sexta-feira, 26 de junho de 2020

História 8º Ano EF - Os processos de independência nas Américas II

Aula exibida no CMSP - 24/06/2020




Habilidade:

  • Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte Portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a história política brasileira.
Objetivo:

  • Iremos refletir sobre as relações sociais e políticas a partir do processo da transferência da Corte e da Família Real Portuguesa para o Brasil, também conhecido como Período Joanino (1808-1821).

Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas


A Chegada da Família Real no Brasil


Chegada da Família Real Portuguesa no Brasil

No ano de 1808, a Família Real e a Corte Portuguesa, temendo a invasão das tropas de Napoleão, viram-se pressionadas a se deslocar para uma de suas colônias, neste caso, o local escolhido foi o Brasil.

Por ser uma medida emergencial, não houve o planejamento esperado, tendo em vista o transporte de cerca de 15 mil pessoas para a cidade do Rio de Janeiro.

Sendo assim, ocorreu uma decisão política que surpreendeu os colonos, em que cerca de 10 mil casas foram demarcadas, com as iniciais "PR" (Príncipe Regente), para uso dos portugueses recém-chegados.

Notoriamente, a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil implicou "contentamento" e "descontentamentos".

Tal afirmação está relacionada, em parte, à distribuição de cargos e privilégios para aristocratas portugueses, deixando de lado as elites locais, bem como a imposição de uma política de aumento de impostos para manter financeiramente a Corte.

ATIVIDADES

Análise de documentos

Carta Régia de 28 de janeiro de 1808
"Abre os portos do Brazil ao comércio directo estrangeiro com excepção dos generos estancados."
"(...) Que sejam admissíveis nas Alfandegas do Brazil todos e quaisquer generos, fazendas e mercadorias transportados, ou em navios estrangeiros das Potencias, que se conservam em paz e harmonia com a minha Real côroa, ou em navios dos meus vassalos, pagando por entrada vinte e quatro por cento (...)".
Carta de Lei de 16 de dezembro de 1815
"Eleva o Estado do Brasil á graduação e categoria de Reino". "I. Que desde a publicação desta Carta de Lei o Estado do Brazil seja elevado a dignidade, preeminência e denominação de - Reino do Brazil. II. Que os meus Reinos de Portugal, Algarves e Brazil formem d'ora em diante um só e unico Reino debaixo do tirulo - Reino de Portugal e Brazil e Algarves. III. Que aos titulos inherentes a Coroa de Portugal, e de que até agora hei feito uso, se substitua em todos os diplomas, cartas de leis, alvarás, provisões e actos publicos o novo titulo de Principe Regente do Reino Unido de Portugal e Brazil e Algarves, d"aquem e d'alem mar, em Africa de Guiné e da Conquista, Navegação e Commercio da Ethiopia, Arabia Persia, e da India etc."

1- Quais foram as mudanças causadas pelas duas Cartas Régias?

2- As mudanças promovidas com a vinda da Família Real para o Brasil visavam ao desenvolvimento local para a população em geral?

Pesquise sobre as manchetes de jornais durante o Período Joanino no Brasil e suas principais consequências.


Educação Física 3º Ano EM - Street dance

ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA       Professor: Bruno Domingues
 ATENÇÃO
  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
  Respeite os prazos
  Duvidas? Não deixe de perguntar
  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com
Nome:_____________________ Nº ___ 3ª___ Data __/__/__
 Parte I – STREET DANCE

·         (CADERNO DO ALUNO - página 128)
·         ATIVIDADE 2 – VAMOS APRENDER MAIS SOBRE O STREET DANCE
    1) Realizar a pesquisa da página 128 e complete o quadro       

DANÇAS
Características (individual ou coletivo, nome dos principais passos).
Caracterização dos figurinos, etc...
LOCKING


POPPING


FREESTYLE


BREAKING


HOUSE DANCE


KRUMP


FUNK


·         ATIVIDADE 3 – CRIAR E RECRIAR (prática)
·         Atividade - construir uma coreografia com as características do street dance (pode usar tik tok). Descreva a experiência.

Parte II – Aula no CMSP – NÃO TEREMOS ESSA SEMANA

Biologia 3º Ano EM - Reconhecendo o reino vegetal/Características dos reinos fungi e plantae

Disciplina: BIOLOGIA       Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO
  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
  Respeite os prazos
  Duvidas? Não deixe de perguntar
  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:_____________________ Nº ___ 3º___ Data __/__/__
Parte I – RECONHECENDO O REINO VEGETAL
·         Página 46 do caderno do aluno 2º bimestre
·         Observe as imagens. Responda as questões de 1 a 4 (pág. 47) do caderno do aluno no seu caderno.
Parte II – Aula no CMSP- CARACTERÍSTICAS DOS REINOS FUNGI E PLANTAE (23/06) 


1) Quais os exemplos de fungos bons para o consumo humano e quais os fungos prejudiciais que podem e causam doenças?
2) Qual a origem das plantas? Construa uma árvore filogenética da evolução das plantas.
3) Quais as características das:
- BRIÓFITAS
- PTERIDÓFITAS
- GIMNOSPERMAS
- ANGIOSPERMAS

Projeto de Vida - 9º ano B - Árvore genealógica

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: PROJETO DE VIDA         Professor: Bruno Domingues

 

ATENÇÃO

ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

ü  Respeite os prazos

ü  Duvidas? Não deixe de perguntar

ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

 

Nome:_____________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__

 

Parte l – ÁRVORE GENEALÓGICA



·         Você sabe o que é árvore genealógica?

·         Pesquise a definição de árvore genealógica.

·         Construa a sua árvore genealógica com as pessoas que você mais convive (familiares, amigos vizinhos).

 

 

·         Será que existem pessoas em idade escolar que não estão frequentando a escola?

·         Todos terminaram o ensino médio?

·         Qual o impacto do ensino médio na carreira profissional das pessoas?

·         Quais pessoas concluíram o fundamental 1, fundamental 2 e ensino médio?


Educação Física - 9º ano B - Lutas pelo mundo

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues

 

ATENÇÃO

ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

ü  Respeite os prazos

ü  Duvidas? Não deixe de perguntar

ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

Nome:______________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__

 Parte I – Lutas do mundo

1)    Você já ouviu a expressão “OSS”? Pesquise o seu significado.

2)    Sobre o caratê.

a.    Caratê ou Karate. Qual a diferença? E o que significa?

b.    Quais técnicas são usadas?

c.    Como são feitas as bases e movimentações?

d.    Como são registradas as pontuações?

 

Parte II – Aula no CMSP – Lutas do mundo: Uma forma segura


Ø  Registrar a aula do centro de mídias no caderno;

Ø  Responder as perguntas da aula no caderno;

Ø  Participar (Se houver a prática) e descrever a experiência.

1)    Quais os equipamentos são necessários para a prática de lutas?

2)    Homens e mulheres podem praticar qualquer modalidade?

3)    Pesquise a origem do:

a.    Caratê

b.    Boxe

c.    Muay thai


Projeto de Vida - 8º ano A - Eu, minha comunidade e a escola

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: PROJETO DE VIDA         Professor: Bruno Domingues

 

ATENÇÃO

ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

ü  Respeite os prazos

ü  Duvidas? Não deixe de perguntar

ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

 

Nome:_____________________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

 

Parte I – Aula do CMSP – EU, MINHA COMUNIDADE E A ESCOLA


·         Você sabe o que é uma comunidade?

·         Pesquise a definição de comunidade?

·         Preencha o quadro abaixo com os tipos de serviços que a sua comunidade oferece, quer sejam públicos ou privados descrevendo as fragilidades e potencialidades ali existentes.

QUE BOM QUE MNHA COMUNIDADE...

QUE PENA QUE MINHA COMUNIDADE...

SERIA BOM SE NA MINHA COMUNIDADE...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         Você conhece a história da sua cidade?

·         Sabe o ano que sua escola foi inaugurada e se o nome homenageia alguma personalidade importante?

 

ATIVIDADE 1  - Converse com algum familiar que tenha estudado no Diógenes a muito tempo atrás. Pergunte em qual ano começou e em qual ano terminou. Se mudou muito, se as pessoas que trabalham são as mesmas.   

 

ATIVIDADE 2 – Crie um panfleto conscientizando sobre a importância do uso de álcool em gel e do uso de mascaras em locais públicos. Se preferir, aproveite o panfleto para indicar os serviços que estão defasados na sua comunidade e outros que deveriam existir quando o assunto é saúde.


Educação Física - 8° ano B - Lutas pelo mundo: Judô

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues

 

ATENÇÃO

ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

ü  Respeite os prazos

ü  Duvidas? Não deixe de perguntar

ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

 

Nome:_______________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__

 Parte I – Lutas pelo mundo – JUDÔ

1)    Pesquise sobre a graduação no judô (Pega a faixa “OBI”). Quais as cores e sequencia?

2)     Pesquise sobre as pontuações no judô. Como são registrados em um combate.

Parte II – Aula no CMSP – Lutas pelo mundo - JUDÔ


Ø  Registrar a aula do centro de mídias no caderno;

Ø  Responder as perguntas da aula no caderno;

Ø  Participar da prática e descrever a experiência.

Atividades sobre a aula

1)   O mestre Jigoro Kano, idealizador do código moral baseado em oito princípios básicos, teve como propósito o fortalecimento ao caráter filosófico dos praticantes do Judô. Defina:

a.    Cortesia

b.    Coragem

c.    Honestidade

d.    Honra

e.    Modéstia

f.     Respeito

g.    Autocontrole

h.    Amizade

2)   O que o Judô tenta nos ensinar tendo como base esses princípios?

3)   Quais os movimentos básicos nage-waza?

4)   O que é Ukemi?


Educação Física - 7º ano A e B - Ampliando os conhecimentos sobre dança

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues

 

ATENÇÃO

ü  Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

ü  Respeite os prazos

ü  Duvidas? Não deixe de perguntar

ü  Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h) ou e-mail brunodoliver@hotmail.com

 

Nome:_____________________________________ Nº ___ 7º___ Data __/__/__

 Parte I – AMPLIANDO O CONHECIMENTO SOBRE AS DANÇAS URBANAS

1)    Pesquise as danças e complete o quadro

DANÇAS

Características (individual ou coletivo, nome dos principais passos).

Caracterização dos figurinos, etc...

LOCKING

 

 

POPPING

 

 

FREESTYLE

 

 

BREAKING

 

 

HOUSE DANCE

 

 

KRUMP

 

 

FUNK

 

 

2)    Crie e uns passos de dança (hip hop ou street). Descreva o que você criou.

 

Parte II – Aula no CMSP – DANÇAS URBANAS E SUAS FORMAS DE EXPRESSÃO



 (25/06)

Ø  Registrar a aula do centro de mídias no caderno;

Ø  Responder as perguntas da aula no caderno;

Ø  Participar das práticas e descrever a experiência.

Atividades

1)    O que é rap?

2)    O que é BPM na música? Qual a sua influencia na dança?

3)    O que é ritmo?

4)    Defina:

a.    Espaço na dança

b.    Tempo na dança

c.    Gestos na dança