sexta-feira, 24 de julho de 2020

História - 6º ano EF A - Grécia Antiga - parte II

História - 6º ano EF A - Grécia Antiga - parte II


Aula apresentada no CMSP - 01 / 07 / 2020.

Profª: Nereide




                 

              





HABILIDADES:

 . EF06Hl10

 . Explicar a formação da Grécia Antiga com ênfase na formação da polis e nas transformações políticas, sociais e culturais.

 


    Começando por você


a). Ao observar sua cidade, como é o traçado das ruas e como se distribuem as construções?


-----------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------

 b). Sua cidade é grande ou pequena? Você sabe o número de habitantes? Caso não saiba, pesquise e registre no caderno.

------------------------------------------------------------

 c). O que há em sua cidade que é antigo? E o que é recente?

------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------

 d). A qual contexto histórico está associada a criação de sua cidade?

------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------

 e). O que há de semelhante entre as cidades?

-------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------

ATIVIDADE- I

Análise de mapa

                                                          A colonização grega

       Fonte: HILGEMANN, Werner: KINDER, Hermann. Atlas histórique. Paris: Perrin, 1996.p.46.( livro: HISTÓRIA- Sociedade & Cidadania).










As colônias gregas tinham um governo próprio e, portanto, eram independentes da cidade- mãe, mantendo com ela apenas laços comerciais e culturais (língua, religião e costumes). A expansão dos gregos pelo Mediterrâneo difundiu a civilização grega do Mar Negro ao Estreito de Gibraltar.

. Qual foi a principal via de expansão dos antigos gregos?


       ---------------------------------------------------------------

      



 ATIVIDADE- II


 Leitura de texto e apreciação de imagem.  


                                                                 A acrópole de Atenas
        A acrópole de Atenas



      Você saberia responder:

·        .  De quem seria a estátua no alto da Acrópole?


         --------------------------------------------------


_

                                     A pólis grega 

A partir do século VIII a. E.C., têm início a constituição das chamadas pólis, ou cidades-Estados. A Grécia não tinha um único governo, mas inúmeras cidades-estados, independentes e com regimes políticos diferentes e tendo em comum a língua e a religião. As cidades eram comunidades político-religiosas, e tinham o comércio e a agricultura como suas principais atividades econômicas. No centro das cidades, ficava a ágora, um espaço reservado para discussão política onde decisões de interesse da população eram tomadas; também no centro estavam os templos que serviam de espaço para celebrações e cultos aos deuses. A acrópole (cidade alta), ficava na parte mais alta da cidade, o que representava uma vantagem para a defesa de ataques inimigos. Os aristocratas, donos de grandes propriedades agrícolas, detinham o poder. Entre as cidades mais importantes estavam Atenas e Esparta. 

     Fonte: Elaborado especialmente para Material de Apoio Currículo Paulista.

         3

          Ruína da parte alta da cidade (a acrópole) de Atenas.

             4

Na imagem 4 vemos ruína da parte alta da cidade (a acrópole) de Atenas. e acima ilustração baseada em pesquisa sobre o cotidiano do Pirineu, principal porto de Atenas e o mais movimentado de toda a Grécia



   Aristóteles: os elementos indispensáveis a existência da cidade.    


Dentro do possível, a cidade deve se comunicar, ao mesmo tempo, do interior do país ao mar, em sua totalidade territorial. Para sua localização, é recomendável que a cidade esteja num lugar íngreme, levando em conta algumas considerações. (...) Um lugar escarpado é favorável para a atividade política e militar. Tendo em vista os trabalhos de guerra, a cidade deve oferecer uma saída fácil, assim como dificultar o acesso e seu ataque (...). Quanto às fortificações, a solução não deve ser adotada em todas as formas de constituição: uma cidadela convém para a oligarquia ou monarquia, uma região plana a uma democracia, já a aristocracia não escolherá nenhum dos dois, mas um grande número de praças fortes.                                                         

  Aristóteles. Política. Capítulo VII: Os elementos indispensáveis a existência da cidade.

