segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Biologia

TURMA: 3ª Série A

PROFESSOROR: Valdeir Bitencourt Marques de Oliveira

CONTEÚDO: Revendo conteúdo sobre Classificação das Espécies.

 

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) BLOGG

Período: (14/12 a 18/12)

 

Horas/ aulas: 02 aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Definir conceitos de categorias taxonômicas entre as espécies.

 

HABILIDADES: Identificar as espécies constante em nosso meio .

 

ATIVIDADES: Roteiro de pesquisa; Roteiro de Atividades:

1 - Construir um relatório com espécies viventes em grandes centros urbanos (animal e vegetal).

2 - Elaborar uma tabela constando nome popular e científico de cada espécie relacionada;

 3 - Pesquisar as categorias taxonômicas de cada espécie:

    Reino filo classe ordem família gênero e espécie.

    Fotos ou imagens das espécies identificadas.

  Obs.: Cinco espécies de animais e cinco espécies de vegetais.

 

AVALIAÇÃO: Participação do aluno, respondendo no caderno e registrando com foto/arquivo enviados via WhatsApp.

REVISAO DE CONTEUDOS

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Biologia

TURMA: 1º TERMO EJA

PROFESSOROR: Valdeir Bitencourt Marques de Oliveira

CONTEÚDO: Revendo conteúdo sobre manutenção da vida, fluxos de energia e matéria.

 

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) BLOGG

Período: (14/12 A 18/12)

 

Horas/ aulas: 02 aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Manutenção da vida, fluxos de energia e matéria:

• Cadeia e teia alimentares

• Níveis tróficos

•Ciclos biogeoquímicos

HABILIDADES: Descrever as relações alimentares que se estabelecem entre os seres vivos que participam de cadeias e teias alimentares.

 

ATIVIDADES: Roteiro de pesquisa; Video do conteúdo: https://youtu.be/jQfv4-choKs?t=7

Atividade de registro:

O que é equilíbrio dinâmico das populações?

Quais são os fatores que regulam o tamanho populacional?

O que contribui para o equilíbrio do ecossistema?

Quais fatores influenciam no aumento e na diminuição de uma população?

 

Para que serve a dinâmica populacional?

 

AVALIAÇÃO: Participação do aluno, respondendo no caderno e registrando com foto/arquivo enviados via WhatsApp.

REVISÃO DE CONTEUDOS

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Biologia

TURMA: 2º termo EJA

PROFESSOROR: Valdeir Bitencourt Marques de Oliveira

CONTEÚDO:    Citologia – Revisão de Conteúdo – Células e suas divisões

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) BLOGG

Período: (14/12 – 18/12)

 

Horas/ aulas: 02 aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Organização celular como característica fundamental de todas as formas vivas; Crescendo e dividindo para restaurar e ou proliferar

 

HABILIDADES: Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes.

ATIVIDADES: Assistir vídeo aula de revisão de Conteúdo: https://share.icloud.com/photos/0bCXYBqTYmvwKDCtjsXE40kkQ, Pesquisa; Atividade de registro;

QUESTÕES:

1) Imagine que você está examinando três tipos de células ao microscópio eletrônico: uma bactéria, uma célula da folha de uma planta e uma célula do fígado de um animal.

Que características permitiriam que você identificasse cada um desses três tipos de célula?

RESPOSTA:

2) Como o estudo das células pode nos ajudar a prevenir e combater doenças?

RESPOSTA:

3) Como a membrana plasmática colabora para manter constante a composição da célula?

RESPOSTA:

 

4) Transcreva a mensagem TAGGTACCTGCTTAACGTAGTC do código do DNA para o código do RNA.

RESPOSTA:

5) Um dos animais mais famosos de todos os tempos é a ovelha Dolly, que foi obtida em um processo conhecido como clonagem reprodutiva, no qual é realizada a fusão de duas células. Um estudante quis saber se essa ovelha tinha pai. Responda ao estudante explicando, com suas palavras, como a ovelha Dolly foi gerada.

RESPOSTA:

6) Em nosso corpo encontramos dois tipos de células: células diplóides e células haploides. O termo diplo significa duplo e o termo haplo significa metade. Sabendo disso, responda: qual é a principal diferença entre células diploides e haploides?

RESPOSTA:

7) Diferencie os processos de divisão de células eucariotas, mitose e meiose, relativamente ao número de cromossomos em cada célula no final do processo e à ocorrência nos organismos.

RESPOSTA:

 

AVALIAÇÃO: Participação do aluno, respondendo no caderno e registrando com foto/arquivo enviados via grupo de WhatsApp.