segunda-feira, 16 de novembro de 2020

História- 1°A-Questões objetivas de múltipla-escolha

 

Questões objetivas de múltipla-escolha referente a situação de aprendizagem desenvolvida Renascimento Comercial e Urbano”

1. Na Idade Média praticava-se a indústria artesanal, através de associações profissionais denominadas “corporações de ofício”. As corporações de ofício eram:

a) associações de profissionais que exerciam a mesma atividade dentro do burgo;

b) o mesmo que as “ligas para o livre-comércio”;

c) associações de burgos para a proteção do mercado;

d) associações de profissionais de vários ofícios dentro do burgo;

e) associações internacionais de ligas profissionais.

 

2-Na independência urbana usufruída pelas cidades italianas, a partir das lutas entre guelfos e gibelinos, teve importância:

a) a ação da plebe comercial e industrial daquelas cidades;

b) a posição defendida pelos gibelinos;

c) a atuação da Dinastia Merovíngia;

d) a ascensão de Frederico II ao trono do Sacro Império Germânico;

e) Nenhuma das alternativas

 

3-A Liga Hanseática era uma associação de mercadores empenhados, na Europa, na comercialização de vários produtos, tais como peles e couros, peixes, âmbar, sal e trigo trazidos das regiões bálticas e trocados pelos vinhos, especiarias, têxteis, frutas e outros produtos do Oriente e do Sul. Chegou a contar com a participação de 80 cidades e, sendo uma organização essencialmente lucrativa, marcou o desenvolvimento e uma profunda modificação no panorama da economia européia, bem como edificou as bases para a Revolução Comercial.

 

4-Essa poderosa associação era liderada pelas cidades de:

a) Gênova, Florença e Veneza;

b) Lübeck, Hamburgo e Bremen;

c) Antuérpia, Londres e Paris;

d) Colônia, Amsterdan e Viena;

e) Estocolmo, Novgorod e Riga.

 

5-O renascimento caracterizou-se não apenas pela mudança na qualidade da obra intelectual, mas também pelo aumento na quantidade da produção cultural. Entre os fatores que influenciaram esse crescimento quantitativo destaca-se:

a) Desenvolvimento dos metais
b) O uso da roda
c) Desenvolvimento da agricultura moderna
d) Aumento na produção agropecuária.
e) Desenvolvimento da impressa.

6-Em Paris, só pode ser ourives quem fizer o juramento e trabalhar segundo os usos e costumes dessa profissão. Nenhum ourives pode trabalhar o ouro se não for com a melhor técnica, e o produto deve exceder em qualidade a todos os ouros trabalhados em outras terras. Nenhum ourives pode ter mais que um aprendiz estrangeiro, que deverá ser parente seu ou de sua mulher, próximo ou distante, desde que lhe apraza.”

 

O texto acima refere-se às:

a) corporações de ofício na Baixa Idade Média;

b) organizações sindicais dos Tempos Modernos;

c) guildas de mercadores da Europa Oriental;

d) empresas familiares da Época Contemporânea;

e) ligas de comerciantes de Novgorod, na Rússia.

 

 

7-As corporações de ofício medievais possuíam um conjunto de regras que formavam um verdadeiro código de ética. Uma dessas regras era a do “justo preço”, que se pode formular do seguinte modo:

a) A corporação deveria promover a ascensão do produtor à categoria de empresário.

b) Cada qual deveria vender a seus clientes sem procurar seduzir a freguesia dos confrades.

c) O artífice não deveria trabalhar tendo em vista unicamente o ganho, mas de modo a produzir artigos “de lei”.

d) O valor de um produto era representado pela adição do custo da matéria-prima ao custo do trabalho.

e) O mestre não tinha o direito de utilizar-se do aprendiz exclusivamente em benefício próprio, mas deveria ensinar-lhe lealmente todos os segredos do ofício.

 

8-"Durante os séculos XI a XIII verificou-se nas atividades agrícolas e artesanais da Europa Centro-Ocidental um conjunto de transformações (...) que repercutiram no crescimento das trocas mercantis. Situa-se aí historicamente o chamado renascimento urbano medieval."
Fonte: RODRIGUES, A. E.; FALCON, F. "A formação do mundo moderno".  Rio de Janeiro: Elesevier, 2006, p.9.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que tais mudanças econômicas:
a) Caracterizaram-se pelo desenvolvimento das técnicas de produção e amplo emprego de recursos energéticos, tais como carvão e petróleo.
b) Implicaram no capitalismo mercantil incrementado pelo amplo comércio atlântico, fomentado por negociantes italianos e príncipes alemães.
c) Aumentaram a produção no campo e na cidade e fomentaram a circulação de bens e moedas, viabilizados por novos instrumentos de crédito a governantes e comerciantes.
d) Privatizaram as terras e introduziram um modelo de produção fabril, promovido pelo governo britânico.
e) Reforçaram o predomínio político e comercial dos senhores feudais sobre os governos citadinos.

