sexta-feira, 30 de outubro de 2020

  

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

6º Ano - EF

Turma  -  A

Disciplina: História

Professora: Nereide

Conteúdo: Grécia Antiga                                                                                Estudo intensivo Retomada de Habilidade: Recuperação

 -EF06HI10 

 Habilidades:                                                                                                    -Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.

 -Objeto de conhecimento

 Analisar os aspectos culturais da Grécia Antiga e seu legado para os dias atuais, sintetizando o significado das olímpiadas gregas, os aspectos economicos das polis e mitologia.

 

Observação     

 Assista às aulas apresentadas pelos professores de Arte do CMSP. Registre os exercícios, realize as atividades do caderno do aluno, anote suas dúvidas para posterior esclarecimento.

Começando por você

·        a)..Ao observar sua cidade, como é o traçado das ruas e como se distribuem as construções?

 

·         b).Sua cidade é grande ou pequena? Você sabe o número de habitantes? Caso não saiba, pesquise e registre posteriormente em seu caderno.

-Atividade I

Leitura de texto e apreciação de imagem.  

                                    A pólis grega

A partir do século VIII a. E.C., têm início a constituição das chamadas pólis, ou cidades - Estados. A Grécia não tinha um único governo, mas inúmeras cidades-estados, independentes e com regimes políticos diferentes e tendo em comum a língua e a religião. As cidades eram comunidades político-religiosas, e tinham o comércio e a agricultura como suas principais atividades econômicas. No centro das cidades, ficava a ágora, um espaço reservado para discussão política onde decisões de interesse da população eram tomadas; também no centro estavam os templos que serviam de espaço para celebrações e cultos aos deuses. A acrópole (cidade alta) Ficava na parte mais alta da cidade, o que representava uma vantagem para a defesa de ataques inimigos. Os aristocratas, donos de grandes propriedades agrícolas, detinham o poder. Entre as cidades mais importantes estavam Atenas.
O poder. Entre as cidades mais importantes estavam Atenas e Esparta. Fonte: Elaborado especialmente para Material de Apoio Currículo Paulista.

Leia o texto e observe as imagens abaixo:

                              O festival da deusa Atena

 

Abaixo ilustração da acrópole de Atenas, com a procissão para o festival de Atena. O tesouro era guardado nos templos e o povo orava junto ao altar erguido ao ar livre.

Cada cidade- Estado tinha um deus patrono e, anualmente o povo realizava um festival em honra do seu deus. Em Atenas o festival de Atena começava em agosto com uma corrida de cavalos que ia das muralhas até a acrópole. O vencedor carregando uma tocha acendia o fogo sagrado no altar. No dia seguinte ao amanhecer a cidade toda seguia para a acrópole. A procissão iniciava-se com meninas carregando taças e queimadores de incenso. Depois, cem bois brancos eram conduzidos para o sacrifício. Vinham atrás os aguadeiros e os músicos. Em seguida uma carruagem enfeitada levava uma túnica nova toda bordada, para a estátua de Atena. Os sacerdotes, as autoridades públicas e massa de cidadãos fechava a procissão. Os bois eram abatidos e a carne, assada. Enquanto a deusa Atena apreciava o cheiro todos festejavam. Durante dois dias, os atenienses celebravam o acontecimento com jogos cânticos, danças e competições de poesia.                                                                        

 Livro: Povos do Passado



        Imagem 1
    Acrópole de Atenas
1.Templo de Atena. 
2Propileu  (pórtico de acesso ao alto da colina).
3. Pinacoteca (galeria de arte). 
4Estátua de Atena, deusa da sabedoria.                                                                5Erecteu (primeiro santuário de Atena).                                                                6Partenon (templo em honra de Atena).

Você saberia responder:      

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   De quem seria a estátua no alto da Acrópole?

    Imagem 2

Na imagem 2 observa-se ruína da parte alta da cidade (a acrópole) de Atenas e acima ilustração baseada em pesquisa sobre o cotidiano do Pirineu, principal porto de Atenas e o mais movimentado de toda a Grécia.

Leia o texto a seguir:

                 Elementos indispensáveis a existência cidade

 

  Aristóteles: os elementos indispensáveis a existência da cidade. Dentro do possível, a cidade deve se comunicar, ao mesmo tempo, do interior do país ao mar, em sua totalidade territorial. Para sua localização, é recomendável que a cidade esteja num lugar íngreme, levando em conta algumas considerações. (...) Um lugar escarpado é favorável para a atividade política e militar. Tendo em vista os trabalhos de guerra, a cidade deve oferecer uma saída fácil, assim como dificultar o acesso e seu ataque (...). Quanto às fortificações, a solução não deve ser adotada em todas as formas de constituição: uma cidadela convém para a oligarquia ou monarquia, uma região plana a uma democracia, já a aristocracia não escolherá nenhum dos dois, mas um grande número de praças fortes.                                                                              Aristóteles. Política. Capítulo VII: Os elementos indispensáveis a existência da cidade.

 


. Descreva como seria sua cidade ideal?

 Pense, como seria:  o espaço para lazer, espaço cultural, religioso, político, praças, ruas, área comercial, entre outros que com sua criatividade e imaginação vai acrescentar pode até fazer um desenho do seu texto descritivo para ilustrar a sua cidade ideal.


Sobre a mitologia grega o que você sabe? Certamente já ouviu sobre o minotauro, a medusa personagem muito presente nos jogos, além das palavras de origem grega, tem muito mais da cultura grega presente na contemporaneidade filmes, comidas, arquitetura entre outros.

