ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina:
EDUCAÇÃO FÍSICA Professor: Bruno
Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as
perguntas e responda no caderno!
Respeite os
prazos
Contatos
whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)
Nome:______________________________
Nº ___ 3ªA Data __/__/__
3º BIMESTRE
Parte I – Lazer e trabalho (02/10)
Link:
https://www.youtube.com/watch?v=_fsjUb0bJ7c&t=4s
(02/10)
ATIVIDADES
1) Segundo a aula assinale
a alternativa correta. E reescreva as incorretas corretamente.
a.
A Assembleia Geral da Organização das
Nações Unidas (ONU) aprovou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos
Humanos, reconhecendo o lazer como atividade para os cidadãos mais ricos.
Também a Constituição brasileira de 1988 reafirma essa atividade, o que
demonstra a atualidade e a importância desse tema.
b. A partir dos anos
1950, o lazer passou a ser objeto de estudos sistemáticos, configurando uma
área de pesquisa e intervenção.
c.
O lazer surge como conceito na relação com
o trabalho na sociedade industrial. À medida que as jornadas de trabalho foram
regulamentadas nas indústrias, os donos da empresa passaram a ter um tempo de não
trabalho, no qual deveriam repor as energias para a jornada seguinte.
d.
É no contexto dessa discussão que o lazer,
tanto como área de estudo quanto como indústria produtora de bens e práticas, perde
importância para estimular ou sugerir práticas só aos ricos, mas também aos
filhos dos donos.
e.
Dois conceitos importantes no estudo do
lazer – o tempo e a atitude – podem dar a dimensão do que caracteriza uma
atividade de lazer. Segundo eles, o lazer se caracteriza somente pelo conteúdo
da ação e pela atividade em si, como o futebol, a jardinagem ou a pescaria.
f.
Importa saber a atitude em relação à
atividade e em que tempo ela ocorre. Por exemplo, atividades como o futebol, a
jardinagem ou a pescaria não têm outros sentidos para os profissionais que as
desempenham como trabalho.
g.
Em relação à atitude: “O lazer considerado
como atitude não será caracterizado pelo tipo de relação verificada entre o
sujeito e a experiência vivida, basicamente a satisfação provocada pela
atividade”.
h. Em relação ao
tempo: “O lazer ligado ao aspecto tempo não considera as atividades
desenvolvidas no tempo liberado do trabalho, ou no ‘tempo livre’, não só das
obrigações profissionais, mas também das familiares, sociais e religiosas”.