quinta-feira, 15 de outubro de 2020

História 3ª Série EM - Movimentos sociais e políticos no Brasil 1950-1960

 Aula exibida no CMSP - 16/09/2020



Habilidade:

  • Reconhecer os principais movimentos rurais e urbanos de contestação aos sistemas político-econômicos ao longo da história.
Objetivos:
  • Apresentar os principais eventos políticos e econômicos relacionados ao Estados brasileiro nas décadas de 1950 e 1960;
  • Apontar as principais questões sociais e econômicas do Brasil nas décadas de 1950 e 1960, bem como suas relações com o cenário político do período.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

No Governo Dutra (1946-1950)

Analise os seguintes dispositivos legais da Constituição de 1946:
  • Direito ao voto a todos os brasileiros alfabetizados (50% da população);
  • Direito a greve, exceto para atividades essenciais;
  • Proibição do divórcio.
As ligas camponesas

Surgiram no Brasil durante o Estado Novo (1937-1945):
  • Formada por trabalhadores rurais sem terra, pequenos proprietários e diaristas;
  • Com a eleição de Dutra e o alinhamento do Brasil com os EUA, as ligas passaram a ser reprimidas;
  • SAPPP ( Sociedade dos Agricultores, Planadores e Pecuaristas de Pernambuco - Engenho Galileia - PE):
- Auxiliar os camponeses com despesas funerárias;
- Prestar assistência médica, jurídica e educacional;
- Cooperativa de crédito para o camponês.

A SAPPP sofreu represálias dos proprietários da região. O advogado Francisco Julião apoiou a SAPPP e conseguiu legalizá-la em 1955.

1953 - Um ano de contestações

Panela Vazia: marcha de cerca de 60 mil trabalhadores no centro de São Paulo.
Greve dos 300 mil: iniciada em São Paulo com trabalhadores do setor têxtil, a greve logo se alastrou para outros setores e cidades brasileiras.
Greve dos Marítimos: trabalhadores dos portos de Santos, do Rio de Janeiro e de Belém paralisaram.
Aumento salarial
Fim do controle estatal sobre os sindicatos

Reação do governo: após tentativas de repressão, houve a nomeação de João Goulart para o Ministério do Trabalho.
Promessa de 100% de aumento dos salários, cumprida em 1º de maio de 1954.

No Governo Jânio Quadros (1961)
  • Discurso e ações moralizadoras;
  • Corte de subsídios (trigo e petróleo);
  • Congelamento de salários;
  • Independência do Brasil em relação à Guerra Fria.

ATIVIDADES

1- Alguns grupos sociais no Brasil ainda possuíam entraves e limitações em sua cidadania, mesmo após a Constituição de 1946. Quais eram esses grupos?

2- Analise a charge e responda:
A charge ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek ao:
a) evidenciar que o incremento da malha viária diminuiu as desigualdades regionais do país.
b) destacar que a modernização das indústrias dinamizou a produção de alimentos para o mercado interno.
c) enfatizar que o crescimento econômico implicou aumento das contradições socioespaciais.
d) ressaltar que o investimento no setor de bens duráveis incrementou os salários dos trabalhadores.
e) mostrar que a ocupação de regiões interioranas abriu frentes de trabalho para a população local.

História 2ª Série EM - A Revolução Industrial Inglesa

 Aula exibida no CMSP - 16/09/2020



Habilidade:

  • Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador.
Objetivo: 
  • Apresentar as principais características da Revolução Industrial Inglesa, bem como seus impactos sociais, econômicos e ambientais.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

A Revolução Industrial

Significou um novo modo de produzir e circular mercadorias, pois a produção em larga escala e em maior velocidade elevou o consumo de industrializados em toda a Europa e, posteriormente, em todo o mundo. Este novo modelo de produção iniciou-se na Inglaterra do século XVIII e foi impulsionado pela invenção e pelo aprimoramento da máquina a vapor, aplicada na produção de têxteis e, também, de outros produtos. A mesma tecnologia foi empregada, ainda, nos meios de transporte, o que favoreceu as exportações.

