segunda-feira, 8 de março de 2021

6º ANO A- PROJETO DE VIDA- Nomeando Competências

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Projeto de Vida

TURMA: 6º Ano A

PROFESSOROR (A): Claudia Ribas da Silva

CONTEÚDO:

Situação de Aprendizagem 

"Eu e o outro"

“Onde estamos e para onde queremos ir”

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

(  x ) MATERIAIS  IMPRESSO

( x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período: 8 e 12 de março de 2021

Entrega: até dia 12/03

Horas/ aulas: 02

Semanal

 

 

HABILIDADES:

Abertura ao novo, Amabilidade, Auto gestão , Engajamento com os outros e resiliência emocional 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:

Promover o autoconhecimento e desenvolvimento socioemocional;

 Identificar minhas   competências socioemocionais.

 

AVALIAÇÃO:

Retorno das atividades através do preenchimento da planilha google forms  ou foto  enviado por WhatsApp e devolutiva do impresso no dia das aulas remotas.

 

 

Professora

Claudia Ribas

(15) 996152564

 

 

 

 

 

 

 

Para compreender nossas emoções devemos entender como nos sentimos em relação ao nossos sentimentos e emoções. Hoje aprenderemos a nomear as competências  presentes em nosso currículo escolar.
NOMEANDO COMPETÊNCIAS
 

ABERTURA AO NOVO: Diz respeito à capacidade de uma pessoa explorar o ambiente e novos aprendizados e experiências, ser flexível e apreciativa diante de situações incertas e complexas, relacionando-se diretamente com a disposição individual para vivenciar novas experiências estéticas, culturais e intelectuais. Competências socioemocionais relacionadas: Curiosidade para aprender;       Imaginação  criativa; Interesse artístico.

 AMABILIDADE: Diz respeito ao emprego do afeto, a ser solidário, empático e respeitoso nas relações e a acreditar que os outros podem ser dignos de confiança, ou seja, envolve ser capaz de compreender, sentir e avaliar uma situação pela perspectiva e pelo repertório do outro, colocando-se no lugar dessa pessoa. Competências socioemocionais relacionadas: Empatia; Respeito; Confiança.

AUTOGESTÃO: Está relacionada à capacidade de autorregulação e inclinação a ser organizado, esforçado e responsável. O indivíduo é eficiente, organizado, autônomo, disciplinado, não impulsivo e orientado para seus objetivos estabelecidos. Competências socioemocionais relacionadas: Determinação; Organização; Foco; Persistência; Responsabilidade.

ENGAJAMENTO COM OS OUTROS: Diz respeito à disponibilidade de se relacionar com as pessoas em interações sociais, às habilidades de comunicação com elas e ao nível de energia dedicado às nossas experiências. Competências socioemocionais relacionadas: Iniciativa social; Assertividade; Entusiasmo.

RESILIÊNCIA EMOCIONAL: Diz respeito à capacidade de lidar com situações adversas e com sentimentos como tristeza, raiva, ansiedade e medo. Competências socioemocionais relacionadas: Tolerância ao estresse; Autoconfiança; Tolerância à frustração.






Nomeie uma duas habilidades  Uma que você consegue desenvolver com facilidade e outra habilidade que você sente dificuldade em realizadas.

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

HORA DA REFLEXÃO! COMO PENSO, SINTO, AJO E DECIDO?

 Missão 3-  Um verdadeiro exercício de olhar para si mesmo(a) e buscar exemplos de como você age no seu dia a dia!


ACESSE O LINK PARA RESPONDER A 2º PARTE DAS QUESTÕES “DIALOGOS  EMOCIONAIS "
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLu86XTeLC0QbTrBxissZQp8niQVF5a44ApX9-rR4mGWYX1Q/viewform?usp=pp_url
 

Obs: Este exercício tem como objetivo lhe ajudar a se conhecer mais, assim como permitir que o(a) seu(sua) professor(a) acompanhe o seu desenvolvimento. Não é uma avaliação com respostas certas ou erradas ou a qual será atribuída uma nota.

 




6º ANO A - PROJETO DE VIDA -CIRCULO DOURADO


E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Projeto de Vida

TURMA: 6º Ano A

PROFESSOROR (A): Claudia Ribas da Silva

CONTEÚDO:

Situação de Aprendizagem I

"Eu e o outro"

Desafio dos superpoderes

“Onde estamos e para onde queremos ir”

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

(  x ) MATERIAIS  IMPRESSO

( x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período: 2 e 3 de março de 2021

Entrega: até dia 05/03

Horas/ aulas: 02

Semanal

 

 

HABILIDADES:

Empatia, respeito, tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustação e organização.

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:

Promover o autoconhecimento e desenvolvimento socioemocional;

 Identificar minhas   competências socioemocionais.

 

AVALIAÇÃO:

Retorno das atividades através do preenchimento da planilha google forms  ou foto  enviado por WhatsApp e devolutiva do impresso no dia das aulas remotas.

 

 

Professora

Claudia Ribas

(15) 996152564

 PROJETO  DE VIDA 6ºA

Após  assistir a aula no CMSP 03/03 , realize a atividade proposta:

 

MISSÃO 3: IDENTIFICANDO MINHAS COMPETÊNCIAS

Quem eu sou hoje? Quem eu quero ser amanhã? 

Para nos conhecermos melhor, precisamos estabelecer  e compreender nossos porquês????

 

Abaixo está o círculo dourado , criado por Simon Sinek, onde apresenta um esquema de pensamentos para pode lhe ajudar a encontrar ou fortalecer seu projeto de vida.

Ele consta questionamentos que devemos fazer em nossa organização . Observe o exemplo :

 Exemplo: Ana tem 12 anos seu  sonho é ser Bióloga Marinha

1º Por quê : Por que ela quer ser bióloga? /O que lhe interessa nesta área?/ Ela conhece alguém que atua nesta área?

2º Como: Como ela pode se tornar bióloga?/Quais as disciplinas precisará estudar? Como entender melhor sobre essa profissão?/

3ºO que: O que deseja fazer quando se tornar bióloga? /Onde pode exercer sua profissão?

 

 Em seu diário de práticas e vivência realize essa atividade

Com base no relato de sonho que descreveram na atividade realizadas anteriormente,  tente organizar suas etapas para conquista de seu sonho.





Como posso alcançar este sonho?

 



O que quero com essa conquista?

 

       


           Por que eu quero este sonho?