terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Geografia - 1º EM - Recuperação do 2º Bimestre

 

ROTEIRO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO

2º e 3º BIMESTRE

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 07/12/2020 Data de entrega: 14/12/2020



 

COM BASE NO MAPA RESPONDA AS PERGUNTAS:

O nosso país tem como comando o socialismo ou capitalismo?

Qual e o principal país do capitalismo?

Qual o principal país do Socialismo?

Qual centro secundário do capitalismo?

Geografia - 9º ano B - Recuperação do 2º Bimestre

 

ROTEIRO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO

2º BIMESTRE

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 07/12/2020 Data de entrega: 14/12/2020

 

Ocidente X Oriente

 

Oriente e Ocidente

Linha vertical imaginária que divide o planeta entre Oriente e Ocidente, o meridiano de Greenwich foi estabelecido através de um acordo mundial realizado em 1884 na cidade de Washington, nos Estados Unidos.

Acesse o link e responda as perguntas abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=0R2EwgxiB5s

 

O que é OTAN e quando surgiu?

O que foi o Pacto de Varsóvia?

Em qual continente estavam concentrados os países neutros?

 

Geografia - 8º ano A - Recuperação do 2º Bimestre.

 

ROTEIRO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO

2º BIMESTRE

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 07/12/2020 Data de entrega: 14/12/2020

 

ENERGIAS RENOVÁVEIS



MATRIZ ENERGÉTICA

O mundo possui uma matriz energética composta, principalmente, por fontes não renováveis, como o carvão, petróleo e gás natural. 

Fontes renováveis como solar, eólica e geotérmica, por exemplo, juntas correspondem a apenas 1,60% da matriz energética mundial, assinaladas como “Outros” no gráfico. Somando à participação da energia hidráulica e da biomassa, as renováveis totalizam 14%.

A matriz energética do Brasil é muito diferente da mundial. Por aqui, apesar do consumo de energia de fontes não renováveis ser maior do que o de renováveis, usamos mais fontes renováveis que no resto do mundo. Somando lenha e carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana e outras renováveis, nossas renováveis totalizam 42,9%, quase metade da nossa matriz energética. 

Vamos comparar o consumo de energia proveniente de fontes renováveis e não renováveis no Brasil e no mundo?

Percebemos pelo gráfico que a matriz energética brasileira é mais renovável do que a mundial.

Essa característica da nossa matriz é muito importante. As fontes não renováveis de energia são as maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa (GEE). Como consumimos mais energia das fontes renováveis que em outros países, dividindo a emissão de gases de efeito estufa pelo número total de habitantes no Brasil, veremos que nosso país emite menos GEE por habitante que a maioria dos outros países. Você pode aprender mais sobre esse assunto em Energia e Aquecimento Global.

MATRIZ ELÉTRICA

Como já vimos no início desse texto, a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica em um país, estado ou no mundo. Precisamos da energia elétrica, por exemplo, para assistir televisão, ouvir músicas no rádio, acender a luz, ligar nossa geladeira, carregar nosso celular, entre tantas outras coisas.

A geração de energia elétrica no mundo é baseada, principalmente, em combustíveis fósseis como carvão, óleo e gás natural, em termelétricas. Vamos conhecer a matriz elétrica mundial?  

matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável do que a energética, isso porque grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas. A energia eólica também vem crescendo bastante, contribuindo para que a nossa matriz elétrica continue sendo, em sua maior parte, renovável.

Vamos comparar a utilização de fontes renováveis e não renováveis para a geração de energia elétrica no Brasil e no mundo?

Aprendemos com o gráfico que a matriz elétrica brasileira é baseada em fontes renováveis de energia, ao contrário da matriz elétrica mundial. Isso é ótimo para o Brasil, pois além de possuírem menores custos de operação, as usinas que geram energia a partir de fontes renováveis em geral emitem bem menos gases de estufa.

 

Observe a composição da matriz energética brasileira. Procure identificar a importância das fontes utilizadas e suas perspectivas futuras, tanto na matriz energética em geral como em relação à geração de energia elétrica, especificamente. Escreva um texto com 15 linhas que discuta quais custos ambientais e sociais essas opções podem provocar, conforme sua opinião.   

Geografia - 7º ano A - Recuperação do 2º Bimestre

 

ROTEIRO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO

2º BIMESTRE

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 07/12/2020 Data de entrega: 14/12/2020

 

Linguagens gráficas na geografia.

Analise o mapa:




 

Este mapa apresenta os biomas do território brasileiro:

De acordo com seus conhecimentos quais biomas atingem sua região?

Qual tipo de bioma que se concentra na sua região?

Qual são o maior e o menor bioma do território brasileiro? 

 

Qual é a cidade com maior número de infectados?

De acordo com a tabela qual é o total da região do ABC?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Geografia - 6º ano B - Recuperação 2° Bimestre

                                                ROTEIRO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO

2º BIMESTRE

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

             Respeite os prazos: Data de envio: 07/12/2020 Data de entrega: 14/12/2020

 

                                              TRANSFORMAÇÃO DAS PAISAGENS NATURAIS E ANTRÓPICOS










INGLÊS - 3º ANO EM

 

ATIVIDADE 1 – INGLÊS 3º ANO

LEIA O TEXTO, OBSERVANDO A ESTRUTURA, COMO ELE ESTÁ ORGANIZADO, PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES. COPIE AS QUESTÕES E AS RESPONDA EM SEU CADERNO.

