segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Eletiva "Qual é a sua" - 1ª, 2ª e 3ª Série EM - Ser Funcionário Público

 1ª, 2ª e 3ª SÉRIES EM - ELETIVA "QUAL É A SUA"

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: SER FUNCIONÁRIO PÚBLICO

ATIVIDADE 1:

Assista ao vídeo abaixo


ATIVIDADE 2:

Escreva um pequeno texto sobre as impressões que o vídeo te passou, incluindo a sua opinião sobre esta profissão. Pesquise em outros locais sobre as vantagens e desvantagens em ser funcionário público para complementar sua ideia a respeito.

ATIVIDADE 3:

Faça uma pesquisa sobre os cargos de funcionário público que existem na nossa região e as qualificações necessárias para cada cargo.

Eletiva "Sem fronteiras, só horizontes..." - 8º e 9º Ano B - PETAR

 8º ANO B e 9º ANO B - ELETIVA "SEM FRONTEIRAS, SÓ HORIZONTES..."

PROFESSORA ROMILDA R DO AMARAL

TEMA: PETAR (PARQUE ESTADUAL DO ALTO RIBEIRA)

ATIVIDADE 1:

Assista ao vídeo abaixo:


ATIVIDADE 2:
Realize uma pesquisa sobre o Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR) e suas atrações.


Eletiva "Mãos na Massa" 6º Ano A e 7º Ano B - Nutrientes da Banana

 6º ANO A  e  7º ANO B - ELETIVA "MÃOS NA MASSA"

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: NUTRIENTES DA BANANA

ATIVIDADE 1:

Assista ao vídeo abaixo


ATIVIDADE 2:
Realize uma das receitas sugeridas no vídeo, fotografe ou filme as etapas.

ATIVIDADE 3:
Realize uma pesquisa sobre os nutrientes e benefícios da banana

ATIVIDADE 4:
Registre no seu caderno de receitas e envie as fotos e vídeos pelo whatsapp


Projeto de Vida 8º Ano EF B - Ilusão de óptica

  8º ANO B - PROJETO DE VIDA

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: ILUSÃO DE ÓPTICA (DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL)

ATIVIDADE 1:

Acesse o link abaixo, assista o vídeo "O que você vê primeiro revela a verdade inesperada a seu respeito" e anote suas impressões:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=213&v=GF0WEwBiofM&feature=emb_logo

ATIVIDADE 2:

Envie suas anotações pelo whatsapp

Projeto de Vida 7º EF B - Ilusão de óptica

  7º ANO B - PROJETO DE VIDA

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: ILUSÃO DE ÓPTICA (DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL)

ATIVIDADE 1:

Acesse o link abaixo, assista o vídeo "O que você vê primeiro revela a verdade inesperada a seu respeito" e anote suas impressões:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=213&v=GF0WEwBiofM&feature=emb_logo

ATIVIDADE 2:

Envie suas anotações pelo whatsapp

Projeto de Vida 6º Ano EF A - Desenvolvimento Socioemocional

 6º ANO A - PROJETO DE VIDA

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: ILUSÃO DE ÓPTICA (DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL)

ATIVIDADE 1:

Acesse o link abaixo, assista o vídeo "O que você vê primeiro revela a verdade inesperada a seu respeito" e anote suas impressões:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=213&v=GF0WEwBiofM&feature=emb_logo

ATIVIDADE 2:

Envie suas anotações pelo whatsapp



Ciências 9º Ano EF A e B - A importância da Água

 9º ANO A e B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

ATIVIDADE 1:

Assista a aula do dia 21 de Setembro do CMSP


ATIVIDADE 2:

Responda as questões do chat

ATIVIDADE 3:

Água é fonte da vida. É o único recurso natural que tem envolvido com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos na sociedade. É um recurso essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies de seres vivos, como elemento representativo de valores sociais, culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo.



