domingo, 16 de agosto de 2020

Português 1º e 2º Termo EM EJA


EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
EJA - 1º e 2º TERMO   Profª Jucilene
Língua Portuguesa
ATIVIDADE  -  17 DE AGOSTO DE 2020
Leia

Produção de texto:

E você? Se pudesse fazer qualquer pedido, o que seria? Gostaria de riquezas e poder assim como o Calvin? Ou pensa em algo diferente como o tigre Haroldo? Reflita bastante sobre essa pergunta. Em seguida, produza um texto em que você apresente o seu pedido e os motivos de sua escolha. Seja convincente!

Não se esqueça:
1.Dê um título ao seu texto.
2. O seu texto deverá seguir esta estrutura:
          • Introdução (apresentação do pedido);
          • Desenvolvimento (os motivos de sua escolha com argumentos);
          • Conclusão (sua opinião final sobre o pedido feito). 
3. Escreva o seu texto segundo a norma culta da língua.

Português 9º Ano EF A - 17/08


EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
9º ano "A"   Profª Jucilene
Língua Portuguesa
ATIVIDADE  -  17 DE AGOSTO DE 2020

Texto Literário e Não Literário

Texto 1:  Seca, fenômeno secular na vida dos nordestinos

A história das secas na região Nordeste é uma prova de fogo para quem lê ou escuta os relatos que vêm desde o século 16. As duras consequências da falta de água acentuaram um quadro que em diversos momentos da biografia do semiárido chega a ser assustador: migração desenfreada, epidemias, fome, sede, miséria. Os relatos de pesquisadores e historiadores datam da época da colonização portuguesa na região. Até a primeira metade do século 17, quem ocupava as áreas mais interioranas do semiárido brasileiro era a população indígena. Uma das primeiras secas que se tem notícia aconteceu entre 1580 e 1583.
(Revista Ipea, Ano 6. Edição 48 – 10/03/2009, por Pedro Henrique Barreto). 

Texto 2Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira – 1947)
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei, ai
Meu Deus do céu, ai
Por que tamanha
Judiação
Que braseiro,
Que fornalha,
Nenhum pé de plantação
Por falta d’água
Perdi meu gado
Morreu de sede
Meu alazão
Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse:
Adeus, Rosinha
Guarda contigo
Meu coração
E hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva
Cair de novo
Pra mim voltar
Pro meu sertão
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro
Não chores não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

ATIVIDADES
1. Qual é o tema abordado nessa canção, que foi consagrada na voz de Luiz Gonzaga e ainda é popular em todo o Brasil?

2.  Encontre, na letra da canção, o termo que é uma medida de comprimento utilizado para descrever a que distância o indivíduo está de sua casa. Essa medida de comprimento equivale a quantos quilômetros?

3.  Leia com atenção a segunda estrofe. Que sentimento a estrofe expressa?

4.  A letra dessa canção, que foi escrita há muito tempo, retrata a situação nas regiões Norte e Nordeste nos dias de hoje. Na sua opinião, por que será que isso ainda acontece?

5.  Quais são os sentimentos expressos na música?

6. O contexto da música asa branca é o que ocorre durante a seca no Nordeste. Segundo o texto, qual é a opção feita por algumas pessoas durante esse período?

7. Sobre os dois textos:
(   ) ambos são literários
(   ) ambos não são literários
(   ) o primeiro é literário e o segundo não literário
(   ) o primeiro não é literário e o segundo é literário

8. Qual a diferença de texto literário e não literário?

Português 8º Ano EF A - 17/08


EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
8º ano "A"   Profª Jucilene
Língua Portuguesa
ATIVIDADE  -  17 DE AGOSTO DE 2020
Leia este texto escrito por Albert Einstein:

A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É esta a emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e arte. O homem que desconhece esse encanto, incapaz de sentir admiração e estupefação, esse já está, por assim dizer, morto, e tem os olhos extintos. [...]
Saber que existe algo insondável, sentir a presença de algo profundamente racional, radiantemente belo, algo que compreendemos apenas em forma rudimentar – esta é a experiência que constitui a atitude genuinamente religiosa. Neste sentido, e neste sentido somente, eu pertenço aos homens profundamente religiosos.
O pensamento vivo de Einstein. São Paulo: Martin Claret, 1984.

ATIVIDADES

desconhece       incapaz          insondável
 
1.  Observe estas palavras:



a) Identifique os prefixos que compõem as palavras acima:

b) Marque a ideia expressa pelos referidos prefixos:
(     ) afastamento
(     ) oposição  
(     ) negação 
(     ) posição inferior

2.  Em “[...] eu pertenço aos homens profundamente religiosos.”, o sufixo do termo grifado indica:
a) lugar
b) tempo
c) afirmação
d) modo

3. Encontre as palavras que possuem prefixos e sufixos no caça-palavras abaixo:

4.  Você sabe o que são fake-news?
5.  Dê um exemplo de fake-news que circulou recentemente nas redes sociais e/ou nos noticiários:

Português 7º Ano EF A - 17/08


EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
7º ano "A"   Profª Jucilene
Língua Portuguesa
ATIVIDADE  -  17 DE AGOSTO DE 2020

LEIA E ANALISE O ARTIGO DE OPINIÃO ABAIXO
E se a água acabar?
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de suas águas, mas, se não fizermos boas campanhas educativas para a população, logo perderemos esse privilégio.
Em nossa opinião, já manifestada em artigos anteriores, as campanhas são necessárias porque muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas diariamente, não consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros.
Nem todos são favoráveis às campanhas educativas. Para alguns economistas, a solução é aumentar o preço da água.
Pensamos que isso seria um verdadeiro absurdo, pois o preço da água brasileira é um dos mais altos do mundo! Por outro lado, mesmo pagando caro, os brasileiros continuam desperdiçando água. Todos sabemos que seria impossível viver sem água.
Então, a solução melhor é fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a população, mostrando a todos que a água é um recurso que pode se esgotar com o mau uso.
Antônio Ermínio de Moraes
FOLHA DE SÃO PAULO
ATIVIDADE
1. Escreva quais são as características do artigo de opinião que você entendeu:

2. Nesse texto, o autor dá sua opinião sobre qual assunto?

3. Em que canais de comunicação o artigo de opinião é publicado? Esse texto foi publicado em qual deles?

4. Que informação o título do artigo oferece ao leitor?

5. Você já sabe que o artigo de opinião apresenta o ponto de vista de seu autor sobre determinado assunto. no primeiro parágrafo do nosso artigo:
(   ) o autor apresenta só sua opinião
(   ) o autor apresenta ao leitor o assunto sobre o qual vai escrever

6. No trecho " ... as campanhas são necessárias porque muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas diariamente..."
O que é preciso fazer, na opinião do autor, para que o desperdício de água acabe?

7. Observe um trecho do artigo "... para alguns economistas, a solução é aumentar o preço da água...". escreva o verbo que aparece nesse trecho: ___________________________________

8. O artigo de opinião é escrito para defender uma opinião ou um ponto de vista, fundamentado pelo autor com argumentos capazes de convencer o leitor.
(   ) verdadeiro
(   ) falso