segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

INGLÊS - 9º ANO A e B

 ATIVIDADE 2 - 9º ANO

LEIA O TEXTO, COPIE E RESPONDA ÀS QUESTÕES NO CADERNO



1. A ESTRUTURA DO TEXTO ACIMA PERTENCE AO GÊNERO

A)     A)  TIRINHA

B)     B) PROPAGANDA

C)     C) CHARGE

D)     D) NOTÍCIA

 

2. ESCREVA A EXPRESSÃO DITA PELO HOMEM QUE SIGNIFICA “TRABALHO EM CASA”

__________________________________________________________________

 

3. QUAL A TRADUÇÃO DE LOCKDOWN?

A)     A) BLOQUEIO - CONFINAMENTO

B)     B)  MÁSCARA - PROTEÇÃO

C)    C)   CIDADE - LUGAR

D)   D)    PAREDE – MURO

 

4. NA SUA OPINIÃO, DAS PALAVRAS EM INGLÊS MENCIONADAS PELO HOMEM, QUAL OU QUAIS DELAS NÃO NECESSITA DE TRADUÇÃO, OU SEJA, VOCÊ A COMPREENDE EM LÍNGUA INGLESA MESMO?

RESPOSTA PESSOAL:____________________________________________________________


INGLÊS - 9º ANO A e B

 

ATIVIDADE 1 – INGLÊS 9º ANO

LEIA O TEXTO, COPIE AS QUESTÕES E AS RESPONDA NO CADERNO


1. O GÊNERO TEXTUAL ACIMA É
A) CONVITE
B) POEMA
C) PROPAGANDA
D) CARTAZ DE EVENTOS

2. A TRADUÇÃO PARA A MENSAGEM DA PROPAGANDA É

A)     A)  VOCÊ NÃO É VOCÊ QUANDO ESTÁ COM FOME.

B)     B) VOCÊ PRECISA COMER SNICKERS.

C)  C)    SNICKERS É SABOROSO E SACIA A SUA FOME.

D)      D)VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE EXPERIMENTAR SNICKERS.

 

 3. A TRADUÇÃO PARA A PALAVRA “HUNGRY” É

A)    A)   CHOCOLATE

B)     B) FOME

C)    C)  SABOROSO

D)   D)   COMER


INGLÊS 8º ANO A e B

 

ATIVIDADE 2 – INGLÊS 8º ANO

LEIA O TIRINHA E RESPONDA ÀS QUESTÕES:

COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO

1                          

1.     1.  O PENSAMENTO DE GARFIELD DIZ QUE:

A)      JON ESTÁ PREPARANDO O ALMOÇ0

B)      JON ESTÁ PREPRANDO O JANTAR

C)      JON ESTÁ PREPARANDO O CAFÉ DA MANHÃ

D)      JON ESTÁ PREPARANDO UM LANCHE

 

2.    2.   NO SEGUNDO QUADRINHO ODIE (O CACHORRO) SAI DA SALA E COME A GRAMA DO JARDIM. ESTA AÇÃO DEDUZ QUE

A)      JON COZINHA BEM

B)      JON  COZINHA MUITO MAL

C)      JON NÃO VAI COZINHAR

D)      O CACHORRO GOSTA DE COMER GRAMA

 

3.       3. A TRADUÇÃO DO PENSAMENTO DE GARFIELD DIZ A ODIE (CACHORRO)

A)      “RELAXE, SERÁ UM BOM JANTAR”

B)      “RELAXE, É PARA LIZ”

C)      “RELAXE, E APROVEITE A GRAMA”

D)      “RELAXE, JON COZINHA BEM”

Geografia - 9º ano A - Agenda 2030 e os 17 ODS.

Agenda 2030 e os 17 ODS


Conheça os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável

Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 03 de Dezembro de 2020, referente ao tema: Agenda 2030 e os 17 ODS. 









