quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Geografia 1º Termo EM EJA - Urbanização


ESCOLA: E. E. Diógenes
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: EJA EM
PROFESSOR: Paulo Dias
CONTEÚDO: Urbanização
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 19/08/2020
DATA DE ENTREGA: 31/08/2020

URBANIZAÇÃO

Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
Em sua opinião, em quais regiões do mundo o crescimento urbano está mais intenso atualmente? Cite exemplos de cidades situadas nessas regiões e indique desafios que algumas delas enfrentam. Registre suas impressões.

Geografia 1ª Série EM - Estruturas Geológicas da Terra


ESCOLA: E. E. Diógenes
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 1° E.M
PROFESSOR: Paulo Dias
CONTEÚDO: ESTRUTURAS GEOLÓGICAS DA TERRA
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 19/08/2020
DATA DE ENTREGA: 31/08/2020

ESTRUTURAS GEOLÓGICAS DA TERRA


Recapitulando: complete a cruzadinha no caderno:



Geografia 9º Ano EF B - Europa, Ásia e Oceania: Indicadores econômicos


ESCOLA: E. E. Diógenes
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 9º Ano
PROFESSOR: Paulo Dias
CONTEÚDO: Europa, Ásia e Oceania: Indicadores econômicos.
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 19/08/2020
DATA DE ENTREGA: 31/08/2020

EUROPA, ÁSIA E OCEANIA: INDICADORES ECONÔMICOS


Copie as perguntas e responda no caderno:
Quais são os principais indicadores econômicos?
Qual a importância dos indicadores econômicos?
Qual a função dos indicadores?
Quais são as características mais relevantes dos indicadores econômicos?

Geografia 8º Ano EF A - Espaços econômicos e o BRICS


ESCOLA: E. E. Diógenes
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 8° ANO
PROFESSOR: Paulo Dias
CONTEÚDO: Espaço econômico e o BRICS
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 19/08/2020
DATA DE ENTREGA: 31/08/2020

Copie as perguntas e responda em seu caderno
Quais são os países que fazem parte do BRICS?
O que é BRICS e qual seu objetivo?
Qual é o maior país em área do BRICS?
Qual é o único país do BRICS que fica em dois continentes?
Em que tipo de produção os BRICS se destacam?

Geografia 7º Ano EF A - Globalização

ESCOLA: E. E. Diógenes
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 7° ANO
PROFESSOR: Paulo Dias
CONTEÚDO: Globalização
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 19/08/2020
DATA DE ENTREGA: 31/08/2020

GLOBALIZAÇÃO

FAÇA A CRUZADINHA COM BASE NAS QUESTÕES
 1. PAÍS ONDE OCORREU A 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, EM 1.750.
2.         SOCIEDADE DIVIDIDA EM CLASSES, LUCRO, PROPRIEDADE PRIVADA, SÃO CARACTERÍSTICAS DO:
3.         O PERÍODO APÓS A 2ª GUERRA MUNDIAL ATÉ 1990, EM QUE EUA E URSS DISPUTAVAM PELA EXPANSÃO DOS SEUS SISTEMAS SOCIOECONÔMICOS, FICOU CONHECIDO COMO ORDEM MUNDIAL:
4.         ATUALMENTE, PAÍSES DESENVOLVIDOS SÃO DENOMINADOS TAMBÉM DE “PAÍSES CENTRAIS” OU “PAÍSES DO...”
5.         SOCIEDADE IGUALITÁRIA, TRABALHO PELO BEM COMUM E PROPRIEDADE COLETIVA, SÃO CARACTERÍSTICAS DO:
6.         A PARTIR DE 1990, ESTABELECEU-SE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL COM O DOMÍNIO DO CAPITALISMO E POTÊNCIAS COMO EUA, ALEMANHA E JAPÃO. TRATA-SE DA ORDEM MUNDIAL:
7.         A DISPUTA DOS EUA X URSS, FICOU CONHECIDA COMO CONFLITO LESTE X OESTE, OU TAMBÉM:
8.         OS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS SÃO DENOMINADOS “PAÍSES DO SUL” OU TAMBÉM “PAÍSES...”
9.         ATUALMENTE, O TRABALHADOR PRECISA BUSCAR UM NÍVEL DE ESCOLARIDADE MAIS ELEVADO E DIANTE DAS TECNOLOGIAS, AS INDÚSTRIAS EXIGEM UMA MÃO-DE-OBRA CADA VEZ MAIS...
10.      NA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO – DIT, DESDE O PRINCÍPIO PAÍSES TEM SEU TRABALHO E SEU PRODUTO MAIS VALORIZADO, ENQUANTO OUTROS SÃO...
 

Geografia 6º Ano EF B - O Tempo e o Clima atmosférico II


ESCOLA: E. E. Diógenes
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 6° ANO
PROFESSOR: Paulo Dias
CONTEÚDO: O TEMPO E O CLIMA ATMOSFÉRICO II
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 19/08/2020
DATA DE ENTREGA: 31/08/2020

O TEMPO E O CLIMA ATMOSFÉRICO



Matemática 1º e 2º Termo EM EJA - ROTEIRO DE ESTUDOS - 17/08 a 21/08

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSOR FÁBIO ALVES
1º e 2º TERMOS EJA – MATEMÁTICA



ESTUDANTE

             Você deve ler sobre Números inteiros relativos: representação e propriedades   nas páginas 25 a 28, e Elemento oposto e Operações em Z nas páginas 30 a 32, do Livro Didático EJA MUNDO DO TRABALHO – MATEMÁTICA – ENSINO MÉDIO – VOLUME.
             Assista aos vídeos abaixo:
 I- Números inteiros

II- Operações com números inteiros.

III- Potenciação.



            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.
             Participe da aula virtual semanal para interagir com os colegas e tirar suas dúvidas sobre o roteiro de estudos. Vamos conversar sobre essas questões para compartilhar as ideias.







Arte 6º Ano EF A - Elementos da dança folclórica

 

Arte - Ensino Fund.- 6º ano A: Elementos da dança folclórica

Aula apresentada no CMSP - 03 / 08 / 2020.

Profª: Nereide




EF06AR14
Habilidades: 
●   Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas  paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.

Objetos de conhecimento e Processos de Criação                                                                                                                               elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora)                                                                                                                                                                                                                                                     espaços (convencionais e não convencionais) das danças folclóricas paulistas e brasileiras

Começando por você                                                                                                                                          
a) O que você pensa a respeito do figurino na dança?
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
b) Você considera importante a presença da trilha sonora na dança?
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE I
Apreciação
Observe o figurino dos dançarinos abaixo.






a)   Através do figurino podemos identificar o estilo da dança? Justifique sua resposta?
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE II
Leitura de texto e apreciação de imagens.

ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO (convencionais e não convencionais) - Referem-se aos espaços onde as apresentações acontecem. Podem ser convencionais, como é o caso dos teatros, salões, ou não convencionais, como as ruas ou outros espaços, que a princípio não teriam essa função, como, por exemplo, um deck na praia.
Agora responda 

a) Quais espaços de apresentação você conhece?
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
b) Defina espaço convencional e espaço não convencional. (se necessário reveja a videoaula).

-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
De acordo com a videoaula (CMSP), resumidamente defina:
a) Coreografia;
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
b) Figurino.
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
Para saber mais acesse os vídeos abaixo:

<https://www.youtube.com/watch?v=gzlBXwaEfKM>.

<https://www.youtube.com/watch?v=SjlXlGO-xig>.

<https://www.youtube.com/watch?v=yUzxN5yR8MI>.

Agora responda
a) Qual apresentação de dança você mais gostou? Justifique.

Anote suas dúvidas e deixe suas considerações   

     💙 BOM ESTUDO!💙