terça-feira, 29 de setembro de 2020

História 3ª Série EM - Guerra Fria 1945 - 1991

 Aula exibida no CMSP - 02/09/2020




Habilidade:

  • Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, as principais características do período da Guerra Fria.
Objetivo:
  • Apresentar os principais eventos políticos relacionados à Guerra Fria (1945-1991), por meio da análise de textos verbais e não verbais.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

ATIVIDADES

1- Por que o muro de Berlim foi construído? Qual é seu significado?

2- No Plano Marshall (1947), quais países receberam ajuda econômica dos EUA? Por quê?

3- Análise do gráfico:


a) Qual aspecto da Guerra Fria esse gráfico representa?

b) Em qual década se observa o ápice da produção de armas nucleares?


História 2ª Série EM - O Império Napoleônico

 Aula exibida no CMSP - 02/09/2020




Habilidade:

  • Identificar os principais os valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Objetivos:
  • Retornar o golpe militar que culminou na ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e o fim da Revolução Francesa.
  • Apresentar as fases do governo de Napoleão Bonaparte, identificando as mudanças e as permanências políticas, econômicas e sociais considerando o contexto da Revolução Francesa.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

O golpe de 18 Brumário

O período do Diretório, com poder executivo exercido por cinco deputados que defendiam os interesses da burguesia, encontrou inúmeras resistências, entre jacobinos e monarquistas. Logo, mediante esses conflitos e tentativas de golpes, o nome de Napoleão Bonaparte ganhou destaque. Foi um militar que havia desempenhado um papel importante nas lutas externas e na resolução de conflitos internos. Em 10 de novembro de 1799, Napoleão e o abade Sieyès articularam um golpe contra o Diretório e, com o apoio da burguesia e de militares, instituíram o Consulado. O novo governo consolidou os ideais burgueses na Revolução Francesa.

Napoleão no poder: primeiras medidas

Nova Constituição cria o Consulado. Napoleão buscou apoio popular:

Primeiro-Cônsul - Poder executivo mandato de 10 anos = Napoleão Bonaparte
Cônsul II
Cônsul III
1- Repressão contra adversários (monarquistas e republicanos) e censura à imprensa.
2- Confirmou o fim do privilégio do clero e da nobreza.
3- Concedeu a posse de terras a 3 milhões de camponeses.
4- Criação do franco (moeda) e do banco da França.
5- Estrutura para circulação de mercadorias.


Napoleão - Cônsul vitalício (1802)

Por meio de um plebiscito, Napoleão Bonaparte se torna cônsul vitalício.
Popularidade:
  • Vitórias militares.
  • Estabilidade econômica.
  • Propaganda política.
Napoleão I (1804)

Novo plebiscito: 60% da população aprova a aclamação de Napoleão como imperador da França.

Rivalidade França x Inglaterra

Batalha de Trafalgar (1805): vitória da Inglaterra (rainha dos Mares) sobre a marinha francesa.
Batalha de Austerlitz (1805): vitória francesa sobre a Áustria e a Prússia (sexta coligação). Formação da Confederação de Reno (1805-1812): áreas conquistadas por Napoleão na Europa.

Campanha da Rússia (1812)
  • Rússia: rompe com o Bloqueio Continental em 1810.
  • 1812: Napoleão invade a Rússia com uma tropa de 600 mil soldados.
  • Terra arrasada: os russos recuam e destroem as próprias cidades, não deixando nada que pudesse ser útil aos franceses (Moscou incendiada).
  • Inverno russo: obriga os franceses a recuarem.
  • Fim da invencibilidade do Exército Napoleônico.
Batalha das Nações (1813)
  • Coligação de Inglaterra, Prússia, Áustria e Rússia derrota o Exército Napoleônico em Leipzig.
  • Napoleão é exilado na Ilha de Elba, com plenos poderes;
  • 1814: a coligação invade Paris. Napoleão é obrigado a abrir mão do trono francês.
  • O poder político na França é entregue a Luís XVIII, irmão de Luís XVI.
  • 1815: Napoleão foge de Elba e recupera o poder.
Governo dos 100 dias
  • Sétima Coligação: liderada pela Inglaterra, derrota o Exército Napoleônico (Batalha de Waterloo, 1815).
  • Napoleão é preso e exilado em Santa Helena, ilha do Atlântico sul, onde morre em 1821, aos 51 anos.
Congresso de Viena e a Restauração
  • Inglaterra, Rússia, Áustria e Prússia: vencedores das guerras napoleônicas.
  • Princípio da Legitimidade: volta ao poder das famílias que governavam a Europa antes do Império antes do Império Napoleônico.
  • Equilíbrio europeu: nenhuma nação se sobrepõe a outra.
  • Princípio das Compensações: os vencedores dividem entre si os territórios europeus e coloniais.
  • França paga 700 milhões de francos em indenizações.
  • Santa Aliança (Rússia, Áustria e Prússia): Aliança militar para evitar novas revoluções.

