terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Atividade Língua Portuguesa: Imagem é texto?

 

"E.E. DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA"

3º ano "A"   Profª Luane

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  -  30 DE NOVEMBRO DE 2020

ATIVIDADE

 

1) NA SUA OPINIÃO IMAGEM É TEXTO? EXPLIQUE.

 

2) INTERPRETE A IMAGEM ABAIXO:



3) PENSE NO CONTEXTO DA PANDEMIA. QUE IMAGEM VEM À SUA MENTE?

 

4)ANALISE AS IMAGENS DO CADERNO DO ALUNO, VOL.3,PÁG. 47, CONSIDERANDO-AS TEXTOS NÃO VERBAIS.

A SEGUIR, IDENTIFIQUE EM QUAIS CONTEXTOS CADA UM DOS TEXTOS PODEM SER ENQUADRADOS ( OU SEJA, QUAIS CONTEXTOS AS IMAGENS DESCREVEM? A LINGUAGEM UTILIZADA É FORMAL OU INFORMAL?QUE TIPO DE AMBIENTE ELA ESTÁ REPRESENTANDO?

Atividade Língua Portuguesa:´´ Figuras de Linguagem``

 

´´EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA``

9º ano "B"   Profª Luane

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  -  30 DE NOVEMBRO DE 2020

 

ATIVIDADE

1) VOCÊ CONHECE OU JÁ LEU OS POEMA DE CORDEL?

 

2) OBSERVE A IMAGEM ABAIXO:







 A) O QUE A IMAGEM REPRESENTA?

B) A QUE VOCÊ ACHA QUE A HISTÓRIA SE REFERE?

C) O QUE SE ESPERAR DE UM POEMA COM O TÍTULO : ´´A SECA DO CEARÁ``?

 

OBSERVE:

´´FOI A FOME NEGRA E CRUA

NÓDOA PRETA DA HISTÓRIA

QUE TROUXE- LHE O ULTIMATUM``

 

D) SOBRE O QUE FALA O TRECHO ACIMA?

Atividade Língua Portuguesa : ´´Gentileza gera gentileza``

 

"EE  DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA"

1º ano "A"   Profª Luane

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  -  30 DE NOVEMBRO DE 2020

 

ATIVIDADE

1) SE VOCÊ TIVESSE UM SLOGAN PARA SUA VIDA QUAL SERIA?

2) ANALISE OS CARTAZES DA PÁG. 48 DO CADERNO DO ALUNO VOL.3 E RESPONDA:

A) QUAL O SIGNIFICADO DO QUE ESTÁ ESCRITO NO CARTAZ?

B) NO CARTAZ ´´GO GREEN``, QUAL SENTIDO QUE A COR VERDE ADQUIRE NO CONTEXTO DA IMAGEM?

3) LEIA A LETRA DA MÚSICA( FRAGMENTO) ´´GENTILEZA`` DE MARISA MONTE NA PÁG. 50 E 51 DO CADERNO DO ALUNO VOL.3.

A) APÓS LER A LETRA DA MÚSICA CRIE UMA FRASE CHAMATIVA PARA ALERTAR AS PESSOAS SOBRE ESSE ASSUNTO (GENTILEZA CITADO NO TEXTO).

OBS: NÃO ESQUEÇAM  DE UTILIZAR ELEMENTOS VISUAIS COMO DESENHOS , COLAGENS, LETRAS COLORIDAS, ETC.

Projeto de Vida - 6º Ano A - O caminho adiante

 6º ANO A - PROJETO DE VIDA

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: O CAMINHO ADIANTE

ATIVIDADE 1:

Assista a aula do dia 18/11 do CMSP


ATIVIDADE 2

Realize todas as atividades sugeridas durante a aula, fotografe e envie pelo whatsapp

Física 1º e 2º Termos EJA - Roteiro de Estudos - 30/11 a 04/12

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

1º e 2º TERMOS EJA - FÍSICA


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK

Matemática 1º e 2º Termos EJA - Roteiro de Estudos - 30/11 a 04/12

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

1º e 2º TERMOS EJA - MATEMÁTICA


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK  

Matemática 9º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 30/11 a 04/12

 DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

9º ANO A - MATEMÁTICA


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK

Tecnologia e Inovação 8º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 30/11 a 04/12

       DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

8º ANO A - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK 

Matemática 8º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 30/11 a 04/12

 DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

8º ANO A - MATEMÁTICA


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK

Matemática 7º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 30/11 a 04/12

 DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

7º ANO A - MATEMÁTICA


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK 

Tecnologia e Inovação 7º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 30/11 a 04/12

 DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

7º ANO A - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK

Tecnologia e Inovação 6º Ano B EF - Roteiro de Estudos - 30/11 a 04/12

DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

6º ANO B - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK 

Projeto de Vida 6º Ano B EF - Roteiro de Estudos - 30/11 a 04/12

         DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

6º ANO B - PROJETO DE VIDA


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK

Ciências 9º Ano A e 9º Ano B - Vida humana fora da Terra

9º ANO A  e 9ºANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL 

TEMA: VIDA HUMANA FORA DA TERRA

ATIVIDADE 1


ATIVIDADE 2

Responda todas as questões do chat

ATIVIDADE 3

Dia 1º de Dezembro é o Dia Mundial de luta contra a AIDS

Realize uma pesquisa sobre AIDS/HIV

Ciências 8º Ano B - Terra um planeta dinâmico

 8º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: TERRA, UM PLANETA DINÂMICO

ATIVIDADE 1

Assista a aula do dia 30/11 do CMSP


ATIVIDADE 2

Responda as questões do chat

ATIVIDADE 3

Dia 1º de Dezembro é o Dia Mundial de luta contra a AIDS

Realize uma pesquisa sobre AIDS/HIV

Ciências 7º Ano B - Educação ambiental e pandemias

7º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: EUCAÇÃO AMBIENTAL E PANDEMIAS

ATIVIDADE 1

Assista a aula do dia 30/11 do CMSP


ATIVIDADE 2

Responda todas as questões do chat

ATIVIDADE 3

Dia 1º de Dezembro é o Dia Mundial de luta contra a AIDS.

Realize uma pesquisa sobre AIDS/HIV


Fotografe as atividades desenvolvidas e envie pelo whatsapp

 

Ciências 6º Ano A - Mudanças na sombra de objetos provocados pela rotação e translação

6º ANO A - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL 

TEMA: MUDANÇAS NA SOMBRA DE OBJETOS PROVOCADOS PELA ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO

ATIVIDADE 1

Assista a aula do dia 30/11 do CMSP


ATIVIDADE 2

Responda todas as questões do chat

ATIVIDADE 3

Leia o texto a seguir

Quando olhamos para o céu, podemos perceber que nem todas as coisas que vemos, estão na mesma altura (altitude). Por exemplo, dependendo das condições do tempo, é possível observar: insetos e pássaros voando, balões, drones, nuvens, helicópteros e aviões. Sabemos também que há muitos satélites artificiais presentes acima da atmosfera.

Como é possível pássaros e objetos se manterem na atmosfera? A atmosfera formou-se quando o planeta Terra, depois de um elevado aquecimento, resfriou-se. Vapor d'água, gases e outros elementos, provenientes do interior da Terra, emergiram e parte desses gases e elementos dissiparam-se no espaço, contudo alguns fixaram-se ao redor do planeta em decorrência da gravidade atuante.

Por este motivo, os meteorologistas costumam dividir a atmosfera em camadas distintas, sendo que cada uma delas possui características diferentes em relação às outras.

Fonte: Elaborado pela Equipe de Ciências do Ensino Fundamental da SEE para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

A imagem, a seguir, ilustra as principais camadas da atmosfera: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.