Uma mesma fonte de água ou manancial pode ser destinada a multiusos, podendo gerar conflitos quando um determinado uso inviabiliza ou dificulta outras possibilidades de utilização de água. Por exemplo, o uso da água, como fonte de abastecimento humano ou doméstico, apresenta diluição de esgotos, uma vez que isso pode causar dificuldades para o tratamento desta água. A meta deve ser a utilização das fontes de água, garantindo principalmente o abastecimento da população, a dessedentação animal (bebedouros para animais) e o máximo possível de usos diversificados.

ATIVIDADE 4 - ÁGUA NEWS

Com base nas informações lidas até aqui sobre o uso da água, propomos que realize uma investigação, para saber o que as pessoas conhecem sobre as águas de sua região, no caso o fornecedor, ou seja, analisar o que elas conhecem sobre sua origem, seu uso e sobre a sua importância na manutenção da biodiversidade terrestre. Com bases nos dados pesquisados construa um boletim informativo ou um jornal com o título “Água News”.

Para dar início a essa pesquisa, inicialmente colete dados entre os seus familiares, com os questionamentos a seguir:

Por que a água é tão importante?

Qual ou quais são as fontes de abastecimento de água em nossa cidade?

Você conhece quais são os rios, córregos, afluentes e subafluentes que pertencem à nossa região? Eles são preservados?

Existe algum plano e/ou projeto de preservação das águas no município? Consulte os órgãos competentes, se julgar necessário.

Se necessário, elaborem outros questionamentos que possam enriquecer a produção de seu boletim informativo.

Além de divulgar os dados coletados nas entrevistas, agregue no seu “Água News” uma proposta de ações de preservação e uso sustentável das águas.

Ciências 8º Ano EF B - Infecções por Fungos

 8º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: INFECÇÕES POR FUNGOS

ATIVIDADE 1:

Assista a aula do dia 21 de Setembro do CMSP


ATIVIDADE 2:

Responda as questões do chat da aula acima

ATIVIDADE 3:

Realize uma pesquisa na internet sobre Doenças causadas por Fungos



Ciências 7º Ano EF B - Vacina, esta tecnologia tem história!

 7º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: VACINA, ESTA TECNOLOGIA TEM HISTÓRIA

ATIVIDADE 1:

Assista a aula do CMSP do dia 21 de Setembro


ATIVIDADE 2:

Responda as questões do chat da aula acima

ATIVIDADE 3: O CARTÃO DE VACINAÇÃO

Uma característica comum entre muitas doenças transmitidas por vírus e bactérias é que elas podem ser prevenidas pela vacinação. Há muitos anos, as vacinas têm desempenhado um papel fundamental para a manutenção da saúde e para a erradicação de doenças.

Responda as seguintes questões:

O que é um cartão de vacinação?

Para que ele serve?

O que é vacina?

Qual a função da vacina para a prevenção

e manutenção da saúde?

Você conhece uma ou mais doenças que

requerem vacinação?

Quais são elas?

O que estas doenças têm em comum?


ATIVIDADE 4: Como a vacina atua no organismo?

Leia o texto a seguir e, em seguida, faça uma pesquisa sobre os termos que você não conhece, registrando o que eles significam e incluindo um desenho ou uma imagem que os representem. 

Como a vacinação ajuda o nosso Sistema Imunológico?

Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um antígeno, o sistema imunológico produz anticorpos para combater aquele invasor. A produção dos anticorpos não é feita na velocidade suficiente para prevenir a doença, já que o sistema imunológico não conhece aquele invasor. Se o mesmo antígeno invadir o corpo novamente, o sistema imunológico vai produzir anticorpos em uma velocidade suficiente para evitar que a pessoa fique doente uma segunda vez. Essa proteção é chamada de imunidade.

Para ajudar nosso organismo a combater as doenças, são desenvolvidas as vacinas. Produzidas com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos que levam à imunidade. É por isso que a vacina gera imunidade.

Fonte: Ministério da Saúde

Adaptado para o SP faz Escola.

Você pode utilizar o quadro abaixo como modelo para organizar seus registros.



