segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Português 9º Ano EF A - 31/08


EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
9º ano "A"   Profª Jucilene
Língua Portuguesa
ATIVIDADE  -  31 DE AGOSTO DE 2020

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS E A PERSUASÃO

1. Sobre o texto publicitário propaganda, é correto afirmar:
A) Apenas o texto não verbal é responsável pela persuasão.
B) Quanto maiores as frases, mais convincente será o anúncio.
C) Toda propaganda tem como proposição básica uma destas intenções: vender um produto ou conscientizar sobre um tema social.
D) O texto publicitário não é, necessariamente, argumentativo.

2. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
I. Um dos recursos da linguagem utilizados para persuadir o interlocutor é o modo verbal imperativo.
II. Slogan é a frase que resume a imagem que o publicitário deseja firmar no mercado sobre a identidade do produto.
III. Uma das figuras de linguagem mais utilizadas em propagandas é a metáfora.
A) Apenas a alternativa I.
B) Apenas a alternativa II.
C) Apenas a alternativa III.
D) Nenhuma alternativa está correta.
E) Todas as alternativas estão corretas.

3. Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é:
A) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
B) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

Português 8º Ano EF A - 31/08


EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
8º ano "A"   Profª Jucilene
Língua Portuguesa
ATIVIDADE  -  31 DE AGOSTO DE 2020
FICHA TÉCNICA
COM BASE NAS AULAS ASSISTIDAS NA SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO NO CMSP, VOCÊ VAI LER O LIVRO "FELICIDADE CLANDESTINA"- CLARICE LISPECTOR - POSTADO NO GRUPO  E FAZER A FICHA TÉCNICA DESSE LIVRO.

FICHA TÉCNICA
LIVRO:

AUTOR


ANO DE PUBLICAÇÃO


GÊNERO


SINOPSE







Português 7º Ano EF A - 31/08


EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
7º ano "A"   Profª Jucilene
Língua Portuguesa
ATIVIDADE  -  31 DE AGOSTO DE 2020

LEIA O TEXTO ABAIXO
Televisão

Televisão é uma caixa de imagens que fazem barulho.
Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão.
O que eu gosto mais na televisão são os desenhos animados de bichos.
Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.
Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criança.
Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade com meus amigos e amigas.
Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem.
Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim, são gostosos.
Conclusão: a vida fora da televisão é melhor do que dentro dela.

PAES, J. P. Televisão. In: Vejam como eu sei escrever. 1. ed. São Paulo, Ática, 2001, p. 26-27.



Produção de texto:
Note que a criança, autora do texto, expõe a sua opinião sobre a televisão. Para tal, ela apresenta diferentes argumentos e conclui que “a vida fora da televisão é melhor do que dentro dela”. O que você pensa sobre assunto? Concorda ou não com que escreveu o texto? Reflita bastante e, em seguida, produza um texto em que você apresenta a sua opinião sobre a televisão.

Não se esqueça:
1. Dê um título ao seu texto.
2. O seu texto deverá seguir esta estrutura:
• Introdução (apresentação do assunto);
• Desenvolvimento (as suas ideias com argumentos);
• Conclusão (sua opinião final).
3. Não copie fragmentos do texto acima.
4. Escreva o seu texto segundo a norma culta da língua.

1º e 2º Termos EM EJA - ROTEIRO DE ESTUDOS - 31/08 a 04/09

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSOR FÁBIO ALVES

1º e 2º TERMOS EJA – MATEMÁTICA

ESTUDANTE

            Você deve ler novamente sobre Números inteiros relativos: representação e propriedades   nas páginas 25 a 28, e Elemento oposto e Operações em Z nas páginas 30 a 32, do Livro Didático EJA MUNDO DO TRABALHO – MATEMÁTICA – ENSINO MÉDIO – VOLUME.
            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.
            Participe da aula virtual semanal para interagir com os colegas e tirar suas dúvidas sobre o roteiro de estudos. Vamos conversar sobre essas questões para compartilhar as ideias.

Matemática 9º Ano EF A - ROTEIRO DE ESTUDOS - 31/08 a 04/09

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSOR FÁBIO ALVES
9º ANO – MATEMÁTICA

ESTUDANTE

            Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas dúvidas.
             Realize no Caderno do aluno (Volume 3) a ATIVIDADE 1 – PONTO MÉDIO na página 69 e ATIVIDADE 2 – PONTO MÉDIO – APLICAÇÕES nas páginas 71 e 72.
           Resolva as questões das ATIVIDADES, que se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:    
        A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

Matemática 8º Ano EF A - ROTEIRO DE ESTUDOS - 31/08 a 04/09

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSOR FÁBIO ALVES
8º ANO – MATEMÁTICA


ESTUDANTE

            Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas dúvidas.
          Realize no Caderno do aluno (Volume 3) a ATIVIDADE 1 – SISTEMA DE EQUAÇÕES COM DUAS INCÓGNITAS nas páginas 68 a 70, ATIVIDADE 1 – PROBLEMAS COM SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU na página 70 e ATIVIDADE 3 – ANÁLISE DAS DIFERENTES RESOLUÇÕES GRÁFICAS DE UM SISTEMA na página 71. 
 Resolva as questões das ATIVIDADES, que se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:
            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

Matemática 7º Ano EF A - ROTEIRO DE ESTUDOS - 31/08 a 04/09

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSOR FÁBIO ALVES
7º ANO – MATEMÁTICA


ESTUDANTE
             Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas dúvidas.
     Realize no Caderno do aluno (Volume 3) a ATIVIDADE 1 – RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA na página 70.
            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

Educação Física 1ª e 2ª Série EM - Agita Galera!!!