 


 .O que é polis?


---------------------------------------------------------------------------

 .Descreva como seria sua cidade ideal. ( Pode fazer no caderno se preferir).

Primeiro pense como seria: 


.Pense, como seria: o espaço para lazer, espaço cultural, religioso, político, praças, ruas, área comercial, entre outros..


----------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------


 

  Sobre a mitologia grega o que você sabe? Certamente já ouviu sobre o minotauro, a medusa personagem muito presente nos jogos, além das palavras de origem grega, tem muito mais da cultura grega presente na contemporaneidade filmes, comidas, arquitetura entre outros.

                                                                  

 ATIVIDADE- III

Análise de imagem

Observe as imagens abaixo:

                  1

 

                       Vaso de cerâmica c. 480 a.C. :Livro sociedade e cidadania-Alfredo Boulos Junior



              2


                         Livro sociedade e cidadania-Alfredo Boulos Junior

        
        

 

 Depois de apreciar as imagens um e dois responda:

   .A imagem 1 representa um dos muitos mitos gregos. Qual é esse mito?


   ------------------------------------------------------------------------------------

  . Quem seria a pessoa amarrada?

   ------------------------------------------------------------------------------------

  .E sobre a imagem dois, o que você sabe sobre ela? Essa história é narrada por um poéta grego que viveu na Grécia antiga, qual o nome desse poéta e de sua obra?


---------------------------------------------------------------------------------------


  ATIVIDADE- IV 


  Espaço para leitura

 

 a) Sobre a fábula “A tartaruga e a lebre” enviada no roteiro anterior, selecione e copie no caderno  As frases em que a lebre conta vantagem.

 

--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

      b) A frase em que a tartaruga demonstra coragem.


 --------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------

a     c) O que o autor quis ensinar com essa fábula? Você concorda com esse ensinamento? Justifique.


       ------------------------------------------------------------------------------------

--    -------------------------------------------------------------------------------------

      --------------------------------------------------------------------------------------

     

                                    Quem foi Esopo

Esopo (século VI a. c.)- De acordo com o historiador Heródoto, que viveu na Grécia antiga, ele foi um escravo gago e corcunda, mas dotado de grande inteligência. Nessa versão, após obter a liberdade ele viajou para vária  regiões se tornando amigo do rei Creso da Lídia. Porém, Esopo teria também criado desafetos com alguns sacerdotes do reino, que acabaram acusando – o injustamente de roubo, o que fez com que ele fosse condenado a morte e atirado do alto de uma rocha. É atribuída a ele a origem da fábula enquanto um gênero literário. Em muitas historias de Esopo os animais ganham características humanas – boas e más – e suas vivências nos deixam lições a serem seguidas.

 

Hoje você vai conhecer um mito.



Leia o texto a seguir com atenção.

A esfinge era um monstro alado com corpo de mulher e leão que afligia a cidade de Tebas. Primeiramente apresentava aos homens o seguinte enigma: “ Que animal anda pela manhã sobre quatro patas, a tarde sobre duas e a noite sobre três?

Como nenhum dos homens conseguiu decifrar tal enigma a esfinge os devorava.

Isso ocorreu até que Édipo, filho de Laio, enfrentou a esfinge e conseguiu decifrar seu enigma.

ESFINGE. Brasil Escola. Disponível em: <http://www.brsilescola.com/mitologia/esfinge.htm>. Acesso em: 16 abr.2015.


  .E você consegue resolver esse enigma?


                                    Bom estudo!



      

Projeto de vida 8º ano A - Missão Permanente: Jornada de desenvolvimento socioemocional Missão Extraordinária – Vamos Juntos!

E.E. DIOGENES RIBEIRO

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: Projeto de Vida

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

ü  Respeite os prazos

ü  Duvidas? Não deixe de perguntar

ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

 

Nome:_____________________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

 

Parte l – Aula no CMSP - Missão Permanente: Jornada de desenvolvimento socioemocional Missão Extraordinária – Vamos Juntos! (22/07)


Link: https://youtu.be/qm46oAx6f1E

Atividades da aula

1)    Diante dessa Pandemia que mudou a vida de todo mundo, qual foi o maior desafio que você enfrentou nos últimos meses?

