quarta-feira, 17 de junho de 2020

Matemática 6º Ano EF B - Frações equivalentes

Roteiro de estudo 15/06 a 19/06
EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.

Simplificar uma fração consiste em reduzir o numerador e o denominador por meio da divisão pelo máximo divisor comum aos dois números. Uma fração está totalmente simplificada quando verificamos que seus termos estão totalmente reduzidos a números que não possuem termos divisíveis entre si.
Simplifique a frações a seguir no caderno.

11)45/33 =                         12)4/20 =                   13)18/24 =                14)12/48 =              15)10/35=


16)35/50 =                              17)60/80 =                     18)50/200 =                            19) 45/81 =      

Português 3º Ano EM - Modernismo

PARA QUE POSSAMOS ENTENDER MELHOR A ESCOLA LITERÁRIA MODERNISTA, VAMOS REVER AS ESCOLA LITERÁRIA PARNASIANISTA, QUE ANTECEDEU O  MODERNISMO BRASILEIRO NESTE VÍDEO A SEGUIR:


PARA LER, COPIAR NO CADERNO  E COMPARAR AS DIFERENÇAS ENTRE O PARNASIANISMO E O MODERNISMO
Parnasianismo
•Universalismo (Exceto alguns poemas de Olavo Bilac)
•Objetivismo
•“Arte pela arte” ou “arte sobre a  arte”, principal caraceterística
•Apego à tradição clássica
•Presença da mitologia greco-latina
•Discritivismo
•Versos regulares, gosto pelo decassílabo e pelo soneto
•Linguagem discursiva, retórica
•Emprego da variedade culta e formal da linguagem, de acordo com o padrão
•Pontuação rigorosa

Modernismo
•Nacionalismo
•Subjetivismo
•Valorização de temas ligados ao cotidiano
•Revisão critica de nosso passado histórico-cultural
•Urbanismo
•Ironia, humor, piada
•Versos livres, palavras em liberdade
•Síntese na linguagem, fragmentação, flashes-cinematográficos
•Busca de uma língua brasileira, mais popular e coloquial
•Pontuação relativa

ATIVIDADE 2 - COPIAR ESTA QUESTÃO E RESPONDÊ-LA EM SEU CADERNO OU NO WORD E COLAR NO CADERNO SE PUDER IMPRIMIR.
a) Qual a principal característica do parnasianismo?
b) como era a linguagem dos poemas parnasianistas?
c) qual a principal característica do modernismo?
d) como era a linguagem dos poemas modernistas?



Projeto de Vida 8º Ano B EF - Nossos Direitos

Professora Romilda
8º Ano B - Projeto de Vida

NOSSOS DIREITOS

ATIVIDADE 1:

Assistir ao vídeo:


Realizar todas as atividades sugeridas para o chat

ATIVIDADE 2:

Fazer uma pesquisa sobre Os Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), escolher 1 Direito e 1 Dever e descrever sobre eles, ou seja, dê sua opinião de como este Direito ou Dever deve ser adquirido ou realizado, respondendo as seguintes questões:
O que depende de mim?
O que cabe ao outro?

Fotografar as atividades e enviar no WhatsApp até dia 24/06

Beijinhos com saudades
Professora Romilda

Projeto de Vida 7º Ano EF B - Minha Estrada


Professora Romilda
Projeto de Vida - 7º Ano B
MINHA ESTRADA

ATIVIDADE 1:
Caderno do Aluno, Volume 2, Página 77


Escolham 3 pessoas de diferentes gerações para entrevistar conforme questionário apresentado abaixo. É necessário que vocês gravem as entrevistas para apresentação na data combinada pelo(a) professor(a).

*IMPORTANTÍSSIMO:
As entrevistas que forem realizadas pessoalmente devem ser com pessoas no seu núcleo de contatos (pessoas que convivem com você diariamente), se isto não for possível pode ser realizada através de chamada de vídeo, mensagem de voz ou qualquer outro meio que não exija contato físico.
LEMBREM-SE QUE NÃO DEVEMOS SAIR DE CASA DEVIDO À PANDEMIA DO COVID 19.

Entrevista A – Questões para fazer com pessoa da mesma idade que você.

• Qual é o seu sonho?
• Você acredita que pode realizar o seu sonho? Por quê?
• Que escolhas você acha que precisa fazer para realizar o seu sonho?
• Você já realizou algo que queria muito? O que você fez para conseguir?

Entrevista B – Questões para fazer com pessoa de geração 18 ou 20 anos mais velha que a sua idade.

• Quando você tinha a minha idade, qual era o seu sonho?
• Você conseguiu realizar o seu sonho? Por quê?
• O que você acredita que determinou a realização do que você conseguiu até hoje na sua vida?
• Quais os sonhos que você tem agora e o que acredita que precisa fazer para realizá-los?

Entrevista C – Questões para fazer com pessoa de geração 50 anos mais velha que a sua idade.
Mesmas questões realizadas para o grupo anterior (Entrevista B).

Conclua sua atividade com um texto em que relate as impressões que as respostas dos entrevistados te deixaram.

ATIVIDADE 2:
Assistam a aula seguinte:


Respondas as seguintes questões:

Qual o seu ponto forte e qual sua maior fragilidade? Justifique suas respostas dando exemplos.

Diante da situação atual em que assistimos diariamente a notícias graves e tristes causadas pela situação de pandemia, como poderíamos colocar em prática estes valores?

Fotografem suas respostas e enviem pelo WhatsApp até dia 24/06

Beijinhos com saudades
Professora Romilda

Projeto de Vida 6º Ano EF A


Professora Romilda

REFORÇANDO OS PONTOS FORTES E OS QUE AINDA PRECISAM FORTALECER

Competências socioemocionais em foco: Determinação

ATIVIDADE 1:
Assista a aula do dia 04/06

Respondas as seguintes questões:

Meus talentos são...
O que quero aprender?
O que posso fazer para aprender?
Quando farei esta ação?

ATIVIDADE 2:
Página 71 do Caderno do Aluno, Volume 2

O QUE QUERO PRA MIM?

Com a resposta anotada, continue respondendo às questões abaixo. Elas ajudarão você a refletir melhor e a se autoavaliar, para que veja sentido nas atitudes necessárias na realização dos seus sonhos.
1. Quais são as qualidades que você considera necessárias para alcançar seus sonhos?
2. Você reconhece em si mesmo(a) algumas dessas qualidades? Quais?
3. O que você pode fazer para se aproximar de seus sonhos?
4. Você está agindo, hoje, de acordo com o que é melhor para você? Dê exemplos de
comportamentos ou atitudes que costuma ter no dia a dia para atingir seus sonhos e
reflita sobre eles.
5. Agora, dê um exemplo de algo que você ainda não faz, mas que sabe que é importante para seu futuro.

Fotografem as respostas e enviem pelo WhatsApp até dia 24/06

Beijinhos com saudades... 
Professora Romilda

Português 1º Ano EM - Prosa, Poesia, Poema e Prosa Poética

ATIVIDADE 1 : ASSISTIR AO VÍDEO -  PROSA, POESIA, POEMA E PROSA POÉTICA

REGISTRE EM SEU CADERNO O QUE VOCÊ COMPREENDEU SOBRE:

PROSA:
POESIA:
POEMA:
PROSA POÉTICA:

ATIVIDADE 2: ASSISTA AO VÍDEO - POESIA, POEMA E SONETO

REGISTRE NO SEU CADERNO O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE:

SONETO: