terça-feira, 1 de setembro de 2020

Projeto de Vida 6º Ano EF A - Definindo minhas regras

 6º ANO A - PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: ROMILDA R AMARAL
TEMA: DEFININDO MINHAS REGRAS
ATIVIDADE 1:
Leia o texto abaixo
Alguns limites são impostos pela força como no caso de animais de grande porte, ou pelo mimetismo – capacidade de tomar características do ambiente para se disfarçar - ou pelo tamanho. Enfim, são inúmeras as possibilidades de garantia de manutenção dos limites que objetivam a segurança das espécies.
E os seres humanos, que instrumentos possuem para se manter seguros o máximo possível, já que não podem contar com as mesmas habilidades das outras espécies? Na humanidade, o recurso maior é a inteligência, a capacidade de raciocinar e de executar ações planejadas e lógicas. No entanto, humanos, também, são tomados por determinações emocionais, extremamente necessárias à vida coletiva, mas que, em algumas circunstâncias, podem levar a agir por impulso pelo desejo de fazer valer os interesses individuais. Assim, o que pode assegurar uma vida mais harmônica é a busca pelo equilíbrio entre as capacidades racionais e as emocionais. Amar, acolher, ter empatia, sentir compaixão são ações fortemente determinadas pelo lado emocional, assim como odiar, sentir rancor, inveja e/ou ciúme. A negociação interna entre os sentimentos e a racionalidade é fruto da inteligência humana. 
É fácil atingir esse equilíbrio? Nem sempre! Se assim fosse, não existiriam leis, regras ou normas. Mas é possível aproximar-se dela, quando se possui a compreensão de que as regras coletivas devem atender ao bem-estar de todos, considerando-se os limites do que é coletivo e respeitando-se as individualidades.
Cada ser humano, indivíduo pertencente à coletividade, precisa estabelecer suas próprias regras, que devem ir ao encontro as do grupo social, ou seja, combinar, exatamente com o que foi exposto acima: atender às necessidades do coletivo e organizar a vida de forma que se consiga atingir as metas individuais.
Definir as próprias regras, é um meio de planejar as ações, de empreender esforços para desenvolver um projeto de vida, sem permitir que apenas as emoções ou apenas a racionalidade seja determinante na maneira de agir. As regras individuais podem ser o instrumento do equilíbrio individual e do coletivo.
ATIVIDADE 2:
Responda as seguintes questões
➔ O que são regras?
➔ Para que elas servem?
➔ Por que precisamos ter regras na vida em sociedade?

ATIVIDADE 3: Preciso de regras? Para quê?
Realize uma lista com diversas situações da vida cotidiana em que as regras são necessárias. Em seguida preencha o Anexo B.

Beijos
Profª Romilda

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