quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Tecnologia e Inovação 1ª, 2ª e 3ª Série EM - Eu posto, Você Compartilha, Ele Curte


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO       Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ Série: ___ Data __/__/__
3º BIMESTRE
 Parte I - Eu Posto, Você Compartilha, Ele Curte (18/08)



Atividades
1)    Curtir, Comentar e Compartilhar são ações muito importantes para as plataformas digitais. Por quê?
2)    Mas como sabem que você visitou ou pesquisou uma página na web?
3)    O que é um conteúdo viral?
4)    O que é um meme? Qual foi o mais engraçado que você já viu?
5)    O que é fake News? De um exemplo.
6)    O que é a postagem de discurso de ódio? Quais problemas elas podem causar?
7)    Qual a diferença entre a liberdade de expressão e o discurso de ódio?


Pratique a dúvida saudável.

“Epa! Peraí, o quê?!”

A informação causou em você choque, surpresa ou raiva?

Pause! Não passe adiante ainda.

Dedique um momento para investigar a informação.

Educação Física 3ª Série EM - O que sabemos sobre lazer e trabalho?


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA ___ Data __/__/__
3º BIMESTRE
 Parte I – O QUE SABEMOS SOBRE LAZER E TRABALHO? (21/08)

1)    Para iniciar esse tema, você irá fazer uma reflexão sobre o lazer e o trabalho. Levante todas as possibilidades e se ambos estão relacionados. A seguir, algumas questões para orientar a reflexão.
a.    O que é lazer?
b.    O que é trabalho?
c.    Quais são suas atividades de lazer?
d.    É importante durante o trabalho ter momentos de lazer? Por quê?
e.    Você frequenta espaços públicos e/ou privados de lazer? 
f.     O que poderia ser feito na região onde você mora para valorizar as atividades de lazer?
g.    A quadra da escola também é utilizada pela comunidade aos finais de semana?
2)    Pense nas facilidades e dificuldades ao acesso de espaços para a prática do lazer em seu bairro ou cidade. Em seguida crie um mapa indicando esses lugares.
3)    Baseado nos levantamentos de dados realizados na atividade anterior, responda:
a.    Existem espaços de lazer suficientes em sua comunidade?
b.    O que tem nesses espaços de lazer?
c.    Qual o estado de conservação destes locais?
d.    Como você pode contribuir com estes espaços de lazer?
e.    Quais os pontos positivos e o que precisa melhorar diante de suas impressões?
f.     Quais são as alternativas para que a comunidade tenha espaços de lazer em seu bairro?
4)    Pense em um tipo de campanha que pode ser feita para a comunidade, destacando a importância do lazer. Pode ser uma palestra, uma caminhada, um mural ou um vídeo, a escolha é de vocês! Porém, deve ficar evidente a importância do lazer e quais os caminhos necessários para que todos tenham acesso ao lazer.

Biologia 3ª Série EM - Evolucionismo e teorias evolucionistas


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA ___ Data __/__/__
3º BIMESTRE

 Parte I -Evolucionismo e teorias evolucionistas (17/08)


Atividades
1)    O que você entende por evolução? O que sabe a respeito?
2)    Com base na aula explique o que é a seleção natural?
3)    Cite as ideias evolucionistas de Lamarck;
4)    Leia com atenção os três pequenos textos sobre a seleção natural proposta por Darwin, indique qual deles melhor descreve essa importante teoria e ponte qual ou quais equívocos foram cometidos nos outros dois textos.
a.    Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.
b.    Os organismos mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos.
c.    Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.

Física 1º Termo EM EJA - ROTEIRO DE ESTUDOS - 17/08 a 21/08

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSOR FÁBIO ALVES
1º e 2º TERMOS EJA – FÍSICA



ESTUDANTE
             Você deve ler sobre DESCRIÇÃO DO MOVIMENTO nas páginas 33 a 37 do Livro Didático EJA MUNDO DO TRABALHO – FÍSICA – ENSINO MÉDIO – VOLUME 1.

Assista ao vídeo abaixo:
Por dentro dos movimentos
           
            Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se encontram disponibilizadas no
formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.
             Participe da aula virtual semanal para interagir com os colegas e tirar suas dúvidas sobre o roteiro de estudos. Vamos conversar sobre essas questões para compartilhar as ideias.

Filosofia 1º Termo EM EJA - "Introdução à Filosofia Política"

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSORA: Carmelina ( Mila) 
NOME DO ALUNO-
Período- 21-08-2020                                    Data para entrega- 04-9-2020
CONTEÚDO: TEMA: “INTRODUÇÃO À FILOSOFIA POLÍTICA”
ATIVIDADES:

1- A partir da sua experiência cotidiana e escolar ou pesquise e responda as questões disponíveis nos quadros que se:

O QUE É ESTADO?


COMO EM GERAL, O ESTADO EXERCE SEU PODER?

