sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Educação Física 3ª série A - Danças: SAMBA

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA ___ Data __/__/__

3º BIMESTRE

 Parte I - SAMBA (07/08)

Mulher ao centro realizando a dança samba



Atividades

1)    Pesquise sobre o Samba.

- História;

- Características: gestos e movimentos;

- Diferentes tipos de instrumentos.

Biologia 3ª série A - Fisiologia humana/ Origem e Evolução da Vida na Terra

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA ___ Data __/__/__

3º BIMESTRE

 Parte I – finalizando o 2° Bimestre – Fisiologia Humana

1)    Pesquise.

a.    Funções vitais.

b.    Sistemas digestório, respiratório, circulatório, nervoso e endócrino.

c.    Alimentação: alimentação saudável.

d.    Reprodução: métodos contraceptivos.

 

Parte II- Origem e Evolução da Vida na Terra (03/08)


LINK: https://www.youtube.com/watch?v=ivSTi0AL4Ec

Atividades

1)    Quais teorias você conhece sobre a origem da vida? Cite algumas dela.

2)    Segundo a aula no CMSP desenhe um mapa mental sobre:

TERRA PRIMITIVA

3)    Pesquise as seguintes teorias

a.    Abiogênese.

b.    Biogênese.

c.    Panspermia.

d.    Criacionismo.

e.    Evolução química.

f.     Evolução biológica.

4)    Quais foram os primeiros seres vivos?

Projeto de Vida - 9° ano B - Missão Permanente: Jornada de desenvolvimento socioemocional

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: PROJETO DE VIDA         Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Envie as atividades feitas

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 9°___ Data __/__/__

Parte I - Missão Permanente: Jornada de desenvolvimento socioemocional (05/08)


LINK: https://www.youtube.com/watch?v=F8PkeOZJyXc

 “Não importa qual seja o seu sonho, você tem que se dedicar inteiramente a ele.”

- Ayrton Senna

 

Atividades

1)    Conhecendo a rubrica.

a.    O que é?

b.    Para que serve?

2)    Construindo a nossa rubrica. Colocar uma competência socioemocional e preencher.


Projeto de Vida - 8° ano A - O mapa da mina

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: PROJETO DE VIDA         Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Envie as atividades feitas

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

Parte I - O mapa da mina (05/08)


LINK: https://www.youtube.com/watch?v=EL4rGVHnOYM

Atividades

1)    O que são mapas mentais?

2)    Para que serve o mapa mental?

3)    Construa um mapa mental com o tema ou disciplina de sua preferência.

a.    Pegue uma folha em branco e vire de forma horizontal.

b.    Coloque o tema do seu resumo no centro da folha.

c.    Puxe algumas setas e adicione diferentes informações para deixar seu resumo mais completo.

d.   Não tenha medo de incluir imagens e ícones.

4)    Faça um mapa mental com o que você pode melhorar e expectativas para o 3° bimestre.

 

 

3° Bimestre

Educação Física 9° Ano B - Desafios técnicos e táticos tanto nos esportes de invasão (basquetebol) quanto nos esportes de combate vistos até aqui


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__
3º BIMESTRE
 Parte I - Desafios técnicos e táticos tanto nos esportes de invasão (basquetebol) quanto nos esportes de combate vistos até aqui (06/08)

Atividades
1)    Pesquise sobre o que é técnica e tática?
2)    Qual é a relação entre esportes de combate e esportes de invasão no que diz respeito à técnica e à tática?
3)    Cite elementos técnico-táticos no esporte de combate.
4)    Situação técnico-táticas no boxe: no primeiro round, seu adversário tentou aplicar um jab? Qual seria sua ação? Bloquear ou esquivar?
5)    Sobre o basquete:
a.    Onde surgiu?
b.    Quando chegou ao Brasil?
c.    Cite algumas curiosidades.

Educação Física 8° ano B - Ginástica de conscientização corporal

                                                     ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

3º BIMESTRE

 Parte I - Ginástica de conscientização corporal (06/08)


LINK: https://www.youtube.com/watch?v=4UwG66dwp1Y

Atividades

1)    O que é ginastica de conscientização corporal.

“Elas reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo. Algumas práticas que constituem esse grupo têm origem em práticas corporais milenares da cultura oriental.”

Você já participou de uma aula de ginástica de conscientização corporal?

2)    Você conhece os tipos de ginástica de conscientização corporal?

3)    Pesquise sobre a “Ioga” (yoga). História e características.

4)    Pesquise sobre o “Tai chi chuan”. História e características.

5)    Pesquise sobre o “Pilates” . História e características.

Educação Física 7° ano A e B - Esporte técnico-combinatório: Ginástica Rítmica

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 7º___ Data __/__/__

3º BIMESTRE

 Parte I - Esporte técnico-combinatório: Ginástica Rítmica (06/08)


LINK: https://www.youtube.com/watch?v=KAt7-waU_f8

Atividades

1)    Pesquise sobre a GR (Ginástica Rítmica).

a.    Sobre a sua história.

b.    Suas características.

c.    Sobre os seus elementos (aparelhos).

d.    Sobre os movimentos realizados com cada aparelho.

2)    Por que a ginástica rítmica é considerada como esporte técnico-combinatório? 

