terça-feira, 11 de agosto de 2020

Ciências 8º Ano EF A - Adolescência: Período de Mudança e Gravidez


EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR ÉDERSON SOARES RODRIGUES

8º ANO A– CIÊNCIAS

ROTEIRO DE ESTUDOS
11/08 a 19/08 – 04 aulas

CONTEÚDO:
- Adolescência: Período de Mudança e Gravidez

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:
- Reprodução e Sexualidade Humana.

HABILIDADES:
- Identificar as transformações que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para adolescência.

ATIVIDADES:
-Assistir as aulas do aplicativo CMSP.
-Interagir no grupo de WhatsApp da turma.
-Resolver exercícios e problemas.

AVALIAÇÃO:
-Interação e engajamento.
-Resolução as atividades propostas.

APRENDENDO SOBRE O ASSUNTO

Muitas pessoas acham que ao falar de sexualidade estamos falando de sexo, mas é importante entender que sexo se refere a definição dos órgão genitais, masculino ou feminino, ou também pode ser compreendido como uma relação sexual, enquanto que o conceito de sexualidade está ligado a tudo aquilo que somos capazes de sentir e expressar. Abaixo vamos conhecer o Conceito da Organização Mundial de Saúde.
Atividade 1:
Assistir a aula do dia 10/08 do CMSP.
Atividade 2:
Fazer um resumo sobre a palestra da Drª Albertina Duarte Takiufi.






Ciências 6º Ano EF B - Os Cinco Sentidos - Visão 1ª parte


EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR ÉDERSON SOARES RODRIGUES

6º ANO B– CIÊNCIAS 

ROTEIRO DE ESTUDOS
11/08 a 19/08 – 04 aulas

CONTEÚDO:
- Como Percebemos o Ambiente e Interagimos com Ele?

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:
- Os Cinco Sentidos – Visão 1 parte.

HABILIDADES:
-Explicar a importancia da visão ( captação e interpretação das imagens ) na interação dos organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correçãode diferentes defeitos da visão.

ATIVIDADES:
-Assistir as aulas do aplicativo CMSP.
-Interagir no grupo de WhatsApp da turma.
-Resolver exercícios e problemas.

AVALIAÇÃO:
-Interação e engajamento.
-Resolução as atividades propostas.

APRENDENDO SOBRE O ASSUNTO

Nesse momento perguntar para os alunos quais são os sentidos humanos. É provável que muitos citem a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato.
Atividade 1:
Assista a aula do dia 10/08 no CMSP.
Atividades 2:
Responda as questões do chat da aula acima.
Agora leiam com atenção o texto a seguir para responder as atividades relacionadas ao texto:






Ciências 7º Ano EF A - Saúde

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR ÉDERSON SOARES RODRIGUES
7º ANO A– CIÊNCIAS
 
ROTEIRO DE ESTUDOS
11/08 a 19/08 – 04 aulas

CONTEÚDO:
- Saúde: O Que É E Como Manter?

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:
- Saúde e Como Manter.
HABILIDADES:
-Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura, analise e comparaçaõ de indicadores
ATIVIDADES:
-Assistir as aulas do aplicativo CMSP.
-Interagir no grupo de WhatsApp da turma.
-Resolver exercícios e problemas.
AVALIAÇÃO:
-Interação e engajamento.
-Resolução as atividades propostas.

APRENDENDO SOBRE O ASSUNTO

É que os alunos reconheçam que saúde é muito mais do que ausencia de doenças, pois envolve não apenas a saúde física, mais o bem- estar emocional, psicológico, social, ambiental, financeiro, entre outros.
Atividade 1:
Assistir a aula do dia 10/08 do CMSP:
Atividade 2:
Responder as questões do chat da aula acima.

Envie as atividades realizadas através do Whatsapp até a data marcada.
Professor: Ederson Soares Rodrigues.


Biologia 2ª Série EM - Genética humana e Saúde


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
(Período 10 de Agosto a 17 de Agosto de 2020)

Disciplina: Biologia
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Realizar as atividades – Tema: Genética humana e Saúde - SP Faz Escola Caderno do Aluno - Volume 2.

ATIVIDADE – Aplicando o conhecimento. (pag. 58 a pag. 59)
Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

Biologia 1ª Série EM - Problemas Ambientais Contemporâneos


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio
(Período 10 de Agosto a 17 de Agosto de 2020)

Disciplina: Biologia
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Realizar as atividades – Tema: Problemas Ambientais Contemporâneos - SP Faz Escola Caderno do Aluno - Volume 2.