ATIVIDADE 5 - O PAPEL HISTÓRICO DA VACINAÇÃO

Historicamente, a vacinação tem se mostrado fundamental para a manutenção da saúde individual e coletiva, e para a erradicação de doenças.

Assista ao vídeo no link abaixo “A importância das vacinas”, no qual o Dr. Akira Homma apresenta alguns episódios da vacinação no Brasil e porquê é fundamental se vacinar adequadamente.

https://portal.fiocruz.br/video/importancia-das-vacinas-akira-homma

Durante a exibição do vídeo, anote em seu caderno as informações que considera mais importantes e as dúvidas que aparecerem.

ATIVIDADE 6:

Após assistir ao vídeo, reflita sobre as questões abaixo e converse com seus(suas) colegas sobre elas:

Por que as vacinas são eficientes na prevenção de doenças?

O que é imunização?

A vacina atua na proteção a uma doença ou na sua cura? Por quê?






Ciências 6º Ano EF A - Junto e Misturado

 6º ANO A - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS

ATIVIDADE 1: JUNTO E MISTURADO

Assista o vídeo da aula do CMSP do dia 21 de Setembro




ATIVIDADE 2:

Responda as questões do chat da aula acima

ATIVIDADE 3:

Reproduza os experimentos feitos durante a aula (peça ajuda de uma adulto), fotografe as fases dos experimentos e faça um breve relato sobre o que entendeu.

ATIVIDADE 4:

Envie as atividades realizadas pelo whatsapp


Geografia 1º Termo EM EJA - Regiões do Brasil

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 18/09/2020 Data de entrega: 25/09/2020

 

 

REGIÕES DO BRASIL



 

Quais são as regiões brasileiras e seus Estados?

Qual região é considerada o coração do Brasil?

Cite duas características de cada região do Brasil.

Quais as principais economias das cinco regiões do Brasil?

Qual a região mais produtiva do Brasil?

 

Copie as perguntas e responda no caderno!

 

Geografia 1ª Série EM - Natureza e riscos ambientais

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 18/09/2020 Data de entrega: 25/09/2020

 

Natureza e riscos ambientais: Catástrofes em um mundo desigual

 


 

Quais são as catástrofes naturais que existem?

Quais foram às maiores catástrofes naturais do mundo?

O que podemos fazer para evitar as catástrofes naturais? Em sua opinião todos os países do mundo têm os mesmos recursos para evitar e combater as catástrofes naturais?

Qual foi a maior tragédia natural da história do Brasil?

 

 

 

 

 

 

Copie as perguntas e responda no caderno!

 


Geografia 9º Ano EF B - Geógrafo Milton Santos

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 18/09/2020 Data de entrega: 25/09/2020

 

 

Caderno do aluno- 2

Página de número 34

ATIVIDADE- C e D

COMANDA: elaboração de quadro síntese e pesquisa biográfica do geógrafo Milton Santos.




 

 

 

 

Copie as perguntas e responda no caderno!

 

 

Geografia 8º Ano EF A- Relação Coréia do Norte e Estados Unidos

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 18/09/2020 Data de entrega: 25/09/2020

 

Caderno do aluno- 2

Página de número 35, 36 e 37

ATIVIDADE- D

COMANDA: Leitura e Análise de texto e imagens: Relação Coréia do Norte e Estados

Unidos.

 


 

Responda no caderno do aluno!

 

Geografia 7º Ano EF A - Nuvem de Palavras

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

 

Respeite os prazos: Data de envio: 18/09/2020 Data de entrega: 25/09/2020

 

Caderno do aluno- 2

Página de número 36

ATIVIDADE- 5

COMANDA: Elabore uma produção textual contemplando todas as palavras destacadas





Faça em seu caderno!

 

 

Geografia 6º Ano EF B - Bacias Hidrográficas

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 18/09/2020 Data de entrega: 25/09/2020

 

 


 

 

 

 

 

 

Copie as perguntas e responda no caderno!

 

Biologia 2ª Série EM - Diferenças entre DNA e RNA (estrutura)

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio

(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)

 

Disciplina: Biologia

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Pesquisar sobre as semelhanças e diferenças entre o DNA e o RNA.

 

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

Biologia 1ª Série EM - Métodos contraceptivos

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio

(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)

 

Disciplina: Biologia

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Pesquisar os Métodos contraceptivos (comportamentais, hormonais e de barreira) e as correlações com a fisiologia.
Vasectomia e laqueadura.

 

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

História 9º Ano EF - Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização

 Aula exibida no CMSP - 19/08/2020




Habilidade:

  • Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988.
Objetivos:
  • Analisar o processo de redemocratização do Brasil no final do regime civil-militar.
  • Compreender os aspectos de cidadania e democracia inseridos na Constituição de 1988.
  • Discutir questões relacionadas aos indígenas, aos analfabetos, aos jovens e aos negros.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

ATIVIDADES

1-  Pesquise sobre o movimento Diretas Já e a Redemocratização do Brasil, pós Regime Civil-Militar.


Projeto de Vida 9º Ano EF A e EM - Toda vida tem valor!

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos

(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)

 

Disciplina: Educação Física e Projeto de Vida.

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Setembro Amarelo

Toda vida tem valor!

Escolher uma das músicas do grupo “Falamansa”, escutar e refletir e depois representar em formas de desenhos, frases, depoimentos, ou imagens para nossa Campanha do “Setembro Amarelo”.
















História 8º Ano EF - Brasil: Movimentos de Contestação ao Poder

 Aula exibida no CMSP - 19/08/2020



Habilidade:

  • Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Objetivo:
  • Analisar as diversidades política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado durante o período regencial do Brasil.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

A Revolta dos Malês

Província da Bahia, 25 de janeiro de 1833.
  • Escravos de origem muçulmana lutam por liberdade;
  • Salvador contava com cerca de 65.500 habitantes, dos quais 40 % eram escravos;
  • Na época, negros, mestiços e afrodescendentes representavam 78% da população, enquanto os brancos não passavam de 22%;
  • Entre a população escrava, 63% era nascida na África.
A Revolta dos Carrancas

Minas Gerais, 13 de maio de 1833.
  • A região de Carrancas em Minas Gerais possuía alta concentração de trabalho escravo;
  • Entre os 4053 residentes da freguesia, 62,5% (2494) eram escravizados e 38,5% (1559) livre. Além disso, s área possuía várias características relacionadas ao suprimento interno de alimentos;
  • A Revolta de Carrancas destacou todos os problemas dos negros, homens livres e escravos.
A Balaiada

Maranhão, 13 de dezembro de 1838.

A revolta foi liderada por homens pobres, mestiços e também escravos, devido ao sentimento de opressão que sentiam em relação aos prefeitos, cargo criado por uma administração conservadora do presidente da província Camargo.

De um lado, grandes proprietários de terra e de escravos, autoridades provinciais e comerciantes; de outro. os balaios (vaqueiros, artesãos, lavradores, escravos, mestiços, mulatos, sertanejos, índios e negros), sem direito à cidadania e nem ao acesso à propriedade da terra. Buscaram, então, o fim de novas arbitrariedades instituídas pelas oligarquias regionais que haviam subido ao poder após a proclamação da independência, além do fim de recrutamentos violentos.
ATIVIDADES

1- Qual era o objetivo central da Revolta dos Malês?

2- Quais impactos a Revolta dos Malês causou na sociedade escravocrata da época?

3- A Revolta dos Malês não aconteceu conforme o planejado. Qual ou quais foi(am) a(s) consequência(s) para os negros escravizados revoltosos?

4- Por qual razão o conflito no Maranhão ganhou o nome de Balaiada?


Educação Física 2ª Série EM - TCHOUKBALL de Areia.

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio

(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)

 

Disciplina: Educação Física

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Faça uma pesquisa sobre TCHOUKBALL de Areia.

