sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Educação Física 8ºAno EF B - Desafios técnicos e táticos: rede/parede – Tênis e tênis de mesa

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

 Parte I – Desafios técnicos e táticos: rede/parede – Tênis de quadra e tênis de mesa (06/11)



Atividades

1)    Sobre o tênis de quadra. Pesquise.

a)    Quantos pontos duram um set?

b)    Quantos sets duram uma partida?

2)    Sobre o tênis de mesa. Pesquise.

c)    Quantos pontos duram um set?

d)    Quantos sets duram uma partida?

Projeto de Vida 9ºAno EF B - Nossa! Quanta coisa para fazer! Cadê o tempo que estava aqui?

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: PROJETO DE VIDA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO                     

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 9°___ Data __/__/__

 

Parte I Nossa! Quanta coisa para fazer! Cadê o tempo que estava aqui? (06/11)



Link: https://www.youtube.com/watch?v=YR5mQtbOV0o  (04/11)

Atividades sobre a aula

1)    Você aproveita bem o seu tempo? Em qual atividade você investe a maior parte do seu dia?

2)    Como você pode se organizar para ter um melhor aproveitamento do tempo?

Educação Física 9ºAno EF B - Conhecendo as danças de salão

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

 Parte I – - Conhecendo as danças de salão (06/11)



Link: https://www.youtube.com/watch?v=8tYxZuKYSlU (05/11)

Atividades sobre a aula.

1)    Complete.

A expressão “___________” está relacionada às danças realizadas a ____, na maioria das vezes, por _______. Em sua prática, possuem aspectos técnicos e artísticos que podem ser apurados em competições.

2)    Qual é a história da dança de salão?

Projeto de Vida 8ºAno EF A - Vamos mudar o mundo? Agenda 2030 e os ODS

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: PROJETO DE VIDA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

 

4º Bimestre

Parte I Vamos mudar o mundo? Agenda 2030 e os ODS (06/11)



Link: https://www.youtube.com/watch?v=WbP5Fdb_3-U (04/11)

Atividade sobre a aula

1)    Você sabe o que é Agenda 2030? Por que ela está relacionada a sustentabilidade?

 

    A Secretarias da Educação, de Relações Internacionais e da Casa Civil e o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo lançaram o concurso de desenho “Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” para celebrar os
75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Educação Física 7ºAno EF A e B - Lutas do Brasil: Capoeira, movimentos e integridade física

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 7º___ Data __/__/__

4º BIMESTRE

 Parte I – Lutas do Brasil: Capoeira, movimentos e integridade física (06/11)



Link: https://www.youtube.com/watch?v=7gB5m-JrUgI&t=2s  (05/11)

Atividades sobre a aula

1)    Qual significado da palavra capoeira?

2)    Quais são os movimentos da capoeira?

3)    Qual a diferença entre capoeira angola e capoeira regional?

Educação Física 6ºAno EF A e B - Esporte de marca – Habilidades técnico-táticas básicas e regras

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 6º___ Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

 Parte I – Esporte de marca – Habilidades técnico-táticas básicas e regras (06/11)



Link: (Link ainda não disponibilizado) (05/11)

Atividades sobre a aula

1)    Sobre as corridas.

a)    Quais os seus benefícios?

b)    Quais capacidades físicas são predominantes?

c)    Pensando na prática: Quais são as provas?

2)    Sobre os saltos.

a)    Quais os seus benefícios?

b)    Quais capacidades físicas são predominantes?

c)    Pensando na prática: Quais são as provas?

3)    Sobre os arremessos e lançamentos.

a)    Quais os seus benefícios?

b)    Quais capacidades físicas são predominantes?

Pensando na prática: Quais são as provas?

Educação Física 3ªSérie - Olimpíadas do Diógenes/ Aula especial - Entrevista

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

 Parte I – Olimpíadas do Diógenes (06/11)



Atividades

1)    Pense em uma modalidade para compor as olimpíadas do Diógenes. Não se esqueça de criar um regulamento (simples). Crie também um logo especial.

 

Parte II – Aula especial - Entrevista (06/11)



Link: https://www.youtube.com/watch?v=Zme45fT5hM8

Biologia 3ª Série EM - O que nos faz humanos?

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

Parte I – O que nos faz humanos? (06/11)



Atividades

1)  Quais as diferenças entre as espécies humanas e as demais espécies?

2)  Pesquise pelo menos 4 características que nos distinguem das outras espécies e as descreve-as, use imagens e desenhos.

