Professora: Nereide
Atividade com base em aulas apresentadas
no CMSP.
Revisando-
Atividade I
Apreciação de
imagens e leitura de texto
Os jogos olímpicos que mobilizam milhões de pessoas ao
redor do mundo hoje em dia foram uma criação dos antigos gregos. O primeiro
deles aconteceu pela primeira vez na cidade de Olímpia. Os jogos eram uma
homenagem a Zeus e ocorriam de quatro em quatro anos. Quando se aproximava a
data de sua realização, as guerras eram interrompidas pelos gregos. Homens das
mais variadas profissões e das mais diferentes cidades viajavam para Olímpia a
fim de participar daquele grande acontecimento esportivo, cívico e religioso.
Os jogos Olímpicos tinham um perfil militar e
aristocrático. Militar porque repetiam
exercícios de guerra, aristocrático, pois o objetivo de um atleta era se destacar em honra frente
aos seus competidores. A recompensa pela
vitória numa competição era simbólica. Os vencedores ganhavam uma coroa feita
com folhas de louro e eram recebidos com enorme entusiasmo na volta à sua
cidade natal, onde se erguiam estátuas em homenagem a eles. A presença de
mulheres era proibida tanto nas competições como na plateia.
Atividade II
Verificação da
leitura
·
As afirmações a seguir dizem respeito aos
Jogos Olímpicos na Grécia Antiga. Responda no caderno, e por meio de números,
quais dessas afirmações continuam válidas para os Jogos Olímpicos atuais.
1.
Os Jogos Olímpicos são uma homenagem ao
deus Zeus.
2.
Os Jogos Olímpicos são realizados de quatro
em quatro anos.
3.
Somente os atletas do sexo masculinos podem
participar das provas.
4.
Os atletas participam das provas nus.
5.
Os Jogos Olímpicos são realizados sempre na
mesma cidade.
6.
Os atletas recebem como prêmio uma coroa
feita de folhas de louro.
7.
Entre as modalidades, esportivas pode-se
citar: corrida a pé, lutas corporais, arremesso de disco e arremesso de dardo.
8.
Apenas atletas gregos participam das provas.
. Leia com atenção o
texto a seguir.
As cidades cretenses formaram - se em
torno de palácios, que funcionavam como sede do governo e eram construídos de
forma a abrigar [...] todas as atividades pelas quais o governante era
responsável.
Ao redor de um pátio central [...]
havia depósitos para os cereais, o óleo e o vinho provenientes dos tributos
recolhidos – que entre outras coisas deviam constituir as reservas para
ocasiões de crise – e também locais próprios para os funcionários que
administravam as rendas da cidade.
a)
Segundo o texto como se formaram as cidades
cretenses?
b)
Como era o interior dos palácios cretenses?
c)
Para que serviam os cereais, o óleo e o
vinho acumulados nos depósitos do palácio?
·
Dê o significado de:
a) Cidade-Estado; b) Monarquia; c) Oligarquia.
·
Em Atenas somente uma parte pequena da
sociedade tinha os direitos de cidadania. Quem eram os excluídos desse
processo?
· Observe a imagem
abaixo:
·
O texto abaixo é atribuído ao governante
ateniense Péricles. Leia-o com atenção.
Pelo fato de o Estado entre
nós, ser administrado pelo povo e não por uma minoria, nosso regime tomou o
nome de democracia. No que diz respeito as divergências particulares a igualdade é assegurada a todos pelas leis,
mas no que se refere à vida pública, cada um obtém reconhecimento em virtude de
seu mérito, e a classe a que pertence importa menos que seu
valor pessoal. Enfim ninguém se constrange pela pobreza ou pela obscuridade de sua condição pessoal se puder prestar serviços à cidade.
Discurso de Péricles.
TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. In rede, Marcelo. A Grécia Antiga.
São Paulo: Saraiva,1999. P. 26. (Que história é essa?).
Assinale com X
apenas as afirmações verdadeiras.
a)Assim
como os atenienses, nós também participamos diretamente das votações que
aprovam as leis válidas para todos os cidadãos.
b)Diferentemente
dos atenienses, nós não participamos das votações que aprovam as leis. O que
nós fazemos é eleger representantes ( vereadores, deputados, senadores) para
que tomem decisões que devem ( ou deveriam) beneficiar o povo.
c)Em
Atenas, apenas uma parte pequena da sociedade tinha direito a cidadania. As
mulheres, os escravos e estrangeiros, que formavam a maioria da população, não podia participar da política.
d)No
Brasil, todos os brasileiros (homens e mulheres) são considerados cidadãos. A
partir dos 16 anos, os jovens já podem votar.
e)A
democracia ateniense era indireta, enquanto que a democracia que temos hoje em
nosso país é direta e representativa.
Espaço para leitura
Atividade III
Análise de
quadrinhos.
Hoje você vai
observar, ler e analisar.
Os quadrinhos a
seguir são do artista brasileiro Mauricio de Sousa. E, como informa o autor,
essa história se passa num país muito bonito.
a) Em que país se passa essa história?
_____________________________________________________________
b) Explique com suas palavras o significado de
”só jogo bafo usando o truque do chiclete”.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
b) Você já presenciou algum acontecimento
relacionado ao tema dos quadrinhos? Relate-o.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
c) Releia a tira que mostra a fila de idosos e,
depois de analisar a proposta do primeiro da fila, reflita e elabore um
comentário sobre a atitude dele.
_______________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
BOM ESTUDO!