terça-feira, 27 de outubro de 2020

História 9º Ano EF - Modernização, Ditadura Civil Militar e Redemocratização

 Aula exibida no CMSP - 30/09/2020



Habilidades:

  • Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988.
  • Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo.
Objetivos:
  • Analisar os processos de redemocratização do Brasil a partir de 1985.
  • Discutir e analisar o conceito de cidadania e o papel da sociedade brasileira na elaboração da Constituição de 1988.
  • Analisar os aspectos democráticos e cidadãos que compõem a redação da Constituição de 1988.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Presidente João Figueiredo (1979-1985)

Características do governo
  • Fim do bipartidarismo.
  • Lei da anistia.
  • Grave crise econômica.
  • Eleições diretas para governadores.
  • Greves por reivindicação salarial.
Aspectos políticos e democráticos da redemocratização do Brasil
  • Presidencialismo: Forma e Regime de governo - República Federativa e Presidencialista (com plebiscito em 1993, para escolher entre o presidencialismo e parlamentarismo).
  • Eleições diretas: Voto obrigatório para todos os brasileiros, maiores de 18 anos (facultativo a partir dos 16 anos e maiores de 70 anos); voto dos analfabetos.
  • Legislação do trabalho: Jornada de trabalho de 44 horas semanais; registro em carteira com abono de férias; seguro-desemprego, 13º salário, FGTS, Licença maternidade de 120 dias, licença paternidade, etc.
  • Direito aos povos indígenas: Artigo 231 reconheceu aos indígenas os direitos originários sobre as terras que ocupam, cabendo ao governo demarcá-las.
  • Relações Raciais: Artigo 5º da Constituição definiu o racismo como crime inafiançável e imprescritível.
  •  Liberdade civis: Liberdade de expressão e iniciativa popular para proposição de leis e proibição da censura.

ATIVIDADES

1- Do ponto de vista dos direitos sociais e políticos do povo brasileiro, o que representou o movimento das Diretas Já?

2- O que foi a Emenda Constitucional Dante de Oliveira e o que proporcionou a eleição de Tancredo Neves a presidente da República?


Educação Física - 2ª Série A do EM/ Ampliando o conhecimento…

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio

(Período 26 de Outubro a 03 de Novembro de 2020)

 

Disciplina: Educação Física

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Ampliando o conhecimento…

 

Leitura: Atividade física melhora dores e diminui a incapacidade funcional. A prática de atividades físicas melhora a qualidade do sono. As atividades físicas melhoram o desempenho cognitivo. A prática de atividades físicas reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

 

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Quais os benefícios da atividade física para nosso organismo?

Quais os benefícios do exercício físico para nosso organismo?

Quais atividades você mais pratica?

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

 

 

 

Educação Física - 1ª Série A do EM/ Ampliando o conhecimento…

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio

(Período 26 de Outubro a 03 de Novembro de 2020)

 

Disciplina: Educação Física

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Ampliando o conhecimento…

 

1.    Quais as características do ritmo em vivências do esporte da luta da ginástica e da dança?

2.    Qual a importância do ritmo para a dança?

3.    Qual a importância do ritmo no esporte?

4.      Qual a importância do ritmo em nossas vidas?

 

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

 

 

Matemática 3º A - Fatorial de um número.

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 3ºA EM

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: Operações com fatorial.

 

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

( ) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 19/10 – 23/10

 

Horas/ aulas: 5 Aulas

 

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO:  Princípio multiplicativo da contagem

HABILIDADES: (EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  - APRENDER SEMRE

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

                                                      Agora é com vocês! 

Queridos alunos, está acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre atividades do caderninho. 

 

Sequência de atividades 1: Aulas 3,4 e 5.

            

Onde estudar e aprender mais ainda?

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades de recuperação e aprofundamento (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.


https://pt.khanacademy.org/math/precalculus/prob-comb/combinatorics-precalc/v/factorial-and-counting-seat-arrangements


Qualquer dúvida, estou a disposição.                                         

Bons Estudos


   




Educação Física - 9º Ano A/ Esportes de Aventura.

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 9º Ano A do Ensino Fundamental II

(Período 26 de Outubro a 03 de Novembro de 2020)

 

Disciplina: Educação Física

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Ampliando o conhecimento…

 

1.    Quais são os esportes de aventura?

2.    Quais os esportes de aventura mais praticados no Brasil?

3.    Quais os benefícios dos esportes de aventura?

4.    Onde surgiram os esportes de aventura?

5.    Em quais lugares podemos praticar os esportes de aventura?

 

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

 

 

Educação Física - 8º Ano A/ Badminton

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 8º Ano A do Ensino Fundamental II

(Período 26 de Outubro a 03 de Novembro de 2020)

 

Disciplina: Educação Física

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Ampliando o conhecimento…

 

Leitura: Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades. Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie.

1.    O que é um jogo badminton?

2.    Qual é a origem do badminton?

3.      Quais são as regras do badminton?

 

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

 

Matemática 2º A : OS DECIMAIS INFINITOS.

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 2ºA EM

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: OS DECIMAIS INFINITOS.

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

( ) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 19/10 – 23/10

 

Horas/ aulas: 5 Aulas

 

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO:  Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações.

HABILIDADES: (EF07MA10) Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  - APRENDER SEMRE

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

 

Agora é com vocês! 

Queridos alunos, está acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre atividades do caderninho. 

 

Sequência de atividades 1: pág. 9 a 16.

             


Onde estudar e aprender mais ainda?


Qualquer dúvida, estou a disposição.                                         

Bons Estudos



Matemática 1º A - Conferindo o valor da incógnita na equação.

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 1ºA EM

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: Conferindo o valor da incógnita na equação.

 

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 19/10 – 23/10

 

Horas/ aulas: 5 Aulas

 

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO:  Equações polinomiais de 1º grau.

HABILIDADES: (EF07MA18) Resolver e elaborar situações problema que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  - APRENDER SEMRE

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

                                                       Agora é com vocês!

 Queridos alunos, está acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre atividades do caderninho. 

 

 

  Sequência de atividades 1: Pág. 3 à 23.

                       


Onde estudar e aprender mais ainda?

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades de recuperação e aprofundamento (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.


https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-equations-expressions/pre-algebra-equation-word-problems/e/equations-in-one-variable-1

Qualquer dúvida, estou a disposição.                                         

Bons Estudos.                        





Matemática 9º Ano B- Números racionais e suas diferentes representações.

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 9º B

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: NÚMEROS RACIONAIS E SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES.

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 19/10 – 23/10

 

Horas/ aulas: 6 Aulas

 

 OBJETOS DE CONHECIMENTO: Frações: significados (parte/todo, quociente), equivalência, comparação, adição e subtração; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações.

HABILIDADES: (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacionálos a pontos na reta numérica.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  - APRENDER SEMRE.

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

 

     Agora é com vocês!  

Queridos alunos, está acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre atividades do caderninho.     

Sequência de atividades 1: aulas pág. 15 à 27

       

Onde estudar mais ainda?


Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades de recuperação (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.

https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-word-problems/e/multistep-equations-without-variables


Qualquer dúvida, estou a disposição.                                         

Bons Estudos.