SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro -
Ribeira
Tel. (15) 3555
-1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br
E E
DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA |
|||
DISCIPLINA: Física |
TURMA:
2ª ano A |
||
PROFESSOROR
: Creberson Fernandes Maciel |
|||
CONTEÚDO
:
|
TDIC: (
x ) GRUPOS DE WHATSAPP ( x ) MATERIAIS
IMPRESSO (
x ) BLOGG (
) OUTROS |
||
Período: 13/11/2020 |
|
||
Horas/ aulas: 2 aulas |
|
||
OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Observar fotoelétrico no cotidiano e compreender sua funcionalidades. HABILIDADES: Compreender o conceito do efeito fotoelétrico |
ATIVIDADE 3 –
EFEITO FOTOELÉTRICO
1)
Observe a imagem indicando como
deve ser o uso de uma torneira. Discuta com os seus colegas e escreva como pode ocorrer esse funcionamento.
2)
Você acha que é possível obter uma corrente
elétrica iluminando um pedaço de metal? Explique.
3)
Após realizar a leitura das
páginas 49 a 51 sobre o Efeito Fotoelétrico no texto disponível em: <http://www.if.usp.br/gref/optica/optica2.pdf> acesso em 21 fev. 2019, responda as questões a seguir:
Avaliação : Interação com professor e avaliação.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro -
Ribeira
Tel. (15) 3555
-1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br
E E
DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA |
|||
DISCIPLINA: Física |
TURMA: 3ª ano A |
||
PROFESSOROR : Creberson
Fernandes Maciel |
|||
CONTEÚDO . Espectroscopia
|
TDIC: ( x ) GRUPOS DE
WHATSAPP ( x )
MATERIAIS IMPRESSO ( x ) BLOGG ( ) OUTROS |
||
Período: 06/11/2020 |
|
||
Horas/ aulas: 2 aulas |
|
||
Observação:
Essa aula segue mesmo conteúdo e habilidade por causa do feriado dia
30/11 não foi postado portando será postada hoje 06/11/2020.
OBJETIVO
DE CONHECIMENTO: As
radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico.
HABILIDADES : Relacionar
as cores da luz emitida por diferentes substâncias aquecidas como uma
propriedade dos elementos químicos | Diferenciar os espectros de emissão e
absorção Diferenciar os espectros contínuo e discreto | Relacionar as linhas
espectrais emitidas por uma estrela à sua composição química | Identificar os
elementos químicos de uma estrela por meio de comparações entre linhas
espectrais.
Avaliação
: Interação com o professor e envio das atividades .
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro -
Ribeira
Tel. (15) 3555
-1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br
E E
DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA |
|||
DISCIPLINA: Física |
TURMA:
2ª ano A |
||
PROFESSOROR
: Creberson Fernandes Maciel |
|||
CONTEÚDO
. Espectroscopia
|
TDIC: (
x ) GRUPOS DE WHATSAPP ( x ) MATERIAIS
IMPRESSO (
x ) BLOGG (
) OUTROS |
||
Período: 23/10/2020 |
|
||
Horas/ aulas: 2 aulas |
|
||
OBJETIVO
DE CONHECIMENTO: As
radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico.
HABILIDADES : Identificar os elementos químicos de uma estrela por meio de comparações entre linhas espectrais .
1) Utilizando o seu espectroscópio, observe diferentes fontes de luz, como a luz solar, luz de uma lâmpada de filamento, luz de uma lâmpada fluorescente, luz da chama de uma velaetc. Preencha a tabela com as informações sobre o espectro observado em cada fonte luminosa comparando as cores e verificando se as mesmas aparecem de forma igual, uma ao lado da outra, sem interrupções, característica do espectro contínuo, ou se aparecem em destaque, ficando com uma faixa escura entre elas, característica do espectro discreto.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira
Tel. (15) 3555 -1141 – email:
e014312@educacao.sp.gov.br
E E
DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA |
|||
DISCIPLINA:
Física |
TURMA:
3ª ano A |
||
PROFESSOROR
: Creberson Fernandes Maciel |
|||
CONTEÚDO:
Modelos atômicos Rutherford e
|
TDIC: (
x ) GRUPOS DE WHATSAPP ( x ) MATERIAIS
IMPRESSO (
x ) BLOGG (
) OUTROS |
||
Período : 09 /10/2020 |
|
||
Horas/ aulas: 2 aulas |
|
||
OBJETIVO DE CONHECIMENTO:.
Distinção
com os modelos físicos e níveis através de cálculos.
HABILIDADES:
Analisar
as transições, entre níveis de energia, possíveis a um elétron no átomo de
hidrogênio Utilizar o modelo de
quantização.
ATIVIDADES:
Resolver os exercícios proposto.
Observação:
continuação das atividades, habilidades será
mesma.
Explicação : Nessa questão letra c será utilizado os resultados dos níveis
anteriores , na letra d somente para demonstrar a formula.