Bom trabalho!

Português - 7º ano A - EF - "Produção de cartaz"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

7º ano "A"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  -  16 DE NOVEMBRO DE 2020

 

PRODUÇÃO DE CARTAZ

DE ACORDO COM AS AULAS ESTUDADAS, PRODUZA UM CARTAZ DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O BULLYING.

TIRE FOTO E POSTE NO GRUPO DA TURMA.

Português - EJA 2º Termo - "Verbos"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

EJA "2º TERMO"   PROFª JUCILENE

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE  - 16 DE NOVEMBRO DE 2020

 

VERBOS

ATIVIDADES

1.  Circule os verbos das frases abaixo:

A – Os meninos brincavam com a bola.

B – Papai me chamou para passear no parque.

C – Entrei, falei com o diretor.

D – Ao sentir a patadas, o lobo correu.

 

 

2.  Indique os tempos verbais nas frases: (Presente, Pretérito e Futuro)

A – Papai gosta de verdura. _____________

B – José ganhou uma bola. _____________

C – Damião estudará a lição. ____________

D – Marisa acordou cedo. ______________

E – Os meninos jogarão basquete. _____________

F – O garoto vende pipoca. ______________

 

3.  Escreva ao lado: ação, fenômeno ou estado.

A – Chovia muito. ___________

B – Ela era infeliz. ___________

C – Relampejou muito. ______________

D – As crianças brincavam. ___________

E – Ventava muito. _________________

 

4. Coloque o pronome pessoal de acordo com a terminação do verbo: Eu, tu, ele, nós, vós, eles.

a)    ____ escrevemos.

b)    ____ viveste.

c)    ____ falastes.

d)    ____ recebeu.

e)    ____ vendo

f)     ____ estudamos.

g)    ____ cantou.

 

Português - EJA 1º Termo - "Verbos"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

EJA "1º TERMO"   PROFª JUCILENE

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE  - 16 DE NOVEMBRO DE 2020

 

VERBOS

ATIVIDADES

1.  Circule os verbos das frases abaixo:

A – Os meninos brincavam com a bola.

B – Papai me chamou para passear no parque.

C – Entrei, falei com o diretor.

D – Ao sentir a patadas, o lobo correu.

 

 

2.  Indique os tempos verbais nas frases: (Presente, Pretérito e Futuro)

A – Papai gosta de verdura. _____________

B – José ganhou uma bola. _____________

C – Damião estudará a lição. ____________

D – Marisa acordou cedo. ______________

E – Os meninos jogarão basquete. _____________

F – O garoto vende pipoca. ______________

 

3.  Escreva ao lado: ação, fenômeno ou estado.

A – Chovia muito. ___________

B – Ela era infeliz. ___________

C – Relampejou muito. ______________

D – As crianças brincavam. ___________

E – Ventava muito. _________________

 

4. Coloque o pronome pessoal de acordo com a terminação do verbo: Eu, tu, ele, nós, vós, eles.

a)    ____ escrevemos.

b)    ____ viveste.

c)    ____ falastes.

d)    ____ recebeu.

e)    ____ vendo

f)     ____ estudamos.

g)    ____ cantou.

 

Português - 9º ano A - EF - "Causa e consequência"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

9º ano "A"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  - 16 DE NOVEMBRO DE 2020

 

CAUSA E CONSEQUÊNCIA

 

APÓS A LEITURA E ANÁLISE COLETIVA DO TEXTO -  “DIÁLOGOS NA USP” DISCUTE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES, RESPONDER AS QUESTÕES DA PÁGINA 7 E 8 DO CADERNO DO ALUNO “APRENDER SEMPRE” DE RECUPERAÇÃO.

MANDAR AS RESPOSTAS EM ÁUDIO PARA A PRÔ PELO WHATS.

Português - 8º ano A - EF - "Tirinha"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

8º ano "A"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  - 16 DE NOVEMBRO DE 2020

 

TIRINHA – VOZES VERBAIS




 Exercícios


1) O homem comenta com a namorada uma notícia. Como ele a interpreta?

