sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Fisica 3ª Série EM - Espectroscopia





GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física

TURMA: 2ª ano A

PROFESSOROR :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO  : Fotoelétrico 

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período:  13/11/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas

 


OBJETIVO DE CONHECIMENTO:  Observar fotoelétrico no cotidiano e compreender sua funcionalidades.

HABILIDADES:   Compreender o conceito do efeito fotoelétrico

 

ATIVIDADE 3 – EFEITO FOTOELÉTRICO


Em nosso cotidiano, existem muitos equipamentos que “funcionam sozinhos”, como portas de lojas, lâmpadas que acendem sozinhas quando anoitece etc. Você já parou para pensar como pode ocorrer esse funcionamento?

1)           Observe a imagem indicando como

deve ser o uso de uma torneira. Discuta com os seus colegas e escreva como pode ocorrer esse funcionamento.





2)           Você  acha que é possível obter uma corrente elétrica iluminando um pedaço de metal? Explique.

3)           Após realizar a leitura das páginas 49 a 51 sobre o Efeito Fotoelétrico no texto disponível em: <http://www.if.usp.br/gref/optica/optica2.pdf> acesso em 21 fev. 2019, responda as questões a seguir:



Avaliação  : Interação com professor e avaliação.

























 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física

TURMA: 3ª ano A

PROFESSOROR :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO .  Espectroscopia 

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período:  06/11/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas

 

Observação:  Essa aula segue mesmo conteúdo e habilidade por causa do feriado dia 30/11 não foi postado portando será postada hoje 06/11/2020.

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:  As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico.

 

HABILIDADES :  Relacionar as cores da luz emitida por diferentes substâncias aquecidas como uma propriedade dos elementos químicos | Diferenciar os espectros de emissão e absorção Diferenciar os espectros contínuo e discreto | Relacionar as linhas espectrais emitidas por uma estrela à sua composição química | Identificar os elementos químicos de uma estrela por meio de comparações entre linhas espectrais.

 


 






Avaliação : Interação com o professor  e envio das atividades .












 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física

TURMA: 2ª ano A

PROFESSOROR :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO .  Espectroscopia 

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período:  23/10/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:  As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico.

 

HABILIDADES :  Identificar os elementos  químicos de uma estrela por meio de comparações entre linhas espectrais .




1) Utilizando o seu espectroscópio, observe diferentes fontes de luz, como a luz solar, luz de uma lâmpada de filamento, luz de uma lâmpada fluorescente, luz da chama de uma vela
etc. Preencha a tabela com as informações sobre o espectro observado em cada fonte luminosa comparando as cores e verificando se as mesmas aparecem de forma igual, uma ao lado da outra, sem interrupções, característica do espectro contínuo, ou se aparecem em destaque, ficando com uma faixa escura entre elas, característica do espectro discreto.



Avaliação : Interação com o professor  e envio das atividades .


















GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física

TURMA: 3ª ano A

PROFESSOROR :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO:  Modelos atômicos Rutherford e

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período : 09 /10/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:.

Distinção com os modelos físicos   e  níveis através de cálculos.

 

HABILIDADES:

Analisar as transições, entre níveis de energia, possíveis a um elétron no átomo de hidrogênio  Utilizar o modelo de quantização.

 

ATIVIDADES:

Resolver os exercícios proposto.

Observação: continuação das atividades, habilidades será  mesma.

Explicação : Nessa questão letra c  será utilizado os resultados dos níveis anteriores , na letra d somente para demonstrar a formula.

 




Avaliação:  Envio para o professor









GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física

TURMA: 3ª ano A

PROFESSOROR :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO:  Modelos atômicos Rutherford e

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período : 02/10/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas

 

 

               

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:.

 

Distinção com os modelos físicos   e  níveis através de cálculos.

 

HABILIDADES:

Analisar as transições, entre níveis de energia, possíveis a um elétron no átomo de hidrogênio  Utilizar o modelo de quantização.

 

ATIVIDADES

Resolver os exercícios proposto.

 

Exemplo  da letra  A



b) Nível  2             b) Nível 3         c)  nível 4         d) Nível 5

 

 

Avaliação : Envio de atividades para o professor

 

 

 










































GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física

TURMA: 3ª ano A

PROFESSOROR :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO:  Modelos atômicos Rutherford e

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período : 25/09/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas

 

            



OBJETIVO DE CONHECIMENTO:

A matéria viva e sua relação .
 
Distinção com os modelos físicos .
 
materiais inanimados.
 