3)  Pesquise sobre o papel da espécie humana no meio ambiente e suas consequências para a vida na Terra.

Tecnologia e Inovação 1ªSérie, 2ªSérie e 3ªSérie EM - Eletrônica não é só putz putz

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ Série: ___ Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

 Parte I – Eletrônica não é só putz putz (06/11)



1ª Série. Link: https://www.youtube.com/watch?v=U01wWS_psww (03/11)



2ª Série. Link: https://www.youtube.com/watch?v=a3N1Dq9F3eA (03/11)



3ª Série. Link: https://www.youtube.com/watch?v=CuzGFF2BMXQ (03/11)

Atividades sobre a aula.

1)    Circuito elétrico vs. Circuito eletrônico. Segundo a aula complete.

a)    Circuito elétrico.

b)    Circuito eletrônico.

2)    O que é polaridade?

3)    Circuito em série e circuito paralelo. O que são?

4)    Tipos de correntes.

a)    Continua

b)    Alternada

5)    Complete.

a)    Watt (W)

b)    Volt (V)

c)    Amperagem (A)

d)    Corrente elétrica e energia elétrica.

Biologia 2º Termo EM EJA – DNA - Tecnologias de manipulação

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Data __/__/__

 

2º TERMO – DNA - Tecnologias de manipulação (06/11)




           Na década de 1970, a engenharia genética permitiu um progresso enorme no conhecimento de doenças humanas causadas por mutações em genes. Mais recentemente, o sequenciamento de genomas permitiu localizar a posição do gene alterado. A partir daí, desenvolveu-se a edição de genes, capaz de promover alterações altamente específicas na sequência do DNA de um organismo.

           A edição de genes é feita por meio do uso de enzimas, especialmente as chamadas nucleases, que são enzimas capazes de quebrar as ligações entre os nucleotídeos na molécula de DNA.

           Essas técnicas são utilizadas pelas indústrias e empresas do ramo da Biotecnologia.

           As tecnologias associadas à Biotecnologia são diversas e lidam, por exemplo, com a transformação de indivíduos, introduzindo neles genes de outras espécies, e até mesmo com a manipulação de células-tronco, que podem se transformar em outros tipos de célula.

Atividades

1)    Pesquise sobre as tecnologias de manipulação do DNA (vacinas, hormônios sintéticos, mosquitos transgênicos e etc...).

2)    Crie uma linha do tempo simplificada com eventos importantes para a biotecnologia.

 

Biologia 1º Termo EM EJA - Sexualidade, saúde humana e prevenção

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Data __/__/__

 

1º TERMO - Sexualidade, saúde humana e prevenção (06/11)



         Para iniciar esta conversa, é preciso compreender que sexualidade não se restringe ao ato sexual, pois está relacionada à nossa história e envolve sentimentos, nos motiva a procurar o contato físico e afetivo, a intimidade de um relacionamento, podendo ou não haver reprodução. É uma forma de expressão, comunicação e afeto que se manifesta a todo momento.

Texto adaptado de MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sexualidades e Saúde Reprodutiva. Brasília:MS, 2010.

Atividades

1)    A proposta é que vocês realizem uma pesquisa em fontes confiáveis para, a partir do conhecimento científico, responder às questões apresentadas a seguir:

a)   Pesquise e descreva o significado biológico do ato de menstruar.

b)   Explique como ocorre a ejaculação e qual sua relação com a fecundação. Comente sobre o fenômeno da polução noturna.

c)   Considerando a fisiologia da reprodução, explique se é possível ou não engravidar sem ter uma relação sexual. Qualquer relação sexual engravida? Por quê?

d)   O que se entende por “orientação sexual”? Pesquise a respeito e descreva as informações em seu caderno.

e)    Pesquise e descreva aspectos relacionados à diversidade de identidades humanas.

2)    Pesquise sobre as principais Infecções Sexualmente Transmissíveis, conforme proposto a seguir:

a)   Sífilis

b)   Gonorreia

c)   HPV

d)   Hepatites Virais (vírus B, C e D)

e)   Candidíase

3)    Gravidez na adolescência ou gravidez não planejada.

a)    Como costuma ser a reação da sociedade diante de uma gravidez na adolescência e/ou não planejada?

b)    O impacto da gravidez para meninas e meninos é muito diferente? E financeiramente o que muda?

c)    A quem cabe se prevenir de uma gravidez? A quem cabe cuidar do(a) filho(a)?

4)    Pesquise sobre métodos contraceptivos. O que são? Para que servem? Qual (is) você conhece?