EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
9º ano "A"
Profª Jucilene
Língua Portuguesa
ATIVIDADE - 31 DE AGOSTO DE 2020
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS E A
PERSUASÃO
1. Sobre o texto
publicitário propaganda, é correto afirmar:
A)
Apenas o texto não verbal é responsável pela persuasão.
B)
Quanto maiores as frases, mais convincente será o anúncio.
C)
Toda propaganda tem como proposição básica uma destas intenções: vender um
produto ou conscientizar sobre um tema social.
D)
O texto publicitário não é, necessariamente, argumentativo.
2. Analise as afirmações e
assinale a alternativa correta.
I.
Um dos recursos da linguagem utilizados para persuadir o interlocutor é o modo
verbal imperativo.
II.
Slogan é a frase que resume a imagem que o publicitário deseja firmar no
mercado sobre a identidade do produto.
III.
Uma das figuras de linguagem mais utilizadas em propagandas é a metáfora.
A)
Apenas a alternativa I.
B)
Apenas a alternativa II.
C)
Apenas a alternativa III.
D)
Nenhuma alternativa está correta.
E)
Todas as alternativas estão corretas.
3. Ao circularem
socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo
configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em
que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é:
A)
influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão
ao consumo.
B)
definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo
exagerado.
C)
defender a importância do conhecimento de informática pela população de
baixo poder aquisitivo.
D)
facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais
economicamente desfavorecidas.