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos Ensino Médio – Agita Galera!!!
(Período 31 de Agosto a 08 de Setembro de 2020) 
Disciplina: Educação Física
Professor: Cíntia Jacob (15)996151042        
AGITA GALERA!!! Quarentena sim, sedentarismo não!!!
Atividade prática em casa!
Atividade: Alongamento
Que tal começarmos a semana fazendo um alongamento? Você sabia que é muito importante se alongar todos os dias antes de partir para qualquer atividade? Então, faça sozinho ou chame sua família para participar.
Obs: Praticar de 1 hora de atividade física diária em intensidade moderada – vigorosa. Não fique mais de 2 horas seguidas parado na frente de telas (celular, computador, vídeo - game e TV).
Atividade 1: Caminhada ou corrida leve.
Atividade 2: Treino funcional em casa.
1. Prancha: Deite no chão e suba o corpo, apoiando-se nos antebraços e encostando os cotovelos no chão. Mantenha a coluna completamente alinhada, esticando os pés. Fique nesta posição por um tempo, descanse um pouco e retorne à posição da prancha. Faça isso pelo menos 5 vezes.
2. Abdominal: Deite de costas para o chão, dobre as pernas e, com os braços em volta do pescoço, suba o tronco até alcançar os joelhos.
3. Flexão: Faça a mesma posição da prancha, mas desta vez apoiando as palmas das mãos no chão. Faça movimentos lentos de subir e descer os braços. Faça dez vezes e depois descanse um pouco. Volte para a posição e aumente para 20 flexões.
Veja se consegue!
Registre esse momento com foto ou vídeo e envie para Profª Cíntia Jacob.

Educação Física 9º Ano EF A - Conhecendo mais sobre o basquetebol


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 9º Ano A do Ensino Fundamental II
(Período 31 de Agosto a 08 de Setembro de 2020)

Disciplina: Educação Física
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
ATIVIDADE – PESQUISA: CONHECENDO MAIS SOBRE O BASQUETEBOL.

• Basquetebol no Brasil: chegada do esporte no país, primeiros torneios, receptividade dos brasileiros.
• Basquetebol antigamente: regras, características, formato de bolas e uso de uniformes.
• Basquetebol atualmente: principais mudanças.
• Basquetebol e mídias: influência de mídias na prática e consumo do esporte.

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

História 3ª Série EM - A Segunda Guerra Mundial parte 2

Aula exibida no CMSP - 05/08/2020



Habilidade:

  • Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.
Objetivos:
  • Retomar o processo histórico que culminou com o início da Segunda Guerra Mundial.
  • Apresentar as relações entre Estados Unidos e Japão que levaram à eclosão do conflito entre os países.
  • Apresentar os desdobramentos do conflito, e os enfrentamentos dos Aliados contra o Eixo.
  • Apresentar o desfecho da Segunda Guerra Mundial, nas frentes ocidental e oriental.
  • Apontar os crimes contra a humanidade praticados no conflito.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Operação Barbarossa (1941)
  • A Operação Barbarossa foi uma operação militar alemã para invadir a União Soviética, iniciada em 22 de junho de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial.
  • A invasão da União Soviética foi a campanha mais ambiciosa da Segunda Guerra Mundial, Hitler acreditava que poderia conquistar Moscou dentro de três meses com a rápida e poderosa Blitzkrieg.
  • Pronto para invasão os alemães reuniram mais de 3 milhões de soldados em 152 divisões. Contando com mais 3 mil veículos blindados, 2 mil aeronaves e 7 mil peças de artilharia.
  • Apenas 20% das forças alemãs poderiam conduzir o tipo de guerra móvel rápida em que a Operação Barbarossa se baseava – o resto era lento demais para acompanhar o ritmo acelerado da Blitzkrieg.
  • A invasão abriu a Frente Oriental, sendo o maior teatro da guerra, que resultaram na morte de mais de 26 milhões de soviéticos.
  • Até o final de julho, pouco mais de um mês após a invasão, os alemãs haviam tomado um pedaço da União Soviética que era duas vezes o tamanho da França.
  • O rápido avanço inicial permitiu que os alemães tomassem a colheita de verão da maior parte da Ucrânia, aumentando a quantidade de alimentos e privando os soviéticos.
  • Ansiosos para manter Hitler ocupado com os soviéticos, os Britânicos e os Americanos começaram a fornecer materiais. Eles ajudaram a construir a máquina militar que, por sua vez, enfrentariam uma década mais tarde.
  • Em meados de agosto, mais 200 divisões soviéticas juntaram-se à luta, superando em massa os alemães.
  • O Cerco de Leningrado, um dos compromissos e objetivo mais importantes da invasão, durou 900 dias. Durante esse tempo, 200 mil civis foram mortos pelos bombardeios alemão. Pelo menos mais 630 mil morreram de doenças e de fome que são ameaças constantes para os alvos de qualquer cerco.
  • 26 milhões de soviéticos mortos.
  • Apesar de aumentar suas fronteiras, o Terceiro Reich sofreu uma grande derrota em território soviético (Batalha de Moscou, 1941-1942).
  • Batalha de Stalingrado (1942-1943) nova vitória dos soviéticos, auxiliados pelo rigoroso inverno russo.



