Aula 2
Na aula passada você adquiriu
conhecimento por meio de informações e pesquisa sobre as mulheres que já atuaram em diferentes papéis sociais , em determinadas sociedades antigas e medievais, e que foram também líderes e guerreiras. Nessa nova etapa de estudos vamos analisar um enxerto de um artigo chamado “Projeto de concórdia entre os camponeses da Catalunha e seus senhores”, de 1492, feito por um conselho de deputados da região da Catalunha, situada onde hoje e a Espanha. Esse projeto de lei tentava estabelecer um acordo entre camponeses e seus senhores já no final da Idade Média. Ele e considerado importante dentro da história da resistência camponesa medieval, pois ele evidencia o processo de abolição do direito dos senhores de maltratarem os camponeses. |
Leia os dois artigos do projeto que
falam sobre as esposas dos camponeses para responder corretamente as questões a
seguir:
Fonte 1
(...)
VII – Que a mulher do camponês não seja
obrigada a deixar seu filho sem leite para amamentar o filho do senhor: Algumas
vezes acontece que a mulher do senhor, ao parir, o senhor coloca a força alguma
mulher de um camponês como ama-de-leite sem qualquer pagamento, deixando o
filho do camponês morrer por não ter outra forma de dar leite ao dito filho, o
que causa grande dano e indignidade, e assim suplicam e desejam que isto seja
abolido.
VIII – Que o senhor não possa ter a
primeira noite com a mulher do camponês: Alguns senhores acreditam que quando o
camponês contrai núpcias, o senhor tem de dormir a primeira noite com a noiva,
em sinal de senhorio, estando a mulher deitada, vem o senhor e sobe a cama,
passando sobre a dita mulher; e como isso e inútil para o senhor e uma grande humilhação
para o camponês, um mau exemplo e ocasião para o mal, pedem e suplicam que isto
seja totalmente suprimido. Responderam os senhores que não sabem nem acreditam
que tal servidão ocorra no principado, nem que tenha sido exigida por algum
senhor. Se isso e verdade, como foi afirmado no dito capitulo, renunciam,
rompem e anulam os ditos senhores tal servidão como coisa muito injusta e
desonesta (...).
Fonte: Tradução livre elaborada
especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. Projeto de concórdia
entre os camponeses da Catalunha e seus
senhores. Barcelona, 1462. Em: HINOJOSA, E. de. El regimen Senorial
y la cuestion agraria en Cataluna durante
la Edad Media. Madrid: Libreria General de Victoriano Suarez (Imp.
de Fortanet), 1905, p.361 e 367.
Disponivel em: <http://bdh-rd.bne.es/viewer.vm?id=0000065342&page=1>.
Acesso em: 03 abr. 2020.
Atividade 1
a) Identifique os autores do texto, o título, a data e o local.
b) Qual é o gênero do texto
(jornalístico, poesia, literatura, trecho de um livro, texto jurídico)?
c) Organize suas dúvidas.
Faça uma lista com as palavras que não entendeu e consulte o
significado delas no dicionário.
d) Leia o texto novamente e
identifique as ideias mais importantes de cada parágrafo.
e) Grife as palavras que você considerou mais importantes em cada parte do texto; chamamos essas palavras de palavras-chave.
Atividade 2
Após ter seguido as
orientações da questão anterior, responda as seguintes perguntas relacionadas
ao texto:
a) De acordo com o texto,
antes do estabelecimento desse acordo, as camponesas tinham
que priorizar a amamentação de seus filhos
ou a dos filhos do senhor? O que
costumava acontecer com os filhos das
camponesas que não eram amamentados?
b) Antes do estabelecimento
desse acordo, quem tinha a prioridade de passar a noite de
núpcias com a camponesa? O que os
camponeses achavam desse tipo de pratica?
c) O texto faz alguma
menção sobre o que as camponesas achavam desses atos?
d) Apesar de a lei
regulamentar sobre esses tipos de práticas, as proibindo, os senhores
dessa região da Catalunha reconheciam o
fato de cometerem tais atos?
Bom estudo!
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