8º ANO B - PROJETO DE VIDA PROFESSORA ROMILDA TEMA: CÁPSULA DO TEMPO Vamos continuar a montar nosso registro da pandemia para isso realize as atividades abaixo:
ATIVIDADE 1.1
As atividades devem ser fotografadas e enviadas pelo whatsapp
7º ANO B - PROJETO DE VIDA PROFESSORA ROMILDA TEMA: CÁPSULA DO TEMPO Vamos continuar a montar nosso registro da pandemia para isso realize as atividades abaixo:
ATIVIDADE 1.1 Para esta atividade pode utilizar tinta guache, tinta de tecido, carimbo ou ou se não tiver em casa nenhum tipo de tinta , pode fazer o contorno das mãos e colorir com lápis de cor ou giz de cera.
As atividades devem ser fotografadas e enviadas pelo whatsapp
6º ANO A - PROJETO DE VIDA PROFESSORA ROMILDA TEMA: CÁPSULA DO TEMPO ATIVIDADE 1:
Vamos continuar a montar nosso registro da pandemia.
Realize as atividades abaixo:
ATIVIDADE 1.1
Para esta atividade pode utilizar tinta guache, tinta de tecido, carimbo ou ou se não tiver em casa nenhum tipo de tinta , pode fazer o contorno das mãos e colorir com lápis de cor ou giz de cera.
As atividades devem ser fotografadas e enviadas pelo whatsapp
TEMA: HEREDITARIEDADE ATIVIDADE 1 – ESTUDANDO OS GENES (Páginas 11 e 12)
Responda as seguintes questões:
1 - O que você entende por hereditariedade?
2 - Todos os(as) filhos(as) devem ser parecidos(as) com seus pais?
3 - Você sabe o que a Ciência diz sobre hereditariedade?
ATIVIDADE 1.1
Assistam ao vídeo que fala sobre hereditariedade, registre as observações e ideias principais levantadas durante este momento, destacando seus entendimentos.
ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO
“Cara de um, focinho de outro”
Snoopy, você conhece: é o cachorro do Charlie Brown, um beagle que tem como melhor amigo um pássaro chamado Woodstock. Mas será que já ouviu falar no Snuppy (repare na grafia diferente do nome)? É provável. Esse simpático filhote da raça “afghan hound” virou notícia. Adivinhe por quê!
Snuppy é um clone. Isto é, uma cópia fiel de um outro cachorro da raça “afghan hound”. Cópia? Sim, podemos dizer isso porque Snuppy tem o DNA igual ao desse outro cão. O DNA é uma sequência de códigos que define as características físicas de cada ser vivo – e tanto Snuppy quanto o outro cachorro têm o DNA idêntico.
Esse filhote de “afghan hound” é o primeiro clone de cachorro do mundo. Ele nasceu graças ao trabalho de uma equipe formada por um pesquisador dos Estados Unidos e por cientistas da Coréia do Sul – tanto é que seu nome é uma abreviação da frase “filhote da Universidade Nacional de Seul”, quando escrita em inglês (Seul é a capital da Coréia do Sul). “Nós quisemos dar ao cachorro um nome que representasse algo”, contou à Ciência Hoje das Crianças Woo-Suk Hwang, que liderou o grupo de cientistas.
Sabe o que ele e seus companheiros fizeram? Não, não colocaram um “afghan hound” macho junto com uma fêmea da mesma raça para que eles cruzassem e assim nasceu o filhote. Se tivessem feito isso, qual seria a novidade? Nenhuma. Uma célula do cachorro – o espermatozoide – iria encontrar uma outra célula da cadela – a célula-ovo. Desse encontro, seria formada uma nova célula, que se dividiria em duas, em quatro, em oito e assim por diante, formando um embrião – no caso, um filhote de cachorro nos primeiros estágios do seu desenvolvimento. E ele teria um DNA próprio, diferente do pai e da mãe.
Para que um cachorro com as características de Snuppy nascesse, era preciso fazer algo diferente. A equipe do cientista Woo-Suk Hwang usou, então, a técnica que deu origem ao primeiro clone do mundo: a ovelha Dolly .
Os pesquisadores coletaram células-ovo de várias cadelas. A seguir, removeram o núcleo de cada uma e o substituíram pelo núcleo retirado de células da pele de um “afghan hound” adulto. Em nenhum momento colocaram as células-ovo em contato com espermatozóides, mesmo assim conseguiram formar mais de mil embriões.
Todos eles foram transferidos para 123 cadelas. Somente três delas, no entanto, ficaram prenhes, de fato. E apenas duas conseguiram levar a gestação até o fim. Snuppy nasceu de uma cadela da raça labrador. Um outro filhote – chamado NT-2 – nasceu de uma cachorra vira-lata, mas morreu, com 22 dias de vida, de pneumonia.
