terça-feira, 16 de junho de 2020

Biologia 2º Ano EM - Organização celular como característica fundamental de todas as formas vivas

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
Disciplina: Biologia
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Conteúdo: A organização celular como característica fundamental de todas as formas vivas.
Problematização: Durante uma conversa entre amigos da escola, surgiu como parte do assunto o fato das plantas respirarem, um dos participantes afirmou que as plantas não respiram e que elas apenas realizam o processo de fotossíntese. Um outro integrante do grupo disse que as plantas respiram sim.
E então? As plantas respiram ou não?
Problematização: O corpo humano é constituído por 10 trilhões de células. Todas elas são iguais e possuem as mesmas funções?
Quais são suas funções?
Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Biologia 1º Ano EM - Rotação de culturas

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio
Disciplina: Biologia
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Conteúdo: Rotação de culturas.
Você já ouviu falar da técnica agrícola chamada “rotação de cultura”?
Problematização:
1.   O que é rotação de cultura na agricultura? Qual a sua importância?
2.   Quais são os benefícios da rotação de Cultura?
3.   Como fazer a rotação de cultura?
4.   Qual a relação do nitrogênio com a rotação de cultura?
Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

Desafio da Prô Jacob!!! Treino Funcional em casa!!!

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

ROTEIROS DE ESTUDOS

Disciplina: Educação Física

Professor: Cíntia Jacob (15)996151042   

Desafio da Prô Jacob!!!

Atividade prática de Educação Física em casa!

Atividade: Alongamento

Que tal começarmos a semana fazendo um alongamento? Você sabia que é muito importante se alongar todos os dias antes de partir para qualquer atividade? Então, faça sozinho ou chame sua família para participar.

 

Atividade: Treino funcional em casa.

Chegou a hora de conhecer e experimentar alguns exercícios básicos do treinamento funcional. Vamos lá?

 

1. Prancha: Deite no chão e suba o corpo, apoiando-se nos antebraços e encostando os cotovelos no chão. Mantenha a coluna completamente alinhada, esticando os pés. Fique nesta posição por um tempo, descanse um pouco e retorne à posição da prancha. Faça isso pelo menos 5 vezes.

2. Abdominal: Deite de costas para o chão, dobre as pernas e, com os braços em volta do pescoço, suba o tronco até alcançar os joelhos.

3. Flexão: Faça a mesma posição da prancha, mas desta vez apoiando as palmas das mãos no chão. Faça movimentos lentos de subir e descer os braços. Faça dez vezes e depois descanse um pouco. Volte para a posição e aumente para 20 flexões.

Veja se consegue!

Registre esse momento com foto ou vídeo e envie para Professora Cíntia Jacob.


Inglês 9º Ano A e B - Verbos no Modo Imperativo

ATIVIDADE 1: ASSISTA AO VÍDEO SOBRE OS VERBOS NO MODO IMPERATIVO

COPIAR NO CADERNO

EXEMPLOS DE FRASES AFIRMATIVAS  NO MODO IMPERATIVO:
BE HAPPY! (SEJA FELIZ)
WEAR MASK! (USE MÁSCARA)
GO AWAY!  (VÁ EMBORA)
READ IT!  (LEIA ISSO) 
LISTEN TO THIS MUSIC! (OUÇA ESTA MÚSICA)
MAKE ME A PLEASE! (FAÇ-ME UM FAVOR!)
DRAW A LANDSCAPE! (DESENHE UMA PAISAGEM)
SEARCH THE INFORMATION! (PESQUISE A INFORMAÇÃO)
BE FAST! (SEJA RÁPIDO)
TAKE CARE! (TOME CUIIDADO)
SAVE THE PLANET! (SALVE O PLANETA)

EXEMPLOS DE FRASES NEGATIVAS NO MODO IMPERATIVO:
DON'T BE LATE! (NÃO SE ATRASE)
DON'T BE SAD! (NÃO FIQUE TRISTE)
DON'T FORGET YOUR MASK! (NÃO ESQUEÇA SUA MÁSCARA)
DON'T LEAVE WITHOUT YOUR MASK. (NÃO SAIA SEM SUA MÁSCARA)
DONT WORRY! (NÃO SE PREOCUPE)
DON'T WASTE WATER! (NÃO DESPERDICE ÁGUA)

ATIVIDADE 2: OBSERVE O CARTAZ, NELE HÁ DUAS FRASES NO MODO IMPERATIVO, UMA AFIRMATIVA E OUTRA NEGATIVA E ANOTE NO CADERNO. 



