domingo, 25 de outubro de 2020

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA TURMA: 3º SÉRIE

 

OBJETO  DO CONHECIMENTO: Estado e governo; Formas e sistemas de governo.

HABILIDADES: Compreender o conceito geral de Estado e suas formas.

Leitra e análise de texto

Um importante elemento para sustentação da cidadania é a legislação, porque é por intermédio de leis que muitos direitos são garantidos. Da mesma forma que, por meio destas, surgem deveres a serem cumpridos. Levantemos a questão: a lei é para quem? Formalmente, todos estão sob a égide da legislação. Porém, historicamente, o Brasil traz um legado de impunidade para as elites. Contudo, não podemos deixar de ressaltar fatos recentes, que evidenciam a ampliação dos rigores da lei a até essa camada da população. Olhando para a outra ponta, há um grupo que também não é atingido pelas leis. Qual seja, aqueles que não existem perante a legislação porque não possuem registro civil. Por não possuírem documentos oficiais, essas pessoas não podem acessar diversos equipamentos públicos e privados. Isso as mantêm à margem dos direitos e deveres em um movimento circularmente vicioso. A situação de não cidadania não gera violência somente no que diz respeito a um delito ou à suspeita de um delito, mas também contribui para a reprodução da violência, a partir do momento em que as pessoas nessa situação não têm o acesso aos recursos básicos para a sobrevivência e o bem-estar garantidos pelo Estado. As formas de violência são muito mais sutis e têm suas origens no modo como os diferentes grupos sociais interagem e atribuem uns aos outros  categorias mutuamente excludentes de “cidadãos” e “não cidadãos”.

 

 

ATIVIDADES

 

 

1-Vocês devem promover uma busca de definição para a expressão não cidadania.

2- Qual elemento para sustentação da cidadania?

3- Afinal  lei é para quem?

4- Qual grupo não é atingido pela lei?

5- Explique “cidadãos” e “não cidadãos”.

 

 

 

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA TURMA: 2° SÉRIE

 

OBJETO DO CONHECIMENTO: Violências simbólicas, físicas e

Psicológicas.

HABILIDADES: Compreender o que é violência em suas diferentes

Dimensões.

ATIVIDADES

Neste último bimestre trataremos de um tema muito árido, mas de extrema importância e urgência: a violência. Seu contato com a Sociologia já conta com quase 2 anos letivos, portanto, a essa altura do curso, você é capaz de desnaturalizar o olhar? De certo que seu olhar pode ser classificado como um olhar sociológico e por isso você realizará a atividade abaixo sem grandes dificuldades.

Leia com atenção a descrição dessas três cenas:

1-Duas pessoas, uma branca e uma negra, entram em uma loja e o segurança acompanha apenas uma delas, tentando ser discreto.

 

2-Dois homens de mãos dadas caminham pela calcada e um terceiro acerta um deles com  uma lâmpada em formato de bastão.

 

        3. O chefe reúne os subordinados e afirma que aqueles que não conseguem atingir as metas são incompetentes e estão sujeitos à demissão. Repete isso semanalmente, mês a mês, mantendo o ambiente de trabalho tenso.

 

        4-Qual é o ponto em comum entre as três cenas? O que as interliga? Qual a palavra que define isso? Escreva a resposta em letras garrafais no quadro abaixo, com muito destaque, para que não restem dúvidas.

 

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA TURMA: 1º SÉRIE

 

OBJETO  DO CONHECIMENTO:  Conteúdo simbólico dos relacionamentos sociais:  A unidade do Homem e as diferenças entre os homens: o que nos diferencia como humanos. 

HABILIDADES: *Reconhecer que a unidade entre todos os seres humanos é o fato de que o homem é um ser cultural.

*Identificar as características da cultura.

 

ATIVIDADES:

Dentre as muitas facetas que constitui o homem, a cultura é a mais emblemática, porque ela se insere em todos os contextos humanos, seja médico ou artístico, industrial ou artesanal, público ou privado, dentre outros. É a cultura quem dá o tom da nossa união enquanto seres humanos. Retomando o que você aprendeu até o momento sobre o elo que nos une e nos diferencia dos demais animais, aqui entendido como cultura, Agora, pense nos animais e na forma como eles transmitem suas técnicas aos seus descendentes.