HABILIDADES:

Explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de quantização da energia

 

ATIVIDADES:

Assistir os vídeos CMSP.

 

1)Pesquise em livros didáticos, ou em sites confiáveis na internet, informações sobre os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Elabore uma tabela e registre as ideias centrais de cada modelo. Procure notar em qual modelo se introduzem as cargas elétricas no interior do átomo e a forma como elas estão distribuídas.

 

 

      2) No modelo atômico de Bohr, o que é necessário acontecer para que um elétron passe de uma posição (órbita) menos energética para outra mais energética?

 

 

 

 

Avaliação : Envio de atividades para o professor


















Atividades : Assistir os videos no CMSP 
 realizar as atividades do CMSP




EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira
Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br
 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física

TURMA: 3ª ano A

PROFESSOROR :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO:  Modelos atômicos Rutherford e

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período: 18/09 a 25/09/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas

 

 

               

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:

Modelo atômico de  Rutherford

Modelo atômico de Bohr

Diagrama de energia

Excitação eletrônica

Relacionar característica dos materiais com modelos atômicos  

 

HABILIDADES:

Explicar as característica microscópica observáveis e propriedades  dos materiais  com base em modelo atômicos .

 

ATIVIDADES:

Assistir os vídeos CMSP.

1) A imagem abaixo representa qual modelo atômico?  Explique


2) Sobre o modelo Rutherford, considere as afirmações abaixo como verdadeiras ou falsas:

a) O Modelo Atômico de Rutherford sugere que o átomo apresenta o aspecto de um sistema planetário.
b) O Modelo Atômico de Rutherford ficou conhecido como “modelo pudim de ameixa” ou “pudim com passas” em decorrência do seu aspecto.
c) No Modelo Atômico de Rutherford, os elétrons giram em torno do núcleo (formado por prótons e nêutrons), de forma semelhante aos planetas que giram à volta do Sol.
d) O Modelo Atômico de Rutherford é também chamado de “Modelo Atômico de Rutherford-Bohr.


3) Assinale a alternativa que completa melhor os espaços apresentados na frase abaixo:

O modelo de Rutherford propõe que o átomo seria composto por um núcleo muito pequeno e de carga elétrica ..., que seria equilibrado por …, de carga elétrica …, que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica denominada ...”

a) neutra, prótons, positiva e núcleo.
b) positiva, elétrons, positiva, eletrosfera.
c) negativa, prótons, negativa, eletrosfera.
d) positiva, elétrons, negativa, eletrosfera.
e) negativa, prótons, negativa, núcleo.


4)Em relação ao modelo atômico de Rutherford, julgue os itens a seguir como verdadeiros ou falsos:

a) Esse modelo baseia-se em experimentos com eletrólise de soluções de sais de ouro.

b) Ele apresenta a matéria constituída por elétrons em contato direto com os prótons.

c) O modelo foi elaborado a partir de experimentos em que uma fina lâmina de ouro era bombardeada com partículas α.

d) Segundo esse modelo, só é permitido ao elétron ocupar níveis energéticos nos quais ele se apresenta com valores de energia múltiplos inteiros de um fóton.

e) Esse modelo é semelhante a um sistema planetário, em que os elétrons distribuem-se ao redor do núcleo, assim como os planetas em torno do Sol.


AVALIAÇÃO:

Entrega das atividades para o professor






Atividades : Assistir os videos no CMSP 
 realizar as atividades do CMSP































Aula de Física 

Apostila  3º Bimestre pag 27


Atividades 1













Atenção alunos!

 vamos  entrar em recesso 

Data 24/08 a 28/08/2020 

Retorno  31/08/2020


Assistam o video e façam anotações para próxima aula.



















Atividades semanal  da apostila 
2º Bimestre  


Tema 2: Atividades  1
Essas  atividades sera  uma reflexão
pag 23  e 24








Roteiro de aula
Escola Diógenes Ribeiro de Lima 
Professor : Creberson Fernandes Maciel

Disciplina  : Física 
 Serie :3ºano A
  
Datas :7/08 a 14/08/2020

Unidade Temática  
Campo magnético

Objetivo de conhecimento
Origem do campo magnético
Campo magnético terrestre
Pólos  magnéticos .  

Habilidades  
Identificar as linhas do campos magnético e reconhecer os polos magnéticos  de um imã , por meio de figuras  desenhadas.


Avaliação
Interação com o professor
Assistir aulas  no CMPS  
Resolver os exercícios  do centro de mídias









Resolver as atividades do centro de mídias 







Nenhum comentário:

Postar um comentário