Por que a Inglaterra?
  • Acúmulo de capitais (Dinastia Tudor);
  • Agricultura capitalista (cercamentos);
  • Mão de obra barata (êxodo rural);
  • Minas de carvão mineral e ferro (matéria-prima);
  • Puritanismo (trabalho e lucro);
  • Revolução Gloriosa (liberalismo).
Artesanato
  • Trabalho manual;
  • O trabalhador dispõe dos meios de produção e da matéria-prima;
  • O trabalhador controla a qualidade, a quantidade, as vendas e o lucro.
Manufatura
  • Mão de obra especializada;
  • O trabalhador não dispões dos meios de produção e da matéria-prima;
  • O trabalhador não controla a qualidade, a quantidade, as vendas e o lucro;
  • O trabalhador acompanha o processo produtivo.
A máquina a vapor de James Watt

Na máquina a vapor, o fluido de trabalho é o vapor de água sob alta pressão e alta temperatura. O funcionamento da turbina a vapor baseia-se no princípio de expansão do vapor, gerando diminuição na temperatura e na energia interna; essa energia interna perdida pela massa de gás reaparece na forma de energia mecânica, pela força exercida contra um êmbolo.

Maquinofatura
  • Mão de obra não requer qualificação, pois o trabalhador será um mero operador, alijado do processo de produção;
  • O trabalhador não dispõe dos meios de produção e da matéria-prima;
  • O trabalhador não controla a qualidade, a quantidade, as vendas e o lucro.




Condições de vida e trabalho
  • Insalubridade nas fábricas e nas moradias dos trabalhadores;
  • Jornada de 14 à 18 horas, com tarefas de esforço repetitivo;
  • Exploração do trabalho da mulher e da criança;
  • Criminalização de quaisquer movimentos de trabalhadores;
  • Ausência de leis trabalhistas;
  • Poluição e falta de saneamento.
A luta dos trabalhadores
  • Sabotagem (do francês, sabot, que significa "tamanco"): os operários enfiavam seus tamancos nas engrenagens das máquinas, parando a produção;
  • Greves, manifestações e protestos;
  • Ludismo: destruição das máquinas, sob a alegação de que estas eram responsáveis pelo desemprego e pela exploração do trabalho.
Reações do Parlamento Inglês
  • Proibiu as Trade Unions (associações de trabalhadores) e greves;
  • Massacre de Peterloo (1819): em protesto por melhores condições de vida e trabalho, cerca de 60 mil ingleses se reuniram em Manchester. O movimento foi duramente reprimido, resultando em cerca de 11 manifestantes mortos e centenas de feridos;
  • Em 1824, o Parlamento reconheceu as Trade Unions.
O Cartismo

Em 1838, os trabalhadores entregaram ao Parlamento um abaixo-assinado com mais de um milhão de assinaturas e um documento intitulado "A Carta do Povo", no qual os trabalhadores exigiam:
  • Sufrágio universal masculino;
  • Voto secreto;
  • Representação operária no Parlamento;
  • Igualdade de direitos eleitorais;
  • Remuneração no Parlamento.
Conquistas dos trabalhadores
  • 1833: Limite de idade e jornada para crianças (mínimo de 10 anos e 48 horas semanais);
  • 1842: Proibição do trabalho infantil nas minas;
  • 1846: Supressão de impostos sobre cereais;
  • 1847: Jornada máxima de 10 horas/dia;
  • 1919: Jornada máxima de 8 horas/dia.
  • O Cartismo foi derrotado no Parlamento, mas favoreceu a criação de algumas leis trabalhistas que conferiram direitos, inéditos até então, aos trabalhadores ingleses.
ATIVIDADES

1- Observe o gráfico e responda:
Qual posição a Inglaterra assumiu na produção manufatureira mundial ao longo do período apresentado?


2- O que justificava o emprego de crianças nas fábricas e nas minas no contexto da Revolução Industrial?


História 9º Ano EF - Guerra Fria: Confronto de dois modelos políticos III

 Aula exibida no CMSP - 16/09/2020



Habilidade:

  • Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Objetivos:
  • Compreender os aspectos políticos e econômicos construídos a partir da Guerra Fria.
  • Dialogar e analisar os desdobramentos e os conflitos advindos da polarização ideológica na Guerra Fria na Europa, na Ásia e no Oriente Médio.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Guerra das Coreias

Em 1950 com apoio bélico e logístico da URSS, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul. Os EUA entenderam a mobilização militar da Coreia do Norte como uma agressão comunista. Ataques anfíbios e bombardeios foram realizados realizados pela ONU na cidade de Incheon. As forças da ONU chegaram até a fronteira da China, mas foram repelidas pelas forças chinesas aliadas à Coreia do Norte. O conflito se encerrou em 1953 com a assinatura de um armistício.