1-Faça uma pesquisa baseada nas questões abaixo e anote as informações em uma folha para posterior discussão em sala de aula.

1-O que torna os humanos singulares nesse processo?

2- coisas culturais e coisas naturais

3- A partir da leitura das pesquisas você deve registrar ou colar  figuras que expressem coisas culturais e coisas naturais. Reflita sobre o universo humano sob a ótica comparativa entre aquilo que é natural, criação da natureza, e aquilo que é cultural, criação humana.

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.

 

 

DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 3º SÉRIE

 

OBJETO  DO CONHECIMENTO: Características do discurso filosófico: comparação com o discurso da literatura .

HABILIDADES: Ler, compreender e interpretar textos filosóficos.

Leitura e análise de texto

FILOSOFIA E VIDA

“Amar é encontrar a própria felicidade na felicidade alheia”; “Quem quer colher rosas, deve suportar os espinhos”; “A felicidade é como a borboleta, quando a perseguimos nos escapa; quando desistimos de persegui-la, pousa em nós”; “a felicidade e o desejo não podem juntar-se”. Qual ideia de felicidade está presente nestes provérbios? Eles trazem diferentes percepções e caminhos para a felicidade? Neste conjunto de atividades complementares, vamos refletir sobre alguns requisitos para a felicidade, não como um sentimento fugaz, mas como questão histórica e cultural, um tema de reflexão ética. A felicidade já foi concebida como uma “época de ouro”, quando os homens eram mais livres. Também já foi considerada como uma condição que não é deste mundo, mas só pode ser encontrada no paraíso, numa vida após a morte, como uma espécie de consolo para uma vida de sofrimentos e carências. No contexto da modernidade, diante da racionalidade científica e do sistema de produção capitalista, a perspectiva, que demanda para o abandono deste mundo material para ser feliz numa outra vida, teve o seu lugar de primazia tomado pelo horizonte de felicidade fundamentado na realização mundana, tendo como referência uma vida bem-sucedida, competitiva, da qual poucos saem vencedores. Neste contexto de ampliação da produção, do desenvolvimento tecnológico que propiciou melhores recursos de infraestrutura, até mesmo as religiões passaram a compreender que ainda que exista uma outra vida após a morte, com recompensas e castigos, as questões sociais precisam ser consideradas de forma que esta vida possa ser vivida de maneira mais digna, inclusive, do ponto de vista material. O predomínio da razão tecnicista tem se ampliado de tal forma que até as questões éticas têm se orientado para respostas técnicas. A política que já foi pensada como uma dimensão para atender as finalidades humanas mais gerais, de participação, debate, conferindo à vida pública como uma dimensão da felicidade, passou a ter o caráter de administração de interesses privados. Esse predomínio da racionalidade técnica voltada para fins privados, que certamente é uma parte da vida, passou a ser considerado como se fosse toda a vida. Ou seja, o desenvolvimento científico e tecnológico, que nos permite meios para suprir as necessidades, parece apontar apenas para uma dimensão da vida, a satisfação material, o lugar de destaque, mas e quando não temos acesso a esses progressos da vida material? Quando percebemos que vivemos numa sociedade de progresso, de abundância, e não podemos participar plenamente dela? Não se trata de definir a felicidade ou afirmar as condições para ser feliz, mas de problematizar, diante do cotidiano, como ser feliz hoje?

 

1-     Apos leitura do texto descreva  o que entendeu.

 

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.

 

DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 2° SÉRIE

 

OBJETO DO CONHECIMENTO: Desafios éticos contemporaneos: a ciência e a condição humana.

 

HABILIDADES: Expressar por escrito e oralmente questionamentos sobre o avanço tecnológico, o pensamento tecnicista e as consequências para a vida no planeta.

