segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Projeto de Vida 6º Ano EF A - Plano de Desenvolvimento Pessoal

 6º ANO A - PROJETO DE VIDA

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

ATIVIDADE 1

Assistir a aula do dia 23/09 do CMSP


ATIVIDADE 2

Realize todas as atividades sugeridas durante a aula e registre no seu Diário de Vivências

Quem ainda não realizou a avaliação na SED, por favor preencha e envie fotos.

As atividades realizadas devem ser fotografadas e enviadas pelo whatsapp.


Ciências 9º Ano EF - Extinção e poluição

 9º ANO A e B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: EXTINÇÃO E POLUIÇÃO

ATIVIDADE 1

Assistir a aula do dia 28/09 do CMSP


ATIVIDADE 2

Responda e resolva todas as atividades do chat da aula acima

ATIVIDADE 3: A EXTINÇÃO DAS ESPÉCIES

Leia o texto a seguir:

Extinção de Espécies – Causas e Consequências

Extinção pode ser definida como o desaparecimento de todos os indivíduos de uma espécie no planeta. Quando não existe mais nenhum indivíduo pertencente àquela espécie na Terra, podemos dizer que é uma espécie extinta, como por exemplo os dinossauros. 

A extinção de uma espécie pode ocorrer por vários motivos, como a destruição do habitat, competição, doenças, caça, mudanças ambientais e catástrofes ambientais.

Normalmente, o processo de extinção é lento quando ocorre sem a interferência humana. Com isso, em geral, há tempo suficiente para que as relações entre as espécies se reorganizem. Vejamos um exemplo. Imagine as árvores da Mata Atlântica. Suas folhas servem de alimento à insetos que, por sua vez, são fonte de alimento para ratos e estes para corujas. Suponha que uma doença atinja os ratos. Se todos eles morrerem, essa espécie estará extinta neste local. É possível que alguns deles sejam resistentes à doença e sobrevivam. Nesse caso, embora não ocorra a extinção, a população de roedores ficará reduzida. Na falta dos ratos da Mata Atlântica, a quantidade de insetos tende a crescer. Entretanto, essa situação não deve durar muito tempo. Isso acontece em parte, porque a disponibilidade de folhas é limitada e, por outro lado, porque outras espécies, como pássaros insetívoros, podem ocupar o lugar dos ratos que morrem. Os ratos sobreviventes continuam reproduzindo-se e servem de alimento às corujas. Desse modo, rapidamente se estabelece um novo equilíbrio, fazendo com que a quantidade de indivíduos das espécies citadas, embora seja diferente da quantidade inicial, volte a atingir um novo equilíbrio.

Se o ambiente citado anteriormente, sofresse uma ação humana intensa, como, por exemplo, o desmatamento de uma grande área, o que poderia acontecer? Indivíduos, de muitas espécies, morreriam e várias delas poderiam se extinguir neste local. Nesse caso, falamos de extinção em massa. Ela ocorre quando muitas espécies desaparecem, num curto espaço de tempo, desestruturando profundamente o equilíbrio existente no ambiente.

Elaborado especialmente para o SP faz Escola.

ATIVIDADE 4

Após a leitura do texto, responda as questões abaixo em seu caderno:

1. Qual é a definição do termo “extinção”?

2. Qual a diferença entre a extinção, que normalmente ocorre na natureza, e a extinção em massa?

3. Segundo o texto, ações humanas podem estar relacionadas à redução de biodiversidade? Cite um exemplo prático.

4. Por que a perda acelerada do número de espécies pode modificar profundamente os ambientes?


*Fotografe e envie as atividades pelo whatsapp





Ciências 8º Ano EF B - Infecções causadas por animais

 8º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: INFECÇÕES CAUSADAS POR ANIMAIS

ATIVIDADE 1

Assistir a aula do dia 28/09 do CMSP


ATIVIDADE 2

Responder todas as questões do chat da aula acima

ATIVIDADE 3

Fotografe as atividades realizadas e envie pelo whatsapp

Ciências 7º Ano EF B - Sensação térmica, temperatura e calor

 7º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: SENSAÇÃO TÉRMICA, TEMPERATURA E CALOR (REVISÃO)

