Aula exibida no CMSP - 25/11/2020
Habilidade:
- Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, as principais características do período da Guerra Fria.
Objetivo:
- Retomar os principais eventos políticos relacionados à Guerra Fria (1945-1991), por meio da análise de textos verbais e não verbais, em que os estudantes poderão mobilizar seus conhecimentos prévio sobre o objeto do conhecimento.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Macarthismo
Durante o macarthismo, milhares de norte-americanos foram acusados de serem comunistas ou simpatizantes, tornando-se objetos de agressivas investigações e de inquéritos abertos pelo governo ou por indústrias privadas. O principal alvo das suspeitas foram funcionários públicos, trabalhadores da indústria do entretenimento, educadores e sindicalistas.
As suspeitas eram frequentemente dadas como certas, mesmo quando baseadas em evidências inconclusivas e questionáveis. Muitas pessoas foram presas, exiladas, perderam seus empregos e/ou tiveram suas carreiras destruídas.
Gulags soviéticos
O sistema gulag consistia em campos de concentração para presos políticos, soviéticos ou estrangeiros, onde se praticavam o trabalho escravo e experimentos científicos com os detentos. Estima-se que cerca de 1,8 milhão de pessoas tenham perdido a vida nos gulags.
"Em 1953, 1954, eram péssimas as condições nos campos de concentração. É difícil explicar o quão ruim era... (A comida) era ruim porque, quando cheguei ao campo de concentração, vi prisioneiros com apenas ossos e pele. Todos os dias em nosso campo de concentração, não me lembro de um dia em que menos de 20, 25 pessoas - menos de 35 - morreram de fome."
Corrida Armamentista e Era do Medo
Nas décadas de 1960 a 1980, o mundo experimentou momentos de grande temos. Armas nucleares de destruição em massa podiam ser detonadas a qualquer momento.
Era Gorbachev (1985-1991)
- Crise econômica: gastos militares após a Guerra do Afeganistão e com a corrida armamentista retomada no início da década de 1980;
- Desgaste do modelo planificado: defasagem tecnológica e aumento das importações, inclusive no campo;
- Corrupção no Partido Comunista e burocracia estatal;
- Queda na qualidade dos serviços públicos;
- Crise moral do socialismo;
- Aumento dos problemas sociais: alcoolismo.
Crise da URSS
Na década de 1980, o Partido Comunista estava dividido.
Uma ala, ultrarreformista, desejavam uma aceleração dos resultados das medidas de Gorbachev. A outra, conservadora, considerava a Glasnost e a Perestroika ameaças ao próprio regime.
Chernobyl (1986): coloca a capacidade da URSS em lidar com a energia nuclear em xeque.
Reunificação da Alemanha (1989): cai o muro de Berlim, símbolo do mundo bipolar.
Fim da URSS (1991)
- Agosto de 1991: os conservadores do Partido Comunista prenderam Gorbachev;
- Três dias depois, a população reagiu, indo às ruas, pedindo o retorno de Gorbachev ao poder. Boris Yeltsin, líder da ala reformista, aderiu ao movimento. Gorbachev foi reconduzido ao poder;
- 8 de dezembro de 1991: Rússia, Belarus e Ucrânia declaram independência;
- Boris Yeltsin declarou a extinção da URSS e anunciou a criação da CEI (Comunidade dos Estados Independentes);
- 25 de dezembro de 1991: Mikhail Gorbachev renunciou ao poder. Boris Yeltsin assumiu o controle do arsenal bélico da extinta URSS.
ATIVIDADES
1- O macarthismo e os gulags configuraram violações dos direitos humanos, cometidas por EUA e pela URSS, respectivamente? Se sim, cite algum direito que foi violado com as políticas praticadas pelas potências que protagonizaram a Guerra Fria.
2- Crie uma charge que expressa a polarização do período da Guerra Fria.