quarta-feira, 15 de julho de 2020

Ciências 9º Ano EF - Gregor Mendel, Genética e a metodologia científica

9º ANO A  e  B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA

TEMA: GREGOR MENDEL, GENÉTICA E A METODOLOGIA CIENTÍFICA

ATIVIDADE 1 – CONHECENDO A GENÉTICA


Você já parou para pensar sobre o que é a genética, através de suas próprias características e diferenças entre seus colegas ou familiares?
Esta tarefa pode ser feita de forma simples, através de perguntas feitas aos seus familiares sobre características que, sem que eles saibam, são determinadas geneticamente.
Exemplos de perguntas:
Quantos(as) primos possuem olhos castanhos?
Na sua casa quantos possuem visão normal?
Quantos irmãos, primos ou tios possuem cabelos castanhos?
Quantos dos seus familiares dobram a língua em U?
Quantos dos seus familiares possuem o lóbulo da orelha solto?

Realize esta pesquisa com seus familiares e organize os dados.

ATIVIDADE 2:

Assista a aula do dia 13/07 do CMSP


ATIVIDADE 3:

Responda as questões do chat da aula

ATIVIDADE 4 – CONHECENDO GREGOR MENDEL

Você já ouviu falar de Gregor Mendel ou de Genética?
Leia em livros didáticos ou outras fontes algumas informações sobre a vida e os estudos de Mendel. Você pode começar pelos seguintes tópicos:
• Biográfica de Gregor Mendel;
• Contextualização histórica e breve apresentação de seus trabalhos;
• Conceitos básicos da genética: genótipos, fenótipos, homozigose, heterozigose, genes
e alelos.

Faça um resumo sobre Gregor Mendel seguindo as informações acima.

As atividades devem ser enviadas através de fotos pelo whatsapp

Bjos

Profª Romilda




Ciências 8º Ano EF B - Transformações ocorridas na fase da puberdade

8º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA

TEMA: TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA FASE DA PUBERDADE

ATIVIDADE 1 – COMPREENDENDO E DESMISTIFICANDO
A PUBERDADE
A puberdade não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que esta faz parte da adolescência. Ela caracteriza-se também por um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, no qual o corpo desenvolve-se fisicamente e mentalmente, tornando- -se maduro, ou seja, o organismo do adolescente fica capacitado para gerar filhos. Afinal: “O que acontece efetivamente com nosso corpo para que ele se torne maduro com possibilidade de reproduzir-se?”.

Responda as seguintes questões:
1 - É possível explicar cientificamente estas mudanças? Como? 

2 - Quais órgãos estão envolvidos diretamente neste processo? Todas as pessoas se desenvolvem com
a mesma idade? 

3 - Este processo dura toda a adolescência?

Para responder à estas questões, realize uma pesquisa em livros didáticos ou paradidáticos, ou na internet, buscando as informações.

ATIVIDADE 3:

Assista a aula do dia 13/07 do CMSP


ATIVIDADE 4:

Responda as questões sugeridas no chat da aula

As atividades devem ser enviadas através de fotos pelo whatsapp

Bjos
Profª Romilda


Ciências 7º Ano EF B - Ecossistemas brasileiros

7º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA

TEMA: ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

ATIVIDADE 1 – CONHECENDO SEU ENTORNO
É interessante investigar aspectos relacionados ao diagnóstico da Biodiversidade local, do entorno da escola ou de onde residem. Para tanto, responda as questões abaixo.
1. Você acha que as plantas e animais são importantes para o meio ambiente? Comente.

2. Será que as espécies de animais e plantas, que estavam aqui na época dos nossos avós e
bisavós, são as mesmas que vivem hoje?

3. Quais animais e plantas existem na região da sua residência? Faça uma lista.

4. Realize uma entrevista com seus familiares, sobre as características das plantas e animais locais, com base nas suas respostas para as questões anteriores.

ATIVIDADE 2 – ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

Escolha entre os ecossistemas abaixo um para realização de uma pesquisa sobre as características dos principais Ecossistemas Brasileiros:

Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.

Nesta pesquisa você buscará informações que permitam a caracterização dos principais
Ecossistemas Brasileiros, conforme os itens indicados abaixo:

• Denominação do Ecossistema com suas principais características.
• Vegetação dominante, indicando exemplos importantes da flora local e espécies endêmicas.
• Tipos e caracterização do solo.
• Clima predominante e indicação do período das chuvas, de seca e cheias, conforme as
características do Ecossistema.
• Localização geográfica do Ecossistema.
• Principais impactos socioambientais provocados pela ação antrópica.
• Principais soluções para os problemas socioambientais encontrados.
• Referências.