ATIVIDADE 1

Assistir a aula do dia 28/09 do CMSP


ATIVIDADE 2

Responder as questões do chat e resolver todas as atividades propostas

ATIVIDADE 3

Fotografar todas as atividades realizadas e enviar pelo whatsapp

Ciências 6º Ano EF A - Transformações e estados da matéria

 6º ANO A - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: TRANFORMAÇÕES E ESTADOS DA MATÉRIA (REVISÃO)

ATIVIDADE 1

Assistir a aula do dia 28/09 do CMSP


ATIVIDADE 2

Responda e realize todas as questões do chat

ATIVIDADE 3

Fotografe as atividades realizadas e envie pelo whatsapp 

História 6° Ano EF B - Cidade, Idade Média, população

 PROFESSORA- IVANI SANTOS

Problematização:

Observem atentamente a imagem, leiam os textos e responda as perguntas de acordo com as orientações abaixo: 

Gradara A fortaleza de Gradara e sua aldeia fortificada representam uma das estruturas medievais mais bem preservadas da Itália e as duas muralhas que protegem a fortaleza, cuja parte mais externa se estende por quase 800

metros, a tornam uma das mais impressionantes. O castelo fica em uma colina a 142 metros acima do nível do mar e a fortaleza, a torre principal, sobe por 30 metros, dominando todo o vale.

A posição privilegiada de Gradara fez dela, desde os tempos antigos, uma encruzilhada de tráfego e pessoas: durante a Idade Média. [...] (Site Oficial do Município de Gradara, 2019)

 

A cidade da Idade Média é um espaço fechado. A muralha a define. Penetra-se nela por portas e nela se caminha por ruas infernais que, felizmente, desembocam em praças paradisíacas. Ela é guarnecida de torres, torres das igrejas, das casas dos ricos e da muralha que a cerca. Lugar de cobiça, a cidade aspira segurança. Seus habitantes fecham suas casas à chave, cuidadosamente. E o roubo é severamente reprimido (Le Goff, 1998, p. 71).

  

Responda os questionamentos

 

a) O que mais chama a atenção de vocês na imagem observadas?

 

b) Em que essa cidade se diferencia das que vocês conhecem atualmente? Destaquem algumas.

Transformações na Sociedade Feudal

Depois do auge do sistema feudal, a Europa, a partir do século XI, observou uma série de transformações que marcaram a chamada Baixa Idade Média. Uma das primeiras mudanças ocorridas esteve ligada com o aumento da produção agrícola, que graças ao incremento de novas técnicas, permitiu uma maior circulação de mercadorias pela Europa. Novas rotas terrestres e marítimas se instalaram chegando a integrar a Europa a outras regiões do Oriente.


Entre os principais centros comerciais desta época destacavam-se as cidades italianas de Veneza e Gênova. A posição privilegiada destas duas regiões permitiu que a Península Itálica, ao longo do tempo, se transformasse em um entreposto entre as cidades comerciais do Oriente e do Ocidente. Ao mesmo tempo em que o comércio se desenvolvia, as ambições da classe mercante medieval veio a buscar o domínio de novas rotas dominadas pelos árabes e judeus.

Além de contar com o controle de rotas comerciais, os árabes representavam uma ameaça à hegemonia da Igreja Cristã. Assim como no cristianismo, a fé muçulmana, praticada pelos árabes, pregava a expansão de suas crenças por meio de constantes investidas militares. Dessa forma, os líderes da Igreja incentivaram a criação de expedições militares que combatessem a expansão muçulmana na Europa. Convocando fiéis e buscando o apoio da classe nobiliárquica, formaram-se exércitos que lutaram pela Igreja.

Utilizando em suas bandeiras e vestes o símbolo da cruz, esses combatentes ficaram conhecidos como cruzados. Ao longo dos séculos XI e XIII várias cruzadas partiram rumo ao Oriente. Algumas das cruzadas contaram com o apoio financeiro dos comerciantes italianos, que viam nessas lutas uma grande oportunidade de controle sobre rotas e feiras comerciais anteriormente dominadas por árabes e judeus. Sendo assim, a cada vitória dos exércitos católicos, novas terras e rotas de comércio eram monopolizadas pelos europeus.

