sexta-feira, 10 de julho de 2020

Arte 6º Ano EF A: Danças Folclóricas.


Aula apresentada no -  CMSP – 29/06

 Profª – Nereide








-EF06AR09

-HABILIDADES: Pesquisar e analizar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.

Procure seguir corretamente as instruções dos órgãos de saúde neste momento de afastamento social.
As atividades devem ser realizadas para serem vistadas no retorno presencial, portanto é muito importante que você tenha esses registros, no caderno ou em portfólio.

Os prazos de entrega devem ser respeitados.


                                                          
COMEÇANDO POR VOCÊ


 a) . Que danças populares brasileiras você conhece?

b)  . Além do movimento do corpo, que outros elementos estão presentes quando as pessoas se reunem para esse tipo de dança?

c) . Você conhece dança folclórica ?

d) . Você já assistiu uma apresentação de dança 

folclórica?

e) . Na sua opinião as danças folclóricas mudam com 

o passar do tempo? Como e por quê?


                                                                              A  Dança








Dançar é muito bom!

Cada Dança tem seus passos próprios.

Muitas das pinturas rupestres representam pessoas em movimento de dança. Acredita se que retratavm danças rituais.

                                    ALBERT ECKHOUT. DANÇA TARAIRIU.S. D. OLEO SOBRE TELA. 168 X 294 CM

A Dança Ritual é um dos Gêneros de dança. Além desse existem outros.
A dança folclórica também é um gênero de dança.

 Atividade I

1 .  Apreciação e análise de imagem.

                                                                                                                             1
                                                             
                                                               2
                             3


                 
                                                        4

5

                                           6

                         7
8
                                       Deus, Loudes de.Festa de. São João em Itagibá. 2004. 1 acrílico  sobre tela:                                                              color; 80 x 60 cm. Coleção .


2 . Agora que você aprecicou todas essas imagens responda:

a) . Qual delas mais chamou sua atenção? Você conhece as danças acima?

b) . Identifique as danças folclóricas acima nomeando-as.

-----------------------,---------------------,---------------

---------------,---------------------,-----------------------

--------------------,---------------------,------------------
c) . Qual das danças apreciadas é mais representativa da sua cidade ou região?
d) . Escreva o número que corresponde as danças folclóricas acima, siga o exemplo abaixo:

1- Dança da Fita

2- -----------------------------------

3 - -----------------------------------

4 - -----------------------------------

5 - -----------------------------------

8 - -----------------------------------

Atividade III
Análise de imagem.

Aprecie novamente a imagem de número 8 e respoda:

a) . Qual o título da obra? 

b) . Que festa a artista representou? 

c) . Que enfeites característicos dessa festa estão presentes na obra? Você já participou desse tipo de festa?
   As imagens foram retiradas de livros didáticos.

                                                            Bom estudo!














                                                                                                                                                                  

Educação Física 3ª Série EM - Ginástica Laboral: Mãos a obra

ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA       Professor: Bruno Domingues
 ATENÇÃO
  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
  Respeite os prazos
  Duvidas? Não deixe de perguntar
  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:_________________________ Nº ___ 3ª___ Data __/__/__

Parte I – GINASTICA LABORAL (PÁG. 130)

1)    Saúde e trabalho. Converse com seus pais e tios sobre a profissão deles e responda:
a.    Quem faz mais movimentos repetitivos por maior período?
b.    Quem trabalha em posturas inadequadas?
2)    Analisando dados. Sabendo quem trabalha de forma inadequada e com movimentos repetitivos responda.
a.    Quais regiões do corpo podem estar mais sujeitas as dores?
b.    Quem já esta sofrendo com as dores?
3)    Mãos a obra. Agora que você já estudou a importância da ginastica laboral, já identificou as regiões do corpo que são mais utilizadas em suas funções, pesquise:
a.    Quais movimentos podem contribuir para prevenção das doenças causadas por movimentos repetitivos e postura inadequada?

Biologia 3ª Série EM - Características do Desenvolvimento das Angiospermas

Disciplina: BIOLOGIA       Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
  Respeite os prazos
  Duvidas? Não deixe de perguntar
  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:______________________________ Nº ___ 3º___ Data __/__/__
Parte I – aula no CMSP - CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DAS ANGIOSPERMAS

Atividades sobre a aula
1)    Atualmente, existem cerca de 300 mil espécies de plantas catalogadas e dividida em quatro grandes grupos. Pesquise cinco representantes do grupo das angiospermas.
2)    Quais as características do desenvolvimento das angiospermas?
3)    Podemos perceber alguns aspectos (estrutura e processos) presentes nas angiospermas que também são citados na espécie humana?
4)    Pesquise a importância ambiental, econômica e medicinal das angiospermas.

Projeto Vida 9º Ano EF B - Quem é quem na rede?

E.E. DIOGENES RIBEIRO
ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA
Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
ü  Respeite os prazos
ü  Duvidas? Não deixe de perguntar
ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:________________________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__


Parte l – Aula no CMSP - Quem é quem na rede?