02-Leia o texto a seguir. 
3° do Plural 
Engenheiros do Hawaii 
Corrida contra o relógio 
silicone contra a gravidade 
dedo no gatilho, velocidade 
quem mente antes diz a verdade 
satisfação garantida 
obsolescência programada 
eles ganham a corrida antes mesmo da largada 
Eles querem te vender, eles querem te comprar 
querem te matar, à sede... eles querem te sedar 
quem são eles? 
quem eles pensam que são? 
Vender... Comprar... Vedar os olhos 
jogar a rede contra a parede 
querem te deixar com sede 
não querem nos deixar pensar 
quem são eles? 
quem eles pensam que são? 
(Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/engenheiros-do-hawaii/3-do-plural.html>. Acesso em: 10 out. 2013.) 
O texto chama a atenção para a obsolescência programada, um fato que ocorre no mundo desde o início do século passado, com impactos cada vez mais significativos nos últimos 30 anos. 
a) Explique obsolescência e o porquê de ser definida como programada. 








b) Cite um exemplo da obsolescência programada, apontando sua consequência sobre o cidadão e o meio ambiente. 








03-A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento. 
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta. 
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento. 
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente. 

BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 14 de Dezembro de 2020. 

Professor Leandro.

Geografia - 8º ano B - Agenda 2030 e os 17 ODS

Agenda 2030 e os 17 ODS


Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Roteiro de Estudo de Geografia


Atividades




01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 03 de Dezembro de 2020, referente ao tema: Agenda 2030 e os 17 ODS. 








02- Leia atentamente as informações abaixo e responda à questão. 
    As principais medidas de prevenção recomendadas para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – lavar as mãos e o rosto com frequência, fazer uso de álcool em gel e praticar o distanciamento social – não estão ao alcance de muitos moradores de comunidades e periferias das cidades brasileiras, principalmente no quesito higienização. Isso porque em grande parte dos domicílios brasileiros, o abastecimento de água é intermitente, quando de fato ele existe. E essa situação deve ampliar a vulnerabilidade das pessoas que não têm acesso à água potável, ou ela é escassa, à pandemia do coronavírus no Brasil. Sem água, abrimos espaço para outras doenças que fragilizam muito mais o corpo numa situação de coronavírus, pois qualquer outra patologia aumenta os fatores de risco, alertou o presidente executivo do Instituto Trata Brasil (ITB), Édison Carlos. 
    Qual o principal motivo da falta de água para muitas comunidades e periferias brasileiras. 
a) A pouca água que o Brasil possui. 
b) A falta de saneamento básico para a população. 
c) A dificuldade de a água conseguir chegar nas comunidades e periferias. 
d) O excesso de poluição. 

03-Saneamento básico é o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais relacionadas ao abastecimento de água potável, esgoto sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Com base no exposto e em seus conhecimentos, cite exemplos de problemas sociais e ambientais relacionados à falta de saneamento básico. 








BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 14 de Dezembro de 2020. 

Professor Leandro.

Geografia - 7º ano B - Agenda 2030 e os 17 ODS.

Agenda 2030 e os 17 ODS


Conheça os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável


Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 03 de Dezembro de 2020, referente ao tema: Agenda 2030 e os 17 ODS. 









02- Leia o texto a seguir e responda às questões. 
    Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma frequência alarmante nestes últimos anos. (...) A época de ocorrência dos deslizamentos coincide com o período das chuvas, intensas e prolongadas, visto que as águas escoadas e infiltradas vão desestabilizar as encostas. Nos morros, os terrenos são sempre inclinados e, quando a água entra na terra, pode acontecer um deslizamento e destruir as casas que estão embaixo. A distribuição geográfica de escorregamentos no Brasil vem afetando mais os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2012. 
a) Quando e onde ocorrem os deslizamentos de terra no Brasil? 








b) Por que encostas e morros são ocupados nas áreas urbanas? 








03- O que significa a sigla ODS? E qual o prazo para de implementação das ODS? 








BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 14 de Dezembro de 2020. 

Professor Leandro.

Geografia - 6º ano A - Agenda 2030 e as 17 ODS

Agenda 2030 e as 17 ODS 


Conheça os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável


Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades 


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 26 de Dezembro de 2020, referente ao tema: Agenda 2030 e os 17 ODS. 