Observação: é importante inserir fotos e/ou outras ilustrações.

ATIVIDADE 3: 

Assista a aula do dia 13/07 do CMSP


ATIVIDADE 4:

Respondas as questões sugeridas no chat da aula acima

As atividades devem ser fotografadas e enviadas pelo whatsapp

Beijos

Profª Romilda


Ciências 6º Ano EF A - Recapitulando sobre células

6º ANO A - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA

TEMA: RECAPITULANDO SOBRE CÉLULAS

ATIVIDADE 1:

Assista a aula do CMSP do dia 13/07



ATIVIDADE 2:

Responda as questões do chat da aula acima

As atividades realizadas deverão ser enviadas através de fotos pelo whatsapp

Bjos
Profª Romilda

História 12º Termo EF EJA - JK e o Desenvolvimentismo


O objetivo é mostrar que houve outra tentativa de golpe ditatorial depois da morte de Vargas, e mostrar o estilo de governo de JK.


      

Primeira cédula eleitoral, com
candidatos a presidente e vice.
Observem que também se vo-
tava para vice-presidente.
Café Filho, o golpista. Ficou apenas 3 dias
como presidente.

Juscelino Kubitschek de Oliveira, o JK, conseguiu marcar seu nome na história. Ele foi eleito presidente devido a suas ligações com o partido político do suicida Getúlio Vargas, e portanto com forte apelo popular devido ao efeito em massa que o suicídio teve no povo. Assim que ganhou as eleições, conspirações políticas tentaram impedir a posse dele. Café Filho, o atual presidente que foi vice de Vargas e assumiu após seu suicídio, também ficou interessado em um golpe político e se fingiu de doente, deixando que o presidente da Câmara, Carlos Luz, assumisse totalmente o país. Luz era do mesmo partido de Kubitschek, porém com fortes ligações com a UDN, o partido rival. Possibilidades de golpe presidencial, pois era quase certo que, estando Luz no poder, no dia da posse, ele não daria a faixa presidencial a Kubitschek, implantando assim o golpe. Mas o general Lott, um militar que defendia a democracia e era ministro de Guerra do governo, evitou o pior: assim que foi demitido por Luz, que expediu uma ordem de prisão pra ele, antes da posse do seu substituto – outro general que era aliado ao presidente em exercício –, de noite dois generais que comandavam zonas militares manifestaram repúdio ao afastamento de Lott, motivando este a devolver a ordem de prisão para Luz em plena madrugada, junto com vários soldados cercando o Palácio do Catete.


General Lott. O militar considerado o maior
defensor da democracia e o que a salvou na
presidência de JK, foi preso anos depois
quando se manifestou contra a Ditadura Mi-
litar. Morreu em 1984 sem nenhuma honra
militar.
Em desespero, Carlos Luz e seus ministros embarcaram no Cruzador Tamandaré, junto com vários dos seus ministros, incluindo o infame Carlos Lacerda. Mas tropas do exército, em seus fortes, atiraram contra o Cruzador, mas sem fazer nem cócegas, de propósito: como aquele cruzador era um dos maiores da época, caso revidasse, muitas pessoas e militares morreriam ali, motivo pelo qual Carlos Luz não mandou revidar. Ao terminar a guerra, o cruzador fugiu para Santos, porque Jânio Quadros, governador na época, queria armar uma resistência a isso, mas desistiu da ideia: pois na Câmara estava sendo votado o impeachment de Carlos Luz, a pedido de Lott – que imediatamente reassumiu o ministério da Guerra – alegando que, como presidente em exercício, Luz deixou o território brasileiro sem autorização do Congresso. Este alegaria, em resposta, que estava em “águas territoriais”, sem falar aonde é. Foi aprovado o impeachment e posto o presidente do Senado na presidência da República, Nereu Ramos, o que fez Jânio recuar da proposta de resistência em favor de Luz.

Mas de repente Café Filho diz que tá curado e recebeu alta! Tenta reassumir a presidência! Mas Café Filho já havia se manifestado contra a posse de Juscelino, deduzindo-se a partir daí que a doença dele foi fingida e, se assumisse a presidência, iria repetir a cena de novo. Diante disso, Lott mantém o presidente isolado em seu apartamento, sob escolta militar, e pede ao Congresso o impeachment de Café Filho, alegando os motivos já ditos aqui. Foi votado no mesmo dia, na Câmara e no Senado. Nereu Ramos, presidente do Senado, era mantido presidente até a posse concretizada de JK.