Antes de Snuppy, diversos animais já haviam sido clonados pelos cientistas: ovelhas, ratos, vacas, porcos, coelhos, gatos…demorou para que os cachorros entrassem nessa lista porque as células-ovo desses animais são lançadas do ovário – o local onde ficam guardadas – mais cedo do que em outros mamíferos e quando ainda não estão completamente maduras. Os pesquisadores liderados por Woo-Suk Hwang mostraram que a clonagem desses bichos é possível, mas pouco eficiente. Afinal, todo o trabalho resultou em um único clone sadio: Snuppy. E sabe quem está cuidando desse filhote? Os próprios cientistas, contou Woo-Suk Hwang à CHC.
Se, depois de ouvir essa história, você ficou interessado em procurar esse pesquisador para clonar o seu cachorro… esqueça! “Clonar animais de estimação não é o nosso principal interesse”, explica ele. Na verdade, a ideia seria ter diversos animais idênticos para estudar a origem, o desenvolvimento e o tratamento de doenças.
ATIVIDADE 2.1: Após a leitura do texto, responda às questões:
1. Suas expectativas, baseadas apenas no título do texto, foram comprovadas ou negadas?
2. Qual é o assunto principal do texto?
3. Você já ouviu falar de clonagem ou outro assunto parecido com este?
4. Agora que você já leu o texto, explique a razão do título “Cara de um, focinho de outro”.
5. Com base nas informações do texto, descreva, com suas palavras, como ocorreu o processo
da clonagem.
6. De acordo com o texto, é possível concluir que as células dos pais biológicos são os grandes
responsáveis na transmissão das características dos seus filhos? Como você chegou a essa
conclusão?
ATIVIDADE 3 – PESQUISA
Após as respostas sobre o texto “Cara de um, focinho de outro”, realize uma pesquisa mais aprofundada sobre conceitos discutidos até aqui.
Antes de iniciar propriamente a pesquisa, deixamos como sugestão o direcionamento para conhecer o significado de algumas palavras que você encontrou ao longo do texto lido. Para isso, comece a atividade na análise do que é descrito nos dicionários e livros de ciências para os seguintes termos:
Além dos termos indicados você pode pesquisar outras palavras e conceitos como forma de aprofundamento de seus conhecimentos.
Se avaliar necessário, pode assistir outros vídeos também.
Segue algumas sugestões de vídeos:
Roteiro de pesquisa
Para agilizar o processo, selecione também alguns materiais de pesquisa que auxiliem esse trabalho, como livros e outras fontes disponíveis na sala de leitura da escola. Para pesquisas na internet, verifique possíveis palavras-chave para o início do trabalho e se atente às fontes de pesquisa, procurando sites confiáveis. Os sites de instituições de ensino, institutos de pesquisa, zoológicos, jardins botânicos e outros órgãos governamentais são os mais aconselháveis. Inicialmente, você pode utilizar os seguintes sites: Biota/Fapesp, Ciência Hoje das Crianças, Brasil Escola e Ciencia Mão. Também é interessante a consulta à obra Bichos, do Ciência Hoje na Escola.
Organização dos dados da pesquisa
Nesta etapa, elabore uma tabela ou quadro com os dados pesquisados.
Registro e divulgação da pesquisa
Pode escrever um texto para registrar e divulgar as informações e os dados obtidos durante a pesquisa.
Dê um título criativo para seu texto.
O primeiro parágrafo deve introduzir o assunto que será abordado, a seguir, deve haver desenvolvimento do item e um parágrafo de conclusão.
As atividades devem ser enviadas através de fotos pelo whatsapp
Respondas as seguintes questões:
1- O nosso corpo é o mesmo desde que nascemos?
2 - Quais modificações foram acontecendo no decorrer do tempo?
3 - Essas modificações ocorreram de forma isolada ou foram acompanhadas de outras?
ATIVIDADE 2:
Reflita sobre seu desenvolvimento pessoal e preencha o quadro a seguir:
ATIVIDADE 3:
Busquem informações por meio de uma pesquisa (consultas em registros bibliográficos, sites de instituições especializadas e/ou entrevistas com familiares) sobre as fases da idade adulta e da velhice. Registrem suas considerações no seguinte quadro:
ATIVIDADE 4: COMPREENDENDO E DESMISTIFICANDO A PUBERDADE
A puberdade não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que esta faz parte da adolescência. Ela caracteriza-se também por um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, no qual o corpo desenvolve-se fisicamente e mentalmente, tornando-se maduro, ou seja, o organismo do adolescente fica capacitado para gerar filhos. Mas, afinal: “O que acontece efetivamente com nosso corpo para que ele se torne maduro com possibilidade de reproduzir-se?”
Responda as seguintes questões:
1- É possível explicar cientificamente estas mudanças? Como?
2 - Quais órgãos estão envolvidos diretamente neste processo?
3- Todas as pessoas se desenvolvem com a mesma idade?
4- Este processo dura toda a adolescência?
Para esclarecer suas dúvidas, realize uma pesquisa em livros didáticos ou paradidáticos, ou na internet, buscando informações que respondam às questões propostas acima.
ATIVIDADE 5: O SISTEMA NERVOSO E OS HORMÔNIOS
Assistam a aula do CMSP do dia 06/07
ATIVIDADE 6:
Responda as questões do chat da aula
As atividades devem ser fotografadas e enviadas pelo whatsapp