História- Ensino Fund.- 6º ano A: Idade Média e suas políticas.
Profª: Nereide
Começando por você
a)- Em
sua cidade tem feiras ao ar livre?
b)- Você
já esteve em uma feira, quais produtos observou, o que comprou?
Atividade I
Apreciação e leitura de imagens
Observe as imagens a baixo para responder as questões no caderno.
Imagem I
a)-Qual o período a primeira e a segunda imagens se refere?
b)-Que informações sobre as feiras medievais podem ser
obtidas na primeira imagem?
c)-O que chama mais a sua atenção nas imagens?
d)-Existe alguma semelhança entre os cenários
apresentados nas duas imagens?
e)-Quais as mudanças que vocês percebem com base na
observação das duas imagens?
f)-Identifique e escreva o nome de dois ou mais produtos presente nas
imagens?
g)-Você já observou o uso de um ou mais dos produtos apresentados nas
imagens em sua casa?
Imagem II
a)- Como se utiliza os produtos e
alimentos mostrados na imagem II?
b)--Você consegue identificar a
origem de alguns desses produtos?
c)-
Já pensaram
que alguns dos produtos que usamos em nossa casa, têm origem em lugares muito
distantes de nós? Cite um exemplo de um produto e o seu lugar de origem.
d)- Estes são produtos caros ou baratos? Será que na Europa medieval estes produtos tinham o mesmo uso e valor dos dias atuais?
Atividade II
Leitura de texto e imagem.
Observe
a imagem a seguir e leia com atenção texto.
Imagem III
As feiras medievais eram verdadeiros locais de encontro de diferentes culturas.
As feiras são um dos aspectos mais importantes da organização econômica da
Idade Média. Nascidas da necessidade de promover a troca de produtos entre o
homem e o campo e o da cidade, elas representam o ponto de contato entre o
produtor e consumidor, o ponto onde se concentrou a vida mercantil de uma época
em que a circulação das pessoas e das mercadorias era dificultada pela falta de
comunicações, pela pouca segurança das jornadas e pelo excesso de portagens e
peagens.
O mercador assumia sua condição, pois o objetivo central de sua vida era
“ganhar dinheiro”, acumular riquezas e, para isso, ele deveria estar atento ao
seu mundo. Nesse sentido, ele deveria obter conhecimento prático do trato
comercial e vencer os empecilhos postos à sua atividade, que não eram poucos.
Portanto, ao longo das rotas terrestres e aquáticas ele tinha que vencer os
obstáculos naturais e os atos de banditismo e da pirataria praticados por terra
e pelo mar. Transportar, portanto, as mercadorias a um porto seguro era uma
tarefa dispendiosa e cheia de obstáculos e perigos de toda ordem. O mercador é
o homem da feira, acostumado com a dureza da vida para obter ganhos reais sobre
a compra e venda mercadoria. (AMBONI, 2011, p.2)
Rotas terrestres Rotas marítimas
De acordo com sua observação e análise responda:
a)-
Quais desses produtos chegavam em Constantinopla?
b)-
Quais os produtos que tinham a rota terrestre pela Ásia?
c)- A rota do cravo e da canela era terrestre ou aérea?
d)-
Indique duas cidades por onde passava a rota do gengibre.
Anote suas dúvidas e suas considerações sobre a aula
Bom estudo!