terça-feira, 8 de setembro de 2020


INDUSTRIALIZAÇÃO

O que é a Indústria 4.0?


Roteiro de Estudos de Geografia



01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 03 de Setembro de 2020, referente ao tema: Espaço Industrialização. 



02- Texto 1 
O sistema de trabalho das corporações envolvia um pequeno mercado no qual o produtor fabricava a mercadoria de acordo com o interesse do seu freguês, que se deslocava ao local de trabalho e fazia a encomenda diretamente. À medida que as relações comerciais foram se ampliando além dos limites da cidade, ultrapassando as fronteiras nacionais e atravessando, inclusive, os oceanos, o sistema de trabalho das corporações entrou em colapso. Elaborado por Raul Borges Guimarães especialmente para o São Paulo faz escola. 

Texto 2 
A Revolução Industrial foi um processo que se alastrou pelo território britânico, tornando tão importantes quanto Londres cidades como Manchester, Liverpool e Yorkshire, já que o novo processo produtivo gerava todo tipo de mercadoria: artigos de algodão e lã, de ferro e de couro, de madeira e porcelana. Produzidas em larga escala e com baixos preços, as mercadorias inglesas tomaram conta dos mercados latino-americanos, destruindo as manufaturas têxteis e a produção colonial de cerâmicas e objetos de metal. Elaborado por Raul Borges Guimarães especialmente para o São Paulo faz escola. 

a) Com base nesses textos, procure identificar e elaborar argumentos para fundamentar a seguinte ideia: “O surgimento da indústria é uma revolução não somente técnica, mas social e econômica, porque transformou completamente o mundo em um sistema técnico único e integrado”. 




03- Em que medida a Revolução Industrial alienou o operário do valor da riqueza por ele produzida? 





04- Elenque pelo menos duas habilidades necessárias ao profissional das indústrias do futuro. Você considera ter alguma delas? Quais? 





BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 14 de Setembro de 2020. 

Professor Leandro.

Geografia 8º Ano EF- Turma B - Espaço econômico e o BRICS: Parte II

Espaço econômico e o BRICS: Parte II


BRICS


Roteiro de Estudos de Geografia



01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 03 de Setembro de 2020, referente ao tema: Espaço Econômico e os BRICS. 



02- 


a) Aponte que tipos de problemas podem ser relacionados à corrupção. 


b) Quais as situações da corrupção nos países que compõem os BRICS 



c)Explique por que a corrupção atrapalha o desenvolvimento socioeconômico de um país. 




03- Quais as importâncias estratégicas dos BRICS. 


BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 14 de Setembro de 2020. 

Professor Leandro.

Geografia 7º Ano EF- Turma B - Redes de Transportes

Redes de Transportes

O desenho do transporte brasileiro

Roteiro de Estudos de Geografia


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula de 03 de Setembro de 2020, referente ao tema: 



02- Conexões e Redes de Transportes.
a) Qual é o título do mapa? Como se trata de redes de transportes, como esses meios de transportes estão sendo representados? 



b) Onde as redes de transporte rodoviária, ferroviária e aeroviária se concentram mais? E as hidrovias? 




c) Compare a rede rodoviária (estradas) com a rede ferroviária (ferrovias). Qual delas é mais extensa? Em sua opinião, a que isso se deve? 




03- Nos últimos 50 anos, o Brasil deu prioridade ao transporte rodoviário, tanto para passageiros quanto para cargas. Sendo assim, esse tipo de transporte é predominante, na atualidade, no sistema viário nacional. 
Ônibus Volvo ocupam Curitiba - Agência Transporta Brasil

Explique uma causa para a prioridade do transporte rodoviário. 




BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 14 de Setembro de 2020. 

Professor Leandro.












Geografia 6º Ano EF- Turma A - Tempo e Clima Atmosférico Parte II

Litosfera e suas transformações


Sistema Terrestre - Litosfera, Atmosfera e Hidrosfera



Roteiro de Estudo de Geografia



01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 03 de Setembro de 2020, referente ao tema: Litosfera e suas transformações. 




02- Pinte a parte do diagrama que corresponde à biosfera (esfera da vida). Por que você fez essa escolha 




03- Leia as informações a seguir. 

