3) PENSE NO CONTEXTO DA PANDEMIA. QUE IMAGEM VEM À SUA
MENTE?
4)ANALISE AS IMAGENS DO CADERNO DO ALUNO, VOL.3,PÁG. 47,
CONSIDERANDO-AS TEXTOS NÃO VERBAIS.
A SEGUIR, IDENTIFIQUE EM QUAIS CONTEXTOS CADA UM DOS
TEXTOS PODEM SER ENQUADRADOS ( OU SEJA, QUAIS CONTEXTOS AS IMAGENS DESCREVEM? A
LINGUAGEM UTILIZADA É FORMAL OU INFORMAL?QUE TIPO DE AMBIENTE ELA ESTÁ
REPRESENTANDO?
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
TEMA: MUDANÇAS NA SOMBRA DE OBJETOS PROVOCADOS PELA ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO
ATIVIDADE 1
Assista a aula do dia 30/11 do CMSP
ATIVIDADE 2
Responda todas as questões do chat
ATIVIDADE 3
Leia o texto a seguir
Quando olhamos para o céu, podemos perceber que nem todas as coisas que vemos, estão na mesma altura (altitude). Por exemplo, dependendo das condições do tempo, é possível observar: insetos e pássaros voando, balões, drones, nuvens, helicópteros e aviões. Sabemos também que há muitos satélites artificiais presentes acima da atmosfera.
Como é possível pássaros e objetos se manterem na atmosfera? A atmosfera formou-se quando o planeta Terra, depois de um elevado aquecimento, resfriou-se. Vapor d'água, gases e outros elementos, provenientes do interior da Terra, emergiram e parte desses gases e elementos dissiparam-se no espaço, contudo alguns fixaram-se ao redor do planeta em decorrência da gravidade atuante.
Por este motivo, os meteorologistas costumam dividir a atmosfera em camadas distintas, sendo que cada uma delas possui características diferentes em relação às outras.
Fonte: Elaborado pela Equipe de Ciências do Ensino Fundamental da SEE para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
A imagem, a seguir, ilustra as principais camadas da atmosfera: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
ATIVIDADE 4
Após a leitura do texto e observação da imagem, se necessário, localize no livro didático, em atlas, sites ou acesse o link : https://www.youtube.com/watch?v=EEIk7gwjgIM, ou outra fonte com mais informações sobre as camadas da atmosfera para responder às seguintes questões e completando os espaços:
a) A ______________ é a camada de ar que vai do solo à altitude de aproximadamente 15 km. É nessa camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também ocorrem as tempestades, os raios e trovões.
b) A _________________ é a que protege o planeta Terra das radiações ultravioletas emitidas pelo Sol e situa-se na camada da _______________. É nessa camada que circulam aviões e jatos.
c) Na mesosfera, camada que fica entre a ______________ e ________________, as temperaturas são muito baixas, podendo chegar a -90ºC.
d) Também chamada de Ionosfera, devido à alta concentração de íons, na camada _____________ orbitam os satélites e ônibus espaciais e sua temperatura __________ na medida em que aumenta a altitude, podendo chegar à 1500 ºC.
e) A última camada, chamada ______________, é constituída por hidrogênio e a outra metade de gás hélio. A temperatura é elevada, chegando acima de ________. É nessa camada que orbitam os satélites artificiais.
Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Objetivos:
Retomar o contexto social, político e econômico que culminou na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e na Monarquia Constitucional na França, no século XVIII.
Retomar as características e os principais eventos da Convenção Nacional francesa, as divergências entre os grupos sociais e políticos decorrentes do processo revolucionário, e o contexto em que se deram o Golpe do 18 Brumário e o fim da Revolução Francesa, em 1799.
Economia na França absolutista
Na indústria/comércio
aumento das exportações e de empréstimos a juros, inclusive para as colônias francesas;
carga de impostos abusiva, comprometendo os lucros da burguesia;
impossibilidade de livre-concorrência;
falência de algumas empresas - desemprego.
No campo
agricultura capitalista (produção em larga escala);
exploração do trabalho dos camponeses;
camponeses sem-terra;
crise de abastecimento (pela falta ou por preços abusivos);
Jacqueries - revoltas camponesas.
Processo revolucionário
1ª Fase: Assembleia Nacional Constituinte - Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
2º Fase: Monarquia Constitucional - Cidadãos Ativos; Batalha de Valmy; Prisão de Luís XVI.
3ª Fase: Convenção Nacional - Execução de Luís XVI; Governo Jacobino; Governo Girondino.
Desfecho - Golpe do 18 Brumário: Napoleão Bonaparte assume o poder (1799).
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
ATIVIDADES
1- Quais eram os grupos sociais que compunham a sociedade francesa no contexto da Revolução Francesa?
2- Elabore um Mapa Mental sobre o processo revolucionário francês até o golpe do 18 Brumário.