quarta-feira, 12 de agosto de 2020

História 6º Ano EF A - Grécia

Professora: Nereide 

                                                                                                                  Atividade com base em aulas apresentadas no CMSP.

Revisando-

 Atividade I
Apreciação de imagens e leitura de texto

            
Os jogos olímpicos que mobilizam milhões de pessoas ao redor do mundo hoje em dia foram uma criação dos antigos gregos. O primeiro deles aconteceu pela primeira vez na cidade de Olímpia. Os jogos eram uma homenagem a Zeus e ocorriam de quatro em quatro anos. Quando se aproximava a data de sua realização, as guerras eram interrompidas pelos gregos. Homens das mais variadas profissões e das mais diferentes cidades viajavam para Olímpia a fim de participar daquele grande acontecimento esportivo, cívico e religioso.
Os jogos Olímpicos tinham um perfil militar e aristocrático. Militar porque repetiam exercícios de guerra, aristocrático, pois o objetivo de um atleta era se destacar em honra frente aos seus competidores. A recompensa pela vitória numa competição era simbólica. Os vencedores ganhavam uma coroa feita com folhas de louro e eram recebidos com enorme entusiasmo na volta à sua cidade natal, onde se erguiam estátuas em homenagem a eles. A presença de mulheres era proibida tanto nas competições como na plateia.



Atividade II
Verificação da leitura

·         As afirmações a seguir dizem respeito aos Jogos Olímpicos na Grécia Antiga. Responda no caderno, e por meio de números, quais dessas afirmações continuam válidas para os Jogos Olímpicos atuais.
1.   Os Jogos Olímpicos são uma homenagem ao deus Zeus.
2.   Os Jogos Olímpicos são realizados de quatro em quatro anos.
3.   Somente os atletas do sexo masculinos podem participar das provas.
4.   Os atletas participam das provas nus.
5.   Os Jogos Olímpicos são realizados sempre na mesma cidade.
6.   Os atletas recebem como prêmio uma coroa feita de folhas de louro.
7.   Entre as modalidades, esportivas pode-se citar: corrida a pé, lutas corporais, arremesso de disco e arremesso de dardo.
8.   Apenas atletas gregos participam das provas.

. Leia com atenção o texto a seguir.

As cidades cretenses formaram - se em torno de palácios, que funcionavam como sede do governo e eram construídos de forma a abrigar [...] todas as atividades pelas quais o governante era responsável.
Ao redor de um pátio central [...] havia depósitos para os cereais, o óleo e o vinho provenientes dos tributos recolhidos – que entre outras coisas deviam constituir as reservas para ocasiões de crise – e também locais próprios para os funcionários que administravam as rendas da cidade.

a)   Segundo o texto como se formaram as cidades cretenses?
b)   Como era o interior dos palácios cretenses?
c)   Para que serviam os cereais, o óleo e o vinho acumulados nos depósitos do palácio?
·         Dê o significado de: 
          a) Cidade-Estado;         b) Monarquia;       c) Oligarquia.
·         Em Atenas somente uma parte pequena da sociedade tinha os direitos de cidadania. Quem eram os excluídos desse processo?


         · Observe a imagem abaixo:



·         O texto abaixo é atribuído ao governante ateniense Péricles. Leia-o com atenção.

Pelo fato de o Estado entre nós, ser administrado pelo povo e não por uma minoria, nosso regime tomou o nome de democracia. No que diz respeito as divergências particulares  a igualdade é assegurada a todos pelas leis, mas no que se refere à vida pública, cada um obtém reconhecimento em virtude de seu mérito, e a classe a que pertence importa menos que seu valor pessoal. Enfim ninguém se constrange pela pobreza ou pela obscuridade de sua condição pessoal se puder prestar serviços à cidade.
Discurso de Péricles. TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. In rede, Marcelo. A Grécia Antiga. São Paulo: Saraiva,1999. P. 26. (Que história é essa?).

Assinale com X apenas as afirmações verdadeiras.

    a)Assim como os atenienses, nós também participamos diretamente das       votações que aprovam as leis válidas para todos os cidadãos.
    b)Diferentemente dos atenienses, nós não participamos das votações que    aprovam as leis. O que nós fazemos é eleger representantes ( vereadores,       deputados, senadores) para que tomem decisões que devem ( ou deveriam)   beneficiar o povo. 
   c)Em Atenas, apenas uma parte pequena da sociedade tinha direito a    cidadania. As mulheres, os escravos e estrangeiros, que formavam a maioria da população,  não podia participar da política.
   d)No Brasil, todos os brasileiros (homens e mulheres) são considerados cidadãos. A partir dos 16 anos, os jovens já podem votar.
   e)A democracia ateniense era indireta, enquanto que a democracia que temos hoje em nosso país é direta e representativa.

Espaço para leitura


Atividade III

 Análise de quadrinhos.

Hoje você vai observar, ler e analisar.
 Os quadrinhos a seguir são do artista brasileiro Mauricio de Sousa. E, como informa o autor, essa história se passa num país muito bonito.

a)  Em que país se passa essa história?

_____________________________________________________________

b)  Explique com suas palavras o significado de ”só jogo bafo usando o truque do chiclete”.
    _____________________________________________________________
    _____________________________________________________________
     _____________________________________________________________
b)  Você já presenciou algum acontecimento relacionado ao tema dos quadrinhos? Relate-o.  
    _____________________________________________________________
    _____________________________________________________________

c)  Releia a tira que mostra a fila de idosos e, depois de analisar a proposta do primeiro da fila, reflita e elabore um comentário sobre a atitude dele. 
     _______________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________









 
     BOM  ESTUDO!