PORTUGUÊS – EJA
06 A 13 DE JULHO
ANÁLISE DE POEMA
Lira
do amor romântico Ou a eterna repetição
CARLOS
DRUMMOND DE ANDRADE
Atirei um limão n’água
e fiquei vendo na margem.
Os peixinhos responderam:
Quem tem amor tem coragem.
Atirei um limão n’água
e fiquei vendo na margem.
Os peixinhos responderam:
Quem tem amor tem coragem.
Atirei um limão n’água
mas perdi a direção.
Os peixes, rindo, notaram:
Quanto dói uma paixão!
mas perdi a direção.
Os peixes, rindo, notaram:
Quanto dói uma paixão!
Atirei um limão n’água,
ele afundou um barquinho.
Não se espantaram os peixes:
faltava-me o teu carinho.
ele afundou um barquinho.
Não se espantaram os peixes:
faltava-me o teu carinho.
Atirei um limão n’água,
o rio logo amargou.
Os peixinhos repetiram:
É dor de quem muito amou.
Atirei um limão n’água,
o rio ficou vermelho
e cada peixinho viu
meu coração num espelho.
o rio ficou vermelho
e cada peixinho viu
meu coração num espelho.
Atirei um limão n’água,
antes atirasse a vida.
Iria viver com os peixes
a minh’alma dolorida.
Atirei um limão n’água,
caiu certeiro: zás-trás.
Bem me avisou um peixinho:
Fui passado pra trás.
antes atirasse a vida.
Iria viver com os peixes
a minh’alma dolorida.
Atirei um limão n’água,
caiu certeiro: zás-trás.
Bem me avisou um peixinho:
Fui passado pra trás.
Atirei um limão n’água,
de clara ficou escura.
Até os peixes já sabem:
você não ama: tortura.
Atirei um limão n’água
e caí n’água também,
pois os peixes me avisaram,
que lá estava meu bem.
Atirei um limão n’água,
foi levado na corrente.
Senti que os peixes diziam:
Hás de amar eternamente.
de clara ficou escura.
Até os peixes já sabem:
você não ama: tortura.
Atirei um limão n’água
e caí n’água também,
pois os peixes me avisaram,
que lá estava meu bem.
Atirei um limão n’água,
foi levado na corrente.
Senti que os peixes diziam:
Hás de amar eternamente.
ATIVIDADES
1.
NOS
VERSOS DO POEMA OCORRE A PERSONIFICAÇÃO DA NATUREZA. QUAIS SÃO ELES?
(PESONIFICAÇÃO
OU PROSOPOPEIA É A FIGURA DE LINGUAGEM QUE DÁ CARACTERÍSTICAS HUMANAS A SERES
INANIMADOS).
2.
DE
ACORDO COM O TEXTO, PODEMOS ATRIBUIR SABEDORIA A ELEMENTOS DA NATUREZA?
CONFIRME SUA RESPOSTA COM TRECHOS DO TEXTO.
3.
LEIA
APENAS O ÚLTIMO VERSO DE CADA ESTROFE. O QUE PODEMOS CONCLUIR COM A CONDIÇÃO DO
EU POÉTICO COM BASE NESSES VERSOS?
4. RELEIA A 4ª ESTROFE E RESPONDA:
a)
O QUE
VOCÊ ENTENDE POR “O RIO AMARGOU”?
b)
O
VERBO AMARGAR FOI EMPREGADO NO SENTIDO DE AMARGURAR, ENTRISTECER. A AMARGURA E
A TRISTEZA SÃO QUALIDADES COMUNS DE ATIBUIRMOS AO SUBSTANTIVO “RIO”?
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