 FRASE AFIRMATIVA E A TRADUÇÃO:_________________________________

FRASE NEGATIVA E A TRADUÇÃO:____________________________________










Inglês 8º Ano EF - Verbos no Tempo Futuro

COPIAR NO CADERNO ESTAS INFORMAÇÕES:

*PARA FORMAR FRASES NO TEMPO FUTURO EM INGLÊS, USAMOS O VERBO AUXILIAR WILL (PARA FRASES AFIRMATIVAS) E WON'T (PARA FRASES NEGATIVAS)

*LEMBRANDO  QUE WILL E WON'T SOZINHOS NÃO TÊM TRADUÇÃO, MAS COMBINADOS COM VERBOS EM UMA FRASE, EXPRESSAM UMA AÇÃO FUTURA.

ALGUNS VERBOS PARA A ATIVIDADE ABAIXO:
LEAVE = SAIR
GO =IR
WEAR = USAR NO SENTIDO DE VESTIR
ARRIVE = CHEGAR
BE = ESTAR OU SER (DEPENDE DO CONTEXTO)
MEET =ENCONTRAR
TRAVEL - VIAJAR
PLAY = BRINCAR, JOGAR, TOCAR (DEPENDE DO CONTEXTO)

ASSISTIR AO VÍDEO - SOBRE USO DE WILL E WON'T

COPIAR NO CADERNO

ATIVIDADE: OBSERVE AS FRASES E FAÇA ASSOCIAÇÃO COM A TRADUÇÃO CORRESPONDENTE:

A) HE WON'T LEAVE THE HOME WITHOUT HIS MASK.
B) I WILL GO AT YOUR PARTY
C) SHE WILL WEAR HER MASK EVERYDAY
D) THEY WON'T ARRIVE LATE.
E) WE WILL BE AT HOME IN A FEW MINUTES.
F) I WILL MEET YOU IN THE RESTAURANT IN 10 MINUTES.
G) WE WON'T TRAVEL IN THIS YEAR.
H) THEY WON'T PLAY IN THIS WORLD CUP.

(   ) ELES NÃO CHEGARÃO TARDE.
(   ) ELES NÃO JOGARÃO NESTA COPA DO MUNDO.
(   ) ELE NÃO SAIRÁ DE CASA SEM A SUA MÁSCARA.
(   ) ELA USARÁ SUA MÁSCARA TODOS OS DIAS.
(   ) NÓS NÃO VIAJAREMOS NESTE ANO.
(   ) NÓS ESTAREMOS EM CASA EM POUCOS MINUTOS
(   ) EU IREI À SUA FESTA.
(   ) EU TE ENCONTRAREI NO RESTAURANTE EM  DEZ MINUTOS.


Matemática 3º Ano EM - Introdução aos números complexos

Roteiro de estudo de 15/06 a 19/06 - 2º Bimestre

Números complexos

Os números complexos constituem a expansão do conjunto dos números reais e foram criados para resolver equações com raiz quadrada de um número negativo.

O conjunto dos números complexos foi criado com o intuito de resolver equações que envolvem raízes de números negativos. Como exemplo, se utilizarmos a fórmula de Bháskara na equação x2 – 6x + 10 = 0, teremos:
Δ = b2 – 4·a·c
Δ = (– 6)2 – 4·1·10
Δ = 36 – 40
Δ = – 4
Como bem sabemos, é impossível que uma equação do segundo grau que tem Δ negativo possua solução real. Entretanto, considerando o conjunto dos números complexos, podemos solucionar essa equação. Na realidade, foi justamente por isso que foi criado esse conjunto. Assim, substituindo os valores do exemplo acima na fórmula de Bháskara, teremos:
x = – b ± √∆
        2a
x = – (– 6) ± √(–4)
         2
x = 6 ± √(–4)


      2
Observe que não é possível encontrar √(– 4) dentro do conjunto dos números reais, pois 2·2 = 4 e (– 2)(– 2) = 4. A sugestão do matemático italiano Rafael Bombelli foi considerar que √(–4) = √(–1·4) = 2√– 1 é uma forma de solucionar essa equação. E, após isso, deve-se trocar √–1 por i. Portanto, as soluções dessa equação seriam:
x’ = 3 + 2i
x’’ = 3 – 2i
Esse tipo de número foi chamado de número complexo.










































O que se pode afirmar quanto aos valores da potência de i ?