ATIVIDADES

1- Qual seria o objetivo de Napoleão com a medida nº 3? 

2- Qual grupo social foi o mais beneficiado durante o Consulado? Aponte as medidas de Napoleão para este grupo (somente o número).

3- Foram resultados da Revolução Francesa a queda da monarquia e o fim do Absolutismo. Considerando isso, a coroação de Napoleão como Imperador rompeu ou deu continuidade ao sistema político francês? Justifique sua resposta.



Eletiva "Qual é a sua?" - 1ª, 2ª e 3ª Séries EM - Escolha Profissional

 1ª, 2ª e 3ª SÉRIES EM - ELETIVA "QUAL É A SUA?"

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: COMO ESCOLHER UMA PROFISSÃO

ATIVIDADE 1

Acesse o link e assista o vídeo a seguir, ou copie e cole no seu navegador. 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=SW2C5818ZFM&feature=emb_logo


ATIVIDADE 2

Leia o texto a seguir ou acesse o link 

https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/como-escolher-a-profissao/

Saiba como escolher a sua profissão

Descubra como escolher uma profissão e ser feliz na carreira!

thinking_home

Para alguns poucos sortudos, a escolha da profissão é algo muito natural, parece que já nasceram sabendo que carreira seguir e não possuem dúvidas quanto a isso. Mas esta não é a realidade da maioria das pessoas. O que costumamos encontrar é angústia e incertezas, seja  no momento de escolher qual curso fazer na faculdade ou durante a vida profissional.

Muitas pessoas não conseguem chegar a uma conclusão e acabam entrando na faculdade ou sem refletir muito sobre o curso escolhido. Também não é raro encontrar profissionais descontentes com sua carreira atual e sem saber se continuam investindo nesta profissão ou começam algo completamente novo.

A boa notícia é que você pode seguir algumas dicas agora mesmo para tornar esse processo mais leve e escolher uma profissão que trará satisfação e felicidade.

Confira as dicas de orientação profissional que preparamos para você!

1 – Esqueça o mito da profissão para toda a vida

A escolha da profissão não precisa ser um dilema. Comece pensando que não existe uma escolha para toda a vida. Essa é, sim, uma decisão muito importante, mas não é possível prever e planejar todo o nosso futuro apenas com a escolha da profissão. Não é preciso ficar preso àquela decisão tomada anos atrás, sempre existe a possibilidade de mudar de ideia e trilhar outros caminhos. Em uma sociedade em constante mudança, um redirecionamento da carreira é, muitas vezes, inevitável.

Outro fator a se levar em conta é que não existem escolhas “certas” ou “erradas”, e sim escolhas maduras e seguras.

2 – Considere não apenas suas preferências pessoais, mas também o mercado de trabalho

A profissão certa é aquela que tem a ver com você e que vai atender suas expectativas. Para isso, é preciso levar e conta dois aspectos:

  • Autoconhecimento: é saber quem você é, seus gostos, habilidades, competências e expectativas.
  • Mercado de Trabalho: analisar o mercado ajuda a encontrar um caminho de sucesso dentro da profissão que você escolheu.

3 –  Reflita sobre quem é você

Antes de começar a pensar em qual profissão escolher, pense sobre quem é você. Pode parecer banal, mas é comum esquecermos nossos objetivos pessoais quando tentamos nos definir como profissionais.

Desta forma, primeiro reflita sobre sua personalidade, o que gosta de fazer, suas habilidades, seus valores e interesses.

4 –  Pense no que você gosta

Faça uma lista com o que o faz feliz e coloque tudo: atividades que gosta de realizar com seus amigos em seu tempo livre, matérias preferidas na escola, filmes e livros que mais chamaram sua atenção, qual a importância da estabilidade financeira para você etc.

5 –  Reconheça as suas qualidades

É importante identificar o que você faz de melhor. Pense no seu comportamento em atividades do dia a dia como, por exemplo, a organização de uma festa. Você é prático e estratégico, planeja e cuida do que deve ser comprado e preparado? Ou se identifica mais convidando e motivando a turma para comparecer? Situações do cotidiano costumam mostrar nossas habilidades!

Conte com a ajuda a amigos, peça que o descrevam e reflita sobre as características apontadas para traçar seu perfil pessoal.

6 –  Faça um teste vocacional

Ele pode ajudar muito a escolher um curso na faculdade e também é válida para outros momentos da nossa vida profissional (ao planejar uma mudança de setor, uma promoção ou até mesmo a aposentadoria).

Muitas universidades e faculdades oferecem orientação vocacional gratuitamente, normalmente organizada pelo departamento de Psicologia. Algumas clínicas de psicologia também oferecem esse serviço.

7 – Pesquise sobre a profissão

Após traçar seu perfil, identificando preferências e habilidades, você já deve ter em mente algumas profissões que o agradam. Agora é o momento de saber mais sobre cada uma delas.

Pesquise muito sobre todos os aspectos de cada uma das profissões da sua lista. É fundamental saber as competências que a profissão irá exigir, que tipo de cargo é oferecido para profissionais dessa área e como está o mercado de trabalho atual. As seguintes ações podem ajudá-lo nesta pesquisa:

– Consulte a grade curricular dos cursos da área e veja a ementa das disciplinas. Isto dará uma boa noção sobre os conhecimentos exigidos.

– Participe de eventos e palestras relacionadas à área de interesse.

– Converse com profissionais da área. Fóruns sobre o assunto em redes sociais podem ajudar.

– Informe-se sobre os possíveis cargos que esse profissional pode ocupar. Em sites de busca de emprego é possível procurar vagas por “área de interesse” (ex.: “vagas de direito”, “vagas de engenharia”). Isso ajudará a entender como está a oferta de trabalho no setor e as diferentes funções que poderão ser exercidas em uma empresa.

8 – Pesquise sobre a profissões em alta e mercado saturado

Fazer uma pesquisa sobre o mercado para saber quais profissões estão saturadas e quais estão em alta pode ser muito útil. Porém, lembre-se que após você se formar, o mercado pode ter mudado. Além disso, não se deve fazer uma escolha com base apenas na oferta de empregos. Este pode ser um fator a mais para analisar em momentos de indecisão, mas apenas isso.

9 – Faça uma lista de prós e contras

O recurso da “boa e velha” lista pode ser muito útil mais uma vez. Liste os prós e contras de cada profissão e depois compare esta lista com aquela que você elaborou sobre suas prioridades. Você poderá então escolher a profissão que mais tem a ver com o seu estilo de vida.

Todo este processo pode parecer trabalhoso, mas lembre-se que uma escolha madura pode garantir sua felicidade e sucesso ao longo da carreira profissional.

ATIVIDADE 3

Relate em um pequeno texto sobre sua escolha profissional e se este conteúdo te ajudou a decidir sobre seu futuro



Eletiva "Sem fronteiras, só horizontes..." - 8º Ano B e 9º Ano B - Turismo local

 8º ANO B e 9º ANO B - ELETIVA "MÃOS NA MASSA"

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: TURISMO LOCAL

ATIVIDADE 1

Assista o vídeo a seguir


ATIVIDADE 2

1 - Você já visitou este parque ecológico na cidade vizinha? Se sim, envie fotos da visita

2- Quais os pontos turísticos do seu município? Se sim envie fotos

3- O que é necessário para que um local seja considerado um ponto turístico? Pesquise na internet 

Matemática 8º Ano EF B - Porcentagem

 EE DIOGENES RIBEIRO DE LIMA 

PROFESSOR: ÉDERSON SOARES RODRUGUES 

8º ANO - MATEMÁTICA 

TEMA: PORCENTAGEM 

ESTUDANTE:

Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios proposto e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande fotos/print do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas duvidas.



Assista o vídeo da aula no CMSP do dia 28/09 e resolva as atividades proposta do chat em seu caderno.

PORCENTAGEM

 


Após a realização das atividades em seu caderno, enviar uma foto das questões resolvidas para o meu numero do WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 05 de outubro de 2020.

Professor: Éderson Soares.

Eletiva "Mãos na Massa" - 6º Ano A e 7º Ano B - Reaproveitamento de Alimentos

 6º ANO A e 7º ANO B - ELETIVA "MÃOS NA MASSA"

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

ATIVIDADE 1

Assista o vídeo a seguir


ATIVIDADE 2

Responda a seguinte questão

1- O que você faz com cascas e talos de frutas e legumes?

ATIVIDADE 3

Assista o vídeo a seguir


ATIVIDADE 4

Você tem alguma receita de reaproveitamento de alimentos? Relate como é realizada

ATIVIDADE 5

Realize a receita a seguir, fotografe ou filme as etapas da elaboração

INGREDIENTES

  • 3 cascas de bananas em tiras (lave bem as cascas)
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 4 colheres de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite morno
  • 1 xícara de leite em pó
  • 2 colheres de sopa de achocolatado
  • 1 xícara de chocolate granulado
  • Água o suficiente

MODO DE PREPARO

  1. Em uma panela coloque as cascas de banana, a água e o açúcar.
  2. Cozinhe até ficar pastoso.
  3. Acrescente os demais ingredientes, exceto o chocolate granulado, e mexa até desprender do fundo da panela.
  4. Coloque num prato e deixe esfriar.
  5. Faça bolinhas, passe - as no chocolate granulado.

Envie as atividades desenvolvidas pelo whatsapp

Matemática 7º Ano EF B - Números Inteiros

 EE DIOGENES RIBEIRO DE LIMA 

PROFESSOR: ÉDERSON SOARES RODRIGUES 

7º ANO - MATEMÁTICA 

TEMA: NÚMEROS INTEIROS 

ESTUDANTE:

Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios proposto e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande fotos/print do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas duvidas.


Assista o vídeo da aula no CMSP do dia 28/09 e resolva as atividades proposta do chat em seu caderno.

INTRODUÇÃO:








Após a realização das atividades em seu caderno, enviar uma foto das questões resolvidas para o meu numero do WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 05 de outubro de 2020.

Professor: Éderson Soares.









Matemática 6º Ano EF A - Números Naturais - Operações com Dinheiro

 EE DIOGENES RIBEIRO DE LIMA 

PROFESSOR: ÉDERSON SOARES RODRIGUES 

6º ANO - MATEMÁTICA 

TEMA: NÚMEROS NATURAIS- OPERAÇÕES COM DINHEIRO

ESTUDANTE:

Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios proposto e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/fotos do exercício para conversamos com intuito de sanar suas dúvidas.

CONTEXTUALIZAÇÃO:

ORIGEM DO DINHEIRO

A história da civilização nos conta que o homem primitivo procurava defender-se do frio e da fome, abrigando-se em cavernas e alimentando-se de frutos silvestres, ou do que conseguia obter da caça e da pesca. Ao longo dos séculos, com o desenvolvimento da inteligência, passou a espécie humana a sentir a necessidade de maior conforto e a reparar no seu semelhante. Assim, como decorrência das necessidades individuais, surgiram as trocas.

Esse sistema de troca direta, que durou por vários séculos, deu origem ao surgimento de vocábulos como “salário”, o pagamento feito através de certa quantidade de sal; “pecúnia”, do latim “pecus”, que significa rebanho (gado) ou “peculium”, relativo ao gado miúdo (ovelha ou cabrito).

As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos. Foi o surgimento da cunhagem a martelo, onde os signos monetários eram valorizados também pela nobreza dos metais empregados, como o ouro e a prata.

Embora a evolução dos tempos tenha levado à substituição do ouro e da prata por metais menos raros ou suas ligas, preservou-se, com o passar dos séculos, a associação dos atributos de beleza e expressão cultural ao valor monetário das moedas, que quase sempre, na atualidade, apresentam figuras representativas da história, da cultura, das riquezas e do poder das sociedades.

A necessidade de guardar as moedas em segurança deu surgimento aos bancos. Os negociantes de ouro e prata, por terem cofres e guardas a seu serviço, passaram a aceitar a responsabilidade de cuidar do dinheiro de seus clientes e a dar recibos escritos das quantias guardadas. Esses recibos (então conhecidos como “goldsmith´s notes”) passaram, com o tempo, a servir como meio de pagamento por seus possuidores, por serem mais seguros de portar do que o dinheiro vivo. Assim surgiram as primeiras cédulas de “papel moeda”, ou cédulas de banco, ao mesmo tempo em que a guarda dos valores em espécie dava origem a instituições bancárias.

Os primeiros bancos reconhecidos oficialmente surgiram, respectivamente, na Suécia, em 1656; na Inglaterra, em 1694; na França, em 1700 e no Brasil, em 1808 e a palavra “bank” veio da italiana “banco”, peça de madeira que os comerciantes de valores oriundos da Itália e estabelecidos em Londres usavam para operar seus negócios no mercado público londrino.

Fonte: Livro “Casa da Moeda do Brasil: 290 anos de História, 1694/1984”

CURIOSIDADES:

O dinheiro em nosso país tem histórias curiosa. Desde que a primeira moeda legitimamente brasileira foi cunhada por aqui, na Antiga Casa da Moeda da Bahia, em 1694, nosso dinheiro mudou nove vezes. Ele vem evoluindo e perdendo incontáveis zeros por conta do pesadelo da inflação. Somente com a implementação do Real, em 1994, nossa moeda se estabilizou. Apesar de ainda vir perdendo valor com o tempo, isso tem acontecido em uma taxa lenta de desvalorização.


REAL (1994 até hoje)
Em julho de 1994, foi criada uma moeda para definitivamente frear a hiper-inflação. Durante a transição, todos os preços passaram a ser especificados em URV (Unidade Real de Valor), que valia CR$ 2750,00 (valor em cruzeiros reais). Quando o real foi instituído definitivamente, passou a valer 1 URV, ou seja, CR$ 2750,00. Foi a primeira vez na história que a mudança da moeda não foi com um valor redondo, como retirar três zeros. Suas cédulas passaram a exibir animais da fauna brasileira em uma face e a efígie da república na outra, já que a galeria de heróis brasileiros estava escassa, tantas foram as mudanças de moeda nos anos anteriores.

 

ATIVIDADES:

1Trabalhando com o Sistema Monetário.

Observe os produtos vendidos na loja Nova Casa como ofertas para a Páscoa e complete a tabela, realizando os cálculos em seu caderno:


Após a realização das atividades em seu caderno, enviar uma foto das questões resolvidas para o meu numero do WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 05 de outubro de 2020.

Professor: Éderson Soares.

Projeto de Vida 8º Ano EF B - Plano de Desenvolvimento Pessoal

8º ANO B - PROJETO DE VIDA

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

ATIVIDADE 1

Assistir a aula do dia 23/09 do CMSP 


ATIVIDADE 2

Realize todas as atividades sugeridas durante a aula e registre no seu Diário de Vivências

Quem ainda não realizou a avaliação na SED, por favor preencha e envie fotos.

As atividades realizadas devem ser fotografadas e enviadas pelo whatsapp.


História 9º Ano EF - Modernização, ditadura civil-militar na década de 1960 e 1970

 Aula exibida no CMSP - 02/09/2020




Habilidade:

  • Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
Objetivos:
  • Analisar e compreender o chamado milagre brasileiro no final da década de 1960.
  • Relacionar as propostas de desenvolvimento econômico no regime civil-militar.
  • Analisar e compreender os principais aspectos da polarização ideológica chamada de Guerra Fria.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Reformas de João Goulart

1961-1964
Reforma agrária
Reforma educacional
Reforma fiscal
Reforma urbana
Reforma eleitoral

Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG)

O PAEG foi o plano de desenvolvimento econômico elaborado durante o regime militar. Esse plano tinha por objetivos:
Combater a inflação.
Incentivar investimentos estrangeiros.
Aumentar os investimentos estatais, principalmente em infraestrutura.
Renovar o sistema financeiro.

O milagre brasileiro

O milagre brasileiro foi uma terminologia utilizada para representar o crescimento econômico ocorrido de 1969 a 1974, durante o regime civil-militar.
O termo "milagre brasileiro" refere-se ao período em que o presidente Médici liderou o país. De 1967 a 1973, o Brasil elevou o seu PIB a um pico de 14%.

Consequências do milagre econômico

Aumento da dívida externa.
Aumento da inflação.
Aumento do desemprego.


ATIVIDADES

1- O Brasil cresceu economicamente durante o regime civil-militar?

2- Qual é a diferença entre as propostas econômicas de Juscelino e João Goulart?


Projeto de Vida 7º Ano EF B - Plano de Desenvolvimento Pessoal

 7º ANO B - PROJETO DE VIDA

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

ATIVIDADE 1

Assistir a aula do dia 23/09 do CMSP


ATIVIDADE 2

Realize todas as atividades sugeridas durante a aula e registre no seu Diário de Vivências

Quem ainda não realizou a avaliação na SED, por favor preencha e envie fotos.

As atividades realizadas devem ser fotografadas e enviadas pelo whatsapp.


Ciências 8º Ano EF A - Infecções Causadas por Animais

 EE DIOGENES RIBEIRO DE LIMA 

PROFESSOR: ÉDERSON SOARES RODRIGUES 

8º ANO A - CIÊNCIAS 

TEMA: INFECÇÕES CAUSADAS POR ANIMAIS

Atividade 1:

Assista o vídeo da aula no CMSP do dia 28/09


Atividade 2:

Responder as questões do chat da aula acima em seu caderno.





Após a realização das atividades em seu caderno, enviar uma foto das questões resolvidas para o meu numero do WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 05 de outubro  de 2020.

Professor: Éderson Soares.


Ciências 7º Ano EF A - Temperatura e Calor

 EE DIOGENES RIBEIRO DE LIMA 

PROFESSOR: ÉDERSON SOARES RODRIGUES 

7º ANO - CIÊNCIAS

TEMA: TEMPERATURA E CALOR

Atividade 1:

Assista o vídeo da aula no CMSP dia 28/09.


Atividade 2:

Responder as questões do chat da aula acima em seu caderno.



Após a realização das atividades em seu caderno, enviar uma foto das questões resolvidas para o meu numero do WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 05 de outubro  de 2020.

Professor: Éderson Soares.

História 8º Ano EF - Brasil: Guerra do Paraguai

 Aula exibida no CMSP - 02/09/2020



Habilidade:

  • Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito, além de suas implicações políticas e econômicas nos países envolvidos.
Objetivo:
  • Analisar os motivos que envolvem o Brasil na Guerra do Paraguai e seus desdobramentos sociais, econômicos e políticos.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Período:

entre 1864 e 1870

Tríplice Aliança - Brasil, Argentina e Uruguai.

Dezembrada composta das seguintes batalhas vencidas pela Tríplice Aliança:
  • Batalha de Itororó, 6 de dezembro.
  • Batalha de Avaí, 11 de dezembro.
  • Batalha de Lomas Valentinas, 21 a 27 de dezembro.
  • Rendição de Angostura, 30 de dezembro.
Batalha Curupaiti - morreram cerca de 4 a 9 mil soldados brasileiros.

Batalha do Tuiuti (1866-1867) - vitória da Tríplice Aliança.

Capitulação da fortaleza de Humaitá (1869).

1º de janeiro de 1869 - Invasão e saque de Assunção (capital do Paraguai).

