quinta-feira, 9 de julho de 2020

História 9º Ano EF - A Segunda Guerra Mundial e a Carta dos Direitos Humanos

Aula exibida no CMSP - 01/07/2020



Habilidades:

  • Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos Estados totalitários, suas concepções e as práticas de extermínio, como o holocausto;
  • Relacionar a Carta dos Diretos Humanos ao processo de afirmação dos Direitos Humanos e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.
Objetivos:

  • Analisar o processo histórico que favoreceu a ascensão dos regimes totalitários fascismo e nazismo e compreender os aspectos políticos e sociais que regem a Carta dos Direitos Humanos;
  • Relacionar a construção dos regimes totalitários com o extermínio dos judeus, o Holocausto;
  • Compreender os aspectos políticos que regem a carta dos Direitos Humanos.
Registre suas considerações sobre o tema, as atividades e pesquisas propostas


A Segunda Guerra Mundial
A década de 30 do século XX foi marcada pela radicalização do nacionalismo exaltado, característicos dos regimes nazista e fascista, e pelo crescente espírito militarista. A Liga das Nações encontrava-se cada vez mais desacreditada em suas promessas pacifistas. No continente europeu, a paz era mantida em condições precárias. Todo esse processo levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939.

Adolf Hitler, em 1934, apesar dos impedimentos determinados pelo Tratado de Versalhes, iniciou a restruturação do exército da Alemanha, a fim de viabilizar a expansão territorial do país. Em 1938, a Alemanha nazista anexou a Áustria e os Sudetos, região da atual República Tcheca, e, em 1939, invadiu a Polônia, despertando reações da França e da Inglaterra, o que motivou o início da Segunda Guerra Mundial. Itália, Japão e Alemanha formaram a aliança militar conhecida como Eixo, obtendo vitórias consideráveis de 1940 a 1942.

Apenas em 1941, os norte-americanos passaram a participar do conflito, após o ataque dos japoneses à sua base militar de Pearl Harbour, no Pacífico. O país se juntou a França, Inglaterra e União Soviética - os chamados Aliados.


ATIVIDADES AVALIATIVAS

1- O que foi a 2ª Guerra Mundial?
2- Qual a relação do Tratado de Versalhes com a 2ª Guerra Mundial?
3- Leia o texto abaixo e responda as questões em seu caderno: 
Tratado de Versalhes marcou nova fase do capitalismo, diz professor. 
Firmado há 100 anos, acordo entre nações buscou impedir hegemonia econômica da Alemanha, segundo docente da USP. 

 Segundo o professor Everaldo de Oliveira Andrade, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o tratado foi assinado em uma situação peculiar, na derrota dos grandes impérios do centro – Austro-Húngaro, Alemão e Otomano. “Na verdade, o Tratado de Versalhes é parte de um conjunto de tratados. É o mais conhecido, mas houve outros tratados com outros países derrotados que impuseram uma série de dificuldades para que esses países se recuperassem rapidamente dos efeitos da Primeira Guerra Mundial”, afirma. 

 (...) O nazismo expressa uma tensão interna da sociedade alemã. É uma reação da pequena burguesia contra a possibilidade de uma revolução socialista na Alemanha. Representa uma reação exacerbada e radical da burguesia e do capital alemão contra o risco iminente de uma insurreição operária em um momento de crise econômica e social profunda na Alemanha, na década de 1930, pós-crise de 1929, que foi agravada, sim, se levarmos em consideração outros fatores, pelo Tratado de Versalhes.” 

Porém, na opinião do professor, não há um fio de ligação direto entre o tratado e o nazismo, mesmo porque em outros países há fenômenos que ocorreram antes até da crise de 1929 como o fascismo italiano, em 1922, e logo a seguir, como a Falange Espanhola 36 (1933-1934) e outros movimentos de extrema direita que se desenvolveram em outros países. “O nazismo tem esse componente de tentar ser uma resposta, e é uma situação de desespero de um setor da sociedade alemã que busca uma solução mágica, que acaba levando à tragédia da Segunda Guerra Mundial”, comenta, acrescentando que a Segunda Guerra Mundial é uma continuidade das tensões que não foram resolvidas na Primeira Guerra Mundial. 
Fonte: COSTA, C. Tratado de Versalhes marcou nova fase do capitalismo, diz professor. Jornal da USP, 2019. 

a) Qual é o nome do autor e a data em que foi escrito o documento? Onde ele foi publicado? Podemos inferir as razões da elaboração do tratado? Explique. 
b) O texto apresenta uma situação peculiar, vivenciada por grandes impérios. Quais são esses impérios? 
c) Qual é o assunto central apresentando na fonte acima? Explique. 
d) Qual é a opinião do especialista no texto sobre o Tratado de Versalhes e a questão do nazismo? Eles realmente estariam relacionados? Explique. 
e) A partir do texto é possível inferir quais os motivos que levaram ao surgimento do nazismo? Explique. 