Revolução Cubana

A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição do ditador Fulgêncio Batista de Cuba no dia 1º de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de julho, liderado pelo então revolucionário Fidel Castro. O apoio soviético, depois do movimento armado, enfatizou seu caráter anticapitalista e antiamericano para posteriormente alinhar o país com o chamado bloco socialista.

Fulgêncio Batista foi eleito democraticamente em 1940, governou o país até 1944. Após o golpe de 1952, governou a ilha de Cuba como ditador até 1959.

Muro de Berlim

Construído em 1961, o Muro de Berlim foi uma barreira física construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental - socialista) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental (capitalista), separando-a da Alemanha Oriental (socialista). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal Alemã (RFA), que era constituída pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA). jugo do regime soviético.

Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã (1959-1975) foi um desdobramento da Guerra da Indochina (1946-1954), cujo desfecho foi a independência do Vietnã na Conferência de Genebra, em 1954, mas o país foi dividido em duas nações: Vietnã do norte (comunista) e Vietnã do sul (capitalista). Após a independência, as duas áreas de influência, norte e sul, entraram em conflito, tendo os EUA e a URSS como fornecedores de tecnologia bélica, em ambos os lados.

ATIVIDADES

1- Desenhe o mapa da Europa e separe pelas cores azul e vermelha as seguintes áreas de influência capitalista e comunista:
  • Alemanha com o muro de Berlim em 1961.
  • Coreia com a separação entre norte e sul (1950).
  • Vietnã com separação entre norte e sul (1959).


História 9º Ano EF - Guerra Fria: Confronto de dois modelos políticos II

 Aula exibida no CMSP - 09/09/2020



Habilidade:

  • Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Objetivos:
  • Compreender os aspectos políticos e econômicos construídos a partir da Guerra Fria.
  • Dialogar e analisar os desdobramentos e os conflitos advindos da polarização ideológica na Guerra Fria na Europa, na Ásia e no Oriente Médio.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

O mundo bipolarizado

A cortina de ferra foi uma linha imaginária que separava o lado ocidental (Otan) do lado oriental europeu (Pacto de Varsóvia). Essa separação geopolítica durou até 1991.

ATIVIDADES

1- Conforme o mapa, o mundo pós-guerra foi dividido em duas áreas de influência política e econômica. Associe o nome da superpotência ao seu respectivo sistema econômico e político, identificando as áreas de influência.

2- Leia o texto e responda:
"A revolução húngara (1956) foi um levante popular realizado por estudantes, operários e escritores contra a política do império soviético. Para eles, a ideologia comunista, em sua essência filosófica, tinha o objetivo de emancipar o homem de um regime que fende a sociedade entre pobre e ricos. Esses jovens, juntamente de uma massa de críticos ao regime, acreditavam que a figura de um império, cujas políticas eram autoritárias, havia fugido da proposta inicial da filosofia comunista".

De acordo com os jovens revolucionários, quais foram as razões para a crítica e a luta contra o comunismo soviético?

3- Quais os fatos históricos ocorreram durante à Guerra Fria na Ásia e no Oriente Médio?


História 8º Ano EF - Brasil: Leis abolicionistas

 Aula exibida no CMSP - 09/09/2020



Habilidade:

  • Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.
Objetivo:
  • Identificar as leis que trataram a questão dos escravos no Brasil do período imperial.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Lei Eusébio de Queirós

Lei nº 581, de 4 de setembro de 1850.

Proibia o tráfico de escravizados e punia traficantes.
  • Altas dívidas para adquirir escravos.
  • Receio de que a população de escravizados ficasse superior à população branca.
  • Pressões britânicas para o fim do tráfico negreiro.
  • Revolução Industrial na Europa - ampliar mercado consumidor.
Lei do Ventre Livre

Lei nº 2040, de 28 de setembro de 1871.
  • Considerava livre todos os filhos de mulheres escravizadas nascidos a partir desta lei.
  • Assinada pela princesa Isabel, que estava como regente do Brasil.
  • Possibilitou um processo de abolição da escravidão de forma lenta e gradual.
  • Até completar 21 anos, ficaria sob a tutela do dono da fazenda.
Lei do Sexagenário

Lei nº 3270, de 28 de setembro de 1885.
  • Garantia liberdade aos escravizados com mais de 60 anos.
  • Os libertos pagariam uma indenização aos antigos proprietários. Logo, o liberto trabalharia mais três anos para seu senhor ou até 65 anos.
  • Poucos escravos chegavam até essa idade devido às péssimas condições de vida.
  • Quando libertos, muitos não sabiam para onde ir.
Lei Áurea

Lei nº 3353, de 13 de maio de 1888.
  • Assinada pela princesa Isabel, que, pela terceira vez, exercia a regência no lugar de seu pai, D. Pedro II.
  • Existiram pressões externas (Inglaterra) e internas (movimentos abolicionistas e resistência dos escravizados, desde os quilombos até esse momento da abolição).
  • Não houve a preocupação de inserir os libertos na sociedade.
ATIVIDADES

1- O que motivou a assinatura da Lei Eusébio de Queirós?

2- A Lei do Ventre Livre garantiu liberdade aos recém-nascidos filhos de mãe escravizadas? Justifique.

3- Em qual ano foi assinado a lei do sexagenário?


História 8º Ano EF - Revoltas Regenciais

  Aula exibida no CMSP - 23/09/2020



Habilidade:

  • Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Objetivo:
  • Analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado durante o período regencial do Brasil.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

As rebeliões regenciais

A instabilidade política do período regencial fez com que eclodissem diversas rebeliões pelo território imperial do Brasil. Diversos foram os motivos que provocaram os rebeldes: as questões da política oligárquica, as críticas à quantidade de impostos, as questões de miséria de boa parte da população, a maior necessidade de participação por parte do povo à vida política, assim como a necessidade de abolição da escravidão.

A Revolta das Carrancas

Minas Gerais, 13 de maio de 1833
A região de Carrancas, em Minas Gerais, tinha alta concentração de trabalho escravo. Entre os 4053 residentes da freguesia, 62,5% (2494) eram escravizados.

A Balaiada

No período imperial, a região do Maranhão, exportadora de algodão, sofreu forte crise econômica por causa da competição com os cada vez mais produtivos Estados Unidos.

Além disso, a pecuária consumia grande parte da mão de obra da região. Esses fatores explicam o envolvimento dos trabalhadores escravos e mal remunerados livres no movimento.

Uma disputa de poder político surgiu no seio da elite, que se refletiu no Maranhão pelo oposição de liberais (bem-te-vis) e conservadores (cabanos).

Pedro de Araújo Lima, marquês de Olinda, se tornou primeiro-ministro, provocando o chamado regresso conservador. Os conservadores maranhenses aproveitaram a oportunidade para afastar os liberais do poder e, ao mesmo tempo, enfraquecê-los além disso, contratando o serviço dos pecuaristas, tradicionalmente apoiados pelos liberais.

Liderança dos revoltosos: homens pobres, mestiços e também escravos, deviso ao sentimento de opressão que sentiam em relação aos prefeitos, cargo criado por uma administração conservadora do presidente da província Camargo.

Balaios (vaqueiros, artesãos, lavradores, escravos, mestiços, mulatos, sertanejos, índios e negros).

Participante da elite: grandes proprietários de terra e de escravos, autoridade provinciais e comerciantes.

Cabanagem

Revolta popular influenciada pela Revolução Francesa.

Império do Brasil de 1835 a 1840, na antiga Província do Grão-Pará (abrangia os atuais estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia).

Os índios e mestiços pobres que viviam amontoados em cabanas de barro à beira dos rios (que originou o nome da revolta), usados como mão de obra em forma de semiescravidão na província.

Integrantes da classe média uniram-se contra o governo federal nesta revolta.

Objetivo: aumentar a importância do seu território no governo central brasileiro e enfrentar a questão da pobreza na região.

ATIVIDADES

1- Qual era a porcentagem de homens livres na região de Carrancas messe período?

2- Fake ou fato?
"O objetivo dos integrantes da classe média era unir-se aos cabanos para aumentar a importância do seu território no governo central brasileiro e enfrentar a questão da pobreza na região."