quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Matemática 3ª Série EM - Função exponencial

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 3ºA

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

UNIDADE TEMÁTICA: Números e álgebra

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 14/09 – 18/09

 

Horas/ aulas:  5 Aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Funções: exponencial e logarítmica. Gráfico de funções a partir de transformações no plano. Estudo do crescimento e análise do comportamento das funções exponenciais e logarítmica em intervalos numéricos

HABILIDADES: Compreender o significado da taxa de variação unitária (variação de f(x) por unidade a mais de x, utilizando-a para caracterizar o crescimento, o decrescimento e a concavidade de gráficos

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  pág. 16,17,18.

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy. 

Agora é com vocês!

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades valendo nota (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.

Mais vídeos de apoio.

                    


       

Mais sobre o assunto, e mais atividades. 




Qualquer dúvida, estou a disposição.                                         

                  Bons Estudos.


História 3ª Série EM - ENEM - Era Vargas

 Aula exibida no CMSP - 18/08/2020




Habilidades:

  • Identificar os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade brasileira.
  • Investigar criticamente os significados dos diferentes marcos relacionados à formação histórica da sociedade brasileira.
Objetivos: 
  • Conhecer as principais características políticas, econômicas e sociais do Estado Novo.
  • Compreender os fatores que acarretaram o fim do governo ditatorial de Vargas, em 1954.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

ATIVIDADES

1- Elaborado pelos partidários da Revolução Constitucionalista de 1932, o cartaz apresentado pretendia mobilizar a população paulista contra o governo federal.
Essa mobilização utilizou-se de uma referência histórica, associando o processo revolucionário:
a) à experiência francesa, expressa no chamado à luta contra a ditadura.
b) aos ideais republicanos, indicados no destaque à bandeira paulista.
c) ao protagonismo das Forças Armadas, representadas pelo militar que empunha a bandeira.
d) ao bandeirantismo, símbolo paulista apresentado em primeiro plano.
e) ao papel figurativo de Vargas na política, enfatizado pela pequenez de sua figura no cartaz.

2- O marco inicial das discussões parlamentares em torno do direito do voto feminino são os debates que antecederam a Constituição de 1824, que não trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explícita quanto à possibilidade desse exercício. Foi somente em 1932, dois anos antes de estabelecido o voto aos 18 anos, que as mulheres obtiveram o direito de votar, o que veio a se concretizar no ano seguinte. Isso ocorreu a partir da aprovação do Código Eleitoral de 1932.
Um dos fatores que contribuíram para a efetivação da medida mencionada no texto foi a:
a) superação da cultura patriarcal.
b) influência de igrejas protestantes.
c) pressão do governo revolucionário.
d) fragilidade das oligarquias regionais.
e) campanha de extensão da cidadania.

3- Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos a judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma circular secreta proibiu a concessão de vistos a “pessoas de origem semita”, inclusive turistas e negociantes, o que causou uma queda de 75% da imigração judaica ao longo daquele ano. Entretanto, mesmo com as imposições da lei, muitos judeus continuaram entrando ilegalmente no país durante a guerra e as ameaças de deportação em massa nunca foram concretizadas, apesar da extradição de alguns indivíduos por sua militância política.
GRIMBERG, K. Nova língua interior. 500 anos de história dos judeus no Brasil. In: IBGE, Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2000 (adaptado).

Uma razão para a adoção da política de imigração mencionada no texto foi o(a):
a) receio do controle sionista sobre a economia nacional.
b) reserva de postos de trabalho para a mão de obra local.
c) oposição do clero católico à expansão de novas religiões.
d) apoio da diplomacia varguista às opiniões dos líderes árabes.
e) simpatia de membros da burocracia pelo projeto totalitário alemão.

4- Durante o Estado novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.
CAPELATO, M. H. Propaganda politica e controle dos meios de Comunicação

O Controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava:
a) conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.
b) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.
c) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil
d) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil
e) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo

5- Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular. Porque há dois “queremos”: o “queremos” dos que querem ver se continuam nas posições e o “queremos” popular… Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É Cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é “à moda da casa”.
A Democracia. 16 set, 1945, apud GOMES, A. C. D’ARAÚJO, M. C. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Ática, 1989

O movimento político mencionado no texto caracterizou-se por:
a) reclamar a participação das agremiações partidárias.
b) apoiar a permanência da ditadura estado novista.
c) demandar a confirmação dos direitos trabalhistas.
d) reivindicar a transição constitucional sob influência do governante.
e) resgatar a representatividade dos sindicatos sob controle social.


Matemática 2ª Série EM - Permutação com repetição

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 2ºA EM

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

UNIDADE TEMÁTICA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 18/09  - 18/09

 

Horas/ aulas: 5 Aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Noções de combinatória: agrupamentos ordenáveis (arranjos) e não ordenáveis (combinações). Princípio multiplicativo e princípio aditivo

HABILIDADES: Saber calcular probabilidades de eventos em diferentes situações-problema, recorrendo a raciocínios combinatórios gerais, sem a necessidade de aplicação de fórmulas específicas

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  pág. 12,13, atividades 13,14,15,16.

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

Agora é com vocês!

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades valendo nota (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.

Mais vídeos de apoio.



Mais sobre o assunto, e mais atividades.

Matemática 1ª Série EM - Introdução ao logaritmos

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 1ºA- EM

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

Unidade temática: Números e álgebra

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 14/09 – 18/09

 

Horas/ aulas: 5 Aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Logaritmo (decimal e natural). Função logarítmica. Variação entre grandezas: relação entre variação exponencial e logarítmica

HABILIDADES: Compreender o significado dos logaritmos como expoentes convenientes para a representação de números muito grandes ou muito pequenos, em diferentes contextos

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno 15,16,17

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

Agora é com vocês!

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades valendo nota (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.


Mais vídeos de apoio.

               



Mais sobre o assunto, e mais atividades.





Qualquer dúvida, estou a disposição.                                       

               Bons Estudos 

                

Matemática 9º Ano EF B - Juros Simples

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 9º B

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: Juros simples

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 14/09 – 18/09

 

Horas/ aulas:  6 Aulas

 

OBJETOS de CONHECIMENTO: Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos.

HABILIDADES: (EF09MA05) Resolver e elaborar situações- -problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno pág. 73, atividade 2.

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

Agora é com vocês!

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades valendo nota (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.

Mais vídeos de apoio.

                   

                                                                 

Mais sobre o assunto, e mais atividades.









Qualquer dúvida, estou a disposição.                                           

           Bons Estudos.     


Matemática 6º Ano EF B - Área e perímetro

 


E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 6ºB

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: Planta Baixa: área e perímetro

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 14/09 – 18/09

 

Horas/ aulas: 6 Aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Plantas baixas e vistas aéreas.

HABILIDADES: (EF06MA28) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno pág. 75,76,77,78.

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

Agora é com vocês!

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades valendo nota (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.

Mais vídeos de apoio.

                                





Mais sobre o assunto, e mais atividades.