nomear os seres vivos?
4-    Quais as características dos 5 reinos segundo Whittaker (1969)?
5-    O que são arvores filogenéticas e cladogramas?

Educação Física 9º Ano EF B

ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA       Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
ü  Respeite os prazos
ü  Duvidas? Não deixe de perguntar
ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:______________________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__

Parte l - Revisão
1)    Quais esportes de aventura na natureza você se lembra? Como podemos pratica-los sem prejudicar o meio ambiente?
2)    Quais os equipamentos de segurança nos esportes de aventura na natureza? Qual a sua importância?
3)    Quais as danças de salão você conheceu? Há estereótipos e preconceitos na dança de salão? Como podemos solucionar?
4)    Você sabe a importância do alongamento?

Vamos alongar?
- Cada posição deve ficar no mínimo 10 segundos
- Tomar cuidado com as articulações

Projeto de Vida 9º Ano EF B

ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: PROJETO DE VIDA       Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
ü  Respeite os prazos
ü  Duvidas? Não deixe de perguntar
ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:_____________________________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__


Parte 1 – Revisão

1-    Qual o objetivo do projeto de vida?
2-    O que você quer ser quando crescer?
3-    Como as competências abaixo são vistas no nosso dia-a-dia.


- Entusiasmo          
- Organização
- Persistência
- Assertividade
- Determinação
- Foco
- Responsabilidade
- Empatia
4-    Identificando suas competências. Quais são seus pontos fortes? E seus pontos fracos?

Educação Física 8º Ano EF B

ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA       Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
ü  Respeite os prazos
ü  Duvidas? Não deixe de perguntar
ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:______________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

Parte l - Revisão
1)    Qual o papel do jogador, árbitro e do técnico nos esportes de rede/parede e de campo?
2)    O que é técnica e tática? Como podemos aplicar nos esportes d rede/parede e de campo?
3)    Quais os estereótipos e preconceitos do esporte paraolímpico? Como podemos solucionar?
4)    Você sabe a importância do alongamento?

Vamos alongar?
- Cada posição deve ficar no mínimo 10 segundos
- Tomar cuidado com as articulações

Projeto de Vida 8º Ano EF A

ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: PROJETO DE VIDA       Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
ü  Respeite os prazos
ü  Duvidas? Não deixe de perguntar
ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:_____________________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__


Parte 1 – Revisão

1-    Quem você é. Quais elementos te influenciam? Construa um autorretrato.
2-    Identificando suas competências. Quais são seus pontos fortes? E seus pontos fracos?
3-    O que é ser protagonista? Quem planeja o seu projeto de vida? Descreva sua trajetória para realização do seu projeto de vida.
4-    Quais as habilidades e virtudes que um protagonista precisa ter?

Parte 2 – Aula CMSP 10/06
- Anotar no caderno

- Fazer a atividade proposta na aula

Educação Física 7º Ano EF A e B

ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA       Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
ü  Respeite os prazos
ü  Duvidas? Não deixe de perguntar
ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:______________________________ Nº ___ 7º___ Data __/__/__

Parte l - Revisão
1)    Quais as características dos jogos eletrônicos? Quais as tecnologias para o jogo?
2)    O que é técnica e tática? Como podemos aplicar jogo de damas?
3)    Quais lutas brasileiras você lembra?
4)    Quais práticas corporais de aventura urbana você lembra?
5)    Você sabe a importância do alongamento?

Vamos alongar?
- Cada posição deve ficar no mínimo 10 segundos
- Tomar cuidado com as articulações

Educação Física 6º Ano EF A e B


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA       Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
ü  Respeite os prazos
ü  Duvidas? Não deixe de perguntar
ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:______________ Nº ___ 6º___ Data __/__/__

Parte l - Revisão
1) O que é esporte de marca e invasão?
2) O que é técnica e tática?
3) O que é esporte paraolímpico? Qual a sua importância?
4) Você sabe a importância do alongamento?
Vamos alongar?
- Cada posição deve ficar no mínimo 10 segundos
- Tomar cuidado com as articulações


Português 3º Ano EM - Escolas Literárias Brasileiras

ATIVIDADE 1:VER O VÍDEO INDICADO SOBRE AS ESCOLAS LITERÁRIAS BRASILEIRAS.


ATIVIDADE 2: ANOTAR NO CADERNO O QUE VOCÊ COMPREENDEU SOBRE:
-> O QUE É "ESCOLA LITERÁRIA"

-> QUAIS SÃO AS ESCOLAS LITERÁRIAS BRASILEIRAS   (QUEM PREFERIR PODE FAZER ESTA ANOTAÇÃO EM FORMA DE MAPA MENTAL, IGUAL FIZEMOS DAS FIGURAS DE LINGUAGEM NA SALA DE AULA.)


