segunda-feira, 6 de julho de 2020

História 1ª Série EM - A Democracia Grega e a República Brasileira


Professora: Ivani Santos Oliveira
 TEMA: PERMANÊNCIAS E RUPTURAS - A DEMOCRACIA GREGA E A REPÚBLICA BRASILEIRA.





Para aprofundarmos a reflexão sobre a “Democracia Grega” e “Republica Brasileira”, assim como as rupturas e continuidades entre passado e presente, você vai acessar os links abaixo para compreender essa temática por meio de vídeo aula.

Obs. cada vídeo tem duração de a penas 5 a 6 minutos, vale a pena assistir todos com muita atenção, só a partir de então, vão conseguir realizar as atividades propostas.



1- Leia o Art.14 da Constituição da República Federativa do Brasil.
                                                                                                                      
Constituição da República Federativa do Brasil, Artigo 14:
§ 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

I - Obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
II - Facultativos para:
a) os analfabetos;
b) os maiores de setenta anos;
c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

§ 2º Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

Fonte: BRASIL [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_15.12.2016/art_14_.asp.. Acesso em: 06/07/2020.

a)      De acordo com a Constituição vigente em nosso país, quem pode participar do processo democrático?




Atividade 2

As imagens tratam de dois modelos de democracia: um existente na Grécia Antiga e o outro no Brasil atual.
 
Com relação a estes dois modelos, é correto afirmar que:
a)       A democracia ateniense é a mais antiga que se tem notícia. Nela, como na democracia brasileira atual, os cidadãos discutem e tomam decisões sobre os assuntos públicos.

b)    Na atual democracia brasileira, as deliberações coletivas são tomadas pelo conjunto dos cidadãos que se reúnem no Congresso Nacional para fazer as leis e fiscalizar o Poder Executivo.

c)    na democracia ateniense, os cidadãos se reuniam na Ágora e decidiam os destinos da sua cidade. Já na democracia brasileira atual, os cidadãos elegem os seus representantes e são eles que tomam as decisões..
d)   Na Atenas antiga, os cidadãos se reuniam na Ágora para deliberarem sobre assuntos importantes da cidade. Como na democracia brasileira, os cidadãos eram homens e mulheres maiores de 18 anos.

e)      no Brasil atual, há pessoas eleitas pelos cidadãos especialmente para decidir sobre os assuntos coletivos. Assim como na democracia ateniense, os estrangeiros fazem parte desse conjunto de cidadãos.




Obs:

Envio das atividades:  06/07/2020 
Entrega das atividades – 13/07/2020

Bom estudos !