ANOTAR NO CADERNO AS SEGUINTES PALAVRAS:

WORK = TRABALHO

WRITER = ESCRITOR

GRADUATION = FORMAÇÃO ESCOLAR

FURTHER = FUTURAMENTE

BUSINESS = NEGÓCIO

PRODUCT LAUNCHES = LANÇAMENTOS DE PRODUTOS


1.      1. O TEXTO ACIMA, COMO ESTÁ ORGANIZADO, APRESENTA ELEMENTOS DE, MARQUE UM (X) NA ALTERNATIVA CORRETA

 

A)      CARTA DE APRESENTAÇÃO PARA PROCURA DE UM EMPREGO, NA QUAL O CANDIDATO A UMA VAGA DE EMPREGO APRESENTA SUAS QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS E SUA GRADUÇÃO. (    )

 

B)      CARTA A UM AMIGO, NA QUAL O REMETENTE RELATA OS LUGARES ONDE TRABALHOU E OS CURSOS QUE REALIZOU. (    )

 

2.      2.  NO TRECHO “I HOLD A DEGREE IN JOURNALISM.” A TRADUÇÃO CORRRETA PARA ESTA FRASE É

A)      EU SOU FORMADO EM JORNALISMO.

B)      EU TRABALHO COM JORNALISMO.

 

3.      3.  NO TRECHO “ DURING MY GRADUATION IN 2012, I HAD THE OPPORTUNITY T0  WORK IN A BIG COMMUNICATION COMPANY AS WRITER.” MARQUE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA A TRADUÇÃO DESTA FRASE.

 

A)      DURANTE MINHA FORMAÇÃO EM 2012, I NÃO TRABALHEI COM COMUNICAÇÃO, MAS ESPERO PODER APRENDER SOBRE ESTA FUNÇÃO TRABALHANDO NUMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO. (   )

 

B)      DURANTE MINHA FORMAÇÃO EM 2012, EU TIVE A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR EM UMA GRANDE COMPANHIA DE COMUNICAÇÃO COMO ESCRITOR.

(   )



Revendo conceitos de Biologia

 Caros alunos,


Segue uma revisão de conceitos sobre conteúdos basicos da biologia: Citologia e divisão celular.



https://share.icloud.com/photos/0kVaBafQXAHW2K7N6rOoizixw


Solicito visualize o video e descreva em seu caderno um mapa de conceito sobre o conteúdo citado.

O mapa deverá ser postado no grupo da sala para avaliação do professor para comprovação de revisão de conteúdos para a turma.


Obrigado

Valdeir Bitencourt

Projeto de Vida 8º Ano B - Vamos mudar o mundo?

 8º ANO B - PROJETO DE VIDA

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: VAMOS MUDAR O MUNDO?

ATIVIDADE 1

Assistir a aula do dia 02/12 do CMSP


ATIVIDADE 2

Responda todas as questões do chat e realize todas as atividades sugeridas durante a aula

ATIVIDADE 3

Realize uma pesquisa sobre Desigualdades Sociais no Brasil e suas implicações 

INGLÊS - 2º ANO EM

 

ATIVIDADE 1 – INGLÊS 2º ANO EM

COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO

LEIA O TEXTO



1.      1. O GÊNERO TEXTUAL DO TEXTO ACIMA É

A)      CARTAZ DE EVENTOS

B)      TIRINHA

C)      CHARGE

D)      PROPAGANDA

 

2.       2.A TRADUÇÃO CORRETA PARA A FALA DO HOMEM ESTÁ NA ALTERNATIVA

A)      “O QUE VOCÊ APRENDE NA ESCOLA?”

B)      “ENTÃO O QUE VOCÊ APRENDEU NO SEU PRIMEIRO DIA DE ESCOLA?”

C)      “VOCÊ IRÁ A ESCOLA AMANHÃ?”

D)      “ENTÃO COMO FOI SEU PRIMEIRO DIA NA ESCOLA?”

 

3.   3.    O MENINO EXPRESSA UM DESAPONTAMENTO POIS

A)      ELE RESPONDE QUE NÃO APRENDEU NADA, POIS TERÁ QUE IR À ESCOLA NO DIA SEGUINTE.

B)      ELE NÃO ENTENDE A PERGUNTA DO PAI, POR ISSO FICA DESAPONTADO.

C)      ELE RESPONDE QUE NÃO GOSTA DE FALTAR ÀS AULAS.

D)      ELE REPONDE QUE NÃO HOUVE PARA SUA TURMA.

 

4.     4.  NA FALA DO PAI HÁ A PALAVRA “APRENDER”, QUE ESTÁ CORRETAMENTE TRADUZIDA NA ALTERNATIVA

A)      SCHOOL

B)      WHAT

C)      FIRST

D)      LEARN

 

5.      5. NA FALA DO MENINO HÁ A PALVRA “AMANHÔ, QUE ESTÁ CORRRETAMENTE TRADUZIDA NA ALTERNATIVA

A)      ENOUGH

B)      HAVE

C)      BACK

D)      TOMORROW

Projeto de Vida 7º Ano B - Um grupo que estuda junto compartilha saberes!

