terça-feira, 30 de junho de 2020

Biologia 3º Ano EM - Fixando conceitos

EE. DIOGENES RIBEIRO DE LIMA
 Disciplina: BIOLOGIA       Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
  Respeite os prazos
  Duvidas? Não deixe de perguntar
  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com
Nome:___________________ Nº ___ 3º___ Data __/__/__

FIXANDO CONCEITOS:
 Após assistir as aulas no CMSP sobre os 5 reinos e as características do Reino Plantae.




Responda as questões a seguir, clicando no link:

Anote as respostas no caderno

Tecnologia e Inovação 8º B e 9º B - Como identificar uma notícia falsa


Atividade de TECNOLOGIA – Professora Adriana- 8ºB e 9ºB
Data 30/06/2020
Tema: Como identificar uma notícia falsa

Objetivo: diferenciar fake news a partir de fontes confiáveis, analisar a veracidade das informações e de diferentes perspectivas no relato de fatos por meio da comparação em diferentes fontes de informação.]

OBS:
·         A atividade deve ser entregue na próxima segunda feira, dia 06/07/2020;
·         Dúvidas das 8:00 horas da manhã até as 17:00 horas da tarde;
·         Atividades devem ser encaminhadas para a professora, via celular (15) 997445334;


Veja o link como identificar uma noticia FALSA :

Atividades do caderno do aluno pagina 59

ATIV- 01- Escrever em cada círculo uma palavra que representa o tema.


ATIVIDADE:Passo 1: o que vocês sabem sobre a fake news e escrevam ...

Tecnologia e Inovação 6º A e 7º B - Cyberbullying


Atividade de TECNOLOGIA – Professora Adriana- 6ºA e 7º B
Data 30/06/2020
Tema: Cyberbullying
OBS:
·         A atividade deve ser entregue na próxima segunda feira, dia 06/07/2020;
·         Dúvidas das 8:00 horas da manhã até as 17:00 horas da tarde;
·         Atividades devem ser encaminhadas para a professora, via celular (15) 997445334 

Veja o vídeo:

O que é Cyberbullying ?


Atividades:
1-    O que bullying?
2-    Quais os tipos de bullying?
3-    Quais os sinais de ocorrência do cyberbullying?
4-    O que fazer quando for alvo de cyberbullying?

Matemática 3º Ano EM - Equações algébricas e as raízes

Professor: Ângelo Antonio -Matemática  - 3º A
                         Roteiro de Estudos  22/06- a 26/06 – 5 Aulas
UNIDADE TEMÁTICA

- Números

OBJETOS DO CONHECIMENTO

- Equações algébricas e números complexos
•    Equações polinomiais
•    Números complexos: operações e representação geométrica

Habilidades:

. •  Compreender a história das equações, com o deslocamento das atenções das fórmulas para as análises qualitativas
•    Conhecer as relações entre os coeficientes e as raízes de uma equação algébrica

Atividades

- Assistir as aulas no CMSP;
- Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
- Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

Avaliação:
- Interação e engajamento;
- Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e no khan Academy. 

Agora vamos estudar 

Mais vídeos de apoio.

Agora mais definições e exemplos
Equação polinomial
Uma equação polinomial é caracterizada por ter um polinômio igual a zero. Ela  pode ser caracterizada pelo grau do polinômio, e, quanto maior esse grau, maior será o grau de dificuldade para encontrar-se sua solução ou raiz.
É importante também, nesse contexto, compreender o que é o teorema fundamental da álgebra, que afirma que toda equação polinomial possui pelo menos uma solução complexa, em outras palavras: uma equação de grau um terá, pelo menos, uma solução, uma equação de grau dois, terá, pelo menos, duas soluções, e assim sucessivamente.
O que é uma equação polinomial
Uma equação polinomial é caracterizada por ter um polinômio igualado a zero, assim, toda expressão do tipo P(x) = 0 é uma equação polinomial, em que P(x) é um polinômio. Veja, a seguir, o caso geral de uma equação polinomial e alguns exemplos.
Considere an, an –1, a n –2, …, a1, a0 e x números reais, e n um número inteiro positivo, a expressão seguinte é uma equação polinomial de grau n.
·         Exemplo
As equações seguintes são polinomiais.
a) 3x4 + 4x2 – 1 = 0
b) 5x2 – 3 = 0
c) 6x – 1 = 0
d) 7x3 – x2 + 4x + 3 = 0
Assim como os polinômios, as equações polinomiais possuem seu grau. Para determinar o grau de uma equação polinomial, basta encontrar a maior potência cujo coeficiente seja diferente de zero. Portanto, as equações dos itens anteriores são, respetivamente:
a) A equação é do quarto grau: 3x4 + 4x2 – 1 = 0.
b) A equação é do segundo grau: 5x2 – 3 = 0.
c) A equação é do primeiro grau: 6x – 1 = 0.
d) A equação é do terceiro grau: 7x3 – x2 + 4x + 3 = 0. 
Como resolver uma equação polinomial?