ATIVIDADE 4

Após a leitura do texto e observação da imagem, se necessário, localize no livro didático, em atlas, sites ou acesse o link : https://www.youtube.com/watch?v=EEIk7gwjgIM, ou outra fonte com mais informações sobre as camadas da atmosfera para responder às seguintes questões e completando os espaços:



a) A ______________ é a camada de ar que vai do solo à altitude de aproximadamente 15 km. É nessa camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também ocorrem as tempestades, os raios e trovões.

b) A _________________ é a que protege o planeta Terra das radiações ultravioletas emitidas pelo Sol e situa-se na camada da _______________. É nessa camada que circulam aviões e jatos.

c) Na mesosfera, camada que fica entre a ______________ e ________________, as temperaturas são muito baixas, podendo chegar a -90ºC.

d) Também chamada de Ionosfera, devido à alta concentração de íons, na camada _____________ orbitam os satélites e ônibus espaciais e sua temperatura __________ na medida em que aumenta a altitude, podendo chegar à 1500 ºC.

e) A última camada, chamada ______________, é constituída por hidrogênio e a outra metade de gás hélio. A temperatura é elevada, chegando acima de ________. É nessa camada que orbitam os satélites artificiais.


INGLÊS - 6 ANO A E B

 TEMA: QUAL O SEU HOBBIE

ATIVIDADE:OBSERVE AS FRASES:

1. SHE IS STUDYING. ( ELA ESTÁ ESTUDANDO.)

2. HE IS WORKING. ( ELE ESTÁ TRABALHANDO)

ESCREVA AS TRADUÇÕES DAS FRASES UTILIZANDO A LISTA DE PALAVRAS DA AULA ANTERIOR E OBSERVANDO AS IMAGENS PARA FACILITAR SUA COMPREENSÃO.

COPIAR NO CADERNO AS FRASES EM INGLÊS E TRADUZI-LAS.


INGLÊS - 6 ANO A E B

 TEMA : QUAL O SEU HOBBIE

ANOTAR NO CADERNO A LISTA DE PALAVRAS:

VERBOS          TRADUÇÃO

play                    jogar, tocar, brincar

hik                      caminhar

rid                      passear

paint                  pintar

draw                  desenhar

swimm               nadar

read                    ler

take                    tirar


ANOTAR NO CADERNO: VERBO NO PRESENTE CONTÍNUO INDICA AÇÃO EM MOVIMENTO.

PLAY + ING = PLAYING (JOGANDO, TOCANDO, BRINCANDO)

HIKING + ING =HIKING (CAMINHANDO)

RID + ING = RIDING (PASSEANDO)

PAINT + ING = PAINTING (PINTANDO)

DRAW + ING = DRAWING (DESENHANDO)

SWIMM + ING =SWIMMING (NADANDO)

READ + ING = READING (LENDO)

TAKE + ING = TAKING (TIRANDO)


PRÓXIMA ATIVIDADE SERÁ BASEADA NESTAS ANOTAÇÕES.

PROF. LUIZ DONIZETE.


História 2ª Série EM - Revolução Francesa

 Aula exibida no CMSP - 25/11/2020



Habilidade:

  • Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Objetivos:
  • Retomar o contexto social, político e econômico que culminou na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e na Monarquia Constitucional na França, no século XVIII.
  • Retomar as características e os principais eventos da Convenção Nacional francesa, as divergências entre os grupos sociais e políticos decorrentes do processo revolucionário, e o contexto em que se deram o Golpe do 18 Brumário e o fim da Revolução Francesa, em 1799.
Economia na França absolutista

Na indústria/comércio
  • aumento das exportações e de empréstimos a juros, inclusive para as colônias francesas;
  • carga de impostos abusiva, comprometendo os lucros da burguesia;
  • impossibilidade de livre-concorrência;
  • falência de algumas empresas - desemprego.
No campo
  • agricultura capitalista (produção em larga escala);
  • exploração do trabalho dos camponeses;
  • camponeses sem-terra;
  • crise de abastecimento  (pela falta ou por preços abusivos);
  • Jacqueries - revoltas camponesas.
Processo revolucionário
  • 1ª Fase: Assembleia Nacional Constituinte - Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
  • 2º Fase: Monarquia Constitucional - Cidadãos Ativos; Batalha de Valmy; Prisão de Luís XVI.
  • 3ª Fase: Convenção Nacional - Execução de Luís XVI; Governo Jacobino; Governo Girondino.
  • Desfecho - Golpe do 18 Brumário: Napoleão Bonaparte assume o poder (1799).
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

ATIVIDADES

1- Quais eram os grupos sociais que compunham a sociedade francesa no contexto da Revolução Francesa?

2- Elabore um Mapa Mental sobre o processo revolucionário francês até o golpe do 18 Brumário.