segunda-feira, 16 de novembro de 2020

História- 1°A-Questões objetivas de múltipla-escolha

 

Questões objetivas de múltipla-escolha referente a situação de aprendizagem desenvolvida Renascimento Comercial e Urbano”

1. Na Idade Média praticava-se a indústria artesanal, através de associações profissionais denominadas “corporações de ofício”. As corporações de ofício eram:

a) associações de profissionais que exerciam a mesma atividade dentro do burgo;

b) o mesmo que as “ligas para o livre-comércio”;

c) associações de burgos para a proteção do mercado;

d) associações de profissionais de vários ofícios dentro do burgo;

e) associações internacionais de ligas profissionais.

 

2-Na independência urbana usufruída pelas cidades italianas, a partir das lutas entre guelfos e gibelinos, teve importância:

a) a ação da plebe comercial e industrial daquelas cidades;

b) a posição defendida pelos gibelinos;

c) a atuação da Dinastia Merovíngia;

d) a ascensão de Frederico II ao trono do Sacro Império Germânico;

e) Nenhuma das alternativas

 

3-A Liga Hanseática era uma associação de mercadores empenhados, na Europa, na comercialização de vários produtos, tais como peles e couros, peixes, âmbar, sal e trigo trazidos das regiões bálticas e trocados pelos vinhos, especiarias, têxteis, frutas e outros produtos do Oriente e do Sul. Chegou a contar com a participação de 80 cidades e, sendo uma organização essencialmente lucrativa, marcou o desenvolvimento e uma profunda modificação no panorama da economia européia, bem como edificou as bases para a Revolução Comercial.

 

4-Essa poderosa associação era liderada pelas cidades de:

a) Gênova, Florença e Veneza;

b) Lübeck, Hamburgo e Bremen;

c) Antuérpia, Londres e Paris;

d) Colônia, Amsterdan e Viena;

e) Estocolmo, Novgorod e Riga.

 

5-O renascimento caracterizou-se não apenas pela mudança na qualidade da obra intelectual, mas também pelo aumento na quantidade da produção cultural. Entre os fatores que influenciaram esse crescimento quantitativo destaca-se:

a) Desenvolvimento dos metais
b) O uso da roda
c) Desenvolvimento da agricultura moderna
d) Aumento na produção agropecuária.
e) Desenvolvimento da impressa.

6-Em Paris, só pode ser ourives quem fizer o juramento e trabalhar segundo os usos e costumes dessa profissão. Nenhum ourives pode trabalhar o ouro se não for com a melhor técnica, e o produto deve exceder em qualidade a todos os ouros trabalhados em outras terras. Nenhum ourives pode ter mais que um aprendiz estrangeiro, que deverá ser parente seu ou de sua mulher, próximo ou distante, desde que lhe apraza.”

 

O texto acima refere-se às:

a) corporações de ofício na Baixa Idade Média;

b) organizações sindicais dos Tempos Modernos;

c) guildas de mercadores da Europa Oriental;

d) empresas familiares da Época Contemporânea;

e) ligas de comerciantes de Novgorod, na Rússia.

 

 

7-As corporações de ofício medievais possuíam um conjunto de regras que formavam um verdadeiro código de ética. Uma dessas regras era a do “justo preço”, que se pode formular do seguinte modo:

a) A corporação deveria promover a ascensão do produtor à categoria de empresário.

b) Cada qual deveria vender a seus clientes sem procurar seduzir a freguesia dos confrades.

c) O artífice não deveria trabalhar tendo em vista unicamente o ganho, mas de modo a produzir artigos “de lei”.

d) O valor de um produto era representado pela adição do custo da matéria-prima ao custo do trabalho.

e) O mestre não tinha o direito de utilizar-se do aprendiz exclusivamente em benefício próprio, mas deveria ensinar-lhe lealmente todos os segredos do ofício.

 

8-"Durante os séculos XI a XIII verificou-se nas atividades agrícolas e artesanais da Europa Centro-Ocidental um conjunto de transformações (...) que repercutiram no crescimento das trocas mercantis. Situa-se aí historicamente o chamado renascimento urbano medieval."
Fonte: RODRIGUES, A. E.; FALCON, F. "A formação do mundo moderno".  Rio de Janeiro: Elesevier, 2006, p.9.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que tais mudanças econômicas:
a) Caracterizaram-se pelo desenvolvimento das técnicas de produção e amplo emprego de recursos energéticos, tais como carvão e petróleo.
b) Implicaram no capitalismo mercantil incrementado pelo amplo comércio atlântico, fomentado por negociantes italianos e príncipes alemães.
c) Aumentaram a produção no campo e na cidade e fomentaram a circulação de bens e moedas, viabilizados por novos instrumentos de crédito a governantes e comerciantes.
d) Privatizaram as terras e introduziram um modelo de produção fabril, promovido pelo governo britânico.
e) Reforçaram o predomínio político e comercial dos senhores feudais sobre os governos citadinos.

