sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Biologia 2º Termo EM EJA - A evolução das espécies

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Data  __/__/__

 

2º TERMO – A evolução das espécies


Neste tema, você vai conhecer e comparar duas das principais teorias sobre a evolução dos seres vivos: a de Lamarck (século XVIII) e a de Darwin (século XIX). Também poderá perceber por que a teoria de Lamarck, aceita entre os cientistas que apoiavam a transformação dos seres vivos, foi deixando de ser aceita em prol da teoria da evolução por seleção natural de Darwin e, posteriormente, da teoria sintética da evolução, atualmente a mais aceita na comunidade científica.



1)    Sobre a evolução dos seres vivos.

a.    Você conhece alguma explicação para a evolução dos seres vivos?

b.    O que significa o termo ancestral comum entre seres vivos distintos?

2)    Pesquise as seguintes teorias

a.    Teoria de Lamarck.

b.    Teoria de Darwin.

c.    Teoria sintética da evolução.

 

3)    Como Lamarck e Darwin explicaria a ausência de patas nas serpentes, a partir de um ancestral com patas:

a.    Lamarck:

b.    Darwin:

Biologia 1º Termo EM EJA - Qualidade de vida das populações humanas: saúde individual e coletiva

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________  Data __/__/__

 

1º TERMO – QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS: SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA



Neste tema, você conhecerá a história da peste negra, doença que assolou o mundo durante muito tempo, especialmente na Europa, em meados do século XIV. Hoje, ela tem cura, que foi obtida por meio da combinação de resultados dos trabalhos de vários cientistas. Com base nesses conhecimentos, você poderá fazer uma comparação dessa situação com a de uma doença atual que preocupa a população brasileira: covid-19

1)    Pesquise sobre a epidemia de peste bubônica, conhecida também como peste negra. Surgimento, Números de mortos, sintomas, Agente patogênico, Forma de transmissão, vetor (meio de transmissão), Profilaxia (termo utilizado para denominar as medidas utilizadas na prevenção de doenças). etc.

2)    No Brasil, foram notificados 490 casos de peste entre 1983 e 2009 – menos de 20 casos por ano, em média. Se essa doença tem um potencial tão catastrófico, tendo matado cerca de 25 milhões de europeus no século XIV, como você explica um número tão baixo de casos no Brasil, nesse intervalo de tempo? Em sua opinião, o que mudou entre o século XIV e os dias de hoje que parece ter permitido o controle dessa calamidade?

3)     Pesquise 5 doenças que mais mata no mundo.

4)    Pesquise sobre o covid-19 e complete o quadro

 

Peste bubônica

Covid-19

Agente patogênico

 

 

Forma de transmissão

 

 

Vetor

 

 

Profilaxia

 

 

 

5)    Quais medidas devemos tomar para evitar doenças?

Educação Física 3ª Série EM - Estratégias cooperativas e competitivas para os jogos virtuais

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA ___ Data __/__/__

3º BIMESTRE

 Parte I – Estratégias cooperativas e competitivas para os jogos virtuais (25/09)



ATIVIDADES

1)      Dá para cooperar nos jogos virtuais? Será que nos jogos virtuais existem momentos em que é possível cooperar? Se sim, escreva, no quadro a seguir, quais foram as estratégias de cooperação que você pensou.

 

Jogo

Estratégia de cooperação e competição 

 

 

 

 

 

 

 

2)      Escolha um jogo de sua preferência e fale sobre. Nome do jogo, cenário, objetivo do jogo, etc. Pode usar imagens do jogo.

Biologia 3ª Série EM - Evidências Evolutivas Parte I: Fósseis

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA ___ Data __/__/__

3º BIMESTRE

Parte I - - Evidências Evolutivas Parte I: Fósseis (25/09)



Link: https://www.youtube.com/watch?v=0iSir1_nTAw&t=157s (21/09)

 

Atividades sobre aula

1)    O que são fósseis? E onde podemos encontrar?

2)    É possível encontrar fósseis em nossa região?

3)    Quais os tipos de fossilização?

4)    Como é determinada a idade dos fósseis?

Tecnologia e Inovação 1ª, 2ª e 3ª Série EM - Sistema binário

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO       Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ Série: ___ Data __/__/__

3º BIMESTRE

 Parte I – Sistemas binários (25/09)

ATENÇÃO

O objetivo dessa aula é fazer você entender os conceitos envolvidos!



Link 1ª série: https://www.youtube.com/watch?v=K354rmoSUDQ (22/09)



Link 2ª série: https://www.youtube.com/watch?v=6Or3TSzTVRU (22/09)



Link 3ª série: https://www.youtube.com/watch?v=ymq62rqWpBk&t=740s (22/09)

 


Vídeo de apoio link: https://www.youtube.com/watch?v=Y0dTHv65yxU

 

Atividades sobre a aula!