O desenvolvimentismo

Diploma de Presidente da República de JK.
Adotando o lema “crescer 50 anos em 5”, Juscelino iniciou seus projetos de fortalecimento da economia, o Plano de Metas. A onde de pensamento era simples: se quiser que um país cresça, deve-se fomentar a indústria. Nada de agro-exportação, mas siderúrgica, estradas e usinas hidrelétricas. Dinheiro era emprestado pra quem quisesse construir fábricas. Mas diferente de seu parceiro político Getúlio Vargas, Kubitschek permitiu o capital estrangeiro, sem nacionalismo, sem exclusivismo. Foi a era das grandes construções, da televisão, do rádio, da enceradeira (!), batedeira elétrica, do automóvel, que era o forte da indústria.  Fundou a cidade de Brasília, na qual muita propaganda foi feita em cima, para valorizar o que há de melhor na indústria.


JK: “Tenho apelado para o Patriotismo dos dois, Jeca,
porém eles não se entendem!”. Desenhado por Théo, 
publicada na  revista Careta de 23/04/1960.
Mas os problemas que começaram a surgir eram óbvios. Pra começar, os países desenvolvidos, capitalistas, jamais foram subdesenvolvidos como nós. Sendo assim, teríamos que crescer de maneira diferente, não é? Coisa que JK não percebeu, nem procurou saber. Ser industrializado não é o mesmo que ser desenvolvido. Lembrem-se disso quando ouvirem sobre “fortalecer a indústria”. Há muito que a nossa indústria e urbanização são maiores que muito país desenvolvido, então porque ainda somos parte do Segundo Mundo? Repetindo, ser industrializado não é o mesmo que ser desenvolvido.

E quem é que comprava todos aqueles automóveis, batedeiras, televisão e tudo o que é bom? Com certeza não a maioria: era a classe média quem tinha o dinheiro. Apenas uma fração pequena do resto do Brasil inteiro! Isso resultava num limite de crescimento dos ricos e classe média, que estagnaram. No final do governo JK, o salário mínimo era menor do que no começo.  Quando concentra a renda nas mãos da elite, o mercado é estrangulado e o crescimento sufocado.

No fim das contas, o próprio governo provocou a inflação. Isso ajuda a compreender o momento em que Jânio Quadros viria, cujo assunto é pra próxima aula. Por isso tudo devemos sempre olhar os dois lados antes de tomar uma decisão.

Agora assistam o documentário “Brasília: projeto capital” https://www.youtube.com/watch?v=6adcvvV3I9A

História 6º Ano EF B - A pólis grega e sua religiosidade


O objetivo dessa aula é entender o papel da religião na política da época e da pólis.


Olhem a imagem. Observem que a Acrópole de Atenas não era muito diferente de uma cidade comum. Ribeira tem alguns mercados, lojas, restaurantes, bares, banco e algumas igrejas diferentes. Agora note a principal diferença: O Templo de Atena Principal, o Panteão, ficava no topo e é a construção mais grandiosa. Também há uma estátua, um templo menor e um pórtico (tipo de pátio) que levava ao Panteão. O que isso significa? Que o valor que eles davam a religião, no que conhecemos hoje como mitologia grega, era tão grande que a religião era a matriz de todas as decisões políticas da Grécia. Atena é o nome grego de Minerva, a deusa da sabedoria, filha de Zeus, o deus máximo.
Leia o texto abaixo e perceba isso por você mesmo(a).


Texto - O Senado e o Tribunal de Atenas
“O senado de Atenas [...] executava-se um ato religioso no início de cada sessão. Todo senador ao entrar aproximava-se do altar e pronunciava uma oração. Julgamentos só eram feitos na cidade [...] nos dias que a religião indicava como favoráveis. Em Atenas, a sessão do tribunal tinha lugar próximo a um altar e começava por um sacrifício[...]”.

COULANGES, Fustel de. A cidade antiga: estudos sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e de Roma. São Paulo/Bauru-EDIPRO, 4ª ed. 2009.​ ​p.135.

Mais sobre a Acrópole




















A Acrópole é a mais conhecida e famosa acrópole do mundo e Patrimônio Natural da UNESCO. A posição da cidade, que é no alto, tem tanto valor simbólico (elevar e enobrecer os valores humanos) como estratégico, pois doa alto podia ser melhor defendida – e aí você pode ver o orgulho próprio. Era na Acrópole que se construíam as estruturas mais nobres, tais os templos, e era conhecida como lugar sagrado.

Atividades
1 - Leia o texto e responda a pergunta.