O método de resolução para uma equação polinomial depende do seu grau. Quanto maior o grau de uma equação, maior a dificuldade em resolvê-la. Neste artigo, mostraremos o método de resolução para equações polinomiais do primeiro grau, segundo grau e biquadradas.
·         Equação polinomial do primeiro grau
Uma equação polinomial do primeiro grau é descrita por um polinômio de grau 1. Assim podemos escrever uma equação do primeiro grau, de forma geral, da seguinte maneira.
Considere dois números reais a e b com a ≠ 0, a expressão a seguir é uma equação polinomial do primeiro grau:
ax + b = 0
Para resolver essa equação, devemos utilizar o princípio da equivalência, ou seja, tudo que é operado em um lado da igualdade dever também ser operado do outro lado. Para determinar a solução de uma equação do primeiro grau, devemos isolar a incógnita. Para isso, o primeiro passo é eliminar o b do lado esquerdo da igualdade, e, em seguida, subtrairemos b dos dois lados da igualdade.
ax + b – b = 0 – b
ax = – b
Veja que ainda o valor da incógnita x não está isolado, o coeficiente a precisa ser eliminado do lado esquerdo da igualdade, e, para isso, vamos dividir ambos os lados por a.
·         Exemplo
Resolva a equação 5x + 25 = 0.        
Para resolver o problema, devemos utilizar o princípio da equivalência. Tendo em vista facilitar o processo, omitiremos a escrita da operação do lado esquerdo da igualdade, sendo equivalente então dizer que vamos “passar” o número para o outro lado, trocando o sinal (operação inversa).
Saiba mais sobre a resolução desse tipo de equação acessando o nosso texto: Equação do primeiro grau com uma incógnita.
·         Equação polinomial do segundo grau
Uma equação polinomial do segundo grau tem como característica um polinômio de grau dois. Assim, considere a, b e c números reais com a ≠ 0. Uma equação do segundo grau é dada por:
ax2 + bx + c = 0
A sua solução pode ser determinada utilizando-se o método de Bhaskara ou por fatoração. Se quiser saber mais sobre as equações desse tipo, leia: Equação do segundo grau.
 Método de Bhaskara
Utilizando o método de Bhaskara, temos que suas raízes são dadas pela seguinte fórmula:
·         Exemplo
Determine a solução da equação x2 – 3x + 2 = 0.
Observe que os coeficientes da equação são, respetivamente, a = 1, b = – 3 e c = 2. Substituindo esses valores na fórmula, temos que:
  Fatoração
Veja que é possível fatorar a expressão x2 – 3x + 2 = 0 utilizando a ideia de fatoração de polinômios.
x2 – 3x + 2 = 0
(x – 2) · (x – 1) = 0    
Observe agora que temos um produto igualado a zero, e um produto é igual a zero somente se um dos fatores é igual a zero, portanto, temos que:
x – 2 = 0
x = 2
ou
x – 1 = 0
x = 1
Veja que encontramos a solução da equação utilizando dois métodos diferentes.
·         Equação biquadrada
equação biquadrada é um caso particular de uma equação polinomial do quarto grau, normalmente uma equação do quarto grau seria escrita na forma:
ax4 + bx3 + cx2 + dx + e = 0
Em que os números a, b, c, d e são reais com a ≠ 0. Uma equação do quarto grau é considerada biquadrada quando os coeficientes b = d = 0, ou seja, a equação fica na forma:
ax4 + cx2 + e = 0       
Veja, no exemplo a seguir, como resolver essa equação.
·         Exemplo
Resolva a equação x4 – 10x2 + 9 = 0.
Para resolver a equação, vamos utilizar a seguinte mudança de incógnita, e sempre que a equação for biquadrada, faremos tal mudança.
x2 = p
Da equação biquadrada, observe que x4 = (x2) e, portanto, temos que:
x4 – 10x2 + 9 = 0
  (x2)2 – 10x2 + 9 = 0
p2 – 10p + 9 = 0
Veja que agora temos uma equação polinomial do segundo grau e podemos utilizar o método de Bhaskara, assim:
No entanto, devemos lembrar que, no início do exercício, foi feita uma mudança de incógnita, então, devemos aplicar o valor encontrado na substituição.
x2 = p
Para p = 9 temos que:
x2 = 9
x’ = 3
ou
x’’ = – 3
Para p = 1
x2 = 1
x’ = 1
ou
x’’ = – 1
Portanto, o conjunto solução da equação biquadrada é:
S = {3, –3, 1, –1}
Teorema fundamental da álgebra (TFA)
O teorema fundamental da álgebra (TFA), provado por Gauss em 1799, afirma que toda equação polinomial da seguinte forma possui pelo menos uma raiz complexa.
A raiz de uma equação polinomial é sua solução, ou seja, o valor da incógnita é que torna a igualdade verdadeira. Por exemplo, uma equação do primeiro grau possui uma raiz já determinada, assim como a equação do segundo grau, que possui pelo menos duas raízes, e a biquadrada, que possui pelo menos quatro raízes.
Mais atividades
Questão 1 – Determine o valor de x que torne a igualdade verdadeira.
2x – 8 = 3x + 7


Questão 2 – Marcos possui R$ 20 a mais que João. Juntos, eles conseguem comprar dois pares de tênis, custando R$ 80 cada par e sem sobrar nenhum dinheiro. Quantos reais têm João?    




Bons Estudos.
Qualquer duvídas estou aqui a sua disposição.