7º ANO B - PROJETO DE VIDA

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: UM GRUPO QUE ESTUDA JUNTO COMPARTILHA SABERES!

ATIVIDADE 1  

Assista a aula do dia 02/12 do CMSP


ATIVIDADE 2

Responda as questões do chat e realize as atividades sugeridas durante a aula

ATIVIDADE 3

Use e abuse de sua criatividade e crie um post com uma frase sobre TRABALHO EM EQUIPE como no exemplo abaixo:




INGLÊS - 1º ANO EM

 ATIVIDADE - INGLÊS 1 EM

ESTA ATIVIDADE ESTÁ EM PDF E FOI COMPARTILHADA TAMBÉM EM WORD PELO GRUPO DE SUA TURMA.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

Projeto de Vida 6º Ano A - Somos todos iguais? Respeito é bom e nós gostamos!

6º ANO A - PROJETO DE VIDA

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: SOMOS TODOS IGUAIS? RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS!

 ATIVIDADE 1

Assista a aula do dia 02/12 do CMSP


ATIVIDADE 2

Responda todas as questões do chat 

ATIVIDADE 3

Escreva um pequeno texto sobre o que você aprendeu durante o ano na disciplina de Projeto de Vida

ATIVIDADE 4

Fotografe as atividades desenvolvidas e envie pelo whatsapp

Ciências 9º Ano A e 9º Ano B - Reencontrando Mendel

9º ANO A  e 9º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: REENCONTRANDO MENDEL (ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO)

ATIVIDADE 1

Assista a aula do dia 07/12 do CMSP


ATIVIDADE 2

Responda todas as questões do chat da aula acima

ATIVIDADE 3

Realize uma pesquisa sobre Mitose e Meiose

ATIVIDADE 4

Fotografe as atividade realizadas e envie pelo whatsapp

 

INGLÊS 1º ANO EM

 ATIVIDADE 1 - INGLÊS 1º ANO EM


COPIAR E RESPONDER NO CADERNO A QUESTÃO 1.

1.       1. DESCREVA EM PORTUGUÊS OU INGLÊS OS  OBJETOS TECNOLÓGICOS OU MOMENTOS HISTÓRICOS QUE VOCÊ NUNCA IMAGINOU QUE UM DIA SERIA POSSÍVEL EXISTIR OU ACONTECER.

 

RESPOSTA PESSOAL ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2.        NESTA ATIVIDADE VOCÊ APENAS REALIZARÁ A LEITURA DO TEXTO ABAIXO, E PODERÁ BUSCAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO NA WEB.

 

Hanna-Barbera

The Jetsons (em português Os Jetsons) é uma série animada de televisão produzida pela Hanna-Barbera, exibida originalmente entre 1962 e 1963.

 

OS JETSONS – DESENHO ANIMADO

Lançado em 1962 e relançado com novos episódios em 1985, o clássico desenho animado "Os Jetsons" mostrava como seria a vida de uma família no futuro, com tudo que as modernidades do século 21 poderiam trazer. Bem, ainda falta um tanto até chegarmos a época retratada no desenho, mas muita coisa comum na rotina dos Jetsons já virou realidade em 2020.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/05/04/11-previsoes-que-os-jetsons-acertaram-sobre-a-tecnologia-no-seculo-21.htm?cmpid=copiaecola



Ciências 8º Ano B - Interação do sistema nervoso com o sistema endócrino

8º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: INTERAÇÃO DO SITEMA NERVOS COM O SISTEMA ENDÓCRINO (recuperação)

ATIVIDADE 1

Assistir a aula do dia 07/12 do CMSP


 ATIVIDADE 2

Responder as questões do chat e realizar as atividades sugeridas durante a aula acima

ATIVIDADE 3

Realize uma pesquisa sobre as Glândulas existentes no organismo humano e suas funções

ATIVIDADE 4

Fotografe as atividades e envie pelo whatsapp

Ciências 7º Ano B - Ecossistemas brasileiros

 7º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: ECOSSISTEMAS BRASILEIROS (ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO)

ATIVIDADE 1

Assistir a aula do dia 07/12 do CMSP

ATIVIDADE 2

Responder todas as questões do chat e realizar as atividades sugeridas durante a aula

ATIVIDADE 3

Realize uma pesquisa sobre o bioma "Mata Atlântica"

ATIVIDADE 4

Fotografe as atividades desenvolvidas e envie pelo whatsapp


Ciências 6º Ano A - Células

6º ANO A - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: CÉLULAS (ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO)

ATIVIDADE 1 

Assistir a aula do dia 04/12 do CMSP


ATIVIDADE 2

Responda todas as questões do chat

ATIVIDADE 3

Realize uma pesquisa na internet ou livro didático sobre as Organelas Celulares e suas funções

ATIVIDADE 4

Fotografe as atividades desenvolvidas e envie pelo whatsapp