1ª, 2ª e 3ª SÉRIES EM - ELETIVA "QUAL É A SUA"
PROFESSORA ROMILDA R AMARAL
TEMA: SER FUNCIONÁRIO PÚBLICO
ATIVIDADE 1:
Assista ao vídeo abaixo
1ª, 2ª e 3ª SÉRIES EM - ELETIVA "QUAL É A SUA"
PROFESSORA ROMILDA R AMARAL
TEMA: SER FUNCIONÁRIO PÚBLICO
ATIVIDADE 1:
Assista ao vídeo abaixo
8º ANO B e 9º ANO B - ELETIVA "SEM FRONTEIRAS, SÓ HORIZONTES..."
PROFESSORA ROMILDA R DO AMARAL
TEMA: PETAR (PARQUE ESTADUAL DO ALTO RIBEIRA)
ATIVIDADE 1:
Assista ao vídeo abaixo:
6º ANO A e 7º ANO B - ELETIVA "MÃOS NA MASSA"
PROFESSORA ROMILDA R AMARAL
TEMA: NUTRIENTES DA BANANA
ATIVIDADE 1:
Assista ao vídeo abaixo
8º ANO B - PROJETO DE VIDA
PROFESSORA ROMILDA R AMARAL
TEMA: ILUSÃO DE ÓPTICA (DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL)
ATIVIDADE 1:
Acesse o link abaixo, assista o vídeo "O que você vê primeiro revela a verdade inesperada a seu respeito" e anote suas impressões:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=213&v=GF0WEwBiofM&feature=emb_logo
ATIVIDADE 2:
Envie suas anotações pelo whatsapp
7º ANO B - PROJETO DE VIDA
PROFESSORA ROMILDA R AMARAL
TEMA: ILUSÃO DE ÓPTICA (DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL)
ATIVIDADE 1:
Acesse o link abaixo, assista o vídeo "O que você vê primeiro revela a verdade inesperada a seu respeito" e anote suas impressões:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=213&v=GF0WEwBiofM&feature=emb_logo
ATIVIDADE 2:
Envie suas anotações pelo whatsapp
6º ANO A - PROJETO DE VIDA
PROFESSORA ROMILDA R AMARAL
TEMA: ILUSÃO DE ÓPTICA (DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL)
ATIVIDADE 1:
Acesse o link abaixo, assista o vídeo "O que você vê primeiro revela a verdade inesperada a seu respeito" e anote suas impressões:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=213&v=GF0WEwBiofM&feature=emb_logo
ATIVIDADE 2:
Envie suas anotações pelo whatsapp
9º ANO A e B - CIÊNCIAS
PROFESSORA ROMILDA R AMARAL
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
ATIVIDADE 1:
Assista a aula do dia 21 de Setembro do CMSP
ATIVIDADE 2:
Responda as questões do chat
ATIVIDADE 3:
Água é fonte da vida. É o único recurso natural que tem envolvido com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos na sociedade. É um recurso essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies de seres vivos, como elemento representativo de valores sociais, culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo.
ATIVIDADE 4 - ÁGUA NEWS
Com base nas informações lidas até aqui sobre o uso da água, propomos que realize uma investigação, para saber o que as pessoas conhecem sobre as águas de sua região, no caso o fornecedor, ou seja, analisar o que elas conhecem sobre sua origem, seu uso e sobre a sua importância na manutenção da biodiversidade terrestre. Com bases nos dados pesquisados construa um boletim informativo ou um jornal com o título “Água News”.
Para dar início a essa pesquisa, inicialmente colete dados entre os seus familiares, com os questionamentos a seguir:
Por que a água é tão importante?
Qual ou quais são as fontes de abastecimento de água em nossa cidade?
Você conhece quais são os rios, córregos, afluentes e subafluentes que pertencem à nossa região? Eles são preservados?
Existe algum plano e/ou projeto de preservação das águas no município? Consulte os órgãos competentes, se julgar necessário.
Se necessário, elaborem outros questionamentos que possam enriquecer a produção de seu boletim informativo.