ATIVIDADE – Ação Cidadã. (pag. 56)
Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

Educação Física 2ª Série EM - Saúde e treinamento físico

 ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
(Período 10 de Agosto a 17 de Agosto de 2020)

Disciplina: Educação Física
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Realizar as atividades – Tema “Corpo Saúde e Beleza” - SP Faz Escola Caderno do Aluno - Volume 2

ATIVIDADE – Falando sobre saúde e treinamento físico. (pag136 a 137)
Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob

Projeto de Vida 8º Ano EF B - A sua autoimagem

 8º ANO B - PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: ROMILDA R DO AMARAL
TEMA: A SUA AUTOIMAGEM
ATIVIDADE 1 
Leia o texto abaixo:
Uma das “febres” trazidas pelas redes sociais é, sem dúvida, as chamadas selfies.
Tanto é que, em 2013, tal expressão foi eleita a palavra do ano, ganhando um espaço entre os verbetes do Dicionário Oxford. Se, a princípio, as selfies eram um fenômeno restrito ao universo adolescente e juvenil, hoje atinge a todas as faixas etárias e grupos sociais.
Apesar de, originalmente, as selfies se referirem a autorretratos nos quais o(a) “retratista” utiliza um telefone celular para capturar a imagem de si mesmo(a), sabemos que na verdade as selfies também abarcam os retratos coletivos. Um exemplo bem conhecido de selfies coletivas é o retrato que a atriz americana Ellen De Generes realizou com vários colegas atores e atrizes durante a cerimônia do Oscar 2014. Essa imagem rodou a internet, tornando-se rapidamente um meme.
Fonte: Selfie de Ellen De Generes no Oscar 2014. Disponível em: <bit.ly/oscar-selfie>. Acesso em: 9
nov. 2017.
ATIVIDADE 2
Responda as seguintes questões:
Você sabe o que é uma selfie?
Você tem costume de se autofotografar? Se sim, o faz com frequência?
Por que razão as pessoas fazem selfies?
Geralmente, quando você faz uma selfie em um evento, como uma festa ou um passeio com amigos, você registra apenas o começo desse evento ou faz fotos de todos os momentos?
Quantas selfies você já fez até hoje, aproximadamente?
Qual é a selfie de que você mais gostou? Por quê?
ATIVIDADE 3
Pesquise sobre as formas de selfies
ATIVIDADE 4
Faça uma selfie utilizando diversos cenários, vestimentas, objetos, entre outros elementos que desejarem
Dica: Estudante, leia a sugestão a seguir para que você̂ tenha uma selfie bem produzida:
a) Escolha o melhor lugar da sala de aula ou alguma dependência da escola para ser o cenário da foto. Observe a luz e todos os itens que fazem parte deste espaço. Tem algum elemento para o qual você̂ quer dar destaque?
b) Se gostar, use acessórios como chapéus, óculos de sol, cachecol, entre outros, que tenham a ver com você̂ e com seus sonhos.
c) Na verdade, o que mais vale é a criatividade e a diversão.
Importante: seja organizado(a) e respeitoso(a) quando desenvolver esta atividade

As atividades devem ser enviadas pelo whatsapp

Beijinhos
Profº Romilda

Projeto de Vida 7º Ano EF B - A sua autoimagem

7º ANO B - PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: ROMILDA R AMARAL
TEMA: A SUA AUTOIMAGEM
ATIVIDADE 1  
Leia o texto abaixo:
Uma das “febres” trazidas pelas redes sociais é, sem dúvida, as chamadas selfies.
Tanto é que, em 2013, tal expressão foi eleita a palavra do ano, ganhando um espaço entre os verbetes do Dicionário Oxford. Se, a princípio, as selfies eram um fenômeno restrito ao universo adolescente e juvenil, hoje atinge a todas as faixas etárias e grupos sociais.
Apesar de, originalmente, as selfies se referirem a autorretratos nos quais o(a) “retratista” utiliza um telefone celular para capturar a imagem de si mesmo(a), sabemos que na verdade as selfies também abarcam os retratos coletivos. Um exemplo bem conhecido de selfies coletivas é o retrato que a atriz americana Ellen De Generes realizou com vários colegas atores e atrizes durante a cerimônia do Oscar 2014. Essa imagem rodou a internet, tornando-se rapidamente um meme.
Fonte: Selfie de Ellen De Generes no Oscar 2014. Disponível em: <bit.ly/oscar-selfie>. Acesso em: 9
nov. 2017.
ATIVIDADE 2
Responda as seguintes questões:
Você sabe o que é uma selfie?
Você tem costume de se autofotografar? Se sim, o faz com frequência?
Por que razão as pessoas fazem selfies?
Geralmente, quando você faz uma selfie em um evento, como uma festa ou um passeio com amigos, você registra apenas o começo desse evento ou faz fotos de todos os momentos?
Quantas selfies você já fez até hoje, aproximadamente?
Qual é a selfie de que você mais gostou? Por quê?
ATIVIDADE 3
Pesquise sobre as formas de selfies
ATIVIDADE 4
Faça uma selfie utilizando diversos cenários, vestimentas, objetos, entre outros elementos que desejarem
Dica: Estudante, leia a sugestão a seguir para que você̂ tenha uma selfie bem produzida:
a) Escolha o melhor lugar da sala de aula ou alguma dependência da escola para ser o cenário da foto. Observe a luz e todos os itens que fazem parte deste espaço. Tem algum elemento para o qual você̂ quer dar destaque?
b) Se gostar, use acessórios como chapéus, óculos de sol, cachecol, entre outros, que tenham a ver com você̂ e com seus sonhos.
c) Na verdade, o que mais vale é a criatividade e a diversão.
Importante: seja organizado(a) e respeitoso(a) quando desenvolver esta atividade

As atividades devem ser enviadas pelo whatsapp

Beijinhos
Profº Romilda



Educação Física 1ª Série EM - Práticas alimentares


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio
(Período 10 de Agosto a 17 de Agosto de 2020)

Disciplina: Educação Física
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Realizar as atividades – Tema “Corpo Saúde e Beleza” - SP Faz Escola Caderno do Aluno - Volume 2

ATIVIDADE – Práticas alimentares. (pag. 136 a 138)

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

Projeto de Vida 6º Ano EF A - A sua autoimagem

 6º ANO A - PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: ROMILDA R AMARAL
TEMA: A SUA AUTOIMAGEM
ATIVIDADE 1  
Leia o texto abaixo:
Uma das “febres” trazidas pelas redes sociais é, sem dúvida, as chamadas selfies.
Tanto é que, em 2013, tal expressão foi eleita a palavra do ano, ganhando um espaço entre os verbetes do Dicionário Oxford. Se, a princípio, as selfies eram um fenômeno restrito ao universo adolescente e juvenil, hoje atinge a todas as faixas etárias e grupos sociais.
Apesar de, originalmente, as selfies se referirem a autorretratos nos quais o(a) “retratista” utiliza um telefone celular para capturar a imagem de si mesmo(a), sabemos que na verdade as selfies também abarcam os retratos coletivos. Um exemplo bem conhecido de selfies coletivas é o retrato que a atriz americana Ellen De Generes realizou com vários colegas atores e atrizes durante a cerimônia do Oscar 2014. Essa imagem rodou a internet, tornando-se rapidamente um meme.
Fonte: Selfie de Ellen De Generes no Oscar 2014. Disponível em: <bit.ly/oscar-selfie>. Acesso em: 9
nov. 2017.
ATIVIDADE 2
Responda as seguintes questões:
Você sabe o que é uma selfie?
Você tem costume de se autofotografar? Se sim, o faz com frequência?
Por que razão as pessoas fazem selfies?
Geralmente, quando você faz uma selfie em um evento, como uma festa ou um passeio com amigos, você registra apenas o começo desse evento ou faz fotos de todos os momentos?
Quantas selfies você já fez até hoje, aproximadamente?
Qual é a selfie de que você mais gostou? Por quê?
ATIVIDADE 3
Pesquise sobre as formas de selfies
ATIVIDADE 4
Faça uma selfie utilizando diversos cenários, vestimentas, objetos, entre outros elementos que desejarem
Dica: Estudante, leia a sugestão a seguir para que você̂ tenha uma selfie bem produzida:
a) Escolha o melhor lugar da sala de aula ou alguma dependência da escola para ser o cenário da foto. Observe a luz e todos os itens que fazem parte deste espaço. Tem algum elemento para o qual você̂ quer dar destaque?
b) Se gostar, use acessórios como chapéus, óculos de sol, cachecol, entre outros, que tenham a ver com você̂ e com seus sonhos.
c) Na verdade, o que mais vale é a criatividade e a diversão.
Importante: seja organizado(a) e respeitoso(a) quando desenvolver esta atividade

As atividades devem ser enviadas pelo whatsapp

Beijinhos
Profº Romilda




Educação Física 9º Ano EF A - Dias de paz e dias de luta!


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 9º Ano A do Ensino Fundamental II
(Período 10 de Agosto a 17 de Agosto de 2020)

Disciplina: Educação Física
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Realizar as atividades - Situação de Aprendizagem 1 - SP Faz Escola Caderno do Aluno - Volume 2/ Parte 1
Dias de paz e dias de luta!
ATIVIDADE 7 – O poder dos esportes de combate nas mídias. (pag.54)
Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

Educação Física 8º Ano EF A - JU “Suavidade” – JUTSU “Arte”


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 8º Ano A do Ensino Fundamental II
(Período 10 de Agosto a 17 de Agosto de 2020)

Disciplina: Educação Física
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Realizar as atividades - Situação de Aprendizagem 2 - SP Faz Escola Caderno do Aluno - Volume 2/ Parte 1

JU “Suavidade” – JUTSU “Arte”.

Atividade 2 – Guarda Profunda – “Deep Guard” (pag.48)
Atividade 3 – Por Baixo – “Beneath” (pag.48)
Atividade 5 – Postura – “Posture” (pag.49)


Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.



Projeto de Vida EF e EM - Reflexão - um pouco sobre mim...


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos
Ensino Fundamental II e Ensino Médio 3º Bimestre
(Período 10 de Agosto à 17 de Agosto de 2020)

Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Reflexão - Um pouco sobre mim...
a.    Nome
b.    Idade
c.    Ano escolar
d.    Matéria preferida
e.    Se eu fosse um animal...
f.     Comida preferida
g.    Música preferida
h.    Palavra preferida
i.      Esporte preferido
j.      Lugar preferido
k.    Cor preferida
l.      Eu não gosto de...
m.    Filme preferido
n.    Profissão