Agora determine:

1)    O que se pode afirmar quanto aos valores da potência de i ?


2) Agora determine:

a)i^13                                                   

b)i^22                                           

c)i^36

d)i^2015                                               

e)i^1000                                           

f)i^145   

3) Calcule o número complexo:

i126 + i-126 + i31 - i180



TUTORIAL DE ACESSO AO DRAGONLEARN


Alunos do Ensino Fundamental podem acessar o aplicativo Dragonlearn para realizar atividades de Matemática e Inglês.
Façam download pelo link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.app.dragonlearncombr ou acessem diretamente no site dragonlearn.com.br

Ciências 8º Ano EF A - Reprodução dos Vegetais


ATIVIDADES DEVERÃO SER ENTREGUE ATÉ O DIA 22/06 VIA WHATSS

Projeto de Vida 3º Ano EM - Plano de Ação!

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 3ª Série A do Ensino Médio
Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
cintiajacob@hotmail.com
Atividade: Montar um Plano de Ação!
Um bom plano de ação deve contemplar:
Objetivo
Ações
(O que fazer)
Estratégias (Como fazer)
Desafios





Atividade: “Se conhecendo”.
Elaborar uma análise pessoal para áreas de prioridade pessoal.
Coloque na tabela abaixo o que é prioridade na sua vida e dê exemplos das atividades que você costuma fazer.
TAREFAS – DIVERSÃO – ESTUDO – VIDA PESSOAL
1º Lugar

2º Lugar

3º Lugar

4º Lugar

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Projeto de Vida 2º Ano EM - O que é ser um estudante protagonista?

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: O que é ser um estudante protagonista?
Você irá refletir e escrever sobre:
O que é ser protagonista?
Qual a importância de ser um estudante protagonista.
Competências em foco:
Organização: Ter habilidades organizacionais e atenção meticulosa a detalhes importantes para planejamento e execução de planos para objetivos de longo prazo.
Assertividade: Ser capaz de falar o que acredita, expressar suas opiniões, necessidades e sentimentos, mobilizar as pessoas; conseguir ser preciso e firme, saber expressar suas ideias, defender uma posição e confrontar outros se necessário; coragem.
Foco: Ser capaz de focar a atenção e se concentrar na tarefa e evitar distrações, mesmo quando realiza tarefas repetitivas.

·         Você viu quais as competências que você exercitará nesta atividade? Fique atento a elas, pois no final você irá avaliar como você as desenvolveu.
·         Então, para começar essa atividade pense: O que significa protagonismo juvenil?
·         Pensou? Agora é hora de ler e refletir sobre o texto “O que é ser um (a) estudante protagonista?”.
·         Após terminar a leitura pegue um caderno ou uma folha e registre exemplos para as seguintes situações:

Situação 1:
Estudante coadjuvante

Situação 2:
Estudante Protagonista

Situação 3: Como superar a situação 1 e atingir a situação 2?

1.  Como foi realizar a atividade? O que aprendeu com ela? Pensou sobre as competências desenvolvidas?
2.  Você concluiu a primeira atividade. Temos certeza que pode aprender ou entender melhor o que é ser protagonista e ainda desenvolver competências fundamentais para se sair bem na escola e na vida? Que tal compartilhar o seu exercício com outros colegas na rede?

O que é ser um estudante protagonista?