O incremento da produção agrícola, além de ampliar o comércio, também fez com que as populações medievais aumentassem. Os feudos, não mais suportando uma densidade populacional em plena ascensão, perderam muitos dos seus integrantes para as novas cidades medievais. A Idade Média, sendo um período marcado pelo medo dos infortúnios, concebeu cidades muradas, e protegidas com altas torres e pontes movediças.

A expansão comercial e demográfica ampliou as cidades medievais para fora dos limites dos muros. O crescimento do comércio fez com que o eixo das principais atividades econômicas fosse deslocado do campo para as cidades. Os muros que protegiam as cidades e burgos perderam sua importância com a criação das fronteiras nacionais criadas com a ascensão da autoridade monárquica, marcando a transição da Idade Média para a Idade Moderna

 Sistematização

Objetivo da atividade a seguir, é levar você estudantes a pensar acerca das transformações ocorridas nas cidades ao longo do tempo mas também identificar as semelhanças tanto nas motivações na adoção de algumas medidas ou pela importância de alguns elementos e/ou práticas, evidenciando a cidade como um espaço de circulação de pessoas, produtos, crenças, valores etc., inclusive no contexto medieval.


Analise cada imagem a seguir para responder as questões proposta:

 Imagem 1- 



Junto com o rio Tejo, um conjunto de muralhas protegia no passado a cidade de Toledo. .Duas fotos acima, reparem na foto da porta de Alcântara, existe uma muralha atrás dela, que dá a volta na cidade, acompanhando o Tejo. 

Imagem 2


Grades de proteção em casas 

Imagem-3                                                           imagem-4

a)   Qual a forma que os moradores da cidade representada na primeira imagem utilizam para protegê-la?

 

b)   O que a segunda imagem revela sobre as formas de proteção usadas na atualidade?

 

c)    O que as igrejas representavam na Idade Média?

 

d)   Qual a importância delas hoje?

 

 

 

Bom estudo!


Biologia 2ª Série EM - Replicação celular

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio

(Período 28 de Setembro a 05 de Outubro de 2020)

 

Disciplina: Biologia

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Replicação celular

Mitose e Meiose

Como acontecem essas divisões celulares em nível molecular? Tomando como base os seus conhecimentos, descreva em seu caderno o que você entende por: Mitose e Meiose.

 

Replicação celular

Quando abordamos o tema “divisão celular”, deparamo-nos com dois tipos básicos e distintos: divisão celular eucariótica e divisão celular procariótica. As células eucarióticas dividem-se por mitose ou meiose, conforme estudado. Já em células procarióticas, não encontramos esses processos e a reprodução acontece por gemiparidade ou fissão binária.

 

1. O que é replicação? Qual é a relação entre replicação celular e fissão binária? Explique.

2. Quais seres vivos se reproduzem por meio da fissão binária? Dê exemplos.

3. Por que ocorre a duplicação do DNA, antes da divisão celular? Explique.

 

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

 

Geografia 1º Termo EM EJA - Fuso Horário

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 18/09/2020 Data de entrega: 25/09/2020

 


 

FUSO HORÁRIO

Quantos fusos horários existem no Brasil?

Qual é o fuso horário da nossa região?

Quantos fusos horários existem no mundo?

O que é o fuso horário?

Qual é a maior diferença de fuso horário?

 

 

Pesquise na Internet, Copie as perguntas e responda no caderno!

 

Geografia 1ª Série EM - Desastres naturais, problemas e soluções: Parte II

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 28/09/2020 Data de entrega: 05/10/2020

Desastres naturais, problemas e soluções: Parte II



 

Explique os seguintes desastres naturais:

Ciclone:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Furacão:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tufão:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tornado:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Terremoto:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tsunami:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Copie as perguntas e responda no caderno!

