ATIVIDADE 2:
Escreva uma carta para você e conte como está passando este período de pandemia, como está se sentindo, como se estivesse escrevendo para um amigo:
. Pesquisar e analisar diferentes formas expressão, representação e encenação de
danças de matriz indígena, africana e afro brasileira grupos e coletivos paulistas e brasileiros de
diferentes épocas.
Para começar responda:
·.Você já participou de apresentações de dança na escola?
·.Qual gênero de dança com o qual você mais se
identifica?
·.Existem várias danças no Brasil de matriz (origem)
indígena,africana e afro-brasileira.
Você conhece alguma? Ou assistiu mesmo pela TV
uma dança indígena? Se sim descreva os passos, uso de objetos, e a finalidade
dessa dança.
ATIVIDADE I
Leitura.
Cada povo indígena tem um modo de viver, de pensar e de
falar as coisas. O indígena de hoje possui uma identidade herdada de seus
ancestrais. Foram estes que transmitiram os conhecimentos e saberes que
sobrevivem até hoje: jeitos de falar, de orar, de trabalhar, de manejar a terra
e os recursos naturais; modos de cantar,de dançar,de se pintar e
enfeitar, de contar histórias, de se relacionar; formas de se alimentar, de
respeitar os espíritos dos seres vivos e não vivos. Esses conhecimentos são
compartilhados há muito tempo e fazem com que cada cultura seja o que é e se
renove sempre.
Almanaque Socioambiental Parque
indígena do Xingu 50 anos.
1-Responda
a
. As danças indígenas são iguais entre as aldeias?
b
. Como essas danças sobreviveram ao longo do tempo?
ATIVIDADE
II
Apreciação
e análise de imagem.
1
Encontro de Catira e Viola em Anápolis, Goiás.
2 3
4
Cururu
5
6
Ritual da aldeia Ipavu, do povo Kamayurá, no Parque Indígena do Xingu.
2. Após apreciação das imagens
responda:
a . Qual imagem chamou sua
atenção?
b . Algumas imagens estão sem identificação. Identifique-
as quanto ao nome da dança e origem.
c . Escreva o nome de 3 danças africanas.
d. Na imagem número 6 identifique as cores em seguida classifique-as.escrevendo:primárias, secundáriasou são cores terciárias.