Leitura e análise de texto

FILOSOFIA E VIDA

 A ciência está a serviço do homem, ou será o homem, que se encontra a serviço da ciência e das tecnologias? As relações homens/tecnologia encontram-se cada vez mais estreitas. Você já pensou como seria sua vida se não existisse o aparelho celular e os computadores? Parece uma pergunta estranha, no entanto, se observar o comportamento das pessoas, quanto tempo elas passam conectadas... Quando dispensamos os recursos tecnológicos para o trabalho ou para o entretenimento? Será que os seres humanos estão condicionados? Vivemos um caso de dependência ou é da nossa natureza viver cercados de tecnologia e buscar sempre novos conhecimentos? Todas estas indagações dialogam com a realidade que vivemos hoje, mas você já pensou como era o mundo antes do fogo e da roda? E da descoberta da energia elétrica e das ondas de rádio? Tudo isto envolve técnica, ciência e tecnologia! Aliás, qual a diferença entre técnica, ciência e tecnologia? Em alguns momentos, os acessos aos recursos parecem muito naturalizados, como se todos tivessem luz e aparelhos televisivos em suas residências desde sempre. Considerando a realidade nacional, é válido pensar que todos possuem estes acessos? Neste bimestre, a proposta é conhecer alguns aspectos desta relação do homem com o mundo que construímos e que é continuamente construído, considerando os princípios éticos. As possibilidades de reflexão são muitas, no entanto, o fio condutor destas indagações deve examinar a presença da ética nas ações. Da Fake News ao teste com animais, do uso excessivo do aparelho celular aos casos de eutanásia, da necessidade de Reduzir, Reutilizar e Reciclar (que pode incluir Repensar e Recusar) ao debate sobre o aborto. O filme “Como Eu Era Antes de Você1 ” é um caminho interessante para pensarmos as nossas escolhas, as nossas conquistas e os desafios da vida. Este drama romântico aborda a eutanásia, questão polêmica que divide opiniões. As ações humanas precisam ser realizadas considerando todos os envolvidos no processo, caso contrário, propicia-se o risco de cometer injustiças. Você concorda com esta afirmação? Pensar sobre a bioética e sua relação com os Direitos Humanos é pensar filosoficamente questões imprescindíveis para o equilíbrio da vida. Vamos aprofundar o debate?

 

ATIVIDADES

Após leitura responda as questões abaixo:

As perguntas que seguem fomentam o início da discussão sobre o tema, na verdade elas permitem o início da problematização sobre alguns valores sociais e culturais, que implicam de forma direta na relação ética do homem com a contemporaneidade.

1-O uso exagerado de agrotóxicos é necessário?

2-Por que se fala tanto na necessidade de reciclar?

3-De que forma os avanços tecnológicos vem encaminhando sua rotina,seus saberes , a sua forma de ver o mundo.

4-Quem tem moldado sua vida?

5-Por que com tanta tecnologia ainda se fala em risco de extinção de espécies de animais?

 

 

 

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.

 

 

DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 2° TERMO /EJA

 

OBJETO DO CONHECIMENTO: Desafios éticos contemporaneos: a ciência e a condição humana.

 HABILIDADES: Expressar por escrito e oralmente questionamentos sobre o avanço tecnológico, o pensamento tecnicista e as consequências para a vida no planeta.

Leitura e análise de texto

FILOSOFIA E VIDA

 A ciência está a serviço do homem, ou será o homem, que se encontra a serviço da ciência e das tecnologias? As relações homens/tecnologia encontram-se cada vez mais estreitas. Você já pensou como seria sua vida se não existisse o aparelho celular e os computadores? Parece uma pergunta estranha, no entanto, se observar o comportamento das pessoas, quanto tempo elas passam conectadas... Quando dispensamos os recursos tecnológicos para o trabalho ou para o entretenimento? Será que os seres humanos estão condicionados? Vivemos um caso de dependência ou é da nossa natureza viver cercados de tecnologia e buscar sempre novos conhecimentos? Todas estas indagações dialogam com a realidade que vivemos hoje, mas você já pensou como era o mundo antes do fogo e da roda? E da descoberta da energia elétrica e das ondas de rádio? Tudo isto envolve técnica, ciência e tecnologia! Aliás, qual a diferença entre técnica, ciência e tecnologia? Em alguns momentos, os acessos aos recursos parecem muito naturalizados, como se todos tivessem luz e aparelhos televisivos em suas residências desde sempre. Considerando a realidade nacional, é válido pensar que todos possuem estes acessos? Neste bimestre, a proposta é conhecer alguns aspectos desta relação do homem com o mundo que construímos e que é continuamente construído, considerando os princípios éticos. As possibilidades de reflexão são muitas, no entanto, o fio condutor destas indagações deve examinar a presença da ética nas ações. Da Fake News ao teste com animais, do uso excessivo do aparelho celular aos casos de eutanásia, da necessidade de Reduzir, Reutilizar e Reciclar (que pode incluir Repensar e Recusar) ao debate sobre o aborto. O filme “Como Eu Era Antes de Você1 ” é um caminho interessante para pensarmos as nossas escolhas, as nossas conquistas e os desafios da vida. Este drama romântico aborda a eutanásia, questão polêmica que divide opiniões. As ações humanas precisam ser realizadas considerando todos os envolvidos no processo, caso contrário, propicia-se o risco de cometer injustiças. Você concorda com esta afirmação? Pensar sobre a bioética e sua relação com os Direitos Humanos é pensar filosoficamente questões imprescindíveis para o equilíbrio da vida. Vamos aprofundar o debate?