02-Leia o texto e depois responda. 
    A Importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como ODS, fazem parte de uma agenda global que tem 17 objetivos e 169 metas, que visam a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030. Os ODS foram traçados dentro de uma perspectiva universal, ou seja, eles refletem as aspirações de diversas nações do mundo e representam, dessa forma, uma oportunidade importante para construir uma trajetória mundial com equilíbrio ambiental e social. Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram adotados em 2015, a partir de uma reunião de chefes de Estado e de Governo na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Os países-membros da ONU uniram forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento sustentável, com o objetivo de acabar com a pobreza e a fome mundial, construir um mundo mais pacífico, reduzir as desigualdades, promover os direitos humanos, proteger o planeta e seus recursos naturais, que deve ser cumprida até 2030. O Brasil teve participação no planejamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o país participou das negociações e concordou com os 17 objetivos e as 169 metas estipuladas pela ONU e pela comunidade internacional. Entre os objetivos assumidos estão: acabar com a pobreza e com a fome, promover o bem estar da população, assegurar educação, igualdade de gênero e empoderamento as mulheres, fazer uma gestão responsável da água, promover o crescimento econômico sustentável, combater as mudanças climáticas, dentre outros. No que diz respeito a implementação da agenda dos ODS, o governo brasileiro tem discutido meios de cumprir com os compromissos assumidos em relação as metas internacionais até 2030. Como país-membro da ONU, o Brasil terá desafios para adotar essa agenda de longo prazo e internalizar os compromissos com ações concretas que ajudem a transformar a realidade e o mundo. Aproximadamente 200 nações assumiram os compromissos dos ODS e, para que elas possam realmente colocar os objetivos em prática, os governos precisam do apoio das empresas, que devem se comprometer igualmente com a redução de seus impactos sobre o meio ambiente e sobre a sociedade. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são importantes para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas, no universo corporativo esses objetivos tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e mais competitivos. Ao adotar uma metodologia para cumprir os ODS, as empresas assumem um papel relevante na mitigação dos riscos impostos ao meio ambiente e aos recursos naturais, além de contribuírem para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no planeta. Fonte: https://sgssustentabilidade.com.br/a-importancia-dos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/?gclid=CjwKCAjw_qb3BRAVEiwAvwq6Vg9edTSIwJ7u1Is5Yu3e11DXyuRA0upeSpc_7sHFoPXbSMr3G_8K5RoCl9IQAvD_BwE 
a) O que significa a sigla ODS? 






b) Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte de uma agenda global que tem quantos objetivos? 






c) O Brasil teve participação no planejamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o país participou das negociações e concordou com os 17 objetivos e as 169 metas estipuladas pela ONU e pela comunidade internacional. Cite os objetivos assumidos. 






BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 14 de Dezembro de 2020. 

Professor Leandro.

Geografia 2ª Série EM - Influências Antrópicas nas Mudanças Climáticas no Planeta

Influências Antrópicas nas Mudanças Climáticas no Planeta.


Um planeta à beira do colapso


Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades 

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 26 de Novembro de 2020, referente ao tema: Influências Antrópicas nas Mudanças Climáticas no Planeta. 









02- Leia o texto. 
    A contaminação atmosférica tem graves efeitos sobre a própria atmosfera, sobre os seres humanos, os animais, as plantas e os materiais. A chuva ácida, a inversão térmica, a destruição da camada de ozônio e o smog afetam de maneira direta ou indireta todas as formas de vida e trazem consigo um arsenal de riscos e perigos. RÍOS, Magdalena. Contaminación: la Tierra agredida. Madrid: Equipo Sirius, 2005. p. 10. 
O texto indica que a poluição do ar provocada por veículos e por resíduos eliminados das fábricas e usinas gera o aumento de doenças respiratórias, prejudicando a qualidade de vida das pessoas. 
a) Agora reflita: o que você acha que deve ser feito para reduzir os efeitos da contaminação atmosférica? Como você pode contribuir para isso? 








b) Caracterize a chuva ácida e explique uma de suas consequências. 








03- Diversas pesquisas comprovam o aumento da temperatura média global, fato que caracteriza o aquecimento global. Esse fenômeno é extremamente prejudicial para todas as formas de vida na Terra, pois causa um desequilíbrio ambiental. Nesse sentido, aponte as principais consequências do aquecimento global? 








BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 14 de Dezembro de 2020. 

Professor Leandro.

Geografia 3ª Série EM - Distribuição e acesso nas redes de informação.

Distribuição e acesso nas redes de informação.


O acesso ás novas tecnologias de informação e comunicação
Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades 


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 04 de Dezembro de 2020, referente ao tema: Distribuição e acesso nas redes de informação. 











