Aula exibida no CMSP - 16/09/2020
Habilidade:
- Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Objetivos:
- Compreender os aspectos políticos e econômicos construídos a partir da Guerra Fria.
- Dialogar e analisar os desdobramentos e os conflitos advindos da polarização ideológica na Guerra Fria na Europa, na Ásia e no Oriente Médio.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Guerra das Coreias
Em 1950 com apoio bélico e logístico da URSS, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul. Os EUA entenderam a mobilização militar da Coreia do Norte como uma agressão comunista. Ataques anfíbios e bombardeios foram realizados realizados pela ONU na cidade de Incheon. As forças da ONU chegaram até a fronteira da China, mas foram repelidas pelas forças chinesas aliadas à Coreia do Norte. O conflito se encerrou em 1953 com a assinatura de um armistício.
Revolução Cubana
A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição do ditador Fulgêncio Batista de Cuba no dia 1º de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de julho, liderado pelo então revolucionário Fidel Castro. O apoio soviético, depois do movimento armado, enfatizou seu caráter anticapitalista e antiamericano para posteriormente alinhar o país com o chamado bloco socialista.
Fulgêncio Batista foi eleito democraticamente em 1940, governou o país até 1944. Após o golpe de 1952, governou a ilha de Cuba como ditador até 1959.
Muro de Berlim
Construído em 1961, o Muro de Berlim foi uma barreira física construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental - socialista) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental (capitalista), separando-a da Alemanha Oriental (socialista). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal Alemã (RFA), que era constituída pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA). jugo do regime soviético.
Guerra do Vietnã
A Guerra do Vietnã (1959-1975) foi um desdobramento da Guerra da Indochina (1946-1954), cujo desfecho foi a independência do Vietnã na Conferência de Genebra, em 1954, mas o país foi dividido em duas nações: Vietnã do norte (comunista) e Vietnã do sul (capitalista). Após a independência, as duas áreas de influência, norte e sul, entraram em conflito, tendo os EUA e a URSS como fornecedores de tecnologia bélica, em ambos os lados.
ATIVIDADES
1- Desenhe o mapa da Europa e separe pelas cores azul e vermelha as seguintes áreas de influência capitalista e comunista:
- Alemanha com o muro de Berlim em 1961.
- Coreia com a separação entre norte e sul (1950).
- Vietnã com separação entre norte e sul (1959).
Nenhum comentário:
Postar um comentário