 

Aborde na pesquisa os seguintes pontos:

 

• Origem;

• Qual o número de jogadores das equipes?

·         Principais Regras;

• Descreva o posicionamento tático da modalidade pesquisada;

• Qual e o objetivo do jogo?

• Como se pontua?

 

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

Educação Física 1ª Série EM - Ruck, o coração do jogo!

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio

(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)

 

Disciplina: Educação Física

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Faça uma pesquisa sobre Touch Rugby e suas regras de jogo.

 

Leitura: Ruck, o coração do jogo!

Você sabia que, quando o jogador com posse de bola é derrubado pelo adversário, ele é obrigado a soltar a bola? Essa ação e determinada Tackle ou placagem e quando acontece, qualquer jogador em pé pode tentar pegar a bola, porem, a regra diz que para pegar a bola é preciso passar por “cima” do jogador derrubado, não sendo possível dar a volta pelo lado. Para proteger a posse de bola, um ou mais jogadores da equipe atacante se posicionam sobre o jogador ao solo e entram em contato com o adversário, disputando a posse de bola e, assim, formando o Ruck.

 

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

 

Educação Física 9º Ano EF A - Aspectos técnicos e táticos do basquetebol

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 9º Ano A do Ensino Fundamental II

(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)

 

Disciplina: Educação Física

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Aspectos técnicos e táticos do basquetebol.

Em todas as modalidades esportivas, e com base nos aspectos técnicos e táticos que o (a) treinador (a), ou técnico (a), escala sua equipe e estabelece as funções a serem desenvolvidas por cada um dos jogadores durante as partidas. As equipes podem ser organizadas de modo que os jogadores em campo atuem de maneira mais ofensiva, mais defensiva ou mais equilibrada (eficiência no ataque e defesa), de acordo com as necessidades observadas pelo treinador na partida. Para suprir essas necessidades, organizar e posicionar os jogadores na quadra, foram criados os sistemas táticos, que possuem configurações especificas.

 

Você conhece algum destes sistemas táticos? Quais são?

 

Posições dos jogadores de basquetebol em quadra: As equipes de jogadores que atuam dentro da quadra de jogo são formadas por 5 jogadores. Cada um deles possui uma função especial dentro da sua equipe.

 

Quais as posições e suas funções dos jogadores de basquete?

 

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

 

 

Educação Física 8º Ano EF A - Praticando a Ioga


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 8º Ano A do Ensino Fundamental II

(Período 21 de Setembro a 28 de Setembro de 2020)

 

Disciplina: Educação Física

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Praticando a Ioga.

 

Na atividade anterior, você conheceu um pouco mais sobre a Ioga. Agora é o momento de experimentar.

Aqui estão alguns pontos importantes para você lembrar antes de iniciar:

·         Faça os exercícios sobre um tapete, colchonete ou toalha para não ficar em contato direto com o chão;

·         Para facilitar os movimentos, use roupas leves ao fazer os exercícios, podendo também ficar descalço(a);

·         Quando fizer os exercícios de equilíbrio, apoie-se primeiro na perna direita e depois na esquerda, assim você estará fortalecendo as duas pernas, e não apenas uma;

·         Agora, o último ponto é o mais importante: não desista facilmente, mesmo que ache os exercícios difíceis. Lembre-se que qualquer sucesso exige prática e força de vontade.

Agora, vamos realizar uma das sequências denominadas de Surya Namaskar (Saudação ao Sol). Essa é uma sequência de movimentos da Ioga que pode ser praticada de forma lenta e pausada. A saudação ao sol clássica compõe-se de posturas que se conectam com as quatro fases da respiração: inspirar, reter ou suspender, expirar e manter vazios os pulmões.


Como foi a realização da Surya Namaskar? Responda as questões a seguir:

1. Quais são as principais características da Ioga?

2. Suas poses/movimentos estão relacionadas a que? Por quê?

3. Qual é a importância da respiração na prática da Ioga?

4. É fácil realizar as poses da Ioga? Por quê?

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.