segunda-feira, 31 de agosto de 2020

História 9º Ano EF - A ditadura civil-militar e os processos de resistência contra a violação dos Direitos Humanos I

Aula exibida no CMSP - 05/08/2020



Habilidade:

  • Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
Objetivos:
  • Identificar e compreender o processo político que resultou na ditadura civil-militar no Brasil.
  • Analisar o contexto político e econômico da década de 1960.
  • Compreender as discussões ideológicas desenvolvidas no Contexto da Guerra Fria.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Governo Vargas 1930-1945 / 1951-1954

Nacional - Desenvolvimentismo
  • Criação da Petrobras
  • Companhia Siderúrgica Nacional
  • Intervenção do Estado em setores estratégicos
Governo Juscelino 1956-1961

Planos de Metas
  • Hidrelétrica de Furnas
  • Hidrelétrica de Três Marias
  • Siderúrgica Usiminas
  • Incentivo ao capital estrangeiro
  • Construção de Brasília
  • Indústria automobilística
O ousado plano de desenvolvimento econômico do país projetado por Juscelino Kubitschek provocou desequilíbrios entre a receita e a despesa do Estado brasileiro, esto é, o governo gastava mais do que arrecadava. Para sanar esse problema, Juscelino realizou empréstimos, ação que acarretou o crescimento da dívida externa e a inflação, provocando aumento dos preços e desvalorização dos salários, assim como a diminuição da oferta de empregos. Os problemas relacionados à economia produziram uma intensa mobilização popular e o crescimento sucessivo das greves e das tensões sociais.

Jânio Quadros - 1961 - 206 dias


Para combater a inflação, Jânio Quadros desvalorizou a moeda e retirou subsídios do petróleo e do trigo, gerando aumento dos preços.

Ranieri Mazzilli - 1961 - 13 dias


Presidente da câmara, assumiu o país após a renúncia de Jânio Quadros por 13 dias. João Goulart, vice-presidente, estava em viagem à China.

João Goulart 1961-1964


Reformas de base.
Opositores: Elites econômicas e setores das Forças Armadas.
Apoiadores: Setores sociais e militares de baixa patente.

Governo João Goulart - Reformas de base

Reforma fiscal: tinha como objetivo promover a justiça fiscal e aumentar a capacidade de arrecadação do Estado. Além disso, pretendia-se limitar a remessa de lucros para o exterior, sobretudo por parte das empresas multinacionais, o que foi feito através do Decreto nº 53.451/64.
Reforma eleitoral: consistia basicamente na extensão do direito de voto aos analfabetos e aos militares de baixa patente. Previa-se também a legalização do Partido Comunista Brasileiro.
Reforma urbana: entendida como conjunto de medidas do Estado, "visando à justa utilização do solo urbano, à ordenação e ao equipamento das aglomerações urbanas e ao fornecimento de habitação condigna a todas as famílias". O projeto foi elaborado principalmente por urbanista ligados ao IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil).
Reforma bancária: com o objetivo de ampliar o acesso ao crédito pelos produtores.

O comício do dia 13 de março de 1964, denominado Comício da Central ou Comício das Reformas, foi determinante para o golpe civil-militar. Os conservadores acreditavam que João Goulart possuía tendências comunistas. Aposição do Brasil na América Latina e sua importância para a geopolítica dos EUA produzia um grande temos de favorecimento e facilitação do crescimento da ideologia comunista.



ATIVIDADES

1- As propostas de reformas encabeçadas por João Goulart provocaram a oposição dos setores dominantes do país, dos segmentos das classes médias e de uma parte dos oficiais das Forças Armadas. Nos primeiros meses de 1964, Jango mobilizou as massas para conquistar apoio e força popular. As reformas propostas por ele tinham como objetivo a implementação das reformas agrária, fiscal, administrativa, educacional, eleitoral e a extensão do direito de voto às pessoas analfabetas e aos militares de baixo escalão, como soldados, marinheiros e cabos.

Quais eram as críticas e acusações que as elites faziam a João Goulart?

2- O que é parlamentarismo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário