sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Biologia 2º Termo EM EJA - DNA e RNA

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Data __/__/__

 

 

2º TERMO – DNA e RNA (23/10)

 


  Nesse tema a proposta é trabalhar os conceitos relacionados à estrutura do DNA e suas implicações nos estudos de genética e biotecnologia. O tema central DNA – A receita da vida e seu código.

Atividades

1)   Onde podemos encontrar moléculas de DNA?

2)   O DNA está presente nos produtos que usamos no dia a dia? Quais?

3)   Pesquise os seguintes conceitos:

a)   Estrutura química do DNA.

b)   Modelo de duplicação do DNA e história de sua descoberta.

c)   RNA – a tradução da mensagem.

d)   Código genético e fabricação de proteínas.

Biologia 1º Termo EM EJA - Saúde e saneamento básico

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Data __/__/__

 

1º TERMO – Saúde e saneamento básico (23/10)




   Neste tema, você vai entender melhor o impacto das medidas de saneamento básico na saúde da população, o que reforçará a ideia de que medidas coletivas são fundamentais para a saúde individual. Novamente, você mobilizará os conceitos e ampliará seu conhecimento sobre doenças e as formas de preveni-las.

Atividades

1)    Pesquise sobre os hábitos de higiene e sua importância para a manutenção da saúde.

2)    Pesquise sobre saneamento básico. Como era antigamente e como é hoje e sua importância.

3)    Pesquise sobre o abastecimento de água e como é feita a sua purificação.

4)    Pesquise sobre o esgoto e qual a melhor forma de descarte.

5)    Pesquise sobre as doenças causadas por águas não potáveis.

Educação Física 3ª Série EM - Planejando eventos esportivos

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

 Parte I – Planejando eventos esportivos (23/10)



Atividades

1)    Em sua região/ comunidade acontece eventos esportivos (competições)? Se sim, quais modalidades?

2)    Escolha um esporte de sua preferência e produza um evento esportivo. Coloque um nome. Escolha uma patrocinadora. Indique a faixa etária dos participantes. Pesquise as formas de competição (fase de grupos, mata-mata ou mista) e indique a mais apropriada.

Biologia 3ª Série EM - A evolução humana

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

Parte I – A evolução humana (23/10)



Atividades

1)    O que a imagem nos mostra sobre a evolução humana?

2)    Você concorda com a concepção de evolução que a imagem representa? Comente.

3)    Observe com atenção a imagem a seguir e responda as questões.



 

a)    Quais seriam os ancestrais comuns entre os primatas, inclusive, os seres humanos?

b)    Quais são os parentes mais próximos dos seres humanos? Cite três exemplos.

c)    Qual o possível ancestral comum entre os seres humanos, chimpanzés, gorilas e orangotangos?

d)    Os Australopthecus seria o ancestral comum de quais espécies? Aponte características que demonstram esse grau de parentesco.

4)    Pesquise sobre as espécies humanas da história ancestral.

Tecnologia e Inovação 1ª Série, 2ª Série e 3ª Série EM - Um, dois, três gravando!

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ Série: ___ Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

 Parte I - Um, dois, três gravando! (23/10)

 


Atividades                                          

1)    Pesquisar sobre os criadores de conteúdo para internet. Escolher um e falar sobre os seus conteúdos.

2)    Criar e produzir um curta-metragem a partir do que aprenderam sobre internet segura. Organizem um planejamento para a execução da produção: como será abordado o tema escolhido e de que forma vão estruturar a apresentação, anote tudo. O vídeo deve ter, no mínimo, 30 segundos e, no máximo 1 minuto. (Se não for fazer o vídeo mandar apenas o roteiro descrevendo a sua ideia).

 

Projeto de Vida 9º Ano EF B - Cadê o tempo que estava aqui?

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: PROJETO DE VIDA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO                     

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 9°___ Data __/__/__

 

Parte I – Cadê o tempo que estava aqui? (23/10)



Atividades

1)    Você está com tempo para realizar as tarefas diárias?

2)    Como está gastando o seu tempo?

3)    Vamos reorganizar o nosso tempo e focar nas coisas importantes. Complete o cronograma.

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

Manhã

 

 

 

 

 

 

 

Tarde

 

 

 

 

 

 

 

Noite

 

 

 

 

 

 

 

  

Educação Física 9º Ano EF B - O que eu sei sobre a ginástica de conscientização corporal e a de condicionamento físico

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

 Parte I - O que eu sei sobre a ginástica de conscientização corporal e a de condicionamento físico (23/10)



Atividades

1)    Pesquise e complete o quadro:

 

GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

Quais são as suas características e os objetivos da sua prática?

 

 

Quais benefícios ela pode trazer ao praticante?

 

 

Cite exemplos desta ginástica.

 

 

2)    Elabore uma prática de ginástica de conscientização corporal e uma de condicionamento físico e descreva como você faria.

a)    Ginástica de conscientização corporal.

b)    Ginástica de condicionamento físico.

Educação Física 8º Ano EF B - A prática excessiva de exercícios físicos

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

 Parte I – A prática excessiva de exercícios físicos (23/10)



Atividades

1)    Qual é o motivo de algumas pessoas realizarem a prática excessiva de exercícios físicos?

2)    Qual é o motivo de algumas pessoas utilizarem medicamentos durante a prática de exercícios físicos?

3)    Quais são os principais malefícios tanto do uso de medicamentos, como do excesso de exercício físico?

4)    O que poderia ser feito para conscientizar as pessoas sobre os malefícios da prática de exercícios físicos em excesso e do uso de medicamentos?

Projeto de Vida 8º Ano EF A - Histórias de vida

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: PROJETO DE VIDA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

 

4º Bimestre

Parte I – Histórias de vida (23/10)



Atividade

1)    Pesquise diversas histórias de vida. Escolha uma que você achou interessante e faça um texto.

Educação Física 7º Ano EF A e B - Ginástica artística e suas possibilidades

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 7º___ Data __/__/__

4º BIMESTRE

 Parte I – Ginástica artística e suas possibilidades (23/10)



Atividades

1)    Pesquise sobre a ginástica artística.

a)    Sua História.

b)    Modalidades.

c)    Principais competições.

d)    Pontuação.

2)    A ginástica artística pode ser realizada como lazer? Como?