4- Leia a fonte abaixo e responda as questões.

Os Vagões foram abertos e rampas de madeira colocadas na altura do assoalho para as pessoas descerem. Fomos recebidos pelos nazistas acompanhados de fuzis, apitos e cães de guarda. Se o fim daquela insuportável viagem representou um alívio, o pior ainda estaria por vir. “Alle runter! Alle runter!” (Desçam todos! Desçam todos!), eles gritavam. Foi a nossa saudação de boasvindas. Quem não obedecia, apanhava. Muitas pessoas desceram cambaleando e outros foram arrastadas já sem vida de dentro dos vagões. Os prisioneiros do campo subiam e recolhiam os pertences dos novos companheiros e até penicos eram requisitados pelos nazistas. Imediatamente veio ordem de separação: “Direita! Esquerda!”. Crianças abaixo de 12 anos e velhos acima 60 eram separados à esquerda. (...) A seguir, rasparam nossos cabelos e todos os pelos do corpo. Sobre a pele raspada e irritada, esfregaram creolina. Ardia como carne viva. Por último, fomos empurrados para a sala de banho. (..) Ao chegar minha vez, estendi o braço. E uma numeração foi tatuada na parte externa do meu antebraço. Morria Andor Stern e nascia “83892” (...).

Fonte: PIERIN, Gabriel Davi. Uma estrada na escuridão: a incrível história de Andor Stern, o único brasileiro sobrevivente ao holocausto. Editora: Ateliê de Palavras, 2015. 

a) Considerando a narrativa, qual é o contexto a que se refere este fragmento? 
b) Escreva sobre o que mais lhe chamou a atenção no fragmento. 
c) Na fonte apresentada é possível reconhecer a organização dos campos de concentração? Explique a metodologia utilizada pelos nazistas para a implementação deles.
d) Faça uma PESQUISA e escreva sobre o Holocausto, sobre as ideias em que se baseavam os nazistas para a sua elaboração e as práticas de extermínio utilizadas nos campos de concentração.
Saiba mais:
Conheça a casa de Anne Frank.
O Diário de Anne Frank.

5- Leia o texto, analise-o e responda as atividades abaixo em seu caderno:
O Brasil enviou por volta de 25 mil soldados para lutar na 2ª Guerra Mundial. Eles foram chamados de “pracinhas”. O termo surgiu da expressão “sentar praça” (alistar-se nas Forças Armadas), referindo-se ao soldado sem patentes na hierarquia militar enviado para lutar junto aos Aliados na Campanha da Itália. Cerca de 1.500 brasileiros foram mortos na 2ª Guerra Mundial. 


a) Pesquise sobre a participação dos brasileiros na 2ª Guerra Mundial. 
b) O Brasil foi pressionado pela Alemanha e pelos Estados Unidos para participar deste conflito. Por quê? 
c) O Brasil embarcou para a 2ª Guerra Mundial em 1944.
Em que país os pracinhas brasileiros lutaram?
d) Qual foi o grupo que o presidente Getúlio Vargas apoiou na 2ª Guerra Mundial? Por que ele tomou esta decisão? 
e) Explique o motivo pelo qual o símbolo do brasão da Força Expedicionária Brasileira era uma cobra fumando.
SAIBA MAIS - 

6- Leia o fragmento abaixo e pesquise sobre o ataque atômico no Japão para responder as questões propostas.
Em agosto de 1945, foram lançadas duas bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Conhecidas como Little Boy e Fat Man, o poder de destruição dessas armas tomou proporções devastadoras, matando quase 200 mil pessoas. 
Fonte: Elaborado Especialmente para Material de Apoio ao Currículo Paulista.

a) Quem realizou o ataque? 
b) Quem eram os aliados dos japoneses na 2ª Guerra Mundial? 
c) Qual foi o principal motivo para o ataque ao Japão? 
d) Qual a consequência deste ataque no final da 2ª Guerra Mundial, para o Japão e seus aliados? Explique.

7- Qual é o objetivo da ONU?

8- O que é Carta dos Direitos Humanos?


História 8º Ano EF - Os processos de Independência nas Américas IV

Aula exibida no CMSP - 01/07/2020



Habilidade:

  • Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
Objetivo:

  • Refletir acerca do protagonismo dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influências nas lutas pela independência no Brasil e na América Latina.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas


Processo de Independência nas Américas
A Independência do Brasil compartilha com uma origem comum com a da América espanhola, uma vez que ambas foram acionadas pela invasão da Península Ibérica por Napoleão, em 1808.

Esses processos de independência dos países da América Latina são influenciados pelo clima político e intelectual do movimento Iluminista que ocorria na Europa e alcançou as classes mais ricas das colônias.
  • Europa enfraquecida com a chamada "Era das Revoluções".
  • Colônias sentiram que seria a hora certa para lutar pela sua independência.
  • Espanha tomada pelo Exército francês de Napoleão, que queria acabar com o intercâmbio comercial do Reino Unido, para que a França se tornasse a maior potência europeia.