Ao longo da história, os povos estabeleceram basicamente três sistemas de governo: o republicano, o monárquico e o despótico. Os governos se diferenciam em sua concepção, segundo a distribuição do poder ou soberania. Segundo Montesquieu, o poder soberano na república pode ser dividido entre todos (democracia) ou entre uma parte da sociedade (oligarquia ou aristocracia). Já na monarquia, o poder soberano é exercido por uma única pessoa, segundo leis. Por fim, o poder soberano despótico está centrado na vontade de uma única pessoa. Cada um dos sistemas citados - monarquia, república e despotismo - trazem um princípio fundamental:
2. Explique.
MONARQUIA –
REPÚBLICA-
 DESPOTISMO -

 AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.


Sociologia 3ª Série EM - Qual é a Organização Política do Estado Brasileiro?

                                                       GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
   E.E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSORA- CARMELINA (MILA) 
NOME DO ALUNO-
Período: 21-08-2020                                          Data para retorno- 04-09-2020
CONTEÚDO: QUAL É A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO?
ATIVIDADES
Um estado pode ser governado de diversas formas.  Vamos começar pela Monarquia.
Uma vez coroado, o rei é informado sobre seu poder absoluto, manda em tudo e todos e adora repetir a frase “l’état est moi”
1-     É natural que uma pessoa seja o próprio estado, mandando e desmandando a seu bel-prazer?
2-      O que você faria para fugir da tirania?
3-     Se o rei for deposto e substituído por outro, a coroa deve ser passada ao novo rei. Se optarem pela república, a coroa deve ser deixada de lado e a faixa presidencial deverá ser oferecida àquele que ocupar o lugar de presidente do Estado.
Antes de resolvermos a vida do rei, vamos discutir um pouco sobre eleição.
4-     Você sabe como funciona o processo eleitoral brasileiro?
5-      Contudo, sempre ficam algumas dúvidas, pesquise o seguinte tópico:
• as condições partidárias no período da ditadura brasileira, que teve início em 1964 e perdurou até 1985, e as características do bipartidarismo.


AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.

Filosofia 3ª Série EM - "Características do discurso filosófico - Comparação com o discurso científico"

                                                  GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
   E.E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSORA- CARMELINA (MILA) 
NOME DO ALUNO-
Período: 21-08-2020                                          Data para retorno- 04-09-2020
CONTEÚDO: TEMA: “CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO – COMPARAÇÃO COM O DISCURSO CIENTÍFICO”
ATIVIDADES

Dando continuidade ao desenvolvimento do tema da atividade anterior, sugerimos a leitura do texto.
 “A Filosofia entre a religião e a ciência”, de Bertrand Russel. (...) “Filosofia” é uma palavra que tem sido empregada de várias maneiras, umas mais amplas, outras mais restritas. Pretendo empregá-la em seu sentido mais amplo, como procurarei explicar adiante. A Filosofia, conforme entendo a palavra, é algo intermediário entre a Teologia e a Ciência. Como a Teologia, consiste de especulações sobre assuntos a que o conhecimento exato não conseguiu, até agora, chegar, mas, como ciência, apela mais à razão humana do que à autoridade, seja esta a da tradição ou a da revelação. Todo conhecimento definido - eu o afirmaria - pertence à ciência; e todo dogma quanto ao que ultrapassa o conhecimento definido, pertence à Teologia. Mas entre a Teologia e a Ciência existe uma Terra de Ninguém, exposta aos ataques de ambos os campos: essa Terra de Ninguém é a Filosofia. Quase todas as questões do máximo interesse para os espíritos especulativos são de tal índole que a Ciência não as pode responder, e as respostas confiantes dos teólogos já não nos parecem tão convincentes como o eram nos séculos passados. Acha-se o mundo dividido em espírito e matéria? E, supondo-se que assim seja, que é espírito e que é matéria? Acha-se o espírito sujeito à matéria, ou é ele dotado de forças independentes? Possui o universo alguma unidade ou propósito? Está ele evoluindo rumo a alguma finalidade? Existem realmente leis da natureza, ou acreditamos nelas devido unicamente ao nosso amor inato pela ordem? É o homem o que ele parece ser ao astrônomo, isto é, um minúsculo conjunto de carbono e água a rastejar, impotentemente, sobre um pequeno planeta sem importância? Ou é ele o que parece ser a Hamlet? Acaso é ele, ao mesmo tempo, ambas as coisas? Existe uma maneira de viver que seja nobre e outra que seja baixa, ou todas as maneiras de viver são simplesmente inúteis? Se há um modo de vida nobre, em que consiste ele, e de que maneira realizá-lo? Deve o bem ser eterno, para merecer o valor que lhe atribuímos, ou vale a pena procurá-lo, mesmo que o universo se mova, inexoravelmente, para a morte? Existe a sabedoria, ou aquilo que nos parece tal não passa do último refinamento da loucura? Tais questões não encontram resposta no laboratório. As teologias têm pretendido dar respostas, todas elas demasiado concludentes, mas a sua própria segurança faz com que o espírito moderno as encare com suspeita. O estudo de tais questões, mesmo que não se resolvam esses problemas, constitui o empenho da Filosofia. (RUSSEL, B. A Filosofia entre a religião e a ciência Texto na íntegra disponível em Domínio Público. . Acesso em 07 mar. 2019).
ATIVIDADES
1. O que você entende por “Terra de Ninguém”? 
2. Por que no texto a Filosofia pertence à “Terra de Ninguém”?
3. Segundo o texto, que tipo de pergunta não encontra resposta em testes de laboratório?
4. Realize a atividade proposta.
* A partir da leitura do trecho, construa um texto sobre a importância da Filosofia para compreendermos o mundo que vivemos, ainda mais nessa época de pandemia..