Os Tremores que ocorrem na superfície da crosta terrestre, de diferentes intensidades e variadas dimensões, vêm sacudindo nosso planeta há bilhões de anos. Suas causas, porém, permaneciam desconhecidas até a década de 1960. A partir dessa época, com a invenção do sismógrafo, aparelho capaz de registrar as ondas sísmicas, foi possível dar início ao mapeamento de milhares de epicentros (pontos da superfície da Terra onde chega a onda sísmico. (Trecho do texto adaptado) Disponível em: 
Uma das principais causas dos terremotos é...
a) a forte vibração em função dos deslizamentos das massas rochosas no manto. 
b) o sismo que acontece na camada mais interna da Terra, formada pelos primeiros 100 km. 
c) o tectonismo ou diastrofismo decorrente das forças endógenas. 
d) o vulcanismo produzido por explosões internas com fortes pressões no núcleo da Terra. 


04-Leia as informações e analise a figura a seguir. 

A parte sólida da Terra é a litosfera ou crosta terrestre. 

Ela recobre tanto os continentes quanto o assoalho marinho. 

A litosfera é constituída por 

a) Ferro e Alumínio. 

b) Níquel e Ferro. 

c) Silício e Alumínio. 

d) Silício e Magnésio. 


BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 14 de Setembro de 2020. 

Professor Leandro.

Geografia 3ª Série EM - Aspectos físicos do continente africano: Parte II

Aspectos físicos do continente africano: Parte II


África

Roteiro de Estudo de Geografia




01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 04 de Setembro de 2020, referente ao tema: Aspectos físicos do continente africano: Parte II 





02- Observe o mapa e, de acordo com seus conhecimentos e com o que você estudou neste capítulo, responda às questões abaixo. 



a) Qual é a forma de relevo predominante na África meridional? 




b) Qual é a forma de relevo da baía de Delagoa, em Moçam bique? 





c) O lago Vitória — maior lago africano, situado entre Uganda, Tanzânia e Quênia — localiza-se sobre que forma de relevo 





03- A África é um continente de contrastes climáticos. A árida África do norte compreende o maior deserto quente do mundo… A vegetação nessa área é constituída de plantas xerófitas, resistentes ao fogo. ATLAS mundial ilustrado. Santiago: H. F. Ullmann, 2007. 

a) Identifique os Biomas tropicais africanos. 




b) Caracterize as plantas Xerófitas. 




c) No Brasil, onde é possível encontrar plantas Xerófitas. 





d) O texto se refere ao maior deserto do mundo. Que deserto é esse? 





BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 14 de Setembro de 2020. 

Professor Leandro.

Geografia 2ª Série EM - População: Conceitos, estrutura e dinâmica: Parte II

População: Conceitos, estrutura e dinâmica: Parte II



Pirâmide etária: IBGE Explica

Roteiro de Estudo de Geografia


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 04 de Setembro de 2020, referente ao tema: População: Conceitos, estrutura e dinâmica: Parte II.
  
02- Explique por que o Brasil está passando por um período de transição demográfica.
  
03- A humanidade está mais velha e mais pobre
O debate sobre o envelhecimento da população mundial costuma partir de uma premissa errada. Muitas vezes, trata-se o tema como um problema. O aumento da expectativa de vida é uma das maiores conquistas da humanidade. Hoje, a população mundial vive, em média, 69 anos, 18 a mais do que na década de 60 do século passado.
Na Alemanha, a expectativa de vida das mulheres subiu de 45 anos, em 1900, para 82, hoje. Além de viver mais, as pessoas estão vivendo mais tempo com boa saúde.
Tudo isso é positivo, mas impõe novos desafios: do planejamento financeiro na esfera pessoal — os trabalhadores precisam poupar mais — a reformas previdenciárias realizadas por governos para evitar o estouro das contas públicas. E é aí que cessam as boas notícias — e começam os problemas.
Nos países ricos, a necessidade de repensar a situação do que se convencionou chamar de terceira idade ficou ainda mais clara [...]. Nos Estados Unidos, o número de pessoas acima de 65 anos em situação de pobreza aumentou 15% nos últimos anos.
Metade dos americanos que se aposentam hoje é obrigada a baixar o padrão de vida, diz um estudo da Universidade de Boston. Nos anos 80, para efeito de comparação, o indicador estava na casa dos 30%.
[...]
Nem mesmo os idosos da Alemanha, o motor da economia europeia, estão imunes ao risco do empobrecimento. Dados recentes revelam que cerca de 400 000 aposentados do país não conseguem arcar com os custos de um asilo — número que aumenta 5% a cada ano. Diante da falta de opções, muitos idosos alemães têm se transferido para países do Leste Europeu, como Eslováquia e Bulgária.
[...]
a) Em sua opinião o envelhecimento da população tem gerado mais motivos de comemoração ou preocupação?

b) A situação dos idosos nos Estados Unidos da América e nos países da Europa é a mesma dos idosos brasileiros?