Uma boa forma de entendermos o conceito de protagonismo juvenil é pensarmos no sentido que a palavra tem no teatro: protagonista é o ator ou a atriz principal. Outros participantes são os coadjuvantes, ficam com papéis secundários na trama. À frente da ação que se desenvolve na peça estão os(as) protagonistas. A palavra protagonista nasce da fusão de duas palavras gregas: proto, que significa o(a) primeiro(a), o(a) principal; e agoniste, que significa lutador(a). O (A) protagonista, portanto, é aquele(a) que está à frente, que “assume as rédeas” de determinada ação.
Uma vez entendido o sentido, vamos tentar responder à pergunta: Por que essa escola quer formar um(a) jovem protagonista?
Já nas ações regulares da escola, assumir-se como um(a) estudante protagonista significa participar das aulas; envolver-se com a programação de atividades; querer aprender e ir além; procurar os(as) professores(as) quando se tem dúvida; aprender a fazer boas pesquisas nos livros e na Internet; desenvolver liderança, superar a timidez ou outros entraves que atrapalham a aprendizagem; colaborar com os(as) colegas e ajudá-los(las); enfim, afastar-se de atitudes passivas e desenvolver competências para aprender mais e melhor, contando com o apoio dos(as) professores(as) e da equipe de gestão da escola.
Para terminar este texto, há ainda um ponto muito importante que não pode ficar de fora: é preciso que a escola faça sua parte. Cada jovem deve se esforçar para ser um(a) estudante protagonista, e a escola, por sua vez, deve ser parceira do(a) jovem nessa busca. Ela precisa abrir espaço a práticas de ensino participativas, proporcionar oportunidades de aprendizagem colaborativa, incentivar a postura crítica e possibilitar que os(as) alunos(as) empreendam ações de pesquisa e de aplicação dos conhecimentos em situações da escola, da comunidade e da vida cotidiana.
Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.



Inglês 7º Ano A e B - Gramática - Verbos no Passado

HOJE VAMOS APRENDER OS VERBOS NO PASSADO EM INGLÊS.


ANOTAR NO CADERNO

* EM INGLÊS OS VERBOS NO PASSADO SIMPLES PODEM SER REGULARES OU IRREGULARES

OBSERVE:

I STUDY AT "DIOGENES SCHOOL. (Eu estudo na "Escola Diógenes") - verbo "estudar" no presente

I STUDIED AT "DIOGENES SCHOOL". (Eu estudei na "Escola Diógenes) - verbo "estudar" no passado.

I GO AT CINEMA. (Eu vou ao cinema) - verbo "ir" no presente

I WENT AT CINEMA. (Eu fui ao cinema.) - verbo "ir" no passado.

* VOCÊ PERCEBEU QUE AS PALAVRAS STUDY E STUDIED (ESTUDO E ESTUDEI) MUDOU APENAS O FINALZINHO DA ESCRITA?

* JÁ AS PALAVRAS GO E WENT (VOU E FUI) MUDOU COMPLETAMENTE A ESCRITA?

***POIS BEM...É QUE O VERBO STUDY É REGULAR, PORTANTO QUANDO ESCRITO NO PASSADO A PALAVRA GANHA "ED" AO FINAL DELA. JÁ O VERBO GO É IRREGULAR, POR ISSO QUE MUDOU COMPLETAMENTE A ESCRITA DA PALAVRA, AO ESCREVÊ-LO NO PASSADO SIMPLES.

HOJE VAMOS ESTUDAR SOMENTE OS VERBOS REGULARES.

COMO ESCREVER OS VERBOS REGULARES NO PASSADO SIMPLES?
HÁ 5 REGRINHAS:

1 - VERBOS TERMINADOS EM UMA CONSOANTE + Y - TROCA O Y POR IED
STUDY - STUDIED (estudei)
CARRY - CARRIED (cuidei)
COPY - COPIED (copiei)
APLLY - APPLIED (apliquei)
DRY - DRIED (sequei)

2. VERBOS  TERMINADOS EM E - APENAS ACRESCENTA D
USE - USED (usei)
AGREE - AGREED ( aceitei)
FREE - FREED ( livrei)
LOVE - LOVED (amei)
LIKE - LIKED (gostei)

3. VERBOS TERMINADOS EM VOGAL + Y   - ACRESCENTA ED (SEM TIRAR O Y)
ENJOY - ENJOYED (diverti)
PLAY - PLAYED (brinquei, toquei)
DESTROY - DESTROYED (destruí)

4. VERBOS TERMINADOS EM CONSOANTE + VOGAL+ CONSOANTE - REPETE A ÚLTIMA LETRA E ACRESCENTA ED
PLAN - PLANNED (planejei)
ADMIT - ADMITTED (admiti)
STOP - STOPPED (parei)

5. PARA OS OUTROS VERBOS TERMINADOS EM OUTRAS CONSOANTES, APENAS ACRESCENTA ED AO FINAL DA PALAVRA
BRUSH - BRUSHED (escovei)
CLEAN - CLEANED (limpei)
WASH - WASHED (lavei)

ASSISTA AO VÍDEO PARA DESAFIO - O QUE VOCÊ FEZ HOJE?