ATIVIDADES

Após leitura responda as questões abaixo:

As perguntas que seguem fomentam o início da discussão sobre o tema, na verdade elas permitem o início da problematização sobre alguns valores sociais e culturais, que implicam de forma direta na relação ética do homem com a contemporaneidade.

1-O uso exagerado de agrotóxicos é necessário?

2-Por que se fala tanto na necessidade de reciclar?

3-De que forma os avanços tecnológicos vem encaminhando sua rotina,seus saberes , a sua forma de ver o mundo.

4-Quem tem moldado sua vida?

5-Por que com tanta tecnologia ainda se fala em risco de extinção de espécies de animais?

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.

 

 

DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 1º TERMO EJA

 

OBJETO  DO CONHECIMENTO: Filosofia política: Democracia a justiça social

 

HABILIDADES: Expressar escrita e oralmente a relevância dos direitos humanos.

 • Identificar diferentes conceitos de democracia e sua relação com a igualdade efetiva entre os cidadãos.

 

ATIVIDADES

FILOSOFIA E VIDA

 A democracia é uma prática social que se faz presente nas instituições e nas relações que se estabelecem no mundo público. A tradição democrática fundamentada na liberdade e na igualdade tem seus primeiros registros na Grécia Antiga, mais especificamente em Atenas. Ainda que na democracia ateniense a condição de cidadania era para poucos, os princípios da igualdade e liberdade tornaram-se a base para a vida democrática. Consideradas essenciais, igualdade e liberdade possibilitam a participação de todos e garantem o reconhecimento da pluralidade. A demanda por igualdade e liberdade para todos exige a submissão de todos ao poder da lei. Dessa forma, por exemplo, as divergências, ainda que particulares, não devem ser resolvidas segundo a força física ou outros distintivos, mas pelo diálogo e pela justiça. O debate, neste contexto, é fundamental, pois permite que diferenças sejam reveladas, reconhecidas e absorvidas pela sociedade. Assim, longe de ser um empecilho para a ação, o debate a legitima. A ação é manifestação da liberdade de uma sociedade, de um povo, de uma nação organizada. Numa democracia, deve-se apreciar a liberdade, pois é sempre nela que reside a esperança de dias melhores. No mundo contemporâneo há diferentes experiências democráticas. No contexto brasileiro temos nos orientado para a melhoria das condições de convivência livre, justa e solidária, também para a afirmação dos direitos fundamentais, tais como os civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, através de seu exercício. Ou seja, viver em uma democracia é mais do que votar, é ter direito à expressão, é buscar uma vida digna e cooperação para melhoraria da sociedade. A Constituição de 1988 afiança a livre expressão para a construção de uma vida digna a cada cidadão e assevera diferentes formas para estes exercerem seu papel participativo e cooperativo em um contexto democrático. Entre elas, citamos o Orçamento Participativo, as Audiências Públicas, as Iniciativas Populares, os Plebiscitos, os Referendos e os Conselhos. Estes últimos, por exemplo, são organizações da sociedade civil e das agências do Estado. São espaços democráticos de participação, capazes de expressar a diversidade de demandas e a democratização da gestão. Saiba que os Conselhos não são inovações da democracia contemporânea. Em Atenas, existia o Conselho dos Quinhentos, formado por membros eleitos por sorteio e responsáveis pelas funções executivas e decisões políticas. Em São Paulo, a Secretaria da Justiça e Cidadania1 abriga diferentes Conselhos. Todos estes Conselhos no Estado de São Paulo objetivam elaborar, monitorar e avaliar políticas públicas. Você conhece a atuação destes Conselhos? Pesquise!