BONS ESTUDOS
Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 14 de Setembro de 2020. 
Professor Leandro.

Português 9º Ano EF A - 08/09


EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
9º ano "A"   Profª Jucilene
Língua Portuguesa
ATIVIDADE  - 08 DE SETEMBRO DE 2020

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS E A PERSUASÃO
Produza um cartaz sobre a volta às aulas.
Será uma campanha publicitária sobre a volta às aulas nesse momento em que estamos vivendo, de pandemia, visto que o governo está com decretos e resoluções para que essa volta ocorra em regiões em que se encontram na fase amarela.
No cartaz tem que estar explícita a sua campanha, se você é contra ou a favor dessa volta no mês de outubro. Não esqueça de obedecer as características de um cartaz de campanha publicitária utilizando a linguagem verbal e não-verbal.
Bom trabalho.
Dúvidas no grupo de whats da turma.

Português 8º Ano EF A - 08/09


EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
8º ano "A"   Profª Jucilene
Língua Portuguesa
ATIVIDADE  - 08 DE SETEMBRO DE 2020
FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO


1 – Observe com atenção o segundo quadrinho da tira. Em seguida, identifique a alternativa que contém uma oração:
A) “Nossa!!”
B) “Que mau-humor!!”
C) “Você precisa dormir um pouco!”

2 – Levando-se em consideração a alternativa identificada acima, pode-se concluir que uma oração apresenta obrigatoriamente:
A) um verbo ou uma locução verbal.
B) um substantivo.
C) um pronome.

3 – Na passagem “Antes que você pergunte, eu não fugi do presídio!”, o verbo destacado exprime:
A) uma ordem.
B) uma hipótese.
C) uma certeza.

4 – No trecho “Aproveita que já está de pijama...”, o verbo sublinhado foi empregado:
A) na linguagem culta.
B) na linguagem regional.
C) na linguagem informal.

5 – Há quantas orações no último quadrinho da tira?
A) uma oração.
B) duas orações.
C) três orações.
O que é o Dia do Folclore?

A data, comemorada todo ano em 28 de agosto, é uma homenagem ao arqueólogo inglês William John Thoms. Ele estudou as tradições e lendas da Inglaterra e foi o primeiro a usar o termo “folclore”.
O estudo de William foi publicado em uma revista da capital inglesa Londres em 22 de agosto de 1846. Mais de cem anos depois, o Dia do Folclore foi oficializado no Brasil.
A palavra quer dizer “tradição do povo” e é composta por dois termos em inglês: folk (povo) e lore (tradição).
O termo se refere ao conjunto de mitos, lendas, ditados e costumes de um país. [...]


6 – Há período simples na alternativa:
A) “Ele estudou as tradições e lendas da Inglaterra e foi o primeiro a usar o termo ‘folclore’.”
B) “O estudo de William foi publicado em uma revista da capital inglesa Londres [...]”
C) “A palavra quer dizer “tradição do povo” e é composta por dois termos em inglês [...]”

7 – No período simples “Mais de cem anos depois, o Dia do Folclore foi oficializado no Brasil.”, a locução verbal foi empregada:
A) na voz ativa
B) na voz passiva
C) na voz reflexiva


8 – No período simples “O termo se refere ao conjunto de mitos, lendas, ditados e costumes de um país.”, a parte destacada retoma:
A) “Folclore”
B) “povo”
C) “tradição”

9 – Um período é simples quando contém:
A) uma frase
B) um sujeito
C) uma oração

Português 7º Ano EF A - 08/09


EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
7º ano "A"   Profª Jucilene
Língua Portuguesa
ATIVIDADE  -  08 DE SETEMBRO DE 2020

VÍDEO- AULA

Você vai fazer uma vídeo aula explicando os gêneros notícia e reportagem, suas funções, características, semelhanças e diferenças.
Enviar no nosso grupo de Português.