OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Funções: exponencial e logarítmica.
Gráfico de funções a partir de transformações no plano. Estudo do crescimento e
análise do comportamento das funções exponenciais e logarítmica em intervalos
numéricos
HABILIDADES: Compreender o significado da taxa de variação
unitária (variação de f(x) por unidade a mais de x, utilizando-a para
caracterizar o crescimento, o decrescimento e a concavidade de gráficos
ATIVIDADES:
·-
Assistir as aulas no CMSP;
·-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·-
Resolver as atividades do caderninho, doBlog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·Caderno do alunopág. 16,17,18.
AVALIAÇÃO:
·Interação e engajamento;
·Resolução
das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan
Academy.
Identificar os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade brasileira.
Investigar criticamente os significados dos diferentes marcos relacionados à formação histórica da sociedade brasileira.
Objetivos:
Conhecer as principais características políticas, econômicas e sociais do Estado Novo.
Compreender os fatores que acarretaram o fim do governo ditatorial de Vargas, em 1954.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
ATIVIDADES
1-Elaborado pelos partidários da Revolução Constitucionalista de 1932, o cartaz apresentado pretendia mobilizar a população paulista contra o governo federal. Essa mobilização utilizou-se de uma referência histórica, associando o processo revolucionário: a) à experiência francesa, expressa no chamado à luta contra a ditadura. b) aos ideais republicanos, indicados no destaque à bandeira paulista. c) ao protagonismo das Forças Armadas, representadas pelo militar que empunha a bandeira. d) ao bandeirantismo, símbolo paulista apresentado em primeiro plano. e) ao papel figurativo de Vargas na política, enfatizado pela pequenez de sua figura no cartaz.
2-O marco inicial das discussões parlamentares em torno do direito do voto feminino são os debates que antecederam a Constituição de 1824, que não trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explícita quanto à possibilidade desse exercício. Foi somente em 1932, dois anos antes de estabelecido o voto aos 18 anos, que as mulheres obtiveram o direito de votar, o que veio a se concretizar no ano seguinte. Isso ocorreu a partir da aprovação do Código Eleitoral de 1932. Um dos fatores que contribuíram para a efetivação da medida mencionada no texto foi a: a) superação da cultura patriarcal. b) influência de igrejas protestantes. c) pressão do governo revolucionário. d) fragilidade das oligarquias regionais. e) campanha de extensão da cidadania.
3-Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos a judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma circular secreta proibiu a concessão de vistos a “pessoas de origem semita”, inclusive turistas e negociantes, o que causou uma queda de 75% da imigração judaica ao longo daquele ano. Entretanto, mesmo com as imposições da lei, muitos judeus continuaram entrando ilegalmente no país durante a guerra e as ameaças de deportação em massa nunca foram concretizadas, apesar da extradição de alguns indivíduos por sua militância política. GRIMBERG, K. Nova língua interior. 500 anos de história dos judeus no Brasil. In: IBGE, Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2000 (adaptado).
Uma razão para a adoção da política de imigração mencionada no texto foi o(a): a) receio do controle sionista sobre a economia nacional. b) reserva de postos de trabalho para a mão de obra local. c) oposição do clero católico à expansão de novas religiões. d) apoio da diplomacia varguista às opiniões dos líderes árabes. e) simpatia de membros da burocracia pelo projeto totalitário alemão.
4- Durante o Estado novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”. CAPELATO, M. H. Propaganda politica e controle dos meios de Comunicação
O Controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava: a) conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo. b) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas. c) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil d) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil e) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo
5- Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular. Porque há dois “queremos”: o “queremos” dos que querem ver se continuam nas posições e o “queremos” popular… Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É Cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é “à moda da casa”. A Democracia. 16 set, 1945, apud GOMES, A. C. D’ARAÚJO, M. C. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Ática, 1989
O movimento político mencionado no texto caracterizou-se por: a) reclamar a participação das agremiações partidárias. b) apoiar a permanência da ditadura estado novista. c) demandar a confirmação dos direitos trabalhistas. d) reivindicar a transição constitucional sob influência do governante. e) resgatar a representatividade dos sindicatos sob controle social.
OBJETIVO DE CONHECIMENTO:Noções de combinatória: agrupamentos
ordenáveis (arranjos) e não ordenáveis (combinações). Princípio multiplicativo
e princípio aditivo
HABILIDADES:Saber calcular probabilidades de eventos em diferentes
situações-problema, recorrendo a raciocínios combinatórios gerais, sem a
necessidade de aplicação de fórmulas específicas
ATIVIDADES:
·-
Assistir as aulas no CMSP;
·-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·-
Resolver as atividades do caderninho, doBlog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·Caderno do alunopág. 12,13,
atividades 13,14,15,16.
AVALIAÇÃO:
·Interação e engajamento;
·Resolução
das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan
Academy.
OBJETIVO DE CONHECIMENTO:Logaritmo (decimal e natural). Função
logarítmica. Variação entre grandezas: relação entre variação exponencial e
logarítmica
HABILIDADES:Compreender o significado dos logaritmos como
expoentes convenientes para a representação de números muito grandes ou muito
pequenos, em diferentes contextos
ATIVIDADES:
·-
Assistir as aulas no CMSP;
·-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·-
Resolver as atividades do caderninho, doBlog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·Caderno do aluno 15,16,17
AVALIAÇÃO:
·Interação e engajamento;
·Resolução
das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan
Academy.
OBJETOS de CONHECIMENTO:Porcentagens: problemas que
envolvem cálculo de percentuais sucessivos.
HABILIDADES:(EF09MA05) Resolver e elaborar
situações- -problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de
percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais,
preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação
financeira
ATIVIDADES:
·-
Assistir as aulas no CMSP;
·-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·-
Resolver as atividades do caderninho, doBlog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·Caderno do aluno pág. 73, atividade 2.
AVALIAÇÃO:
·Interação e engajamento;
·Resolução
das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan
Academy.