Avaliação: Envio para o
professor
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira
Tel. (15) 3555 -1141 – email:
e014312@educacao.sp.gov.br
E E
DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA |
|||
DISCIPLINA:
Física |
TURMA:
3ª ano A |
||
PROFESSOROR
: Creberson Fernandes Maciel |
|||
CONTEÚDO:
Modelos atômicos Rutherford e
|
TDIC: (
x ) GRUPOS DE WHATSAPP ( x ) MATERIAIS
IMPRESSO (
x ) BLOGG (
) OUTROS |
||
Período : 02/10/2020 |
|
||
Horas/ aulas: 2 aulas |
|
||
OBJETIVO DE CONHECIMENTO:.
Distinção com os modelos físicos e
níveis através de cálculos.
HABILIDADES:
Analisar
as transições, entre níveis de energia, possíveis a um elétron no átomo de
hidrogênio Utilizar o modelo de
quantização.
ATIVIDADES
Resolver os exercícios proposto.
Exemplo da letra A
b) Nível 2 b) Nível 3 c) nível 4 d) Nível 5
Avaliação : Envio de atividades para o professor
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira
Tel. (15) 3555 -1141 – email:
e014312@educacao.sp.gov.br
E E
DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA |
|||
DISCIPLINA:
Física |
TURMA:
3ª ano A |
||
PROFESSOROR
: Creberson Fernandes Maciel |
|||
CONTEÚDO:
Modelos atômicos Rutherford e
|
TDIC: (
x ) GRUPOS DE WHATSAPP ( x ) MATERIAIS
IMPRESSO (
x ) BLOGG (
) OUTROS |
||
Período : 25/09/2020 |
|
||
Horas/ aulas: 2 aulas |
|
||
OBJETIVO DE CONHECIMENTO:
A
matéria viva e sua relação .
Distinção
com os modelos físicos .
materiais
inanimados.
HABILIDADES:
Explicar
a absorção e a emissão de radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de
quantização da energia
ATIVIDADES:
Assistir os vídeos CMSP.
1)Pesquise em livros
didáticos, ou em sites confiáveis na internet, informações sobre os modelos
atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Elabore uma tabela e registre
as ideias centrais de cada modelo. Procure notar em qual modelo se introduzem
as cargas elétricas no interior do átomo e a forma como elas estão
distribuídas.
2) No modelo atômico de Bohr, o que é necessário acontecer para que um elétron passe de uma posição (órbita) menos energética para outra mais energética?
Avaliação : Envio de atividades para o professor
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira
Tel. (15) 3555 -1141 – email:
e014312@educacao.sp.gov.br
E E
DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA |
|||
DISCIPLINA:
Física |
TURMA:
3ª ano A |
||
PROFESSOROR
: Creberson Fernandes Maciel |
|||
CONTEÚDO:
Modelos atômicos Rutherford e
|
TDIC: (
x ) GRUPOS DE WHATSAPP ( x ) MATERIAIS
IMPRESSO (
x ) BLOGG (
) OUTROS |
||
Período: 18/09 a 25/09/2020 |
|
||
Horas/ aulas: 2 aulas |
|
||
OBJETIVO DE CONHECIMENTO:
Modelo atômico de Rutherford
Modelo atômico de Bohr
Diagrama de
energia
Excitação eletrônica
Relacionar característica
dos materiais com modelos atômicos
HABILIDADES:
Explicar as característica microscópica observáveis e propriedades dos materiais
com base em modelo atômicos .
ATIVIDADES:
Assistir os vídeos CMSP.
1) A imagem abaixo representa qual modelo atômico? Explique
2) Sobre o modelo Rutherford, considere as afirmações abaixo como verdadeiras ou falsas:
a) O Modelo Atômico de Rutherford sugere que o átomo apresenta o aspecto de um sistema planetário.
b) O Modelo Atômico de Rutherford ficou conhecido como “modelo pudim de ameixa” ou “pudim com passas” em decorrência do seu aspecto.
c) No Modelo Atômico de Rutherford, os elétrons giram em torno do núcleo (formado por prótons e nêutrons), de forma semelhante aos planetas que giram à volta do Sol.
d) O Modelo Atômico de Rutherford é também chamado de “Modelo Atômico de Rutherford-Bohr.
3) Assinale a alternativa que completa melhor os espaços apresentados na frase abaixo:
“O modelo de Rutherford propõe que o átomo seria composto por um núcleo muito pequeno e de carga elétrica ..., que seria equilibrado por …, de carga elétrica …, que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica denominada ...”
a) neutra, prótons, positiva e núcleo.
b) positiva, elétrons, positiva, eletrosfera.
c) negativa, prótons, negativa, eletrosfera.
d) positiva, elétrons, negativa, eletrosfera.
e) negativa, prótons, negativa, núcleo.
4)Em relação ao modelo atômico de Rutherford, julgue os itens a seguir como verdadeiros ou falsos:
a) Esse modelo baseia-se em experimentos com eletrólise de soluções de sais de ouro.
b) Ele apresenta a matéria constituída por elétrons em contato direto com os prótons.
c) O modelo foi elaborado a partir de experimentos em que uma fina lâmina de ouro era bombardeada com partículas α.
d) Segundo esse modelo, só é permitido ao elétron ocupar níveis energéticos nos quais ele se apresenta com valores de energia múltiplos inteiros de um fóton.
e) Esse modelo é semelhante a um sistema planetário, em que os elétrons distribuem-se ao redor do núcleo, assim como os planetas em torno do Sol.
AVALIAÇÃO:
Entrega das atividades para o professor
Roteiro de aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário