sexta-feira, 26 de junho de 2020

História 2º Ano EM - A Colonização na América

Aula exibida no CMSP - 22/06/2020



Habilidades:  
  • Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.

Objetivos:
  • Apresentar os tipos de colonização praticados pelas monarquias europeias na América, e suas características.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Carta de Pero Vaz de Caminha (trecho 1)
Mostraram-lhes uma galinha; quase tiveram medo dela, e não lhe queriam pôr a mão. Depois lhe pegaram, mas como espantados. Deram-lhes ali de comer: pão e peixe cozido, confeitos, fartéis, mel, figos passados. Não quiseram comer daquilo quase nada; e se provavam alguma coisa, logo a lançavam fora. Trouxeram-lhe vinho em uma taça; mal lhe puseram na boca; não gostaram dele nada, nem quiseram mais. (...)Viu um deles umas contas de rosário, brancas; fez sinal que lhas dessem, e folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço; e depois tirou-as e meteu-as em volta do braço, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se dariam ouro por aquilo.

Carta de Pero Vaz de Caminha (trecho 2)
A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que mostrar a cara. 
Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido neles um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez. E trazem-no ali encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes põe estorvo no falar, nem no comer e beber.

Analisando os dois trechos da carta de Pero Vaz de Caminha, o que é possível perceber a respeito das primeiras impressões entre indígenas e portugueses?
a) Houve estranhamento por parte dos portugueses.
b) Houve identificação por parte dos indígenas.
c) Houve identificação por parte dor portugueses.
d) Houve estranhamento de ambas as partes. 
e) Houve identificação mútua e imediata.

Ocupação Portuguesa (1500- 1533)

Portugal:
  • Pouco interesse inicial, devido à não descoberta imediata de metais preciosos.
  • Missões expedicionárias foram enviadas de Portugal para a "Nova terra", para que fossem descobertas novas possibilidades comerciais.
  • Pau-brasil: madeira avermelhada, também utilizada para obtenção de pigmentos vermelhos para tingir tecidos.
  • Escambo: para a obtenção da madeira de pau-brasil, utilizou-se a mão de obra indígena, que cortava e armazenava a madeira em feitorias, em troca de objetos e ferramentas.

Ocupação Espanhola (1519 e 1532)

Astecas (1519): Hernán Cortés, oficial espanhol, consegue dominar o Império Asteca com uma tropa de cerca de 500 soldados, aproveitando-se do estranhamento dos indígenas e também das disputas que o próprio Império Asteca travava com outros povos dominados. Com isso, Cortez engrossava suas fileiras com cerca de 6 mil indígenas contra Montezuma, Imperador asteca.
Incas (1532): Francisco Pizarro sequestra o Imperador Atahualpa, exigindo ouro em troca da libertação. Aproveitando-se de disputas internas entre Atahualpa e seu irmão, Huáscar, Pizarro consegue apoio de muitos incas e outros povos guerreiros, e conquistam a capital Cuzco.

Economia colonial espanhola

Mita: trabalho indígena obrigatório durante quatro meses no ano. Os indígenas recebiam baixos salários, sendo parte paga em metal, parte paga em alimentos e bebidas.
Encomienda: o colono espanhol (encomiendero) tem o direito de explorar a mão de obra indígena, devendo pagar tributos à metrópole (Espanha).
Mineração: atividade econômica principal, com mão de obra indígena (mitayos), que extraía, fundia e transportava o ouro.

Ocupação Inglesa

Walter Releigh (1584): A mando da Rainha Elizabeth I, Raleigh liderou uma expedição na América do Norte, fundando a cidade de Virgínia.
Não foram encontrados metais preciosos. Os primeiros habitantes enfrentaram frio, fome, doenças e resistência dos indígenas.
Companhias de Comércio (1601):
Companhia de Londres (Sula das 13 colônias)
Companhia de Plymouth (Centro-norte das 13 colônias)
Objetivo: Lucrar com o transporte de pessoas e mercadorias.



ATIVIDADES

1- Identifique os tipos de colonização praticados na América.
Assinale 1(POVOAMENTO) ou 2 (EXPLORAÇÃO) nas afirmações a seguir:
(  ) Lucro oriundo de transporte de mercadorias;
(  ) Garantia de posse do território colonial;
(  ) Escravização dos nativos para mão de obra;
(  ) Oportunidades para os sem-terra e aventureiros;
(  ) Busca por riquezas e matérias-primas;
(  ) Escambo como forma de obter mercadorias;
(  ) Refúgio ou exílio para protestantes.

2- Preencha os dados abaixo com informações relacionadas ao processo colonizatório dos séculos XV e XVI.

Portugueses
Espanhóis
Ingleses
Territórios colonizados correspondem a quais países na atualidade.



Povos indígenas que viviam nestes territórios.



Principais recursos naturais encontrados neste território.



Religião da maior parcela dos colonizadores.



Modelo de trabalho adotado pelos colonizadores.


















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