Além de divulgar os dados coletados nas entrevistas, agregue no seu “Água News” uma proposta de ações de preservação e uso sustentável das águas.
8º ANO B - CIÊNCIAS
PROFESSORA ROMILDA R AMARAL
TEMA: INFECÇÕES POR FUNGOS
ATIVIDADE 1:
Assista a aula do dia 21 de Setembro do CMSP
ATIVIDADE 2:
Responda as questões do chat da aula acima
ATIVIDADE 3:
Realize uma pesquisa na internet sobre Doenças causadas por Fungos
7º ANO B - CIÊNCIAS
PROFESSORA ROMILDA R AMARAL
TEMA: VACINA, ESTA TECNOLOGIA TEM HISTÓRIA
ATIVIDADE 1:
Assista a aula do CMSP do dia 21 de Setembro
ATIVIDADE 2:
Responda as questões do chat da aula acima
ATIVIDADE 3: O CARTÃO DE VACINAÇÃO
Uma característica comum entre muitas doenças transmitidas por vírus e bactérias é que elas podem ser prevenidas pela vacinação. Há muitos anos, as vacinas têm desempenhado um papel fundamental para a manutenção da saúde e para a erradicação de doenças.
Responda as seguintes questões:
O que é um cartão de vacinação?
Para que ele serve?
O que é vacina?
Qual a função da vacina para a prevenção
e manutenção da saúde?
Você conhece uma ou mais doenças que
requerem vacinação?
Quais são elas?
O que estas doenças têm em comum?
ATIVIDADE 4: Como a vacina atua no organismo?
Leia o texto a seguir e, em seguida, faça uma pesquisa sobre os termos que você não conhece, registrando o que eles significam e incluindo um desenho ou uma imagem que os representem.
Como a vacinação ajuda o nosso Sistema Imunológico?
Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um antígeno, o sistema imunológico produz anticorpos para combater aquele invasor. A produção dos anticorpos não é feita na velocidade suficiente para prevenir a doença, já que o sistema imunológico não conhece aquele invasor. Se o mesmo antígeno invadir o corpo novamente, o sistema imunológico vai produzir anticorpos em uma velocidade suficiente para evitar que a pessoa fique doente uma segunda vez. Essa proteção é chamada de imunidade.
Para ajudar nosso organismo a combater as doenças, são desenvolvidas as vacinas. Produzidas com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos que levam à imunidade. É por isso que a vacina gera imunidade.
Fonte: Ministério da Saúde
Adaptado para o SP faz Escola.
Você pode utilizar o quadro abaixo como modelo para organizar seus registros.
ATIVIDADE 5 - O PAPEL HISTÓRICO DA VACINAÇÃO
Historicamente, a vacinação tem se mostrado fundamental para a manutenção da saúde individual e coletiva, e para a erradicação de doenças.
Assista ao vídeo no link abaixo “A importância das vacinas”, no qual o Dr. Akira Homma apresenta alguns episódios da vacinação no Brasil e porquê é fundamental se vacinar adequadamente.
https://portal.fiocruz.br/video/importancia-das-vacinas-akira-homma
Durante a exibição do vídeo, anote em seu caderno as informações que considera mais importantes e as dúvidas que aparecerem.
ATIVIDADE 6:
Após assistir ao vídeo, reflita sobre as questões abaixo e converse com seus(suas) colegas sobre elas:
Por que as vacinas são eficientes na prevenção de doenças?
O que é imunização?
A vacina atua na proteção a uma doença ou na sua cura? Por quê?
6º ANO A - CIÊNCIAS
PROFESSORA ROMILDA R AMARAL
TEMA: MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS
ATIVIDADE 1: JUNTO E MISTURADO
Assista o vídeo da aula do CMSP do dia 21 de Setembro
ATIVIDADE 2:
Responda as questões do chat da aula acima
ATIVIDADE 3:
Reproduza os experimentos feitos durante a aula (peça ajuda de uma adulto), fotografe as fases dos experimentos e faça um breve relato sobre o que entendeu.