Sobre o Parthenon, o templo dedicado a Atena, há um detalhe bem curioso, que servirá para estudos futuros: o termo Parthenon em grego significa “quarto da mulher solteira”. Mas muitos e muitos anos depois, no tempo do Império Bizantino – que eram romanos fortemente vinculados a Igreja Católica ao mesmo tempo em que valorizavam o poder de Roma – pegaram o Parthenon e a converteram numa igreja cristã em homenagem a Virgem Maria. Sabe como chamam a santa em grego? Parthena Maria! Mas quando olhamos a Bíblia, é descrito que Maria já era casada com José quando se achou grávida por intermédio do Espírito Santo (Mateus 1:18 e 19). Não era nenhuma “mulher solteira”. Porque então deram o nome de Parthena Maria? Porque como o templo original era Pantheon, acharam mais “chique” dar o nome grego do templo grego ao nome da santa, até porque a Grécia é o país da sabedoria. Por aí vocês podem ver o quanto a religião pode ser preconceituosa.

Abra esse site http://www.epmcelp.edu.mz/index.php/na-ponta-da-lingua/1415-a-osmose-social e veja sobre “osmose social”. Também veja nesse site https://pt.wikipedia.org/wiki/Etnog%C3%AAnese sobre “etnogênese”. Agora responda: qual é o perigo de escolhermos uma coisa para nós praticarmos só porque pode parecer “mais bonito” ou “porque todo mundo faz”?

2 – Baixe o aplicativo para celular Acrópoles 3D nesse site https://play.google.com/store/apps/details?id=com.rendernet.acropolis&hl=pt_BR. Viaje por esse fantástico mundo e diga o que achou mais interessante!

História 1ª Série EM - Alexandre, o Grande






Alexandre III Magno ou Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, filho do imperador Fellipe II da Macedônia e de Olímpia, princesa de Epiro, nasceu entre 20 e 30 de julho de 356 a .C, na região de Pella na Babilônia. O conquistador do Império Persa foi um dos mais importantes militares do mundo antigo. Na sua infância teve como tutor Aristóteles, que ensinou-lhe retórica e literatura, e estimulou seu interesse pelas ciências, medicina e filosofia.

No verão do ano 336 a.C., seu pai, Felipe II foi assassinado e Alexandre subiu ao trono da Macedônia, dando início à trajetória de um dos maiores conquistadores da História.

Alexandre destacou-se pelo brilhantismo tático e pela rapidez com que atravessava grandes territórios. Ainda que valente e generoso, era cruel quando a situação política assim o exigia. Cometeu alguns atos dos quais se arrependeu, como o assassinato de seu amigo Clito em um momento de embriaguez. Como político e dirigente, teve planos grandiosos. Segundo alguns historiadores, elaborou um projeto de unificar o Oriente e o Ocidente em um império mundial.

Acredita-se que cerca de 30 mil jovens persas foram educados na cultura grega e em táticas militares macedônicas, sendo aceitos no exército de Alexandre. Ele também adotou costumes persas e casou com mulheres orientais: Estatira ou Stateira, filha mais velha de Dario, e com Roxana, filha do sátrapa Bactriana Oxiartes. Além disso, subornou seus oficiais para que aceitassem mulheres persas como esposas.

Alexandre ordenou que após sua morte, as cidades gregas lhe adorassem como um deus. Ainda que provavelmente tenha dado a ordem por razões políticas, segundo sua própria opinião e a de alguns contemporâneos, ele se considerava de origem divina.

Para unificar suas conquistas, Alexandre fundou várias cidades ao longo de seus territórios, muitas das quais se chamaram Alexandria em sua homenagem. Essas cidades eram bem situadas, bem pavimentadas e contavam com bom serviço de abastecimento de água. Eram autônomas, mas sujeitas aos editos do rei. Os veteranos gregos de seu exército, bem como os soldados jovens, negociantes, comerciantes e eruditos, se instalaram nelas, levando consigo a cultura e a língua gregas. Assim, Alexandre estendeu amplamente a influência da civilização grega e preparou o caminho para os reinos do período helenístico e para a posterior expansão de Roma.

Especulações

Por ter morrido ainda jovem e sem derrotas, muito se especula sobre o que teria acontecido se tivesse vivido mais tempo. Se tivesse conduzido suas forças numa invasão das terras a oeste do Mediterrâneo, provavelmente teria alcançado sucesso, e, nesse caso, toda a história da Europa ocidental poderia ser completamente diferente.


Atividade
Faça uma pesquisa sobre a Biblioteca de Alexandria e a resuma em no mínimo 10 linhas, ressaltando os principais pontos: fundação, seus principais membros com alguma de suas obras escritas, e destruição.