1)    Reflexão
a.    O que são influenciadores digitais?
b.    Porque ter um canal no YouTube, Instagram ou em blogs?
c.    Porque influenciar outras pessoas?
2)    Quem são os influenciadores digitais?
3)    Quais os tipos de influenciadores digitais?
4)    O que você tem visto nas redes sociais? Recomendaria para os seus amigos?
5)    Você é influenciado? Acaba consumindo produtos indicados por influenciadores digitais.
6)     As redes sociais podem viciar pois atuam sobre o nosso neurônio dando a sensação de prazer. Você sabe quanto tempo fica nas redes sociais? Considera-se no controle?
7)    Nas redes sociais podemos eternizar com fotos felizes. Tudo que é postado nas redes sociais é verdade?
8)    O que podemos fazer para não deixar ser dominados pelas redes sociais?

Educação Física 9º Ano EF B - Lutas: Muay Thai, Caratê e Boxe (técnicas, cultura, segurança e respeito)

E.E. DIOGENES RIBEIRO
ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA
Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
ü  Respeite os prazos
ü  Duvidas? Não deixe de perguntar
ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:_______________________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__

Parte I – Aula no CMSP - Lutas – Muay Thai, Caratê e Boxe (técnicas, cultura, segurança e respeito)

Atividades
1)    Relembrando o Muay Thai.
a.    Golpes com membros superiores
b.    Golpes com os membros inferiores
2)    Sobre o Caratê (Karate). Complete,
a.    O caratê é uma luta de ____ vazias. Chegou ao Brasil em _______ trazida pela colônia _________.
b.    O “caratê do” ou “Karate do” significa _________, _________, _________, __________.
3)    Complete e descreva como são feitas as técnicas do Caratê (Karate):
a.    Técnicas de ataque “____________” (soco no rosto, soco contrário, chute frontal)
b.    Técnicas de defesa “______________” (defesa alta, defesa baixa e defesa de força para dentro).
4)    Sobre o boxe. Complete.
a.    O boxe é uma luta que teve a sua origem na __________ e organizada e definida na ___________.
5)    No boxe.
a.    Quais as áreas de golpes validos do corpo para a pontuação?
b.    Quais as áreas invalidam as pontuações?

6)    Que pontos podemos citar em relação à segurança durante a prática do Boxe e do Caratê/ Karate?

Educação Física 8º Ano EF B - Lutas pelo mundo – Técnicas do Jiu-Jitsu

E.E. DIOGENES RIBEIRO
ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA
Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
ü  Respeite os prazos
ü  Duvidas? Não deixe de perguntar
ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:_____________________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

Parte I – Aula no CMSP – Lutas pelo mundo – técnicas do Jiu-Jitsu

Atividades sobre a aula
1)   Quais as diferenças e semelhanças entre o Judô e o Jiu-Jitsu?
2)   O Jiu-Jitsu brasileiro ou Brazilian Jiu-Jitsu é uma arte marcial de raiz japonesa. Quais são os golpes essenciais para levar o oponente ao chão e dominá-lo?
3)   Complete:
a.    Literalmente, ju em japonês significa “____________”, “____________” , e jutsu, “________” ou “___________”; logo seu sinônimo literal, “____________”.
b.    As lutas começam tanto em ______ quanto __________, e sempre se cumprimenta se inclinando.
c.    Com kimono as pegadas podem ser feitas nas _______ e nas ___________. Sem kimono, as pegadas são feitas com as mãos em gancho atrás do __________ e nos ___________.
d.    A luta termina quando um participante da ________ com as mãos no corpo do ____________.

Projeto de Vida 8º Ano EF A - Minhas maneiras de agir na comunidade

E.E. DIOGENES RIBEIRO
ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA
Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
ü  Respeite os prazos
ü  Duvidas? Não deixe de perguntar
ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:_____________________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

Parte I – Aula do CMSP – Minhas maneiras de agir na comunidade (08/07)

 1)    Em seu bairro existem ruas e terrenos com lixos?
2)    Em sua comunidade existe coleta seletiva de materiais recicláveis?
3)    Materiais descartados podem poluir o meio ambiente?
4)    Como podemos contribuir para uma mudança de hábitos da comunidade para o bem do meio ambiente?


Educação Física 7º Ano EF- Danças Urbanas - Coreografias e a Valorização das diversas manifestações de Dança

E.E. DIOGENES RIBEIRO
ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA
Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
ü  Respeite os prazos
ü  Duvidas? Não deixe de perguntar
ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:_____________________________ Nº ___ 7º___ Data __/__/__


Parte I – Aula no CMSP – DANÇAS URBANAS: COREOGRAFIAS E A VALORIZAÇÃO DAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DE DANÇA

Atividades
Sobre outras danças e seus estilos
1)    Você acha que existe preconceito quando se escolhe uma determinada dança para fazer?
2)    Escreva os motivos de preconceitos para cada determinada dança.
a)    Samba
b)    Ballet
c)    Valsa
d)    Tango
e)    Danças Urbanas
f)    Outras danças
3)    O que é coreografia?
4)    O que é importante para a montagem de uma coreografia?
5)    Hora de praticar: crie uma coreografia pensando no:
ü  Música
ü  Lugar (espaço)
ü  Escrever os passos
ü  Quantidade de participantes
ü  Figurino
ü  Criatividade
ü  Tempo da música (até 2 min.)
*Não esqueça de registrar em vídeo