ATIVIDADE 4:
Envie as atividades realizadas pelo whatsapp
ROTEIRO
DE ESTUDOS
Disciplina:
GEOGRAFIA Professor:
PAULO DIAS
Respeite
os prazos: Data de envio: 18/09/2020
Data de entrega: 25/09/2020
REGIÕES DO BRASIL
Quais são as regiões brasileiras e
seus Estados?
Qual região é considerada o coração do
Brasil?
Cite
duas características de cada região do Brasil.
Quais
as principais economias das cinco regiões do Brasil?
Qual a
região mais produtiva do Brasil?
Copie as perguntas e
responda no caderno!
ROTEIRO
DE ESTUDOS
Disciplina:
GEOGRAFIA Professor:
PAULO DIAS
Respeite
os prazos: Data de envio: 18/09/2020
Data de entrega: 25/09/2020
Natureza e riscos
ambientais: Catástrofes em um mundo desigual
Quais são as catástrofes naturais que existem?
Quais foram às maiores catástrofes naturais do mundo?
O que podemos fazer para evitar as catástrofes naturais? Em sua opinião todos os países do mundo têm os mesmos recursos para evitar e combater as catástrofes naturais?
Qual foi a maior tragédia natural da história do Brasil?
Copie as perguntas e
responda no caderno!
ROTEIRO
DE ESTUDOS
Disciplina:
GEOGRAFIA Professor:
PAULO DIAS
Respeite
os prazos: Data de envio: 18/09/2020
Data de entrega: 25/09/2020
Caderno do aluno- 2
Página de número 34
ATIVIDADE- C e D
COMANDA: elaboração
de quadro síntese e pesquisa biográfica do geógrafo Milton Santos.
Copie as
perguntas e responda no caderno!
ROTEIRO
DE ESTUDOS
Disciplina:
GEOGRAFIA Professor:
PAULO DIAS
Respeite
os prazos: Data de envio: 18/09/2020
Data de entrega: 25/09/2020
Caderno do aluno- 2
Página de número 35, 36 e 37
ATIVIDADE- D
COMANDA: Leitura e Análise de texto e imagens: Relação Coréia do Norte e Estados
Unidos.
Responda no caderno do
aluno!
ROTEIRO
DE ESTUDOS
Disciplina:
GEOGRAFIA Professor:
PAULO DIAS
Respeite os prazos: Data de envio: 18/09/2020 Data de entrega: 25/09/2020
Caderno do aluno- 2
Página de número 36
ATIVIDADE- 5
COMANDA: Elabore uma
produção textual contemplando todas as palavras destacadas
Faça em seu caderno!
ROTEIRO
DE ESTUDOS
Disciplina:
GEOGRAFIA Professor:
PAULO DIAS
Respeite os prazos: Data de envio: 18/09/2020 Data de entrega: 25/09/2020
Copie as perguntas e
responda no caderno!
ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)
Disciplina:
Biologia
Professora:
Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade:
Pesquisar sobre as semelhanças e
diferenças entre o DNA e o RNA.
Registrar no caderno e enviar uma foto
da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da
Prô Jacob.
ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio
(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)
Disciplina:
Biologia
Professora:
Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade:
Pesquisar
os Métodos
contraceptivos (comportamentais, hormonais e de barreira) e as correlações com a
fisiologia.
Vasectomia e laqueadura.
Registrar no caderno e enviar uma foto
da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da
Prô Jacob.
Aula exibida no CMSP - 19/08/2020
Habilidade:
ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos
(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)
Disciplina:
Educação Física e Projeto de Vida.
Professora:
Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade:
Setembro Amarelo
Toda vida tem valor!
Escolher uma das músicas do
grupo “Falamansa”, escutar e refletir e depois representar em formas de
desenhos, frases, depoimentos, ou imagens para nossa Campanha do “Setembro Amarelo”.
Aula exibida no CMSP - 19/08/2020
ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)
Disciplina:
Educação Física
Professora:
Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Faça uma pesquisa
sobre TCHOUKBALL
de Areia.
