Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte Portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a história política brasileira.
Objetivo:
Iremos refletir sobre as relações sociais e políticas a partir do processo da transferência da Corte e da Família Real Portuguesa para o Brasil, também conhecido como Período Joanino (1808-1821).
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
A Chegada da Família Real no Brasil
Chegada da Família Real Portuguesa no Brasil
No ano de 1808, a Família Real e a Corte Portuguesa, temendo a invasão das tropas de Napoleão, viram-se pressionadas a se deslocar para uma de suas colônias, neste caso, o local escolhido foi o Brasil.
Por ser uma medida emergencial, não houve o planejamento esperado, tendo em vista o transporte de cerca de 15 mil pessoas para a cidade do Rio de Janeiro.
Sendo assim, ocorreu uma decisão política que surpreendeu os colonos, em que cerca de 10 mil casas foram demarcadas, com as iniciais "PR" (Príncipe Regente), para uso dos portugueses recém-chegados.
Notoriamente, a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil implicou "contentamento" e "descontentamentos". Tal afirmação está relacionada, em parte, à distribuição de cargos e privilégios para aristocratas portugueses, deixando de lado as elites locais, bem como a imposição de uma política de aumento de impostos para manter financeiramente a Corte.
ATIVIDADES
Análise de documentos
Carta Régia de 28 de janeiro de 1808
"Abre os portos do Brazil ao comércio directo estrangeiro com excepção dos generos estancados."
"(...) Que sejam admissíveis nas Alfandegas do Brazil todos e quaisquer generos, fazendas e mercadorias transportados, ou em navios estrangeiros das Potencias, que se conservam em paz e harmonia com a minha Real côroa, ou em navios dos meus vassalos, pagando por entrada vinte e quatro por cento (...)".
Carta de Lei de 16 de dezembro de 1815
"Eleva o Estado do Brasil á graduação e categoria de Reino". "I. Que desde a publicação desta Carta de Lei o Estado do Brazil seja elevado a dignidade, preeminência e denominação de - Reino do Brazil. II. Que os meus Reinos de Portugal, Algarves e Brazil formem d'ora em diante um só e unico Reino debaixo do tirulo - Reino de Portugal e Brazil e Algarves. III. Que aos titulos inherentes a Coroa de Portugal, e de que até agora hei feito uso, se substitua em todos os diplomas, cartas de leis, alvarás, provisões e actos publicos o novo titulo de Principe Regente do Reino Unido de Portugal e Brazil e Algarves, d"aquem e d'alem mar, em Africa de Guiné e da Conquista, Navegação e Commercio da Ethiopia, Arabia Persia, e da India etc."
1- Quais foram as mudanças causadas pelas duas Cartas Régias?
2- As mudanças promovidas com a vinda da Família Real para o Brasil visavam ao desenvolvimento local para a população em geral?
Pesquisesobre as manchetes de jornais durante o Período Joanino no Brasil e suas principais consequências.
Nome:_____________________________________ Nº ___ 8º___
Data __/__/__
Parte I – Aula do CMSP – EU, MINHA COMUNIDADE E A
ESCOLA
·Você sabe o que
é uma comunidade?
·Pesquise a
definição de comunidade?
·Preencha o
quadro abaixo com os tipos de serviços que a sua comunidade oferece, quer sejam
públicos ou privados descrevendo as fragilidades e potencialidades ali
existentes.
QUE BOM QUE MNHA COMUNIDADE...
QUE PENA QUE MINHA COMUNIDADE...
SERIA BOM SE NA MINHA COMUNIDADE...
·Você conhece a história
da sua cidade?
·Sabe o ano que
sua escola foi inaugurada e se o nome homenageia alguma personalidade
importante?
ATIVIDADE 1 -
Converse com algum familiar que tenha estudado no Diógenes a muito tempo atrás.
Pergunte em qual ano começou e em qual ano terminou. Se mudou muito, se as
pessoas que trabalham são as mesmas.
ATIVIDADE 2 – Crie um panfleto conscientizando
sobre a importância do uso de álcool em gel e do uso de mascaras em locais
públicos. Se preferir, aproveite o panfleto para indicar os serviços que estão
defasados na sua comunidade e outros que deveriam existir quando o assunto é
saúde.
Nome:_______________________ Nº ___
8º___ Data __/__/__
Parte I – Lutas pelo mundo – JUDÔ
1)Pesquise sobre a
graduação no judô (Pega a faixa “OBI”). Quais as cores e sequencia?
2)Pesquise sobre as pontuações no judô. Como são
registrados em um combate.
Parte II – Aula no CMSP – Lutas pelo mundo - JUDÔ
ØRegistrar a aula do centro de mídias no caderno;
ØResponder as
perguntas da aula no caderno;
ØParticipar da
prática e descrever a experiência.
Atividades
sobre a aula
1)O mestre Jigoro Kano, idealizador do código moral
baseado em oito princípios básicos, teve como propósito o fortalecimento ao
caráter filosófico dos praticantes do Judô. Defina:
a.Cortesia
b.Coragem
c.Honestidade
d.Honra
e.Modéstia
f.Respeito
g.Autocontrole
h.Amizade
2)O que o Judô tenta nos ensinar tendo como base
esses princípios?