Bom trabalho!

Redes geográficas


Fluxos e Redes Geográficas


Roteiro de Atividades de Geografia


Atividades


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 13 de Novembro de 2020, referente ao tema: Redes Geográficas. 







02- Leia o texto a seguir. 
    Vinte e sete dias por ano preso em um congestionamento? Pois esta é a média de dias que a população da cidade de São Paulo perde por ano em congestionamentos diários de 2 horas e 42 minutos. O tema não sai dos noticiários, nem das rodas de conversas entre paulistanos. E, assim, constitui-se uma espécie de percepção pública da crise de mobilidade na cidade como “problema de trânsito”. Será?.
    A ideia de que nosso problema principal é o “congestionamento” oculta diferenças significativas nas dimensões e significados políticos da crise. Quero crer que nossa crise principal não é de trânsito, e sim do sistema geral de mobilidade da cidade, o que inclui o transporte coletivo e os chamados modos não motorizados, como os deslocamentos a pé e por bicicleta. Sendo assim, não por acaso o tema da mobilidade se apresenta como “congestionamento”: esta visão expressa a captura da política de circulação pelas intervenções na ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos. Mais alargamento de avenidas, mais túneis e viadutos, mais zona azul, mais radares e lombadas eletrônicas… e nada de um modelo de transporte coletivo integrado, confortável e barato. Disponível em: <http://raquelrolnik.wordpress.com/2011/03/17/imobilidade-na-cidade-de-sao-paulo-o-problema-e-o-falso-problema/. Acesso em: 24 set. 2011. Adaptado.
    
    De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos 15 anos, aumentou o transporte individual motorizado no Brasil, enquanto houve uma redução no uso do transporte coletivo, o que, do ponto de vista da eficiência energética e ambiental, é uma tendência bastante preocupante. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/110922_comunicadoipea113.pdf>. Acesso em: 23 set. 2011. Adaptado.

a) Por que prevalece a ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos?







b) Cite um impacto ambiental provocado pelo aumento do transporte individual motorizado no Brasil. 







03- Um turista inglês tem duas possibilidades de viagem: Punta Cana ou Lençóis Maranhenses. Analise essas possibilidades apresentadas no mapa. 
(Carta Capital. Ano XIX, n.o 766, 18 set. 2013. p. 64) 
Os dados representados no mapa tornam evidente que no Brasil há: 
a) deficiência na infraestrutura de transporte. 
b) fraca potencialidade turística. 
c) pequeno número de destinos turísticos. 
d) pequena importância econômica do setor de turismo. 
e) falta de segurança para os turistas estrangeiros. 


BONS ESTUDOS 
Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 23 de Novembro de 2020. 
Professor Leandro.

Geografia 2ª Série EM - Bacias hidrográficas e domínios morfoclimáticos do Brasil

Ações de proteção ao ambiente nacional


As 3 categorias de Instrumentos de Proteção do Meio Ambiente



Roteiro de Estudo de Geografia


Atividades


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 13 de Novembro de 2020, referente ao tema: Ações de Proteção ao Ambiente Nacional. 







02- Leia o texto e responda às questões a seguir. 
            Desenvolvimento sustentável (ds) 
[...] Para alcançarmos o DS, a proteção do ambiente tem que ser entendida como parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente; é aqui que entra uma questão sobre a qual talvez você nunca tenha pensado: qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento? A diferença é que o crescimento não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais, pois não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas, que se faz nas mãos apenas de alguns indivíduos da população. O desenvolvimento, por sua vez, preocupa-se com a geração de riquezas sim, mas tem o objetivo de distribuí-las, de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta. 
O DS tem seis aspectos prioritários que devem ser entendidos como metas: 
1 - A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc.); 
2 – A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver); 
3 – A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal); 
4 – A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc.); 
5 - A elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como, por exemplo, os índios); 
6. a efetivação dos programas educativos. 
[...] mendes, marina ceccato. Desenvolvimento Sustentável. disponível em: <http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt2.html>. Acesso em: 12 out. 2012. 
a) Segundo o texto, qual é a diferença entre crescimento e desenvolvimento? 







b) Por que a erradicação da miséria, citada na meta 5, é um dos componentes para a busca do desenvolvimento sustentável? 