SAIBA MAIS SOBRE A OPERAÇÃO BARBAROSSA

Frente Orinetal - EUA x Japão
  • EUA x Japão: disputas territoriais na região do Pacífico desde o século XIX.
  • Kamikazes (sopro divino, em japonês): aviões carregados de explosivos se lançam contra o alvo, em ataques suicidas.
  • 7 de setembro de 1941: aviões japoneses destroem 3 couraçados e centenas de aviões que estavam estacionados em Pearl Harbor, causando 2335 mortes e 1143 feridos.
  • 8 de dezembro de 1941: EUA declara guerra ao Japão.
  • Campanha no Pacífico: conquistas japonesas em Hong Kong, Birmânia e Filipinas, administradas pelos EUA.
O Brasil na Segunda Guerra Mundial

Entre 1941 e 1944, 35 navios brasileiros foram atacados pelos alemães. Entretanto, a guerra contra o Eixo só foi declarada em agosto de 1942, e o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para o campo de batalha só ocorreu em julho de 1944. as razões foram:
  • Brasil vivia um regime de exceção (Estado Novo, 1937-1945).
  • Apesar do alinhamento político com as "nações fortes", Getúlio Vargas negociava com os Estados Unidos incentivos econômicos, como o financiamento da Companhia Siderúrgica Nacional.
  • Política da Boa Vizinhança, praticada pelos Estados Unidos em relação aos demais países americanos.
  • Carta do Atlântico/falsa equidistância pragmática).
A cobra fumou! Campanha da Itália (1944)

Dizia a opinião pública: "Mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra!"
Formada por 25.334 homens, dos quais 457 não retornaram, A FEB lutou em importantes batalhas, como a de Monte Castelo e Fornovo. Liderada pelo general Mascarenhas de Moraes, A FEB substituiu tropas estadunidenses nas ofensivas no norte da Itália, contribuindo para libertar a região da ocupação nazista.


O Holocausto

Atrelado ao antissemitismo (ideário nazista).
  • Guetos judeus
  • Confisco de bens
  • Campos de concentração
  • Solução final
  • Campos de extermínio
Vítimas do Holocausto: 6 milhões de judeus, 2 milhões de poloneses e outros 4 milhões de pessoas, que incluíam deficientes, doentes mentais, prisioneiros de guerra soviéticos, homossexuais, testemunhas de Jeová, maçons e ciganos.

Ofensiva dos Aliados - Dia D

EUA, Inglaterra e URSS invadem a França pelo noroeste, concluindo a libertação de Paris em agosto de 1944. A partir daí, os Aliados dirigiram-se à Alemanha. Por meio de massivos bombardeios, Berlim foi conquistada. Em 30 de abril de 1945, Hitler e sua esposa, Eva Braun, se suicidam.




A invasão da Normandia pelos Aliados em 6 de junho de 1944, episódio conhecido como Dia D

Fim da guerra na Frente Oriental

Bombas dos EUA sobre o Japão:
  • 6 de agosto de 1945 = Hiroshima.
  • 9 de agosto = Nagasaki.
  • 2 de setembro = Rendição do Japão.
Centenas de milhares de civis morreram instantaneamente.

Explosão nuclear em Hiroshima, Império do Japão em 1945

Explosão nuclear em Nagasaki, Império do Japão

Acordos de paz
  • Conferência de Teerã (1943): estratégias para derrotar os alemães e organizar a ocupação das forças aliadas nos territórios libertados.
  • Conferência de Ialta (fevereiro de 1945): repartição das Zonas de influência entre Oeste e Leste, desenhando o chamado Mundo Bipolar.
  • Conferência de Potsdam (agosto de 1945): divisão da Alemanha em quatro regiões, a serem administradas por franceses, ingleses, soviéticos e estadunidenses.
  • Criação da ONU (outubro de 1945): missão de promover a paz; protagonizou a criação do Estado de Israel, em 1947.
ATIVIDADES

1- A qual evento relacionado à Segunda Guerra Mundial a imagem faz referência? Quais são os países que protagonizaram esse evento?



2- Analise as imagens e aponte quais aspectos da Segunda Guerra Mundial elas representam.

 Imagem I

Imagem II