02- Leia o texto. 
    A rede, um meio que, por sua vocação e natureza técnica, é uma espécie de ágora, candidata-se a contribuir para a modelagem do novo espaço urbano e metropolitano, mediando o local e o global, o material e o digital, o passado e o futuro, a memória e o projeto. GUIDI, Leda. Democracia eletrônica em Bolonha: A rede Iperbole e a construção de uma comunidade participativa on-line. In: CEPIK, Marco e EISENBERG, José. Internet e Política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. 
O uso dos sistemas técnicos em rede no planejamento urbano participativo pode ser verificado na(no) 
a) implementação de programas de inclusão social em escala global. 
b) disseminação de informações governamentais de domínio público. 
c) formulação de pareceres técnicos para gerenciamento de áreas de risco. 
d) deliberação sobre código de posturas para a organização do município. 
e) tratamento de dados espaciais para a gestão turística de áreas conurbadas. 

03- Leia o texto. 
    “O que os jornais chamam de Era da Informação nada mais é que o atestado de óbito da cultura de massa — um estilo de vida que surgiu com Gutenberg, no século XV, e foi a tônica da Revolução Industrial. Até hoje você foi obrigado a assistir ao mesmo filme que o vizinho, ler o mesmo jornal que outros 200 mil assinantes, comer o mesmo molho de tomate industrializado e usar uma calça jeans do mesmo modelo do seu amigo de trabalho. Esse tempo está chegando ao fim”. BARREIRA, W. Era da informação: Tudo ao mesmo tempo agora. Superinteressante. n. 84, set. 1994. 
O texto acima, escrito em 1994, realizava uma previsão acerca dos efeitos da Era da Informação na sociedade atual. Nessa perspectiva, as transformações tecnológicas propiciaram: 
a) a concessão total de liberdade ao indivíduo 
b) o fim da padronização cultural 
c) o aumento da interatividade digital 
d) a desregulação da moda 
e) o declínio das transformações técnicas 

04- Complete a Lacuna. 
    Assinale a alternativa que preenche a lacuna do texto a seguir: "A ____________________, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas." 
a) Revolução Digital 
b) Sustentabilidade 
c) Globalização 
d) Informática 
e) Inclusão Digital 

BONS ESTUDOS 
Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 14 de Dezembro de 2020. 

Professor Leandro. 

Matemática 8º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 07/12 a 11/12

 DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

8º ANO A - MATEMÁTICA


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK

Tecnologia e Inovação 7º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 07/12 a 11/12

 DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

7º ANO A - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK

Matemática 7º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 07/12 a 11/12

  DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

7º ANO A - MATEMÁTICA


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK 

Tecnologia e Inovação 6º Ano B EF - Roteiro de Estudos - 07/12 a 11/12

 DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

6º ANO B - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK 

Projeto de Vida 6º Ano B EF - Roteiro de Estudos - 07/12 a 11/12

       DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

6º ANO B - PROJETO DE VIDA


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.


LINK 

INGLÊS - 8º A E B

 

ATIVIDADE 8ºANO – INGLÊS

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


COPIAR E RESPONDER ÀS QUESTÕES NO CADERNO

1.       OBSERVANDO A ESTRUTURA DO TEXTO ACIMA, ELE ERTENCE AO GÊNERO

A)      POEMA

B)      NOTÍCIA

C)      DESCRITIVO

D)      NARRATIVO

2.       SEGUINDO A DESCRIÇÃO DO TEXTO, COPIE OS TRECHOS EM INGLÊS:

A)      A VACA TEM QUATRO PERNAS

________________________________________

B)      LEITE DE VACA É MUITO BOM PARA A SAÚDE.

____________________________

C)      O FILHOTE DA VACA É CHAMADO DE BEZERRO.

___________________________

D)       A VACA VIVE EM GRUPOS.

___________________________________________

E)      ELES COMEM GRAMA E OUTROS VEGETAIS.

______________________________

   F) AS VACAS VIVEM POR UNS 25 ANOS.

3.       MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA QUE APRESENTA A TRADUÇÃO PARA A SEQUÊNCIA DESSAS PALAVRAS: “ LEGS, EARS, HORNS, HEAD”

A)      PERNAS, FOCINHO, CHIFRES, CABEÇA

B)      PERNAS, ORELHAS, CHIFRES, CABEÇA

C)      PERNAS, BOCA, PATAS, CHIFRES

D)      PERNAS, CABEÇA, CAUDA, CHIFRES












































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































_



3.       MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA QUE APRESENTA A TRADUÇÃO PARA A SEQUÊNCIA DESSAS PALAVRAS: “ LEGS, EARS, HORNS, HEAD”

A)      PERNAS, FOCINHO, CHIFRES, CABEÇA

B)      PERNAS, ORELHAS, CHIFRES, CABEÇA