2)    Pense e anote uma ou duas competências socioemocionais, que ajudou você a superar esse grande desafio ou pelo menos a lidar melhor com ele.

3)    Registrar como essa competência socioemocional foi acionada. Dê exemplos das ações em que você exercitou a competência. A atividade poderá ser feita: Diário de Práticas e Vivências, Texto, Áudio, Vídeo, Desenho.

 


Projeto de Vida 9º ano B - Jornada de desenvolvimento socioemocional. Missão Extraordinária – Vamos Juntos!

E.E. DIOGENES RIBEIRO

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: Projeto de vida

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

ü  Respeite os prazos

ü  Duvidas? Não deixe de perguntar

ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

 

Nome:________________________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__

 

 

Parte l – Aula no CMSP - Missão Permanente: Jornada de desenvolvimento socioemocional. Missão Extraordinária – Vamos Juntos! (22/07)


Link: https://youtu.be/18zKSjjmlAY

Atividades da aula

1)    Diante dessa Pandemia que mudou a vida de todo mundo, qual foi o maior desafio que você enfrentou nos últimos meses?

2)    Pense e anote uma ou duas competências socioemocionais, que ajudou você a superar esse grande desafio ou pelo menos a lidar melhor com ele.

3)    Registrar como essa competência socioemocional foi acionada. Dê exemplos das ações em que você exercitou a competência. A atividade poderá ser feita: Diário de Práticas e Vivências, Texto, Áudio, Vídeo, Desenho.


Educação Física 9º ano B - Transformações históricas do esporte paraolímpico

E.E. DIOGENES RIBEIRO

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Bruno Domingues

 

ATENÇÃO

ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

ü  Respeite os prazos

ü  Duvidas? Não deixe de perguntar

ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

 

Nome:_______________________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__

 

Parte I – Aula no CMSP - Transformações históricas do esporte paraolímpico


Link: https://youtu.be/RexJ5l91obs

Atividades

1)    Pesquise sobre os esportes de combate paraolímpico.

2)    Você acha que as políticas públicas influenciaram as transformações históricas dos esportes paraolímpicos?


Educação Física 8º ano B - Conhecendo outros esportes paraolímpicos

E.E. DIOGENES RIBEIRO

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Bruno Domingues

 

ATENÇÃO

ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

ü  Respeite os prazos

ü  Duvidas? Não deixe de perguntar

ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

 

Nome:_____________________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

 

Parte I – Aula no CMSP – Conhecendo outros esportes paraolímpicos


Link: https://youtu.be/Zx5FE_qFGlA

Atividades sobre a aula

1)    O que é halterofilismo paraolímpico.

2)    O que é esgrima paraolímpica.

3)    Pesquise outras modalidades paraolímpicas. (3 no mínimo)


Educação Física 7º ano A e B - A prática de exercícios físicos dentro e fora da escola

E.E. DIOGENES RIBEIRO

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Bruno Domingues

 

ATENÇÃO

ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

ü  Respeite os prazos

ü  Duvidas? Não deixe de perguntar

ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

 

Nome:_____________________________ Nº ___ 7º___ Data __/__/__

 

 

Parte I – A prática de exercícios físicos dentro e fora da escola (23/07)


Link: https://youtu.be/4MBMZ5xkw38

 

A prática de atividades físicas regulares contribui para uma melhor qualidade de vida, posto que promove alterações fisiológicas que trazem benefício à saúde das pessoas, principalmente no que diz respeito à prevenção e ao tratamento de doenças.

Atividades

1)    Como poderíamos praticar atividades físicas no ambiente escolar?

2)    Como poderíamos praticar atividades físicas em outros ambientes?

a.    Casa/apartamento?

b.    Parques/praças?

c.    Outros lugares?

3)    Pesquise 3 exercícios de academia que podem ser adaptados para fazermos em casa.