Arte - Ensino Fund.- 9º
ano A e B: Elementos da dança contemporânea.
Aula apresentada no
CMSP - 03 / 08 / 2020.
Profª: Nereide
·
EF09AR14
· Habilidade:
-Analisar e experimentar diferentes elementos da dança
contemporânea (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.,
incluindo o recurso a tecnologias digitais) e espaços (convencionais e não
convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e
coletiva.
· Objetos
de Conhecimento:
· Processos
de criação.
-Elementos da dança contemporânea - coreografia,
figurino, trilha sonora, cenário, iluminação.
Relembrando a aula
anterior:
Figurino – É a roupa usada nas produções artísticas, Grande parte das
danças é marcada pelo colorido de suas roupas e pelo movimento coreográficos.
Coreografia – É a arte da composição de movimentos expressivos dançados,
para a apresentação de um sentimento ou uma ideia ao público.
Trilha sonora – É a instrumentalização da musica e das sonoridades como
fatores que ajudam à criação de uma história, podendo ser no palco da dança,
cinema, teatro, no videogame, televisão, em uma exposição de arte, no circo.
Começando por você
· Você considera importante a presença do
cenário em uma apresentação de dança? Justifique sua resposta.
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------
· Palco tradicional (convencional), como
teatro, circo e outros em que é comum acontecer apresentações de dança, além desses
onde mais é possível realizar apresentações, ou dançar?
----------------------------------------------------------------------------
Atividade I
Leitura de texto
Espaços de apresentação
Espaço de apresentação é o espaço definido
em função de uma encenação que pode ser coreográfica ou teatral.
Também é um espaço de
criação e investigação sobre as artes. Todo
espaço pode ser um espaço cênico.
É um local ou uma
instituição voltada ao desenvolvimento cultural.
Os espaços de apresentações
podem ser convencionais e não convencionais e referem-se aos espaços onde as apresentações
acontecem.
Atividade II
Apreciação
Observe as imagens
abaixo:
1
2
Quasar Cia.de
Dança, Uma história invisivel, em Goiânia. GO. 2006.
3
4
Atividade III
Questões Aprofundamento
Depois dessa
apreciação responda:
a). Quais das imagens acima você achou mais interessante?
--------------------------------------------------------------------------------------------------
· Identifique os espaços
em que os dançarinos se apresentam relacionando o nº da imagem ao espaço:
a). Imagem 1 ( ) convencional (
) não convencional.
b). Imagem 2 ( ) convencional (
) não convencional.
c). Imagem 3 ( ) convencional ( ) não convencional.
d). imagem 4 ( ) convencional ( ) não convencional.
· Identifique os níveis de movimento executado pelo dançarino (s)relacionando o nº da imagem ao nível de movimento:
a). Imagem 1 (
) alto (
) médio ( ) baixo
a). Imagem 2 ( ) alto ( ) médio ( ) baixo
a). Imagem 3 ( ) alto ( ) médio ( ) baixo
a). Imagem 4 ( ) alto ( ) médio ( ) baixo
Atividade IV
Complementação
· Assinale (V) se julgar
verdadeira a afirmativa ou (F) se julgar falsa a afirmativa.
( ) a). A
iluminação possui alguns efeitos como: descentralização, colorido, espaço e
tempo, foco, elementos de projeção.
( ) b). O cenário
é um conjunto de objetos visuais que vão compor a cena já definida dialogando
com o trabalho dos atores para a complementação da cena. ( ) c). Os
espaços de apresentações são somente convencionais, devido o risco a que são expostos
o (os) dançarino (s), ao se apresentar em espaços não convencionais.
PARA NOTA
· Pesquisa, 1ponto para cada questão.
Se necessário pesquise para responder:
a). Nome de uma trilha sonora especialmente
para uma apresentação de dança.
b). Nome de uma companhia de dança contemporânea
c). Quais foram os elementos da dança apresentado na videoaula (CMSP).