quinta-feira, 16 de julho de 2020

Projeto de Vida 6º Ano EF A - Cápsula do Tempo

PROJETO DE VIDA - 6º ANO A

PROFESSORA ROMILDA

TEMA: CÁPSULA DO TEMPO

ATIVIDADE 1:


ATIVIDADE 2:

Escreva uma carta para você e conte como está passando este período de pandemia, como está se sentindo, como se estivesse escrevendo para um amigo:




Beijos

Profª Romilda

Arte 8° Ano EF - Danças Indígenas, Africanas e Afro-brasileiras.

Aula exibida no CMSP - 22/0 6 

Profª : Nereide


                                                             




 -  HABILIDADES:
 .   EF08AR09
 .  Pesquisar e analisar diferentes formas  expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro brasileira  grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.




 




  
Para começar responda:

·        . Você já participou de apresentações de dança na escola?
                                                                                      
·        . Qual gênero de dança com o qual você mais se identifica?

·      .   Existem várias danças no Brasil de matriz (origem) indígena,africana e afro-brasileira.

 Você conhece alguma? Ou assistiu mesmo pela TV uma dança indígena? Se sim descreva os passos, uso de objetos, e a finalidade dessa dança.




                                    
ATIVIDADE I

Leitura.

Cada povo indígena tem um modo de viver, de pensar e de falar as coisas. O indígena de hoje possui uma identidade herdada de seus ancestrais. Foram estes que transmitiram os conhecimentos e saberes que sobrevivem até hoje: jeitos de falar, de orar, de trabalhar, de manejar a terra e os recursos naturais; modos de cantar,  de dançar,  de se pintar e enfeitar, de contar histórias, de se relacionar; formas de se alimentar, de respeitar os espíritos dos seres vivos e não vivos. Esses conhecimentos são compartilhados há muito tempo e fazem com que cada cultura seja o que é e se renove sempre.
Almanaque Socioambiental Parque indígena do Xingu 50 anos.


1-Responda

a . As danças indígenas são iguais entre as aldeias?

b . Como essas danças sobreviveram ao longo do tempo?

ATIVIDADE II

Apreciação e análise de imagem.



                                                                     
                                                           1
                               Encontro de Catira e Viola em Anápolis, Goiás. 

                                 2                                       3


4
Cururu

 5



                                                            6
  •                             Ritual da aldeia Ipavu, do povo Kamayurá, no Parque I ndígena do Xingu.
                                 

 2. Após apreciação das imagens responda:

a . Qual imagem chamou sua atenção?
b . Algumas  imagens estão sem identificação. Identifique- as quanto ao nome da dança e origem.
c . Escreva o nome de 3 danças africanas.
d. Na imagem número 6 identifique as cores em seguida classifique-as.escrevendo:primárias, secundáriasou são cores terciárias.
Imagens de livros didáticos.

ATIVIDADE
Pesquisa.
3. Para finalizar realize uma pesqisa para nota:
 Tema: Cururu.
 Siga o roteiro a seguir
 Origem;
 Instrumentos musicais;

  Região, cidade  do Brasil onde é praticada.



 
                                                    Bom estudo!