2) Ele parece partilhar dos mesmos planos que a namorada? Justifique sua resposta com elementos da tirinha.

3) A frase “Esses novos financiamentos estão facilitando bastante a compra da casa própria” está na voz:
(  ) ativa                       (  ) passiva                   (  ) reflexiva


4) Reescreva a frase anterior na voz passiva:
A compra da casa própria ____________________ por esses financiamentos.

5) A mulher poderia dizer: “Vamos nos casar então!”. Essa frase está na voz:
(  ) ativa                       (  ) passiva                   (  ) reflexiva

6) Observe as construções a seguir e marque a que está classificada de forma incorreta:
(  ) Todos queriam sair de lá. – Voz Ativa
(  ) Eles foram deixados para trás. – Voz Passiva
(  ) Eles caíram no buraco. – Voz Reflexiva

7) Escreva as orações na voz passiva:
a) O delegado interroga as testemunhas.

b) Os mestres analisarão a prova.

c) Ele tratava com amor as crianças.

d) O filho do vizinho entrega as correspondências.

Projeto de vida - 7º ano A - EF - "Minha rotina"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

7º ano "A"   Profª Jucilene

Projeto de Vida

ATIVIDADE  -  16 DE NOVEMBRO DE 2020

 

MINHA ROTINA

 

  • Assista a aula do CMSP do dia 11/11;

 


  • Atividade 2 do caderno do aluno na página 246 – situação de aprendizagem 3;
  • Construa um infográfico de disciplinas e de todas as atividades que você realiza fora da escola, com todos os dias e horas de cada atividade realizada;
  • Envie foto da atividade e mande para a prô.

História 8º Ano EF - Influências da Revolução Francesa nas Américas

 Aula exibida no CMSP - 28/10/2020



Habilidade:

  • Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Objetivo:
  • Identificar a influência da Revolução Francesa em diversos movimentos revolucionários no Brasil e no mundo.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

  • O primeiro Estado (formado pelo clero), que era responsável pelo aspectos religiosos.
  • O segundo Estado (constituído pela nobreza), que detinha o poder político e administrativo.
  • E o terceiro Estado (composto em sua maioria por trabalhadores), que sustentava os outros dois grupos com o pagamento de impostos, ao mesmo tempo que era diretamente afetado pelo contexto de fome e miséria.
Influências

A Revolução Francesa influenciou diversos movimentos que se identificaram com os ideais de liberdade e igualdade:
  • Conjuração Mineira.
  • Conjuração Baiana.
  • Revolução Pernambucana.
  • Independência das Treze Colônias Inglesas na América.
Conjuração Mineira

A Conjuração Mineira, também conhecida como Inconfidência Mineira, foi um dos movimentos emancipatórios ocorridos no Brasil que sofreram forte influência das ideias iluministas.

Conjuração Baiana

Orquestrada por negros escravizados, libertos, trabalhadores pobres e alguns membros das elites brancas liberais, a Revolta dos Búzios teve seu "estopim" no dia 12 de agosto de 1798. Salvador amanheceu com 12 boletins afixados em locais públicos e de grande circulação de pessoas, convocando o Povo à revolução! Um deles dizia: "Animais-vos, povo Bahiense, que está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos; o tempo em que todos seremos iguais; sabei que já seguem o partido da liberdade.".

Independência das Treze Colônias Inglesas na América

As Treze Colônias tinham um alto grau de autogoverno e eleições locais ativas, e resistiram às demandas de Londres por mais controle.
A Guerra Franco-Indígena (1754-1763) levou a crescente tensões entre a Grã-Bretanha e as Treze Colônias. Durante a década de 1750, as colônias começaram a colaborar entre si em vez de lidar diretamente com a Grã-Bretanha. Essas atividades intercoloniais cultivaram um senso de identidade americana compartilhada e levaram a pedidos de proteção dos "direitos como ingleses" dos colonos, especialmente o princípio de "não tributação sem representação". As rixas com o governo britânico levaram à Revolução Americana, na qual as colônias colaboraram na formação do Congresso Continental. Os colonos travaram a Guerra Revolucionária Americana (1775-1783) com a ajuda do reino da França e, em um grau muito menor, da República Holandesa e do Império Espanhol.

ATIVIDADES

1- Pense sobre as palavras "liberdade" e "igualdade". O que elas significam para você?

2- Sua liberdade estaria garantida se todos agissem sem considerar as leis?

3- Identifique nesta imagem os representantes do primeiro, do segundo e do terceiro Estado.