1870 - Batalha do Cerro Corá
  • Solano López refaz um pequeno exército, com 5000 homens, a maioria velhos, crianças e veteranos quase inválidos, e 36 canhões.
  • Conde d'Eu chefia 12 mil homens na campanha contra a resistência paraguaia.
  • 75% da população paraguaia teriam morrido ao final da Guerra.
ATIVIDADES

1- Quais as motivações para a guerra do Paraguai?


Ciências 6º Ano EF B - Transformações e Estados da Matéria

 EE DIOGENES RIBEIRO DE LIMA 

PROFESSOR: ÉDERSON SOARES RODRIGUES 

6º ANO - CIÊNCIAS 

TEMA: TRANSFORMAÇÕES E ESTADOS DA MATÉRIA.

Atividade 1:

Assista o vídeo da aula no CMSP do dia 28/09.

Atividade 2:

Responder as questões do chat da aula acima em seu caderno.


MATÉRIA, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS:





ATIVIDADES:

Leia o texto e responda as questões a seguir:

1- Mas o que é Matéria?

2- O que podemos chamar de Matéria?

3- Defina o que é Massa e Volume?

4- Como podemos encontrar a matéria na natureza?

5- O que são Misturas?

6- Como pode ser os tipos de Misturas?

7- O que são misturas Homogêneas?

8- O que são misturas Heterogêneas?

9- Quantas fases há nas misturas Homogêneas?

10- Quantas fases há nas misturas Heterogêneas?


Após a realização das atividades em seu caderno, enviar uma foto das questões resolvidas para o meu numero do WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 05 de outubro de 2020.

Professor: Éderson Soares.


 


História 1ª Série EM - Grandes Civilizações o Império Bizantino e o Mundo Medieval

 PROFª- IVANI SANTOS 



 

 

ATIVIDADE 1

 

Use sua atitude historiadora para desenvolver os conhecimentos a seguir: cole os links abaixo em seu navegador para assistir as videoaulas.

 

Grandes Civilizações O Império Bizantino Parte 1-https://www.youtube.com/watch?v=j5veE2cClY8&feature=youtu.be

                         

 

O Império Bizantino Parte 2.-

https://www.youtube.com/watch?v=mBmk-oViM6M&feature=youtu.be

ATIVIDADE 2

Quando falamos da religião muçulmana, ou islamismo, é recorrente o erro na

denominação de que todo árabe é muçulmano. No entanto, os dois termos não são sinônimos.

 

Sobre o tema pesquise:

 

a)    Islã- Como é a religião muçulmana? <https://www.politize.com.br/islamismo-como-e-a-religiao-muculmana/>. Cole no seu navegador

   

     B) Qual a diferença entre árabe, curdo, turco, persa, sunita e xiita?             <https://super.abril.com.br/historia/qual-a-diferenca-entre-arabe-curdoturco-

  persa-sunita-e-xiita/>.

 

Leia o texto para realizar a atividade proposta

 

O Mundo Medieval

Entre os séculos V e IX, a Europa Ocidental sofreu uma série de transformações que possibilitaram o surgimento de uma nova maneira de pensar, agir e se relacionar. De modo geral, essa nova estrutura do mundo feudal se vinculou a duas experiências históricas simultâneas: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras.

A economia teve suas atividades comerciais retraídas, as moedas escassearam e perderam valor significativo e a agricultura passou a ser de subsistência. A crise do Império Romano favoreceu um processo de ruralização das populações, que não mais podiam empreender atividades comerciais em razão das constantes guerras promovidas pelas invasões bárbaras e a crise dos centros urbanos estabelecidos durante o auge da civilização clássica. Assim, podemos concluir que o feudalismo foi um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política.

Fonte: Elaborado especialmente para o Guia de Transição.

 

Atividade 3

 

Elabore uma pesquisa sobre os temas a baixo e registre no caderno:

a) Feudalismo – Aspectos Políticos;

b) Feudalismo – Aspectos Sociais;

c) Feudalismo – Aspectos Econômicos;

d) Feudalismo – Aspectos Culturais.

 

 

Bom estudo!