Aborde na pesquisa os seguintes
pontos:
• Origem;
• Qual o número de jogadores das
equipes?
·
Principais Regras;
• Descreva o posicionamento tático da modalidade
pesquisada;
• Qual e o objetivo do jogo?
• Como se pontua?
Registrar no caderno e enviar uma foto
da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da
Prô Jacob.
ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio
(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)
Disciplina:
Educação Física
Professora:
Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Faça uma pesquisa
sobre Touch Rugby e suas regras de
jogo.
Leitura: Ruck, o coração do jogo!
Você sabia que, quando o jogador
com posse de bola é derrubado pelo adversário, ele é obrigado a soltar a bola?
Essa ação e determinada Tackle ou placagem e quando acontece,
qualquer jogador em pé pode tentar pegar a bola, porem, a regra diz que para
pegar a bola é preciso passar por “cima” do jogador derrubado, não sendo possível
dar a volta pelo lado. Para proteger a posse de bola, um ou mais jogadores da
equipe atacante se posicionam sobre o jogador ao solo e entram em contato com o
adversário, disputando a posse de bola e, assim, formando o Ruck.
Registrar
no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom
trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.
ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 9º Ano A do Ensino
Fundamental II
(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)
Disciplina:
Educação Física
Professora:
Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade:
Aspectos técnicos e táticos do basquetebol.
Em todas as
modalidades esportivas, e com base nos aspectos técnicos e táticos que o (a)
treinador (a), ou técnico (a), escala sua equipe e estabelece as funções a
serem desenvolvidas por cada um dos jogadores durante as partidas. As equipes
podem ser organizadas de modo que os jogadores em campo atuem de maneira mais
ofensiva, mais defensiva ou mais equilibrada (eficiência no ataque e defesa),
de acordo com as necessidades observadas pelo treinador na partida. Para suprir
essas necessidades, organizar e posicionar os jogadores na quadra, foram
criados os sistemas táticos, que possuem configurações especificas.
Você conhece algum
destes sistemas táticos? Quais são?
Posições dos
jogadores de basquetebol em quadra: As equipes de jogadores que atuam dentro da
quadra de jogo são formadas por 5 jogadores. Cada um deles possui uma função
especial dentro da sua equipe.
Quais as posições e suas funções dos jogadores de
basquete?
Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da
atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!!
Beijos da Prô Jacob.
ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 8º Ano A do Ensino
Fundamental II
(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)
Disciplina:
Educação Física
Professora:
Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Praticando a Ioga.
Na atividade anterior, você
conheceu um pouco mais sobre a Ioga. Agora é o momento de experimentar.
Aqui estão alguns
pontos importantes para você lembrar antes de iniciar:
·
Faça
os exercícios sobre um tapete, colchonete ou toalha para não ficar em contato
direto com o chão;
·
Para
facilitar os movimentos, use roupas leves ao fazer os exercícios, podendo
também ficar descalço(a);
·
Quando
fizer os exercícios de equilíbrio, apoie-se primeiro na perna direita e depois
na esquerda, assim você estará fortalecendo as duas pernas, e não apenas uma;
·
Agora,
o último ponto é o mais importante: não desista facilmente, mesmo que ache os
exercícios difíceis. Lembre-se que qualquer sucesso exige prática e força de
vontade.
Agora, vamos realizar
uma das sequências denominadas de Surya Namaskar (Saudação ao Sol). Essa é uma
sequência de movimentos da Ioga que pode ser praticada de forma lenta e pausada.
A saudação ao sol clássica compõe-se de posturas que se conectam com as quatro fases
da respiração: inspirar, reter ou suspender, expirar e manter vazios os
pulmões.
Como foi a realização
da Surya Namaskar? Responda as questões a seguir:
1. Quais são as principais
características da Ioga?
2. Suas poses/movimentos estão
relacionadas a que? Por quê?
3. Qual é a importância da
respiração na prática da Ioga?
4. É fácil realizar as poses da Ioga? Por
quê?
Registrar no caderno e enviar uma
foto/arquivo da atividade realizada.
Bom
trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.