terça-feira, 6 de outubro de 2020

História 9º Ano EF - Guerra Fria: Confronto de dois modelos políticos I

 Aula exibida no CMSP - 04/09/2020



Habilidade:

  • Identificar a analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Objetivos:
  • Compreender os aspectos políticos e econômicos construídos a partir da Guerra Fria.
  • Dialogar sobre a bipolarização do mundo e analisá-la.
  • Retomar os conceitos de capitalismo e comunismo.
  • Analisar a corrida espacial a partir do contexto da bipolarização ideológica da Guerra Fria.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

ATIVIDADES

1- Qual era a causa da rivalidade entre EUA e URSS, no contexto da Guerra Fria?

2- Em termos gerais, quais eram os objetivos do Plano Marshall e da Comecon?

3- Crie um mapa mental sobre EUA e URSS no contexto da Guerra Fria.


História 8º Ano EF - Brasil: 2º reinado II

 Aula exibida no CMSP - 04/09/2020



Habilidade:

  • Identificar as características das revoltas negras no Brasil do século XIX, principalmente a Revolta dos Malês, e analisar os seus impactos na ordem escravocrata então vigente.
Objetivos:
  • Identificar no Período Regencial as contestações ao poder central.
  • O Brasil do 2º Reinado: política e economia.
  • As questões que levaram à queda do 2º Reinado.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

2º Reinado: Política

  • Partido Conservador Os "saquarema": Conservadores por mais centralização.
  • Partido Liberal Os "luzia": Liberais por mais autonomia provincial
Ambos os partidos defendiam as ideias da elite, como a manutenção da escravidão.

2º Reinado: Política

O regime político do país era a monarquia parlamentarista, na qual o imperador escolhia o presidente do conselho (equivalente ao cargo de primeiro-ministro) em uma lista de três nomes.
Esse período ficou conhecido como parlamentarismo as avessas.

2º Reinado: Lei de Terras

Leia o trecho abaixo e responda aos questionamentos:

"Lei de Terras Ementa: Dispõe sobre as terras devolutivas no Império, e acerca das que são possuídas por títulos de sesmaria sem preenchimento das condições legais, bem como por simples título de posse mansa e pacífica; e determina que, medidas e demarcadas as primeiras, sejam elas cedidas a título oneroso, assim para empresas particulares, como para o estabelecimento de colônias de nacionais e de estrangeiros. Autoriza o governo a promover a colonização estrangeira na forma que se declara.
Situação: Imperial.
Chefe de Governo: D. Pedro II, Imperador.
Origem: Executivo."

2º Reinado: Economia

O café adquire importância fundamental. Chegam as primeiras ferrovias e barcos a vapor com o objetivo de melhorar a circulação do chamado "ouro negro".

Mesmo com a ampliação da industrialização e do processo de urbanização durante esse período a economia brasileira era essencialmente agrária e com um grande percentual voltado para o comércio exterior.

2º Reinado: Questões que sinalizam a queda

Logo após o final da Guerra do Paraguai, em 1865, os militares do Exército decidiram que tinham o dever de participar da política brasileira.

Porém, D. Pedro II impediu essas manifestações políticas. Isso fez com que o exército começasse a conspirar contra o imperador.

A abolição da escravidão foi um dos fatores que determinaram a queda do Império em 1889.

D. Pedro II perdeu o apoio dos cafeicultores, que tiveram de libertar os escravos após a assinatura da Lei Áurea e não receberam nenhuma indenização por parte do governo central.

A Constituição de 1824, que vigorou durante todo o período imperial, dizia que a religião oficial do Brasil era a católica.

ATIVIDADES

1- O que ficou estabelecido no artigo 2º da Lei de Terras?

2- A partir da leitura da Ementa citada na Lei de Terras, é possível conhecer as justificativas de D. Pedro II?

3- Sabemos que, no Brasil, existe uma grande concentração de terras nas mãos de grandes latifundiários, que também concentram uma grande porção de renda. Por outro lado, muitas pessoas não têm condições básicas de sobrevivência. O que poderíamos fazer para solucionar esse problema?


Matemática 1º Ano EM- Linguagem algèbrica e expressões algébricas.

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 1º A

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: Linguagem algébrica, e expressões algébricas,

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 21/09 a 25/09

 

Horas/ aulas:   5 Aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Linguagem algébrica: variável e incógnita.

HABILIDADES: Resolver e elaborar situações- problema que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno 

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

 

Agora é com vocês!

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades valendo nota (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.

Mais vídeos de apoio.

               




 Mais sobre o assunto, e mais atividades.











Qualquer dúvida, estou a disposição.                                         

            Bons Estudos.                              

Matemática 9º Ano B - Semelhança de polígonos.

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 9º B

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: Semelhança de polígonos.

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 21/09 a 25/09

 

Horas/ aulas:  6 Aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes.

HABILIDADES: (EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e/ou com o uso de tecnologias digitais.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno 

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

 

Agora é com vocês!

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades valendo nota (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.

Mais vídeos de apoio.

          


Mais sobre o assunto, e mais atividades.







Matemática 6º Ano B EF- Decomposição de números naturais.

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 6ºB

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: Números e álgebra. Quadro de valor e decomposição.

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 21/09 a 25/09

 

Horas/ aulas: 6 Aulas

 

 

OBJETOS DE  CONHECIMENTO: Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal.

HABILIDADES: (EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

 Agora é com vocês! 

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades valendo nota (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.

Mais vídeos de apoio.

                


Mais sobre o assunto, e mais atividades





 

Qualquer dúvida, estou a disposição.                                          

 

                           Bons Estudos



ELETIVA- 8º A e 9º A

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: ELETIVA LUZ, CAMERA, AÇÃO

TURMA: 8º A e 9º A

PROFESSOROR (A): ADRIANA BUENO DE CAMARGO

CONTEÚDO: STORYBOARD

 

 

 

 

TDIC:

( x ) GRUPOS DE WHATSAPP

(   ) MATERIAIS  IMPRESSO

( x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período: 05/10  a 13/10/2020

Ex. 08/06 – 15/06

Horas/ aulas:2 aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:  Aprimorar o conhecimento dos meios de comunicação através da tecnologia

HABILIDADES: Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em arte, gerando sua expressão em artes visuais.

 

TEMA- STORYBOARD

ATIVIDADES: FAZER UMA SEQUÊNCIA DE IMAGENS:

Sugestões de temas para a atividade:

* Politica

* Desemprego

* Desmatamento

* Pandemia

obs.: caso preferir outro tema.