1)    O que é o sistema binário?

2)    Qual a sua finalidade?

3)    O que é codificar?

4)    O que é algoritmo?

Projeto de Vida 9º Ano EF B - Plano de desenvolvimento pessoal

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: PROJETO DE VIDA         Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Envie as atividades feitas

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 9°___ Data __/__/__

Parte I – Plano de desenvolvimento pessoal (25/09)



LINK: https://www.youtube.com/watch?v=cLNkoQbt4kQ (23/09)

Atividades sobre a aula

1)    Competência potência.

a.    Qual competência você colocou em maior degrau?

b.    Qual competência você acredita ter sido mais desenvolvida?

2)    Competência desafio.

a.    Qual competência você colocou em menor degrau?

b.    Qual competência você acredita ter sido menos desenvolvida?

3)    Segundo a aula. O que é o plano de desenvolvimento pessoal? E qual o seu objetivo principal?

4)    Dicas para a elaboração do plano de desenvolvimento pessoal.

Dica 1: Seu plano deverá ser atingível.

Dica 2: Será possível atingir seu objetivo sozinho (a) ou você precisará da ajuda de outras pessoas?

Dica 3: O que você pensou em realizar irá ajudar você a desenvolver sua competência desafio?

Dica 4: Quanto tempo você irá precisar para realizar o que pensou?

Dica 5: Pense em uma ação que possa impulsionar e auxiliar no desenvolvimento da competência socioemocional desafio.

Exemplo: (Competência desafio) Organização

Irei criar um cronograma e uma agenda para anotar os prazos de cada tarefa. Para que eu consiga me planejar para a execução das mesmas. Irei me programar para entrar em redes sociais e responder os amigos.

Irei me comprometer a fazer isso todos os dias de tal horário a tal horário compatível com as minhas aulas. E ver se vai funcionar durante o mês, e durante o bimestre.

Essa ação irá me ajudar a desenvolver a organização e espero não perder os prazos e me fazer acumular tarefas.

·         Ser feito em formato de texto ou tabela

Educação Física 9º Ano EF B - Práticas corporais: locais disponíveis na comunidade para a prática

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__

3º BIMESTRE

 Parte I - Práticas corporais: locais disponíveis na comunidade para a prática (25/09)



LINK: https://www.youtube.com/watch?v=aGk0nyg4FuU (24/09)

Atividades sobre a aula

1)    Existem locais para a prática de modalidades esportivas perto de sua casa ou escola e quais são essas modalidades esportivas?

2)    Qual é a importância de existirem locais na comunidade que ofereçam a prática de esportes?

3)    Quais os benefícios da prática de esportes para a população?

 

Educação Física 8º Ano EF B - Vai dar samba

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

3º BIMESTRE

 Parte I – Vai dar samba (25/09)



Link: https://www.youtube.com/watch?v=qvk8lZZnp40&t=331s (24/09)

Atividades

1)    Qual a origem do samba?

2)    Quais instrumentos musicais podem ser usados no samba?

3)    Pesquise sobre os estilos de samba.

Projeto de Vida 8º Ano EF A - Plano de desenvolvimento pessoal

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: PROJETO DE VIDA         Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Envie as atividades feitas

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

Parte I – Plano de desenvolvimento pessoal (25/09)



LINK: https://www.youtube.com/watch?v=glz5BD2CVnY (23/09)

Atividades sobre a aula

1)    Competência potência.

a.    Qual competência você colocou em maior degrau?

b.    Qual competência você acredita ter sido mais desenvolvida?

2)    Competência desafio.

a.    Qual competência você colocou em menor degrau?

b.    Qual competência você acredita ter sido menos desenvolvida?

3)    Segundo a aula. O que é o plano de desenvolvimento pessoal? E qual o seu objetivo principal?

4)    Dicas para a elaboração do plano de desenvolvimento pessoal.

Dica 1: Seu plano deverá ser atingível.

Dica 2: Será possível atingir seu objetivo sozinho (a) ou você precisará da ajuda de outras pessoas?

Dica 3: O que você pensou em realizar irá ajudar você a desenvolver sua competência desafio?

Dica 4: Quanto tempo você irá precisar para realizar o que pensou?

Dica 5: Pense em uma ação que possa impulsionar e auxiliar no desenvolvimento da competência socioemocional desafio.

Exemplo: (Competência desafio) Organização

Irei criar um cronograma e uma agenda para anotar os prazos de cada tarefa. Para que eu consiga me planejar para a execução das mesmas. Irei me programar para entrar em redes sociais e responder os amigos.

Irei me comprometer a fazer isso todos os dias de tal horário a tal horário compatível com as minhas aulas. E ver se vai funcionar durante o mês, e durante o bimestre.

Essa ação irá me ajudar a desenvolver a organização e espero não perder os prazos e me fazer acumular tarefas.

·         Ser feito em formato de texto ou tabela