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.

Sociologia 2ª Série EM - Qual a importância do trabalho na vida social brasileira?


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
   E.E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSORA- CARMELINA (MILA) 
NOME DO ALUNO-
Período: 21-08-2020                                          Data para retorno- 04-09-2020
CONTEÚDO:  QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO NA VIDA SOCIAL BRASILEIRA? 
ATIVIDADES
Leia os textos a seguir:
Texto 1-  O esfacelamento do mundo feudal consistiu em um longo processo, no qual as velhas formas de trabalho artesanal foram sendo substituídas pelo trabalho em domicílio, a partir do campo, produzindo para as indústrias em desenvolvimento nas cidades. Assim, durante o século XIV, foram desenvolvidas as indústrias rurais em domicílio, como forma de aumentar a produção. Os comerciantes distribuíam a matéria-prima nas casas dos camponeses e ali era executada uma parte ou a totalidade do trabalho. Essas indústrias representaram uma forma de transição entre o artesanato e a manufatura e permitiram a acumulação de capital nas mãos desses comerciantes, além de formar mão de obra para o trabalho industrial nas cidades. Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.
Texto 2-   Na Idade Média, as pessoas trabalhavam nos campos, ligadas a um senhor feudal, ou moravam nos burgos e eram artesãos. Em todos esses momentos da história, as pessoas executavam algum trabalho, mas não tinham emprego. O emprego só se disseminou com o capitalismo, quando o trabalhador passou a vender sua força de trabalho (física ou mental) em troca de um salário. Ao conseguir o emprego, o trabalhador assina um contrato de trabalho que especifica suas funções. Ao contrário do que ocorria na Antiguidade, em que os escravos eram uma propriedade, e na Idade Média, em que os trabalhadores eram servos presos à terra do senhor feudal, no capitalismo os trabalhadores são “livres” para procurar outras condições de trabalho em um novo emprego. Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.
ATIVIDADE
Conforme os textos acima, a mudança no mundo do trabalho com configuração social pautada nos moldes capitalista, fez-se solo fértil para pensadores como Marx, Weber e Durkheim dedicarem esforços para analisá-lo e compreendê-lo. Mediante suas teorias, percebemos que cada um se aprofunda em determinado tema. Marx aborda a divisão social que culmina entre patrões e empregados nas sociedades capitalistas; Weber traz à luz da discussão, o deslocamento do trabalho como castigo ou tortura para o lugar daquilo que oferece reconhecimento e benefícios; já Durkheim, aponta a relação interdependente que há entre as pessoas quanto à divisão social do trabalho, ou seja, o que as mantêm solidarizadas umas com as outras. Verificadas as particularidades de cada autor, somados aos novos conhecimentos sobre o trabalho, produza um texto argumentativo.

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.




Filosofia 2ª Série EM - Filosofia, Política e Ética - Humilhação, Velhice e Racismo/Preconceito


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
                                                           E.E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSORA- CARMELINA (MILA) 
NOME DO ALUNO-
Período: 21-08-2020                                          Data para retorno- 04-09-2020

CONTEÚDO: “FILOSOFIA, POLÍTICA E ÉTICA – HUMILHAÇÃO, VELHICE E RACISMO / PRECONCEITO.
ATIVIDADES
1-Reflita sobre as questões disponíveis nos quadros a seguir, em seguida argumente sobre cada um.
EXISTE RACISMO NO BRASIL?
COMO OS IDOSOS SÃO TRATADOS?
A DIFERENÇA ENTRE RICOS E POBRES DEPENDE DO ESFORÇO DE CADA UM?
OS PAPÉIS SOCIAIS ASSUMIDOS POR HOMENS E MULHERES SEMPRE FORAM OS MESMOS?
2- COMO O RACISMO PODE SE MANIFESTAR NA NOSSA SOCIEDADE?
Você certamente já ouviu falar em filosofia grega e em filósofos alemães e franceses, mas já ouviu falar em filosofia indígena, indiana, árabe, africana ou outra que não seja europeia?  Você conhece o nome de algum filósofo africano ou afro-diaspórico? Diferentes povos apresentam diferentes experiências e formas de produzir cultura, assim como capacidade de refletir a sua realidade e, portanto, de interpretar o mundo e produzir filosofia. Negar essa capacidade é uma forma de negar a humanidade. O racismo nega a grupos e povos, pelas suas origens e características físicas, experiências históricas, a produção de cultura, e inclusive, seu papel enquanto produtores de ciência e filosofia, diminuindo, assim, sua humanidade.

3- Pesquise sobre filosofia africana.
Para saber mais! Filosofia africana: “textos diaspóricos” Disponível em:  https://filosofia-africana.weebly.com/textos-diaspoacutericos.html
AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.