Educação Física 6° ano A e B - Capacidades físicas predominantemente mobilizadas na prática dos esportes e da ginástica

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 6º___ Data __/__/__

3º BIMESTRE

 Parte I - Capacidades físicas predominantemente mobilizadas na prática dos esportes e da ginástica (07/08)


LINK: https://www.youtube.com/watch?v=zUe-QAZiQm8&t=574s

ATIVIDADES

1)    Relembrando as capacidades físicas. Identifique as capacidades predominantes em cada situação.

a.    É a capacidade de realizar movimentos rápidos com mudança de direção. Exemplos: as fintas nos esportes coletivos e as coreografias na dança.

b.    É a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada, como nos alongamentos.

c.    É a capacidade de aumentar a resistência por meio de ações musculares.

d.    É a capacidade de permanecer o maior tempo possível em uma atividade sem fadiga, como nas corridas de longas distâncias.

e.    É a capacidade de realizar movimentos, no menor tempo possível, como em uma corrida de curta distância em alta velocidade.

2)    Qual a importância em identificar as capacidades físicas envolvidas no movimento?

3)    Descreva as capacidades físicas predominantes em alguns momentos específicos em uma partida de handebol:

a.    Arremesso ao gol:

b.    Arremesso em suspensão:

c.    Drible:

4)    Descreva as capacidades físicas predominantes em alguns momentos específicos no atletismo:

a.    100 metros:

b.    Maratona:

c.    Lançamento de disco:

d.    Arremesso:

5)    Identifique as capacidades físicas predominantes em alguns movimentos específicos na ginástica:

a.    Pular corda:

b.    Agachamento:

c.    Corrida de 50 metros:

d.    Alongamento:

e.  Zigue-zague entre cones

História 8º Ano EF - Independência do Brasil (Revisão)

Aula exibida no CMSP - 22/07/2020





Habilidade:

  • Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Objetivo:
  • Vamos analisar o processo de independência do Brasil, desde a chegada da Família Real, em 22 de janeiro de 1808, até o acordo de endividamento e dependência do capital inglês.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Independência do Brasil

  • "Cumpra-se" 
  • 7 de setembro de 1822 - "Grito do Ipiranga"
  • 12 de outubro de 1822 - Dom Pedro foi aclamado imperador
  • 1º de dezembro de 1822 - Ele foi coroado Dom Pedro I
Vista aérea do Monumento à Independência


Esse monumento homenageia a Revolução Pernambucana de 1817,a Inconfidência Mineira e o Grito do Ipiranga.


Antecedentes da Independência do Brasil

  • 22/01/1808 - Transferência da corte portuguesa para o Brasil.
  • 1815 - Dom João VI eleva o Brasil a vice-reino.
  • 1820 - Revolução Liberal do Porto.
  • 1821 - Dom João VI retorna a Portugal.
Elites e seus interesses no Brasil
  • Partido Brasileiro - Elites agrárias - Manutenção do status de reino unido.
  • Partido Português - Elites mercantis - Recolonização.
  • Liberais radicais -  Elites urbanas e parte da corte - Emancipação (independência).
O dia do Fico!

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico."
Dom Pedro de Alcântara
9 de janeiro de 1822

Reações à Independência
  • Na província do Piauí, houve opositores e simpatizantes ao governo de Dom Pedro I. Mesmo tendo derrotado algumas das sublevações patriotas, o governador João José da Cunha Fidié não resistiu aos novos ataques de Dom Pedro I e se rendeu em 26 de julho de 1823.
  • O Grão-Pará, localizado na região amazônica, foi a última província a aderir à Independência do Brasil.
  • Cisplatina - Liderados por Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, as tropas da cidade de Montevidéu não prestaram contas a Dom Pedro I, Em contrapartida, o então Barão da Laguna, Carlos Frederico Lecor, declarou seu apoio a ele. Estava, assim, instituída a rivalidade entre as forças militares da região Sul do país.
Guerra de Independência do Brasil

Independência da Bahia (2 de julho de 1823)


O Brigadeiro Inácio Luís Madeira de Melo não reconheceu o governo de Dom Pedro e recebeu o apoio de tropas vinda de Portugal.
Do lado de Dom Pedro I, o almirante britânico Lorde Cochrane apertou o cerco a Salvador, bloqueando as vias de acesso marítimo. Madeira de Melo acabou cedendo às pressões das tropas brasileiras e abandonou o país, rumo a Portugal.

Consequências da Independência do Brasil
  • Endividamento do Brasil por meio de um pagamento de 2 milhões de libras como indenização aos portugueses.
  • A colônia saía da esfera do colonialismo mercantilista português para ingressar na dependência do capital industrial inglês.

ATIVIDADES

1- Leia o texto e responda.
Fonte 1
Resposta de Dom Pedro
Rio 1822/9 22 Meu Pai e Senhor
(...) Vossa Magestade manda-me, que digo!!! mandão as Cortes por Vossa 40 Magestade, que Eu faça executar, e execute seus Decretos: para eu fazer executar, e executar-los era necessario, que nós Brasileiros livres obedecessemos á facção: respondemos em duas palavras – não queremos. Se o povo de Portugal teve o direito de se constituir revolucionariamente; está claro, que o povo do Brasil o tens dobrado, porque se vai constituindo respeitando-me a Mim, e ás Autoridades estabelecidas.

No trecho retirado da fonte 1, onde se lê: "Se o povo de Portugal teve o direito de se constituir revolucionariamente; está claro, que o povo do Brasil o tens dobrado", é correto afirmar que Dom Pedro refere-se:
a) à Revolução Liberal do Porto.
b) ao Conselho de Viena.
c) ao bloqueio continental exigido por Napoleão a Portugal.
d) a campanhas luso-brasileiras na Cisplatina.