Processo de Independência na América Espanhola
Os dois grupos sociais coloniais que se destacaram nos processos da independência espanhola forma os dois que tinham interesses opostos nestes processos revolucionários: os espanhóis e os criollos.

Grupos Sociais
Chapetones
Nascidos na Espanha, eram os mais favorecidos pela administração colonial; ocupavam os postos mais altos e eram muito fiéis à Coroa, de modo que lutaram contra as tentativas de independência.
Criollos
Eram filhos de espanhóis nascidos na América, que cuidavam da produção mercantil; os brancos, descendentes de espanhóis nascidos na colônia; os proprietários de grandes terras.
Os povos indígenas
Submetidos à mita e à encomienda ("troca" de instrução cristã), especialmente a tornava subordinada ao colonizador, pagando-lhes tributos e realizando serviços.


Simón Bolívar
Pertencia ao grupo dos criollos, e que por sua vez estava muito descontente com as condições impostas ao seu grupo. Bolívar nasceu na Venezuela, seus antepassados chegaram à Venezuela em 1548. Apesar de ter vivido boa parte de sua vida na Espanha e na França, ele era considerado criollo e, portanto, sem os privilégios dos chapetones.

ATIVIDADES

1- Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade que motivaram a Revolução Francesa influenciaram os movimentos pela independência nas colônias europeias na América. Observe e analise o mapa para responder às questões abaixo:

a) Após a leitura e análise do mapa, qual foi o primeiro país a se tornar independente? E qual foi o último? Quantos anos há de diferença entre eles?
b) Compare os mapas da América Espanhola e Portuguesa no período colonial com o das Independências na América. Quais transformações ocorreram na configuração política após a independência? Explique.

2- Leia as fontes e responda as questões.


Fonte 1. Carta da Jamaica [1] 
Os americanos no sistema espanhol, que está em vigor, eu quero com mais força do que nunca, eles não ocupam outro lugar na sociedade do que a dos próprios empregados para o trabalho, e quando mais do que simples consumidores; e ainda assim coagidos a restrições ofensivas; tais são as proibições de cultivo dos frutos da Europa, o estanco[2] das produções que o Rei monopoliza; o impedimento das fábricas que a Península não possui; os privilégios exclusivos do comércio, até dos objetos de primeira necessidade, os entraves entre as províncias e províncias americanas, para que não tratem, ajustem nem negociem; enfim, você quer saber qual era o nosso destino? Os campos para cultivar o anil[3] (...), o café, a cana, o cacau e o algodão; nos prados solitários para criar gado; nos desertos para caçar animais ferozes; as entranhas da terra para escavar o ouro que não pode saciar essa nação abrangente (...). 
Kingston, 6 de setembro de 1815 
Simón Bolívar 
[1] Algumas alterações na tradução não constam na versão do caderno do aluno. 
[2] Espécie de monopólio praticado na época. 
[3] Fruto da anileira, usado como corante de tecidos na época.


Fonte 2. Carta para o General Juan José Flores 
Barranquilla, 9 de novembro de 1830. 

A S. Ex.ª General Juan José Flores 
Meu caro General: 
V. Ex.ª sabe que governei durante vinte anos e deles [do povo] obtive poucos resultados. 1º) A América é ingovernável para nós. 2º) Aquele que serve a uma revolução ara no mar. 3º) A única coisa que se pode fazer na América é emigrar. 4º) Este país cairá infalivelmente nas mãos da multidão desenfreada, para depois passar a tiranos quase imperceptíveis, de todas as cores e raças. 5º) Devorados por todos os crimes e extintos pela ferocidade, os europeus não se dignarão a nos conquistar. 6º) Se fosse possível para uma parte do mundo retornar ao caos primitivo, este seria o último período da América. 
Simón Bolívar.

a) Quem é o autor das duas fontes e em que datas elas foram escritas?
b) Na fonte 1, o autor descreve o motivo do descontentamento contra a coroa espanhola na América. Qual é este motivo? Explique.
c) Pesquise a atuação dos dois principais grupos sociais e étnicos nas lutas de independência da América Espanhola: os chapetones e os criollos. Explique quem são e quais as suas características.
d) O autor da fonte 1 se apresenta como um porta voz dos colonos hispânicos. Explique esta afirmação. A que grupo social ele pertencia?
e) Quais os interesses e temores dos chapetones e das elites criollas em relação a independência da América Espanhola?
f) Realizando a leitura das fontes podemos perceber que no período entre as cartas houve uma mudança de posicionamento nas ideias de Simón Bolívar. Qual seria esta mudança? Em qual trecho é possível reconhecer isso? Explique.