terça-feira, 11 de agosto de 2020

Ciências 8º Ano EF B - Gravidez na Adolescência e Métodos Contraceptivos

 8º ANO B - CIÊNCIAS
PROFESSORA ROMILDA RAMOS AMARAL
TEMA: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
ATIVIDADE 1
Assistir a aula do dia 10/08 do CMSP
ATIVIDADE 2
Fazer um resumo sobre a Palestra da Drª Albertina Duarte Takiufi
ATIVIDADE 3
A adolescência pode ser entendida como uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem diferentes transformações – corporais, psicológicas e socioafetivas. É uma fase na qual surgem muitas descobertas e dúvidas, pois inúmeras situações novas marcam a passagem da infância para a vida adulta.
Para iniciar esta atividade, leia o texto a seguir e depois responda as questões propostas. Faça o registro das suas respostas e conclusões.
Gravidez na Adolescência
Todos sabem que a adolescência é um período de crescimento e desenvolvimento. Socialmente, você não é mais uma criança, mas não se tornou adulto. Você quer experimentar, pertencer a um grupo, se apaixonar por alguém e testar os próprios limites.
É nessa fase que muitos adolescentes começam a pensar na sua vida sexual. Por isso é importante entender, desde já, que o sexo inseguro traz riscos, e um deles é uma gravidez não planejada na adolescência.
A família e a escola podem te orientar, mas a sua ação é primordial para evitar a gravidez. Afinal, você tem um futuro pela frente, planos e desejos.
Será que ter um filho, agora, é o que você realmente quer?
Fonte: Campanha “Gravidez na adolescência é para a vida toda”. Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. - Adaptado para o SP faz Escola.
O que é ser pai? O que é ser mãe?
Quais mudanças uma gravidez pode trazer para a vida dos(das) adolescentes?
ATIVIDADE 4 - Dados sobre a gravidez na adolescência
A taxa de gravidez adolescente no Brasil está acima da média mundial, latino-americana e caribenha, como podemos observar no quadro a seguir:

Segundo o relatório Aceleração do progresso para a redução da gravidez na adolescência na América Latina e no Caribe, a taxa mundial de gravidez na adolescência é estimada em 46 nascimentos para cada 1 mil meninas de 15 a 19 anos, enquanto a taxa na América Latina e no Caribe é estimada em 65,5 nascimentos, superada apenas pela África Subsaariana. No Brasil, a taxa é de 68,4 nascimentos.
Fonte: ONU Brasil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/taxa-de-gravidez-adolescente-no-brasil-esta-acima-da-media-latino-americana-e-caribenha/. Acesso em: 10 fev. 2020.
Agora, com a ajuda do(a) professor(a), organizem-se em duplas ou trios e conversem com seus(suas) colegas sobre a seguinte questão (não se esqueçam de anotar sua conclusão no caderno):
De acordo com as informações apresentadas, podemos observar que a taxa de gravidez adolescente no Brasil é superior à da América Latina e à Mundial.
1- Diante desses dados e de acordo com a sua opinião, quais são as causas para esse alto índice de gravidez na adolescência?
2- Que ações preventivas são necessárias para que possamos diminuir os casos de gravidez na adolescência?
3- Você considera que prevenir a gravidez é responsabilidade do homem ou da mulher? Por quê?

As atividades desenvolvidas devem ser enviadas pelo whatsapp
Beijos
Profª Romilda





Nenhum comentário:

Postar um comentário