Após leitura do texto responda:

1-     Explique democracia.

2-     Segundo texto o que se deve apreciar na democracia?

3-O que garante a liberdade e a igualdade?

4-Fale sobre a constituição de 1988.

5-Em São Paulo, a Secretaria da Justiça e Cidadania abriga diferentes Conselhos. Todos estes Conselhos no Estado de São Paulo objetivam elaborar, monitorar e avaliar políticas públicas. Você conhece a atuação destes Conselhos? Pesquise!

 

 

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DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 1º SÉRIE

 

OBJETO  DO CONHECIMENTO: Filosofia política: Democracia a justiça social

 

HABILIDADES: Expressar escrita e oralmente a relevância dos direitos humanos.

 • Identificar diferentes conceitos de democracia e sua relação com a igualdade efetiva entre os cidadãos

ATIVIDADES

FILOSOFIA E VIDA

 A democracia é uma prática social que se faz presente nas instituições e nas relações que se estabelecem no mundo público. A tradição democrática fundamentada na liberdade e na igualdade tem seus primeiros registros na Grécia Antiga, mais especificamente em Atenas. Ainda que na democracia ateniense a condição de cidadania era para poucos, os princípios da igualdade e liberdade tornaram-se a base para a vida democrática. Consideradas essenciais, igualdade e liberdade possibilitam a participação de todos e garantem o reconhecimento da pluralidade. A demanda por igualdade e liberdade para todos exige a submissão de todos ao poder da lei. Dessa forma, por exemplo, as divergências, ainda que particulares, não devem ser resolvidas segundo a força física ou outros distintivos, mas pelo diálogo e pela justiça. O debate, neste contexto, é fundamental, pois permite que diferenças sejam reveladas, reconhecidas e absorvidas pela sociedade. Assim, longe de ser um empecilho para a ação, o debate a legitima. A ação é manifestação da liberdade de uma sociedade, de um povo, de uma nação organizada. Numa democracia, deve-se apreciar a liberdade, pois é sempre nela que reside a esperança de dias melhores. No mundo contemporâneo há diferentes experiências democráticas. No contexto brasileiro temos nos orientado para a melhoria das condições de convivência livre, justa e solidária, também para a afirmação dos direitos fundamentais, tais como os civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, através de seu exercício. Ou seja, viver em uma democracia é mais do que votar, é ter direito à expressão, é buscar uma vida digna e cooperação para melhoraria da sociedade. A Constituição de 1988 afiança a livre expressão para a construção de uma vida digna a cada cidadão e assevera diferentes formas para estes exercerem seu papel participativo e cooperativo em um contexto democrático. Entre elas, citamos o Orçamento Participativo, as Audiências Públicas, as Iniciativas Populares, os Plebiscitos, os Referendos e os Conselhos. Estes últimos, por exemplo, são organizações da sociedade civil e das agências do Estado. São espaços democráticos de participação, capazes de expressar a diversidade de demandas e a democratização da gestão. Saiba que os Conselhos não são inovações da democracia contemporânea. Em Atenas, existia o Conselho dos Quinhentos, formado por membros eleitos por sorteio e responsáveis pelas funções executivas e decisões políticas. Em São Paulo, a Secretaria da Justiça e Cidadania1 abriga diferentes Conselhos. Todos estes Conselhos no Estado de São Paulo objetivam elaborar, monitorar e avaliar políticas públicas. Você conhece a atuação destes Conselhos? Pesquise!

Após leitura do texto responda:

1-     Explique democracia.

2-     Segundo texto o que se deve apreciar na democracia?

3-O que garante a liberdade e a igualdade?

4-Fale sobre a constituição de 1988.

5-Em São Paulo, a Secretaria da Justiça e Cidadania abriga diferentes Conselhos. Todos estes Conselhos no Estado de São Paulo objetivam elaborar, monitorar e avaliar políticas públicas. Você conhece a atuação destes Conselhos? Pesquise!

 

 

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