ATIVIDADE- II

Análise de imagem

Observe as imagens abaixo:

Imagem 1


                     Vaso de cerâmica c. 480 a.C. :Livro sociedade e cidadania-Alfredo Boulos Junior

Depois de apreciar as imagens 1 responda 

  . Quem está amarrado no mastro, e a figura que flutua com asas e cabeça humana? O que a imagem quer nos contar?

  . A imagem 1 representa um dos muitos mitos gregos. Qual é esse mito?

Leia o texto a seguir

 

  A esfinge era um monstro, alado com corpo de mulher e leão que afligia a cidade de Tebas. Primeiramente apresentava aos homens o seguinte enigma: “ Que animal anda pela manhã sobre quatro patas, a tarde sobre duas e a noite sobre três?

Como nenhum dos homens conseguiu decifrar tal enigma a esfinge os devorava.

Isso ocorreu até que Édipo, filho de Laio, enfrentou a esfinge e conseguiu decifrar seu enigma.

 

ESFINGE. Brasil Escola. Disponível em: http://www.brsilescola.com/mitologia/esfinge.htm.  Acesso em: 16 abr.2015.


E você, consegue resolver esse enigma?



 Bom estudo!



Biologia 2º Termo EM EJA - Leis de Mendel e a síntese proteica

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Data __/__/__

 

2º TERMO – Leis de Mendel e a síntese proteica (30/10)



  Nesse tema o objetivo é descrever o processo de síntese de proteínas, relacionando os diferentes tipos de RNA, por meio de texto ou esquemas explicativos e reconhecer a existência de um código genético universal.

Atividades

1)  Pesquise sobre as leis de Mendel.

2)  Pesquise o que é a síntese proteica.

3)  Descreva o processo de síntese proteica.

Biologia 1º Termo EM EJA - Qualidade das saúde das populações

 ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Data __/__/__

 

1º TERMO – Qualidade das saúde das populações (30/10)




  Neste tema, você vai entender melhor sobre o impacto positivo das tecnologias na melhoria da qualidade da saúde das populações (vacinas, medicamentos, exames diagnósticos, alimentos enriquecidos etc.).

Atividades

1)    Você fez exames diagnostico a pouco tempo? Como foi o procedimento?

2)    Quais impactos das tecnologias na saúde pública?

3)    O que são as vacinas?

4)    Escreva um pequeno texto falando sobre a saúde pública. O que funciona, o que não funciona e o que pode melhorar.

Educação Física 3ª Série EM - Planejando eventos esportivos: Regulamentos e etapas

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

 Parte I – Planejando eventos esportivos: Regulamentos e etapas (30/10)



Atividades

1)    Todo evento é regido por um regulamento. Pesquise sobre: Regulamento dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo 2020 e responda.

a)    Possui regulamento especifico para cada modalidade?

b)    Possui indicações de categorias? Quais são?

c)    Possui fases de competição?

2)    Sistemas de disputa. Pesquise sobre as características de cada competição:

a)    Campeonato.

b)    Torneio.

c)    Copa.

Biologia 3ª Série EM - Classificação dos seres vivos

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

Parte I – Classificação dos seres vivos (29/10)



Link: https://www.youtube.com/watch?v=0VqY7GET_64 (26/10)

Atividades sobre a aula CMSP

1)    Sistemas de classificação foram elaborados ao longo dos anos para organizar e compreender a diversidade das formas de vidas do planeta. Cite os pioneiros por ordem cronológica e seu sistema de classificação e como funcionava.

2)    Classificação dos cinco grandes reinos proposto por Whittaker. Responda (exemplos, tipos de célula, parede celular, organização celular e tipo de alimentação).

a)    Quais as características do reino monera?

b)    Quais as características do reino protista?

c)    Quais as características do reino fungi?

d)    Quais as características do reino plantae?

e)    Quais as características do reino animália?

3)    Em 1977, Carl Woese propôs uma classificação baseada em dados de filogenia molecular, com uma categoria acima do reino: os domínios. De acordo com essa classificação, os seres vivos são agrupados em três Domínios. Quais são esses domínios?

4)    Quais os critérios de classificação?

a)    Reinos

b)    Domínios.

Tecnologia e Inovação 1ª Série, 2ª Série e 3ª Série EM - Dificuldades da gravação

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ Série: ___ Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

 Parte I – Dificuldades da gravação (30/10)

 


Atividades                                          

1)    Quais as dificuldades de criar um conteúdo para internet?

2)    Você prefere ajudar a produzir ou a falar diante as câmeras?

Projeto de Vida 9º Ano EF B - Currículo Paulista – Ensino Médio

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: PROJETO DE VIDA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO                     

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 9°___ Data __/__/__

 

Parte I – Currículo Paulista – Ensino Médio (30/10)

 


Link: https://www.youtube.com/watch?v=y7jSo8bNMLo (28/10)

Atividades sobre a aula

1)    A partir das reflexões que você tem feito nesta aula, qual seu Projeto de Vida?

2)    Para concretizar esse Projeto de Vida, em quais disciplinas você acha mais importante se aprofundar?

Educação Física 9º Ano EF B - Práticas corporais de aventura na natureza

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__

 

4º BIMESTRE

 Parte I – Práticas corporais de aventura na natureza (30/10)



Link: https://www.youtube.com/watch?v=MemlFT3pUnM  (29/10)

Atividades sobre a aula.

1)    Defina práticas corporais de aventura na natureza.

2)    Quais as medidas de segurança para prática?

3)    Você já praticou alguma prática corporal de aventura na natureza? Qual (is)?