História 8º Ano EF - Revolução Industrial

Aula exibida no CMSP - 22/05/2020





Habilidade:
  • Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Revolução Industrial

Dinastia Stuart
  • Jaime I
  • Carlos I
  • Absolutistas
  • Anglicanos
  • Burgueses enriquecidos
  • Câmara dos comuns
  • Puritanos
República de Cromwell
  • Atos de navegação
  • Expansão do comércio externo
  • Monopólio inglês
  • Guerra com a Holanda
  • "Rainha dos mares"
Leis dos cercamentos
  • A política dos cercamentos de terras foi fruto do contexto comercial do século XVIII, na Inglaterra. Consistia na transformação das terras comuns aos senhores e servos, em pastos para as ovelhas. Os servos transformam–se em uma nova classe, o proletariado.
Contextualização
  • Artesão
  • Manufatura
  • Maquinofatura
  • Desvalorização da mão de obra
Cartismo
  • Movimento da classe operária (carta ao povo)
Ludismo
  • Quebradores de máquinas 
Segunda etapa Revolução Industrial
  • 1860 a 1900
Terceira etapa Revolução Industrial
  • Séculos XX e XXI
Atividades
1- O que foi a Revolução Industrial? Quando e onde aconteceu?
2- Antes da indústria, como o homem produzia aquilo que era necessário para sua sobrevivência e comércio?
3-Quais os fatores que levaram a Inglaterra a ser a pioneira na industrialização?
4- Quais são as principais características da Revolução Industrial?
5- Quais as consequências da Revolução Industrial e  como isso afeta nossos dias hoje?


História 9º Ano EF - Era Vargas (1930-1954) Parte I

Aula exibida no CMSP - 20/05/2020



Habilidades:
  • Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
Objetos de Conhecimento:
  • Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo; Proclamação da República e seus primeiros desdobramentos.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Contextualização histórica
No início da década de 1920, predominavam no Brasil a política do "café com leite" e a hegemonia das oligarquias cafeeiras no poder.
Nesse período, havia a alternância entre São Paulo e Minas Gerais na presidência da República. No entanto, o então presidente Washington Luís (1926-1930) recomendou Júlio Prestes (paulista) para a sua sucessão em vez do mineiro Antônio Carlos de Andrade.

Essa indicação acaba gerando uma crise entre as oligarquias dos dois estados, o que ocasiona a formação da Aliança Liberal, que lançou os candidatos Getúlio Vargas (à presidência) e João Pessoa (à vice-presidência) em oposição a São Paulo. Júlio Prestes sai vitorioso nas eleições, porém, João Pessoa é assassinado.

Com esse acontecimento, articulou-se um movimento político-militar sob a liderança política de Getúlio Vargas, candidato derrotado nas eleições. Esse movimento, chamado de Revolução de 1930 pelos tenentes ou Movimento de 1930, obteve uma rápida vitória em vinte dias, e Washington Luís foi deposto.

Uma Junta Militar foi formada por generais e um almirante, e posteriormente o poder foi transferido a Vargas. Ao assumir a presidência em novembro de 1930, Vargas suspende a Constituição e dissolve o Congresso. As ações já anunciavam um novo modelo de Estado.

Revolução Constitucionalista de 1932
Governo Provisório (1930-1934)
  • Foi também conhecida como Revolução de 1932 ou Guerra Paulista;
  • Expressão da insatisfação dos paulistas com a Revolução de 1930;
  • A morte de estudantes em um confronto criou mártires - Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo - (M.M.D.C.);
  • Movimento armado;
  • Movimento com reivindicações da elite paulista teve grande participação da população paulista;
  • Durante o período de 9 de julho de 1932 a 2 de outubro de 1932;
  • Objetivos: derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.


Legião Negra
  • Na Revolução de 1932 existiu um batalhão formado somente por afrodescendentes;
  • Fundada por Joaquim Guaraná de Santana;
  • Treinada militarmente pelo capitão Gastão Goulart;
  • 44 anos pós-abolição;
  • 2 mil homens; no final chegou a 10 mil negros lutando;
  • Grande participação no campo de batalha.



Propaganda de Guerra no Brasil
  • Apoio da população paulista; os cartazes criados em 1932 trazem mensagens.
Cartaz protestando contra a ditadura de Getúlio Vargas. 

Cartaz convocando as mulheres paulistas para a Revolução de 1932

Cartaz da Revolução de 1932
Na sua opinião, qual foi a intenção em se utilizar as imagens dessas pessoas nas fontes analisadas?

Resultados
  • Os demais estados não apoiaram diretamente os paulistas. Vargas contava com cerca de 38 mil soldados combatendo cerca de 18,5 mil soldados de São Paulo.
  • Saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas apontem para mais de 2 mil pessoas falecidas.
  • Na cidade de São Paulo entramos o Obelisco no Parque do Ibirapuera (Mausoléu da Revolução Constitucionalista de 1932).
  • Guarda as cinzas de 713 ex-combatentes, e os 5 jovens mortos por causa de protestos contra o governo de Vargas em 23 de maio de 1932.
Versões da História:
  • Quer era motivada por um desejo da elite paulista cafeicultora e industrial para recuperar privilégios perdidos após a Revolução de 1930.
  • Contava-se que São Paulo fez esse movimento para se separar do resto do Brasil.
  • Era um movimento antinacional, que São Paulo desprezava o restante do Brasil.


Atividade
1- Elabore em seu caderno um Mapa Mental,  relacionando as características do governo apresentadas:


  • Capacidade de negociação política
  • Centralização do poder
  • Política do poder
  • Política Trabalhista
  • Propaganda Política


Mapa Mental é um diagrama ou esquema que permite a organização das ideias de forma simples e racional, representando-as visualmente, facilitando o processo de compreensão e sistematização.