segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

HISTÓRIA- 6°B- A SITUAÇÃO DA MULHER NA IDADE MÉDIA

 

 

Aula 2

 

 Na aula passada você adquiriu conhecimento por meio de informações e pesquisa sobre as mulheres que já atuaram em diferentes papéis sociais , em determinadas sociedades antigas e medievais, e que  foram também líderes e guerreiras.

Nessa nova etapa de estudos vamos analisar um enxerto de um artigo chamado “Projeto de concórdia entre os camponeses da Catalunha e seus senhores”, de 1492, feito por um conselho de deputados da região da Catalunha, situada onde hoje e a Espanha. Esse projeto de lei tentava estabelecer um acordo entre camponeses e seus senhores já no final da Idade Média. Ele e considerado importante dentro da história da resistência camponesa medieval, pois ele evidencia o processo de abolição do direito dos senhores de maltratarem os camponeses.

 

Leia os dois artigos do projeto que falam sobre as esposas dos camponeses para responder corretamente as questões a seguir:

Fonte 1

(...)

VII – Que a mulher do camponês não seja obrigada a deixar seu filho sem leite para amamentar o filho do senhor: Algumas vezes acontece que a mulher do senhor, ao parir, o senhor coloca a força alguma mulher de um camponês como ama-de-leite sem qualquer pagamento, deixando o filho do camponês morrer por não ter outra forma de dar leite ao dito filho, o que causa grande dano e indignidade, e assim suplicam e desejam que isto seja abolido.

VIII – Que o senhor não possa ter a primeira noite com a mulher do camponês: Alguns senhores acreditam que quando o camponês contrai núpcias, o senhor tem de dormir a primeira noite com a noiva, em sinal de senhorio, estando a mulher deitada, vem o senhor e sobe a cama, passando sobre a dita mulher; e como isso e inútil para o senhor e uma grande humilhação para o camponês, um mau exemplo e ocasião para o mal, pedem e suplicam que isto seja totalmente suprimido. Responderam os senhores que não sabem nem acreditam que tal servidão ocorra no principado, nem que tenha sido exigida por algum senhor. Se isso e verdade, como foi afirmado no dito capitulo, renunciam, rompem e anulam os ditos senhores tal servidão como coisa muito injusta e desonesta (...).

Fonte: Tradução livre elaborada especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. Projeto de concórdia

entre os camponeses da Catalunha e seus senhores. Barcelona, 1462. Em: HINOJOSA, E. de. El regimen Senorial

y la cuestion agraria en Cataluna durante la Edad Media. Madrid: Libreria General de Victoriano Suarez (Imp.

de Fortanet), 1905, p.361 e 367. Disponivel em: <http://bdh-rd.bne.es/viewer.vm?id=0000065342&page=1>.

Acesso em: 03 abr. 2020.

 

Atividade 1

       a) Identifique os autores do texto, o título, a data e o local.

 

      b) Qual é o gênero do texto (jornalístico, poesia, literatura, trecho de um livro, texto            jurídico)?

 

c) Organize suas dúvidas. Faça uma lista com as palavras que não entendeu e consulte o

significado delas no dicionário.

 

d) Leia o texto novamente e identifique as ideias mais importantes de cada parágrafo.

 

e) Grife as palavras que você considerou mais importantes em cada parte do texto; chamamos essas palavras de palavras-chave.

Atividade 2

Após ter seguido as orientações da questão anterior, responda as seguintes perguntas relacionadas ao texto:

a) De acordo com o texto, antes do estabelecimento desse acordo, as camponesas tinham

que priorizar a amamentação de seus filhos ou a dos filhos do senhor? O que

costumava acontecer com os filhos das camponesas que não eram amamentados?

 

b) Antes do estabelecimento desse acordo, quem tinha a prioridade de passar a noite de

núpcias com a camponesa? O que os camponeses achavam desse tipo de pratica?

 

c) O texto faz alguma menção sobre o que as camponesas achavam desses atos?

 

d) Apesar de a lei regulamentar sobre esses tipos de práticas, as proibindo, os senhores

dessa região da Catalunha reconheciam o fato de cometerem tais atos?

 

Bom estudo!

 

 

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