História - 6º ano EF A - Grécia Antiga - parte II
HABILIDADES:
. EF06Hl10
. Explicar a formação da Grécia Antiga com ênfase na formação da polis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
Começando por você
ATIVIDADE- I
Análise de mapa
. Qual foi a principal via de expansão dos antigos gregos?
---------------------------------------------------------------
Você
saberia responder:
· . De quem seria a estátua no alto da Acrópole?
--------------------------------------------------
_
Fonte: Elaborado especialmente para Material de Apoio Currículo Paulista.
3
Ruína da parte alta da cidade (a acrópole) de Atenas.
4
Na imagem 4 vemos ruína da parte alta da cidade (a acrópole) de Atenas. e acima
ilustração baseada em pesquisa sobre o cotidiano do Pirineu, principal porto de Atenas e o mais movimentado de toda a
Grécia
Aristóteles: os elementos indispensáveis a existência da cidade.
Dentro do possível, a cidade deve se comunicar, ao mesmo tempo, do interior do país ao mar, em sua totalidade territorial. Para sua localização, é recomendável que a cidade esteja num lugar íngreme, levando em conta algumas considerações. (...) Um lugar escarpado é favorável para a atividade política e militar. Tendo em vista os trabalhos de guerra, a cidade deve oferecer uma saída fácil, assim como dificultar o acesso e seu ataque (...). Quanto às fortificações, a solução não deve ser adotada em todas as formas de constituição: uma cidadela convém para a oligarquia ou monarquia, uma região plana a uma democracia, já a aristocracia não escolherá nenhum dos dois, mas um grande número de praças fortes.
Aristóteles. Política. Capítulo VII: Os elementos indispensáveis a existência da cidade.
.O que é polis?
---------------------------------------------------------------------------
.Descreva como seria sua cidade ideal. ( Pode fazer no caderno se preferir).
Primeiro pense como seria:
.Pense, como seria: o espaço para lazer, espaço cultural, religioso, político, praças, ruas, área comercial, entre outros..
----------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------
Sobre a mitologia grega o que você sabe? Certamente já ouviu sobre o minotauro, a medusa personagem muito presente nos jogos, além das palavras de origem grega, tem muito mais da cultura grega presente na contemporaneidade filmes, comidas, arquitetura entre outros.
Análise de imagem
Observe as
imagens abaixo:
1
Vaso de cerâmica c. 480 a.C. :Livro sociedade e cidadania-Alfredo Boulos Junior
.A imagem 1 representa um dos muitos mitos gregos. Qual é esse mito?
------------------------------------------------------------------------------------
. Quem seria a pessoa amarrada?
------------------------------------------------------------------------------------
.E sobre a imagem dois, o que você sabe sobre ela? Essa história é narrada por um poéta grego que viveu na Grécia antiga, qual o nome desse poéta e de sua obra?
---------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE- IV
Espaço para leitura
a) Sobre a fábula “A tartaruga e a lebre” enviada no roteiro anterior, selecione e copie no caderno As frases em que a lebre conta vantagem.
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------
b) A frase em que a tartaruga demonstra coragem.
--------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------
a c) O que o autor quis ensinar com essa fábula? Você concorda com esse
ensinamento? Justifique.
------------------------------------------------------------------------------------
-- -------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------
Quem
foi Esopo
Esopo (século VI a. c.)- De acordo com o
historiador Heródoto, que viveu na Grécia antiga, ele foi um escravo gago e
corcunda, mas dotado de grande inteligência. Nessa versão, após obter a
liberdade ele viajou para vária regiões
se tornando amigo do rei Creso da Lídia. Porém, Esopo teria também criado
desafetos com alguns sacerdotes do reino, que acabaram acusando – o
injustamente de roubo, o que fez com que ele fosse condenado a morte e atirado
do alto de uma rocha. É atribuída a ele a origem da fábula enquanto um gênero
literário. Em muitas historias de Esopo os animais ganham características
humanas – boas e más – e suas vivências
nos deixam lições a serem seguidas.
Hoje você vai conhecer um mito.
Leia o texto a
seguir com atenção.
A
esfinge era um monstro alado com corpo de mulher e leão que afligia a cidade de
Tebas. Primeiramente apresentava aos homens o seguinte enigma: “ Que animal
anda pela manhã sobre quatro patas, a tarde sobre duas e a noite sobre três?
Como
nenhum dos homens conseguiu decifrar tal enigma a esfinge os devorava.
Isso
ocorreu até que Édipo, filho de Laio, enfrentou a esfinge e conseguiu decifrar
seu enigma.
ESFINGE. Brasil Escola. Disponível em:
<http://www.brsilescola.com/mitologia/esfinge.htm>. Acesso em: 16 abr.2015.
.E você consegue resolver esse enigma?
Bom estudo!