 

Geografia 9º Ano EF B - Blocos regionais: o caso da União Europeia

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 28/09/2020 Data de entrega: 05/10/2020 

Blocos regionais: o caso da União Europeia



Blocos econômicos regionais são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. São classificados em três partes explique cada uma delas:

Zona de Livre Comércio: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

União Aduaneira:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mercado Comum:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quais são os tipos de blocos regionais?

Quais são os objetivos da criação de blocos regionais?

 

Copie as perguntas e responda no caderno!

 

Geografia 8º Ano EF A - Cidades latino-americanas: Desigualdades sociais e outras questões

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 28/09/2020 Data de entrega: 05/10/2020

Cidades latino-americanas: Desigualdades sociais e outras questões.

 

O que é desigualdade social exemplos?

Como se explica a desigualdade social no Brasil?

Como se mede a desigualdade social?

Como a desigualdade social está presente no nosso dia a dia?

Quais são os exemplos da realidade social do Brasil? E na América Latina?

 

 

 

Responda no caderno do aluno!


 

Geografia 7º Ano EF A - Indústria no território brasileiro: O caso da citricultura

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

 

Respeite os prazos: Data de envio: 28/09/2020 Data de entrega: 05/10/2020

 

Indústria no território brasileiro: O caso da citricultura


 

O que é uma agroindústria e qual a sua importância?

Qual a importância da agroindústria para o Brasil?

Quais são os produtos derivados da citricultura?

Onde é produzida a laranja no Brasil?

Em qual cidade brasileira foi implantado o primeiro pomar de laranja?

Como a laranja veio para o Brasil?

 

 

 

Copie as perguntas e responda no caderno!

 

 

Geografia 6º Ano EF B - Recursos Hídricos

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 28/09/2020 Data de entrega: 05/10/2020




Para que serve os recursos hídricos?

Quais são os recursos hídricos no Brasil?

Como os recursos hídricos são geralmente alimentados?

Qual a diferença entre água e recursos hídricos?

O que fazer para preservar os recursos hídricos?

Porque é importante preservar a água se ela é um recurso renovável? 

 

 

Copie as perguntas e responda no caderno!

 

Tecnologia e Inovação 8º Ano B e 9º Ano B - Aprendendo a programar

 

ESCOLA ESTADUAL DIOGENES RIBEIRO DE LIMA

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA e INOVAÇÃO – 8ºano B e 9º ano B

PROFESSORA – ADRIANA

 

Ativ. 03 – de 28/09/2020 a 05/10/2020

Habilidades -

EF89TEC22: Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de programação.

EF89TEC23: Compreender a sequência cíclica que envolve a programação.

Tema: aprendendo a programar

8º ano – Caderno do Aluno página 47 

9º ano – Caderno do Aluno página 46                

 

CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

 É a ciência que estuda as técnicas, metodologias, instrumentos computacionais e aplicações tecnológicas, que automatizem os processos e desenvolvam soluções de processamento de dados de entrada e saída pautado no computador, de forma que se transforme em informação. Não se restringindo apenas ao estudo dos algoritmos, suas aplicações e implementação na forma de software. Assim, a Ciência da Computação também abrange as técnicas de modelagem de dados e gerenciamento de banco de dados, envolvendo também a telecomunicação e os protocolos de comunicação, além de princípios que abrangem outras especializações da área.

Enquanto ciência, classifica-se como ciência exata, apesar de herdar elementos da lógica filosófica aristotélica, tendo por isto um papel importante na formalização matemática de algoritmos, como forma de representar problemas decidíveis, i.e., os que são susceptíveis de redução a operações elementares básicas, capazes de serem reproduzidas através de um dispositivo qualquer capaz de armazenar e manipular dados. Um destes dispositivos é o computador digital, de uso generalizado, nos dias de hoje. Também de fundamental importância para a área de Ciência da Computação são as metodologias e técnicas ligadas à implementação de software que abordam a especificação, modelagem, codificação, teste e avaliação de sistemas de software.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o

ATIVIDADES:

1- Qual linguagem do computador?

2- Como eles conseguem exibir imagens e sons?

3- Você já parou para se perguntar sobre como o computador consegue armazenar e exibir informações?