03- No município de São Paulo, em uma região vizinha a cinco cidades em expansão e próxima à rodovia Raposo Tavares, existe uma grande área de remanescentes originais da Mata Atlântica. Essa região foi recentemente protegida por lei, com a criação de uma área de preservação ambiental, o Parque Tizo. O parque abriga espécies ameaçadas de extinção, como a araponga, o pica-pau rei e muitas espécies de plantas. Dentre os objetivos das políticas de preservação ambiental, indique qual deles pode ser atendido com a criação do Parque Tizo. 
a) Preservar a biodiversidade da região. 
b) Diminuir as causas do efeito estufa 
c) Diminuir a contaminação ambiental 
d) Diminuir os efeitos do aquecimento global. 
e) Preservar a comunidade local. 


BONS ESTUDOS 
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Professor Leandro. 

Geografia - 9º ano A - Cadeias industriais e os Recursos Naturais

Cadeias industriais e os Recursos Naturais


Fontes de Energia - Toda Matéria

Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 12 de Novembro de 2020, referente ao tema: Recursos Naturais e Fontes de Energia. 







2- Observe o mapa: 

a) É possível concluir que, mesmo com tanto investimento, as fontes alternativas ainda ocupam lugar desprezível no balanço energético mundial? Justifique. 







b) Qual é a situação da Europa e América do Sul na produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis? 







03- A possibilidade de converter uma forma de energia em outra teve como consequência um aumento no consumo energético per capita ao longo da história da humanidade, como indica o gráfico a seguir. Compare o consumo de energia do homem industrial com o do homem tecnológico e responda: 

a) Proporcionalmente, qual foi o setor que teve maior aumento? 







b) Que tipo de transformação energética você associaria a esses aumentos no período do homem industrial e do homem tecnológico? 







BONS ESTUDOS 
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Professor Leandro.

Geografia - 8º ano B - Antártica

Antártica


Antártica: as descobertas científicas que podem transformar a vida dos brasileiros


Roteiro de Estudo de Geografia


Atividades

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 12 de Novembro de 2020, referente ao tema: Antártica. 






02- Leia a notícia a seguir e responda às questões. Base brasileira na Antártida pega fogo e dois morrem 
    Um incêndio na madrugada de ontem [25 fev. 2012] destruiu a estação científica brasileira Comandante Ferraz, na Antártida, deixando dois mortos e um militar ferido. (...) O ministro da Defesa disse que “a destruição foi praticamente total” e que haverá sindicância para averiguar as circunstâncias do incêndio e as condições de manutenção da base, que estava em funcionamento havia 27 anos. O complexo brasileiro na Antártida tinha cerca de 2 600 m2 de área construída, incluindo laboratórios, oficinas, garagens para lanchas e embarcações, biblioteca e enfermaria. (...) O incêndio ocorreu na “praça de máquinas”, onde ficam os geradores de energia. Há um mês começou a funcionar no local um novo gerador, movido a etanol. (...) Agora São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2012. 
a) Qual o tema principal da notícia? 






b) Quais são os interesses do Brasil na Antártida? 






c) Quais os tipos de profissionais brasileiros que atuam na Antártida? 






03-Leia o texto a seguir: 
    A Antártica tem um papel essencial nos sistemas naturais globais. É o principal regulador térmico do planeta, controla as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra. Além disso, é detentora das maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do planeta e de recursos minerais e energéticos incalculáveis. 
    Ao longo das últimas décadas, importantes observações científicas, entre as quais as relativas à redução da camada protetora de ozônio da atmosfera, à poluição atmosférica e à desintegração parcial do gelo na periferia do continente, evidenciaram a sensibilidade da região polar austral às mudanças climáticas globais. [...] BRASIL. Marinha do Brasil. Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar. Programa Antártico Brasileiro. Disponível em: <https://www.marinha.mil.br/secirm/proantar#introducao>. Acesso em: 15 out. 2018. 
a) Qual é a importância da Antártida para o planeta? 






b) Que fatos atestam a sensibilidade da região? 






BONS ESTUDOS 
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Geografia - 7º ano B - Sistema Nacional de Unidade de Conservação

Sistema Nacional de Unidade de Conservação


Unidades de Conservação


Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades 

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 12 de Novembro de 2020, referente ao tema: Sistema Nacional de Unidade de Conservação. 





02-Observe o mapa e a tabela a seguir. 

Em qual dos biomas estão localizadas as maiores Unidades de Conservação Federais? Você saberia explicar por quê? 





03-O que são Unidades de Conservação? 





04- As Unidades de Conservação existentes no Brasil dividem-se em dois grandes grupos, com características específicas. 
a) Quais são esses grupos? 





b) Qual é a principal diferença entre eles? 





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Geografia - 6º ano A - Solos

Solos


Aprenda mais sobre Solos

Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades 

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 12 de Novembro de 2020, referente ao tema: Solos. 





02- Observe a imagem. 

a) Qual o problema ambiental representado na imagem? 





b) Como as práticas agrícolas podem intensificar esse problema? 





03-O que é solo? Qual a importância do solo para a sociedade? 





04- Entre os principais fatores de formação do solo, o principal é o: 
a) relevo 
b) tempo 
c) seres vivos 
d) clima 


BONS ESTUDOS 
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Professor Leandro. 

Português - 7º ano A - EF - "Produção de cartaz"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

7º ano "A"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  -  16 DE NOVEMBRO DE 2020

 

PRODUÇÃO DE CARTAZ

DE ACORDO COM AS AULAS ESTUDADAS, PRODUZA UM CARTAZ DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O BULLYING.

TIRE FOTO E POSTE NO GRUPO DA TURMA.

Português - EJA 2º Termo - "Verbos"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

EJA "2º TERMO"   PROFª JUCILENE

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE  - 16 DE NOVEMBRO DE 2020

 

VERBOS

ATIVIDADES

1.  Circule os verbos das frases abaixo:

A – Os meninos brincavam com a bola.

B – Papai me chamou para passear no parque.

C – Entrei, falei com o diretor.

D – Ao sentir a patadas, o lobo correu.

 

 

2.  Indique os tempos verbais nas frases: (Presente, Pretérito e Futuro)

A – Papai gosta de verdura. _____________

B – José ganhou uma bola. _____________

C – Damião estudará a lição. ____________

D – Marisa acordou cedo. ______________

E – Os meninos jogarão basquete. _____________

F – O garoto vende pipoca. ______________

 

3.  Escreva ao lado: ação, fenômeno ou estado.

A – Chovia muito. ___________

B – Ela era infeliz. ___________

C – Relampejou muito. ______________

D – As crianças brincavam. ___________

E – Ventava muito. _________________

 

4. Coloque o pronome pessoal de acordo com a terminação do verbo: Eu, tu, ele, nós, vós, eles.

a)    ____ escrevemos.

b)    ____ viveste.

c)    ____ falastes.

d)    ____ recebeu.

e)    ____ vendo

f)     ____ estudamos.

g)    ____ cantou.

 

Português - EJA 1º Termo - "Verbos"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

EJA "1º TERMO"   PROFª JUCILENE

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE  - 16 DE NOVEMBRO DE 2020

 

VERBOS

ATIVIDADES

1.  Circule os verbos das frases abaixo:

A – Os meninos brincavam com a bola.

B – Papai me chamou para passear no parque.

C – Entrei, falei com o diretor.

D – Ao sentir a patadas, o lobo correu.

 

 

2.  Indique os tempos verbais nas frases: (Presente, Pretérito e Futuro)

A – Papai gosta de verdura. _____________

B – José ganhou uma bola. _____________

C – Damião estudará a lição. ____________

D – Marisa acordou cedo. ______________

E – Os meninos jogarão basquete. _____________

F – O garoto vende pipoca. ______________

 

3.  Escreva ao lado: ação, fenômeno ou estado.

A – Chovia muito. ___________

B – Ela era infeliz. ___________

C – Relampejou muito. ______________

D – As crianças brincavam. ___________

E – Ventava muito. _________________

 

4. Coloque o pronome pessoal de acordo com a terminação do verbo: Eu, tu, ele, nós, vós, eles.

a)    ____ escrevemos.

b)    ____ viveste.

c)    ____ falastes.

d)    ____ recebeu.

e)    ____ vendo

f)     ____ estudamos.

g)    ____ cantou.